Autor Tópico: A Origem...  (Lida 10716 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Pàzzo di gioia

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 347
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
A Origem...
« Responder #15 em: 05 de Setembro, 2002, 13:37:16 »
Não sei se posso ajudar, mas ai vai....

supondo e respondendo...
Acelerando o motor a seco, ouve-se algum ruido? Se for corrente e carretos deverá ouvir-se um ruido metálico na desaceleração. Se for o caso, deve mudar-se a corrente e os respectivos carrectos (em caso algum mudar so um dos elementos), e ao montar deve ter-se em conta o alinhamento axial.

O barulho é um genero de batida metalica mas surda? de manhã quando pões o motor a trabalhar o barulho é mais intenso e depois diminui? se sim, tens um apoio de biela a dar o berro....

Se por outro lado ouves um ligeiro chocalhar (som semelhante a peçsa metalicas em movimento dentro de água) significa apoio de cambota danificado.....já agora, não tens manometro de pressão de oleo? ou só tens a lampada tudo-ou-nada?

Pode ainda ser outro problema.... como dizes que ouves um tic-tic, podem ser as touches (impulsionadores) com o fundo ovalizado, ou então (se as valvulas tiverem duas molas) uma das molas partidas, que faz com que a inercia das valvulas (a altas rotações) provoque uma descida mais lenta que a do came e dai o ouvir desses pequenos estalidos...pode ainda ser do veio dos martelos, acontece quando estão extremamente gastos...

De momento não me lembro de mais nada, espero que ajude. De qualquer forma tenta fazer um diagnostigo mais apurado.....ou então...encontramo-nos para que eu possa ouvir.

Noticia triste....há cerca de ano e meio andei à procura de um dono para um motor 903 de um 127, estava cheio de vida e por falta de interessados deve estar neste momento em fase de reciclagem.....acontece..... :(                        
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA

Pinto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 288
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
A Origem...
« Responder #16 em: 05 de Setembro, 2002, 14:12:50 »
Obrigado Pàzzo di gioia... no mínimo vou eliminando (em principio) algumas potenciais fontes do problema...

Por partes...

Citar
Acelerando o motor a seco, ouve-se algum ruido? Se for corrente e carretos deverá ouvir-se um ruido metálico na desaceleração. Se for o caso, deve mudar-se a corrente e os respectivos carrectos (em caso algum mudar so um dos elementos), e ao montar deve ter-se em conta o alinhamento axial.
Acelerando a seco, ouve-s o mm ruído k em andamento, mas MUITO menos pronunciado. Quase passa despercebido, enqto k, uma vez em andamento... n passa despercebido a ngm!  :( Mas, n s ouve em desaceleração... apenas em aceleração!  :huh:

Citar
O barulho é um genero de batida metalica mas surda? de manhã quando pões o motor a trabalhar o barulho é mais intenso e depois diminui? se sim, tens um apoio de biela a dar o berro....
Para teres uma ideia... o som parece kuase k é uma faísca k está a acontecer ali algures... é um som estridente... e tem sp a mma intensidade, a frio ou a kente.  :(

Citar
Se por outro lado ouves um ligeiro chocalhar (som semelhante a peçsa metalicas em movimento dentro de água) significa apoio de cambota danificado.....já agora, não tens manometro de pressão de oleo? ou só tens a lampada tudo-ou-nada?
Tenho o típico tudo-ou-nd, mas o som n s parece com o chocalhar...  -_-

Citar
Pode ainda ser outro problema.... como dizes que ouves um tic-tic, podem ser as touches (impulsionadores) com o fundo ovalizado, ou então (se as valvulas tiverem duas molas) uma das molas partidas, que faz com que a inercia das valvulas (a altas rotações) provoque uma descida mais lenta que a do came e dai o ouvir desses pequenos estalidos...pode ainda ser do veio dos martelos, acontece quando estão extremamente gastos...
Talvez... n sei mm.  :(

Agora diz-m... algum deste problemas pode advir dum valente choque frontal com um passeio?!... é k este sintoma apreceu após ele ter estado parado cerca de um mês, enqto n o pude recuperar do choque.... e como teve o colector de escape partido, nem m atrevia a pô-lo a trabalhar!

O melhor mm é ouvir o som, né?... vou ter mm k vos xatear pa isso...

Mais uma vez, OBRIGADO!

Abraços                      
'81 Fiat 127 900/C... The green machine!


Pàzzo di gioia

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 347
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
A Origem...
« Responder #17 em: 05 de Setembro, 2002, 14:34:13 »
Nesse caso, pelo que conheço da configuração e montagem do motor do 127 no seu compartimento, pode ser algo rotativo com algum empeno, por exemplo, a turbina do alternador (fica logo a seguir à polia do alternador). Faz o seguinte: abre o capot e tenta ver (acelerando) de onde vem o ruido, porque provavelmente vem de alguma polia ou elemento rotativo empenado, proveniente da pancada que deste.

Já agora aproveito para te dizer para veres se os cabos electricos estão todos presos....isto porquê? apos a pancada que deste, pode ter-se soltado qualquer coisa que está neste momento a roçar numa das polias. Digo isto, porque aconteceu algo semelhante ao antigo dono do meu Rally......o cabo da corrente geral roçou no alternador e a instalação so não ardeu por milagre....não é que seja o caso do teu carro, mas no entanto comfirma.

Faz então essa pequena analise...com o motor a trabalhar e até a ventoinha disparar, espreita para todos os cantos a ver se não tem nada a roçar....acelera e tenta localizar o ruido....

Melhor que isto, só mesmo ouvindo, mas certamente foi algo relacionado com a pancada, visto não fazer antes.

Se descobrires a solução ou algo de novo, diz...quanto mais detalhes melhor....pode ser que tu mesmo descubras a resolução :)                        
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA

Erickson

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4446
  • Karma:
    +0/-0
A Origem...
« Responder #18 em: 05 de Setembro, 2002, 20:45:02 »
É questão do Pinto aparecer amanhã em belém :P                      
1996 Fiat Punto 55 SX

Pinto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 288
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
A Origem...
« Responder #19 em: 06 de Setembro, 2002, 00:52:36 »
Bom... dps de muito ter "melgado" o pàzzo di gioia no IRC (tks again! :) ) lá me decidi k n vale mm a pena fikar tipo burro a olhar pa um palácio (eu a olhar pó motor...) e vou meter-m ao caminho e ter com vcs a Belém amanha.

Espero n passar a imagem d k só lá apareço pq preciso... :( n é d todo minha intenção... e pra lá ir vou fazer alguma "ginástica"...  :mellow:

Abraços e... té amanhã  ^_^                        
'81 Fiat 127 900/C... The green machine!


Cap

  • Visitante
A Origem...
« Responder #20 em: 06 de Setembro, 2002, 02:10:35 »
Sim, tu és um interesseiro... Devias ser obrigado a andar de Ford durante 1 mês! :P

Kidding ;)                      

Erickson

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4446
  • Karma:
    +0/-0
A Origem...
« Responder #21 em: 06 de Setembro, 2002, 20:30:53 »
Nah...Ford até é fixe...metam-no num Opel :D                      
1996 Fiat Punto 55 SX

Erickson

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4446
  • Karma:
    +0/-0
A Origem...
« Responder #22 em: 07 de Setembro, 2002, 02:39:19 »
Ainda bem k apareceste...já te fizemos um diagnóstico ao motor B)
eheh                      
1996 Fiat Punto 55 SX

iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
A Origem...
« Responder #23 em: 07 de Setembro, 2002, 13:46:59 »
:huh: Opel tambem é fixe desde que Haja umas maquinas Italianas por tráz :lol:
Qual é afinal o diagnostico?
Fiquei curioso :))                        
128...É mais carro.My Webpage

Erickson

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4446
  • Karma:
    +0/-0
A Origem...
« Responder #24 em: 07 de Setembro, 2002, 15:39:16 »
Os Opel k eram fixes já n se fazem :P
O diagnóstico era uma fuga de escape junto ao colector...daí k ele ouvia os típicos "estalos" quando se acelera :)                      
1996 Fiat Punto 55 SX

iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
A Origem...
« Responder #25 em: 07 de Setembro, 2002, 18:21:52 »
:mellow: Tens razão!Mas desenrascam no dia a dia :P
É curioso o diagnostico pois o meu corsa faz exactamente esses estalos.
Só ainda não o arranjei porque é um opel e falta-me a paciencia para mexer nele(Não tou a brincar falta-me mesmo a paciencia). ^_^  ^_^                        
128...É mais carro.My Webpage

Pinto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 288
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
A Origem...
« Responder #26 em: 07 de Setembro, 2002, 18:45:55 »
Pois é... afinal era coisa beeeeeem mais simples... vivá burrice!!  :))

Hj, e dps de me ter convencido k só tendo andado a lidar com sapateiros, pus eu mãos ao trabalho e decidi ver onde estava concretamente a fuga.

Retirei uma protecçãozita k o colector tem... deparei-m logo com 2 belos cenários... faltava uma porca de aperto do colector e outra da braçadeira k o aperta ao tubo central!!  :o  :o  :o
Lá arranjei duas porkas e respectivas anilhas e apertei akilo td bem apertadinho... mas n resolveu, continua com o barulho.   -_-

Depois duma inspecçãozita com o motor a trabalhar, senti claramente (com os dedos... lol) k há uma fuga na junta, da parte de baixo do colector, salvo erro no cilindro nº 3.

Segunda-feira vou comprar outra junta do colector (1€ :D ), mas desta vez monto-a eu!!

Não percam o próximo episódio... pq eu tb n!!!!  :D  :D  :P

Mais uma vez, muitíssimo obrigado!!! Senão fossem vcs, ainda andava às voltas pa descobrir se o problema era válvulas, distribuição, ou as calhas dos bancos a chiar...  :P

Abraços                      
'81 Fiat 127 900/C... The green machine!


Pinto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 288
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
A Origem...
« Responder #27 em: 09 de Setembro, 2002, 21:42:23 »
:D  :D  :rolleyes:  :rolleyes:
Tá safo!!

Hj lá fui comprar a junta (já subiu o preço.... 1,5€ :lol: ) e fiz a troka.
Vcs são uns anjos!! Tá resolvido o barulho, e agr só preciso por um pouco dakela massa de escape na junta, pq esta fikou com uma minuscula fuga.

Hazta... vou tirar-lhe o carvão k se tem acumulado nos últimos tempos!!
 :D  :D  :D

Obrigadão ppl!!

Abraços                      
'81 Fiat 127 900/C... The green machine!


Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
A Origem...
« Responder #28 em: 10 de Setembro, 2002, 15:04:51 »
anjos... LOL :ph34r:

ou melhor ainda....

a Green Machine já está up and running

falta a red e a white

ja agora para quem anda com saudades dos smileis antigos...

http://whatever.hn.org/~whatever/bb/moresm...id=13&styleid=1

basta fazer um copy da url da imagem :) e toca a fzer smileys                      



[!--EDIT|Luke|Sep 10 2002, 02:21 PM--]
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Cap

  • Visitante
A Origem...
« Responder #29 em: 10 de Setembro, 2002, 16:25:44 »


eheheh :lol: