Autor Tópico: Descobri mais uma coisa interessante  (Lida 1359 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Cap

  • Visitante
Descobri mais uma coisa interessante
« em: 13 de Dezembro, 2002, 17:22:06 »
Alem de ter sido o primeiro veículo de passageiros a usar injecção directa de gásoleo, tambem foi o primeiro com turbo de geometria variável. (O meu não tem, esta tecnologia foi usada no modelo de segunda geração, vulgo mk2)

Citar
In 1989, the first Garrett VNT turbocharger was used on a commercial diesel application for a Nissan Diesel 12.5-liter engine. The following year, FIAT put the first Garrett VNT turbocharger in its passenger vehicle (Croma), matching it to a 2.0-liter, direct-injection diesel engine. In 1995, VNT MultivaneTM was first developed for Volkswagen-Audi's 1.9-liter diesel engine with direct injection, aiming at meeting emission legislation and reducing fuel consumption. A second generation of VNT Multivane has been developed since 1999. In the mean time, VNT SlidevaneTM was developed for those seeking performance at a more affordable price
As in: http://www.egarrett.com/technology/tech_vn...1&l2id=2&l3id=3

Resta saber se já havia turbos de geometria variável antes da Garrett os produzir, mas duvido muito.

Se alguem tiver mais informação sobre o assunto, força aqui.                                                    
« Última modificação: 13 de Dezembro, 2002, 17:27:14 por Cap »