Autor Tópico: Ensino Superior - Faculdade  (Lida 4646 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Giugiaro

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1421
  • Karma:
    +0/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://www.freewebs.com/giugiaro
Ensino Superior - Faculdade
« em: 16 de Setembro, 2012, 17:54:04 »
Boa tarde a todos!

Já vai bastante tempo desde que cá entrei pela última vez. Tenho que dar uma melhor vista de olhos nisto, porque anda tudo muito diferente agora!


Vou começar agora a estudar no Ensino Superior. Esta segunda-feira marca o início das aulas e, como tal, é importante para um caloiro saber o que ter na mão e o que esperar nas primeiras aulas do ano. Muita coisa parece ser diferente do ensino secundário. O calendário não é o mesmo e a maneira como as aulas estão a começar também é diferente, pois agora não há directores de turma, nem lista de materiais nem aquelas formalidades do início do ano.

Outra coisa que me intriga é a praxe. Fui colocado no ISEP e oiço da boca de todos que é a praxe mais severa do Porto. Não estou a pensar fugir dela, até porque colegas meus já praxados nesta semana disseram-me que, apesar da rudez da praxe e dos veteranos, se precisamos de ajuda nos estudos ou assim, eles ajudam-nos com muito gosto. Caso não entro na praxe, será mais difícil estudar, pois os professores não irão ajudar tanto como nos convém e os doutores não ajudam os que não estão envolvidos na praxe.

Durante a semana em que tive de fazer a matrícula, fui o anormal do costume, e em vez de entrar pela porta principal com cara de novato, entrei pelas traseiras, barbudo e de mala preta, andando pelos edifícios como se já andasse por lá há anos. Resultado, ninguém de capa e traje desconfiou que era para-quedista, nem caloiro quando a matrícula foi feita. Basicamente fiz as coisas pela Internet como actualmente se faz no ISEP e só necessitei de ir à secretaria para tirar algumas dúvidas. Nunca fui abordado pelos doutores e veteranos, nem também tive coragem de ir ter uma conversa com eles.


Agora tenho de ver se consigo negociar com eles as minhas condições, como as minhas actividades extra-curriculares, o meu estado físico, as aulas de código e de condução, entre outras coisas.

Alguém aqui é estudante no ISEP?
Work in progress................(...)

Jlpanda

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1063
  • Karma:
    +1/-0
    • http://
Re: Ensino Superior - Faculdade
« Responder #1 em: 16 de Setembro, 2012, 19:04:34 »
Eu estou lá inscrito e espero deixar de estar porque fiz exames agora em Setembro.

Entraste em que curso?
Fiat desde sempre, Fiat para sempre

luis9266

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 503
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Fiat Punto 188 1.2
Re: Ensino Superior - Faculdade
« Responder #2 em: 16 de Setembro, 2012, 19:45:01 »
caso estejas em informática, apresento-te um amigo meu . só que é de 2º ano


Fiat Uno 1.1 IE SX
Fiat Punto 188 1.2

Zito

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 540
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ensino Superior - Faculdade
« Responder #3 em: 16 de Setembro, 2012, 20:21:01 »
Viva...

Em primeiro lugar parabéns por teres entrado no ensino superior...  :t_up:

Eu felizmente já acabei... Realmente na altura em que eu entrei era das praxes mais duras, principalmente em electrónica... Tinhas praxe todos os dias, nunca chegavas a tempo da primeira aula da tarde porque só ias almoçar (com as mãos... depois de andar de gatas 2 horas) à hora do começo da mesma... Depois houve um tempo em que não era permitida praxe dentro do ISEP... não sei como está agora.

É bom ires à praxe, conheces muita gente e isso é bom para não andares lá sozinho nos primeiros tempos... Eu ainda fui algumas vezes no primeiro semestre mas depois, como era todos os dias, perdi a paciência e abandonei...

Isso de os professores não ajudarem é a mais pura das mentiras que é usada para vos assustar e "obrigar" a ir a praxe. A maioria não liga e alguns até são contra (Na altura em que andei lá havia um prof. chamado Ilídio que só não os queimava com os olhos porque não podia).

De qualquer maneira consegues arranjar apontamentos. Vais ter sempre colegas de turma que vão à praxe e arranjam os apontamentos dos doutores (entenda-se apontamentos como os trabalhos que fizeram nos anos anteriores).. Se for gente porreira também te dão o que têm... e se já tens amigos na praxe ainda mais fácil... agora se começas a ser visto muitas vezes com eles pelos doutores, prepara-te porque vais ser abordado

Se quiseres trajar, e andar depois com os caloiros no ano seguinte, aí sim, tens de ir ao julgamento no fim do ano. Há gente que só aparece nesse dia e as vezes são os que "sofrem" menos

Braz

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1713
  • Karma:
    +3/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ensino Superior - Faculdade
« Responder #4 em: 17 de Setembro, 2012, 11:17:20 »
Eu andei no ISEP! Fui duas vezes à praxe...  :lol: Dizem que a praxe de Mecânica e Informática são as piores. Eu estava em Mecânica...  :P

Nunca tive problemas de não ter andado o ano todo naquilo (acho uma "ganda" parvoíce) e cheguei a participar em recepções ao caloiros nos anos seguintes.  :laugh:

A praxe é como o "homem do saco". Os meninos têm medo, mas não faz mal a ninguém.  :)

Parabéns por teres conseguido entrar no ensino superior e felicidades para o curso.

Ex- Cinquecento Sport & Ex- 166 2.5 V6 24vEx - Stilo MW 1.9 JTD

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Ensino Superior - Faculdade
« Responder #5 em: 17 de Setembro, 2012, 23:43:01 »
Parabéns pela entrada na Universidade.

Quanto a praxe: tenho a felicidade de quase 20 anos atrás estar parte de praxe filmada (já nessa época).
De facto é absolutamente perceptível que os Caloiros demoram uns 2 ou 3 anos a perceber que aquilo é um fantástico teatro de representação.

Eu vivi bem a vida Académica e conheço muita gente.
A esmagadora maioria, esmagadora maioria repito, acabou por adorar a praxe, sendo que quase toda a gente elege o melhor ano o de caloiro.

É incrível como é habitual as pessoas dizerem que enganadas estavam e que burras eram a pensar que ser caloiro era mau  :lol:
Claro que a maior parte tem receio na altura das praxes, mas têm que perceber que é tudo um jogo / teatro.

Toda a gente deve querer participar na praxes o mais possível.
Incrível o ambiente e amizades que se fazem.
Aqueles caloiros mais participativos e aqueles que ficavam para a noite, rapidamente percebiam o que se tratava e sabendo alinhar era hiper mega divertido  :lol:
Já nem falo dos que ficavam a morar em apartamentos de gente mais velha... começavam logo a por-se finos num instante; e normalmente chovem aventuras amorosas pró mundial  :d_grin:
A bagagem que se assimila no ano de Caloiro é imensa.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Ensino Superior - Faculdade
« Responder #6 em: 17 de Setembro, 2012, 23:47:27 »
Ah, como prova do que estou a dizer, existem uns certos filmes de praxe com quase 20 anos.

Hoje os praxantes e praxados são quase todos amigos, pelo menos conhecidos.

Pois estando isso no Facebook, adivinhem quem são as pessoas mais contentes e que melhor falam dessas situações e alturas / anos: quem foi praxado  :laugh:

Os caloiros apesar de burros, abaixo de cão, mas acima de polícia, ainda tinham uma certa capacidade de escolher o seu Padrinho / Madrinha.
Normalmente escolhiam quem lhes chagava mais a cabeça  :lol:
Porque sendo as coisas bem feitas, eles ficavam a gostar mesmo.  :laugh:
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

nunocspinto

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1132
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ensino Superior - Faculdade
« Responder #7 em: 18 de Setembro, 2012, 20:18:29 »
Eu ainda ando na faculdade, estive intensamente na praxe e já praxei o suficiente para conhecer os dois cantos da coisa. De facto, os melhores anos são os anos de caloiro, onde se fazem amizades para o resto do curso (não que depois não se as façam). No meu exemplo, parte do meu grupo de amigos veio do tempo da praxe.
Não é preciso ter medo da praxe. Ali estarão alguns dos que te ajudarão no futuro. E é sempre divertido...
Ah, e bem vindo à faculdade!


LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Ensino Superior - Faculdade
« Responder #8 em: 18 de Setembro, 2012, 21:59:17 »
eu também andei na faculdade..........

a entregar panfletos !

Giugiaro

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1421
  • Karma:
    +0/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://www.freewebs.com/giugiaro
Re: Ensino Superior - Faculdade
« Responder #9 em: 24 de Setembro, 2012, 20:48:18 »
Boa Noite a todos!

Depois de uma semana de praxe e muitos palavrões (minha vida arruinada verbalmente!), lá arranjei tempo para vir cá e responder! As coisas têm corrido bem e até agora não houve nada de estúpido nem exagerado. Os doutores e veteranos são pessoas bastante compreensivas, algo que só pode ser entendido se esquecermos a rudez com que falam connosco.

Para aqueles que querem saber, é em Mecânica que estou, Automóvel mais especificamente, e estamos ansiosamente à espera dos fatos de macaco.  :happy:

Eu noto que muitos dos que estão de momento na praxe sentem-se contrariados, com pouco espírito e sem interesse. Desta postura tem-nos resultado vários castigos de quatro, de três e de placa, muito porque até agora um conjunto de 10 ou 90 caloiros não cantam em condições. Eu estou a ver se aguento a praxe até a maior parte dos caloiros desinteressados saírem, para começar a praxe a sério.

Apesar dos constrangimentos o pessoal lá vai fazendo algumas brincadeiras. Hoje constou uma caça aos caracóis e consequente corrida de caracóis. Da minha parte, foi mesmo muito divertido.  :laugh:


As aulas estão a ir muito bem. Após as apresentações e as primeiras aulas teóricas, temos tido acesso ao material pelo Moodle, pelo que não tem sido necessário nem manuais, nem escrever muito. Acabamos por estarmos mais atento à matéria e a concentrar-nos no que é importante. Os professores são simpáticos e estão sempre dispostos a ajudar.


Nome de praxe: Apendicect(m)omia
Work in progress................(...)

nunocspinto

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1132
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ensino Superior - Faculdade
« Responder #10 em: 28 de Setembro, 2012, 17:42:04 »
Eu bem disse que a praxe era fixe xD
Ainda bem que estás a gostar :D Palavrões e impropérios sexuais (ai, que finório xD) são naturalíssimos na praxe =P


GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Ensino Superior - Faculdade
« Responder #11 em: 28 de Setembro, 2012, 19:25:47 »
Quem souber ser praxado cai imenso no goto das pessoas que sabem praxar e estão a praxar.
Não se esqueçam.

A praxe em si e no geral é muito boa e importante porque treina o elástico mental.
Sem ela a nossa capacidade de aturar muita coisa e de engolir sapos era outra.

Com as devidas distâncias, sempre existiu a ideia que "faz falta ir à tropa". Percebem?

Claro que na tropa existe a situação que faz toda a diferença: as pessoas estão "presas" lá.
Se na Universidade já é uma diferença tremenda os Estudantes serem forasteiros e morarem com estudantes para os que moram em casa com a sua família, então na tropa!
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Braz

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1713
  • Karma:
    +3/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ensino Superior - Faculdade
« Responder #12 em: 30 de Setembro, 2012, 22:07:35 »
O ISEP agora tem Eng. Mecânica Auto?

Ex- Cinquecento Sport & Ex- 166 2.5 V6 24vEx - Stilo MW 1.9 JTD

Giugiaro

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1421
  • Karma:
    +0/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://www.freewebs.com/giugiaro
Re: Ensino Superior - Faculdade
« Responder #13 em: 01 de Outubro, 2012, 23:18:26 »
Sim, é um dos dois ramos do DEM. Foi até a questão que mais me atraiu ao ISEP que a FEUP. Quanto que na segunda tinha de fazer um mestrado integrado, no primeiro tenho licenciatura específica e, como ainda quero tirar design, não quero passar a vida toda na engenharia!
Work in progress................(...)

Ivoml

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 373
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ensino Superior - Faculdade
« Responder #14 em: 11 de Dezembro, 2012, 15:01:58 »
Tou a ver que anda aqui muito pessoal que anda ou ja andou no Isep, eu ando em Eng.Mecanica, Giugiaro estas a gostar do ambiente?
« Última modificação: 11 de Dezembro, 2012, 15:05:02 por Ivoml »