Fiatistas

Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: filipe89 em 07 de Outubro, 2019, 23:38:27

Título: ponto da correia
Enviado por: filipe89 em 07 de Outubro, 2019, 23:38:27
Boa noite,
A semana passada mudei a correia de distribuição do meu punto 1.2 16V. Salientar que o carro teve 6 meses parado.
Agora sinto o carro com falta de rendimento, e tenho um erro que é "phase sensor"
decidi ver então com o osciloscópio e o resultado foi o do anexo azul-posição da combota amarelo-arvore de cames

fico com a duvida se o sensor de fase deverá actuar no PMS ou onde está, tive o cuidado de ver se as valvulas tocavam nos pistons e estava OK, mas surgiu-me esta dúvida

noto que a cambota roda 2 vezes por cada volta da arvore de cames
Título: Re: ponto da correia
Enviado por: TwinThema em 08 de Outubro, 2019, 08:56:04
Tambem comprei o Hantek ha muito pouco tempo para perceber o mesmo na minha francesa!!!  :point: Mas ainda nao o fiz.
Seja como for o que me parece algo anormal é a aquela reduçao de amplitude na posiçao da cambota.
Quanto ao ponto do motor e ra confirmar se esta efetivamente correto ou nao, e depois era necessario saber quantos dentes tem a coroa da cames...  :unsure:
Título: Re: ponto da correia
Enviado por: filipe89 em 08 de Outubro, 2019, 10:34:47
O hantek uso para várias coisas da electrónica, custo/qualidade é aceitavel  :happy:

o ponto da cambota tem 58 pontos e 1 mais largo que vale por 2, esse será o ponto morto superior
logo já anexo a image que transcreve esse momento, onde mostra as voltas
Título: Re: ponto da correia
Enviado por: filipe89 em 08 de Outubro, 2019, 17:59:22
aqui deixo a imagem que permite ver quantos dentes tem a polie na cambota

entretanto já descobri que a não está no ponto, quando aparace a estria da arvores de cams do lado do trancador, não tenho o cilindro 1 e 2 ao mesmo nivel
Título: Re: ponto da correia
Enviado por: filipe89 em 08 de Outubro, 2019, 21:09:59
Resolvido  :yeah:

para futuras resoluções sem mexer muito em mecânica aqui deixo o resultado final
é "só" meter a correia no ponto certo. de  alguma forma fugiu no momento da montagem

Voltou a ser carro  :fiat:
Título: Re: ponto da correia
Enviado por: TwinThema em 09 de Outubro, 2019, 08:05:59
Gostava de saber se na minha francesa esse alinhamento e igual, so que como estamos a falar duma cames com variador de fase e sei que a coroa da cames tem uns 4 sulcos e nem todos sao iguais,...  :dry:
Seja como for, eu começava a pensar num novo sensor de posiçao da cambota. por acaso nao gravei a onda mas no caso da minha a amplitude da onda e muito mais homogenea!  :t_up:
Estes "brinquedos" dao um jeitaço!!!  :palmas:
Título: Re: ponto da correia
Enviado por: filipe89 em 09 de Outubro, 2019, 10:29:59
A coroa não é homogénea para permitir saber qual será o PMS, a partir daí no grafico saberásse-a esse ponto, falta saber alguma referencia na árvore de cames

O auto data não tem nenhuma referencia a isso?
Título: Re: ponto da correia
Enviado por: TwinThema em 10 de Outubro, 2019, 09:00:03
A coroa não é homogénea para permitir saber qual será o PMS, a partir daí no grafico saberásse-a esse ponto, falta saber alguma referencia na árvore de cames

O auto data não tem nenhuma referencia a isso?

A polie da cames tem ponto de referencia, e a cames so encaixa duma forma na polie. o ponto de motor ja foi confirmado pelas referencias e ferramentas de bloqueio usadas para o garantir. No entanto o software da valores de angulo negativos quando o minimo deveria ser 0º.  :dry:
Qaunto ao auto data so fala nas referencias.
Mas nao quero estar a discutir o assunto aqui.
Sendo que estamos a falar duma marca que nem ao grupo pertence, a administraçao pode considerar Off Topic e dão-me com a pa no lombo.  :point: