Autor Tópico: Problema com direcção de Grande Punto 1.3MJet  (Lida 1744 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Romeu_SZ

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 130
  • Karma:
    +0/-0
Problema com direcção de Grande Punto 1.3MJet
« em: 07 de Fevereiro, 2019, 01:03:36 »
Espetaram-se com o meu GPunto 1.3Mjet 2006 há uns meses... Quando finalmente o mecânico estava a acabar o carro, detectou-se um novo problema. Assim que ligo o carro, vira a direcção toda para a direita sozinho. Dá para conduzir, mas se largo o volante, vira tudo para a direita... Quer esteja parado ou a 100km/h... Ja ligou à maquina e está tudo normal sem erros...
Alguma sugestão?

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema com direcção de Grande Punto 1.3MJet
« Responder #1 em: 07 de Fevereiro, 2019, 06:56:53 »
Deve ser problemas na coluna de direção eléctrica, mais propriamente nos sensores de binário!

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problema com direcção de Grande Punto 1.3MJet
« Responder #2 em: 07 de Fevereiro, 2019, 08:58:47 »
Ja vi relatos algures pelo forum de umas soldas algo frageis num modulo que estara pela coluna de direçao (mt provavelmente o mesmo referido jorge).
Use a pesquisa do forum e provavel que encontre mais informaçao acerca do assunto.  :t_up:

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Problema com direcção de Grande Punto 1.3MJet
« Responder #3 em: 08 de Fevereiro, 2019, 13:49:21 »
Viva, respondo apenas com base numa enorme colecção de relatos que li na internet: o Grande Punto usa um sistema de DA um pouco diferente do Punto anterior e, por isso, creio que não usa relés (e os tais problemas de soldas).

Este sistema tem um sensor de binário (torque também vejo ser usado) e que, mesmo não dando erros, tem de ser calibrado o ponto zero, quer fisicamente quer por software.

Sobre o último, por software, já fiz e a coisa melhorou mesmo considerando que o carro em questão tem os sensores em "modo duvidoso" (isto é, acho que não estão bons mas ainda assim com o ponto zero calibrado por software, o sistema consegue conviver).

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problema com direcção de Grande Punto 1.3MJet
« Responder #4 em: 08 de Fevereiro, 2019, 17:15:55 »
Viva, respondo apenas com base numa enorme colecção de relatos que li na internet: o Grande Punto usa um sistema de DA um pouco diferente do Punto anterior e, por isso, creio que não usa relés (e os tais problemas de soldas).

Este sistema tem um sensor de binário (torque também vejo ser usado) e que, mesmo não dando erros, tem de ser calibrado o ponto zero, quer fisicamente quer por software.

Sobre o último, por software, já fiz e a coisa melhorou mesmo considerando que o carro em questão tem os sensores em "modo duvidoso" (isto é, acho que não estão bons mas ainda assim com o ponto zero calibrado por software, o sistema consegue conviver).

Se existe mais esse sistema desconheço.  :t_up:

Romeu_SZ

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 130
  • Karma:
    +0/-0
Re: Problema com direcção de Grande Punto 1.3MJet
« Responder #5 em: 14 de Fevereiro, 2019, 18:42:32 »
A questão é que o carro já esteve na Fiat, tentaram a recalibração na maquina normal e não conseguiram... (não apresentava qualquer erro... Disseram-me que iam tentar numa maquina mais recente que tem de se ligar ao servidor em italia... Que era a última hipotese de salvação por software que eu teria...
Zampano sabes explicar ou onde posso entender o rpocedimento para essa recalibração fisica e por software do ponto zero?

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problema com direcção de Grande Punto 1.3MJet
« Responder #6 em: 15 de Fevereiro, 2019, 09:01:21 »
A questão é que o carro já esteve na Fiat, tentaram a recalibração na maquina normal e não conseguiram... (não apresentava qualquer erro... Disseram-me que iam tentar numa maquina mais recente que tem de se ligar ao servidor em italia... Que era a última hipotese de salvação por software que eu teria...
Zampano sabes explicar ou onde posso entender o rpocedimento para essa recalibração fisica e por software do ponto zero?

Para mim o problema reside precisamente aí onde falam em salvaçao por software. Basicamente ja nao querem mexer, procurar a causa da avaria. Se é software o "computador" que resolva. Mexer, procurar, dobrar por baixo na coluna de direçao isso ja nao que causa dores nas costas...
O problema concerteza que sera mecanico e reposicionando alguma coisa já o software ira funcionar.
Eu infelizmente nao tenho conhecimentos para ajudar doutra forma. Mas fico piurço quando supostos mecanicos da marca nao se dao ao trabalho...  :smash:

Romeu_SZ

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 130
  • Karma:
    +0/-0
Re: Problema com direcção de Grande Punto 1.3MJet
« Responder #7 em: 22 de Julho, 2019, 14:48:43 »
Troquei a coluna de direção por uma usada.... Já não tem vontade própria de virar para a direita sozinho... Mas parece-me que a direção está demasiado leve... (Sem a m3rda do City ligado, claro!!!)
Há forma de endurecer a direção por "software"?

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Problema com direcção de Grande Punto 1.3MJet
« Responder #8 em: 23 de Julho, 2019, 08:47:58 »
Troquei a coluna de direção por uma usada.... Já não tem vontade própria de virar para a direita sozinho... Mas parece-me que a direção está demasiado leve... (Sem a m3rda do City ligado, claro!!!)
Há forma de endurecer a direção por "software"?

Provelemente nao, mas nao me vou pronunciar muito sobre um sistema que desconheço. Provavelmente essa coluna de direçao tera funcionado sempre assim.