Autor Tópico: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito  (Lida 26887 vezes)

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Luke

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Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #15 em: 21 de Janeiro, 2010, 00:04:14 »
eu uso no meu uns konis que sairam de um 128 coupé, mas nunca cheguei a saber de que carro era aquilo originalmente, não queres juntar-te ás nossas discussões sobre motores de 127 e motores fire (As que estão a decorrer actualmente)

a cabeça da gozolli é tipo TCR ou chardonet?
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ricardo teixeira

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Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #16 em: 22 de Janeiro, 2010, 09:52:46 »
Eram cabeças normais de 127, cortadas no lado da admissão, onde eram brasadas novas janelas de condutas..... basicamente cortava-se a janela única e soldavam-se 4 janelas...

O resto era a preparação típica de camaras de combustao e sedes de válvulas de um Gr 2.

Luke

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Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #17 em: 22 de Janeiro, 2010, 10:43:07 »
chardonet portanto :)
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Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #18 em: 22 de Janeiro, 2010, 10:55:16 »
Boas.. impressionante a história... e contra factos não existem argumentos.
já ouvi falar tanta coisa sobre as 130R que havia sempre qualquer coisa que faltava... uns diziam isto outros aquilo...

Como sou Bravo maniaco, no bom sentido... tenho algumas questões... isto se não se importar de desvendar e claro de responder.

Quantas 130R foram feitas?
Alguns dizem que foram feitas 130R sem numeração, é verdade?
Se sim, considera-se sempre uma 130R, mesmo sem travões?
As Bravo 130R derivam da versão base SX?

Como tem um bom feedback sobre os Bravos Jtd espero que tenha disponibilidade para responder a questões que ninguém sabe ou mostra disponibilidade para responder

  :ph34r:
« Última modificação: 26 de Janeiro, 2010, 06:52:03 por MomoX1 »
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Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #19 em: 22 de Janeiro, 2010, 10:59:06 »
os travões das 130R eram os dos fiat coupé
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Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #20 em: 22 de Janeiro, 2010, 11:08:16 »
os travões das 130R eram os dos fiat coupé

Eu sei... mas, os do Ford Focus RS são iguais, assim como os do Peugeot 406 coupe V6 com uma ligeira diferença...  outro, mas não confirmo como fonte segura, o Ferrari 360 Modena também os usa.
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Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #21 em: 22 de Janeiro, 2010, 11:18:18 »
um fiat coupé não pode usar os mesmos travões que um 360 como deves imaginar...

o coupé 16vt usa 15" correcto? se cabem nas jantes de 15" do coupé, cabem em outras jantes 15 no bravo!
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Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #22 em: 22 de Janeiro, 2010, 12:01:27 »
um fiat coupé não pode usar os mesmos travões que um 360 como deves imaginar...

o coupé 16vt usa 15" correcto? se cabem nas jantes de 15" do coupé, cabem em outras jantes 15 no bravo!

o sistema de travagem do 20vt (Brembo 4 pistões e discos de 305mm) não é o mesmo que o do coupé 16vt (sistema normal de 286mm)...
além disso, as pinças que tenho usavam discos de 328mm, com jante 18 da compomotive... mas, o ideal é 305mm
« Última modificação: 22 de Janeiro, 2010, 12:06:24 por MomoX1 »
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Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #23 em: 22 de Janeiro, 2010, 13:01:00 »
não ha milagres... as vezes ha modelos que usam jante maior mas as pinças cabem em jante mais pequena, talvez com uma ligeira comidela na propria pinça, não sei
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Re:Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #24 em: 22 de Janeiro, 2010, 18:30:13 »
Quantas 130R foram feitas?
Alguns dizem que foram feitas 130R sem numeração, é verdade?
Se sim, considera-se sempre uma 130R, mesmo sem travões?
As Bravo 130R derivam da versão base SX?

Como disse, era eu que detinha os direitos de fazer as chapas e os logotipos das 130R. Guardei-os comigo, e nunca abdiquei disso. Foi um ponto de honra.

Já não estava na F3 Auto, mas pediram-me para fazer até ao numero 11, se não me engano. Também ia à F3 Auto verificar cada uma delas, para ver se pelo menos tinham as características básicas que eu achava que deviam ter. Os travões era pra mim uma das principais caracteristicas, pois não ia adiantar pôr o carro a andar mais, se depois não travavam...

Lembro-me que algumas delas entraram duas vezes na chapa e pintura da F3 Auto com a traseira toda metida dentro.... Elas travavam, os outros é que não.

Se o meu conceito era um carro equilibrado, tinha que andar, travar e curvar. Nunca marquei um Bravo sem Brembos como 130R.

Fez-me algumas excepções no que diz respeito às bacquets, pois haviam clientes que demonstravam dificuldades em entrar e sair, e que realmente eram argumentos válidos. Ainda tentavamos explicar que o condutor é um peso morto dentro do carro, e necessitava de apoio lateral para poder tirar partido das qualidades dinâmicas dos carros.... mas nada feito...

Eventualmente foram reprogramadas algumas Bravo com os 130cv, mas não se lhes pode chamar de 130R... existiram ainda reprogramações feitas a martelo pelas pessoas que lá ficaram a vender "cavalos", de 150, 160 e mais cv.... mas vários donos de 130R me confidenciaram que a reprogramação inicial era mais eficaz, não só pela fiabilidade, mas tambem pela progressividade e colocação de binário no piso.


O periodo das 130R foi exactamente nos meses em que as GT foram lançadas. Já não era necessário trocar o acrilico atrás dos bancos... algumas serão SX outras GT. Mais SX do que GT talvez....

Em relação às pinças Brembo, eram dos Coupe 20v, com os discos cortados para 285mm (o regulamento mandava 286mm), com fixações feitas pela F3 Auto.

Nos carros do CNV cabiam dentro das jantes 15 pois tinhamos espaçadores muito largos (cerca de 50mm) e as jantes eram ligeiramente limadas nos pontos onde tocavam ligeiramente.

Foi por essa razão que nos 130R optamos pela jante 16.

Abraço,
R

ricardo teixeira

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Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #25 em: 20 de Agosto, 2010, 18:36:28 »
A semana passada estive em Portugal e num dos regressos de Lisboa avistei uma 130R à distância a descer para a ponte do Freixo..

Como vinha largado no 190E, só tive tempo de travar ao lado dela e fazer sinal ao condutor. Como ele vinha com a roda de socorro montada pensou que teria alguma coisa a ver com o furo.

Fiz-lhe o sinal de  :t_up:, ele sorriu, meti uma abaixo e segui viagem..

Fica o registo de mais um encontro com um dos meus Baby's...

Era uma VD (ou VO) preta...

ricardo teixeira

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Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #26 em: 21 de Agosto, 2010, 13:02:01 »
Conforme prometido e para deixar as coisas bem claras, ficam aqui as fotos da apresentação da 130R Nº1, no Motorshow da Exponor.

Detalhes que mais tarde foram descartados na produção: faixa branca no pára-brisas e faróis da Marea.

Vilaça 130R

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Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #27 em: 21 de Agosto, 2010, 14:04:40 »
sr.Ricardo,eu como proprietário de um 130R e que vai ser restaurado em breve,gostaria de saber se me conseguia arranjar umas placas de identificação novas,visto as minhas estarem gastas.
o meu é o número 002.
já agora também ví este 130R na exponor.
digo mais uma vez que fez um projecto bastante aliciante,o qual conseguí ter contacto desde a altura em que via o cnv-td em vila do conde e depois na própria f3auto com o bravo 130R 003 de test drive.
só em 2005 conseguí tornar um sonho realidade quando comprei o meu usado,um pouco desmazelado em termos de chaparia,mas que vou com tempo corrigindo.depois de ver estas fotos,e sempre gostei de ver a 130R em branco(e não pela nova moda dos carros brancos)talvez quando fizer o restauro pinte o meu em branco.
para que fique ainda mais descansado o meu 130R conta com 279.000km e até agora tem se portado maravilhosamente,não tem a mesma alma,mas ainda faz ver alguns vag´s.
cumprimentos.
ps.caso queira matar saudades de um 130R de mais perto,posso encontrar-me consigo e até pode dar uma volta ao volante.
grande abraço.
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Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #28 em: 21 de Agosto, 2010, 14:22:47 »


Vou ver se uma amigo meu quer aparecer por aí, visto que ele também tem uma 130R, a nº 9...
Também anda em obras, vais estufar as bakets...
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Vilaça 130R

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Re: Fiat Bravo 130R - Desvendar o mito
« Responder #29 em: 21 de Agosto, 2010, 14:25:09 »
pois as minhas também tem que ser forradas.
cumps
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