Autor Tópico: Cinquecento Sporting Elaborata Milledue MPI  (Lida 9609 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27132
  • Karma:
    +23/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Cinquecento Sporting Elaborata Milledue MPI
« em: 23 de Dezembro, 2016, 22:03:39 »
Cinquecento Sporting

Data de Matrícula: 06-11-1995
Data da minha compra: 09-12-2016

Kms actuais: 187.000



Inspecção:



Posso adiantar que a suspensão me surpreendeu.

Frente = 98-98, 0% de diferença.
Traseira = 96-96, 0% de diferença.

Travagem:
Frente = 1% de diferença.
Traseira = 10% de diferença.
Estacionamento = 16% de diferença.
« Última modificação: 09 de Maio, 2018, 17:42:59 por GT Abarth »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27132
  • Karma:
    +23/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Cinquecento Sporting
« Responder #1 em: 23 de Dezembro, 2016, 22:06:14 »
Ora bem pessoal, este carro foi comprado por mim e pela minha irmã para ela, novo em folha em 1995.11.06, tapadinho com a cobertura azul "FIAT", sendo trocado por um Lancia Y 16v em 1998.12.22.

Encontrei-o 18 anos depois e comprei-o, num negócio mais do que apetecível.

Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27132
  • Karma:
    +23/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Cinquecento Sporting
« Responder #2 em: 23 de Dezembro, 2016, 22:08:44 »






















Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27132
  • Karma:
    +23/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Cinquecento Sporting
« Responder #3 em: 23 de Dezembro, 2016, 22:09:17 »


















Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27132
  • Karma:
    +23/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Cinquecento Sporting
« Responder #4 em: 23 de Dezembro, 2016, 22:10:19 »






























Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7368
  • Karma:
    +12/-0
Re: Cinquecento Sporting
« Responder #5 em: 23 de Dezembro, 2016, 23:23:04 »
 :fiat: :fiat: :fiat: :fiat: :fiat: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:
Fiat Stilo MW Multijet... é pa ficar de origem :P

Spritmonitor.de" border="0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27132
  • Karma:
    +23/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Cinquecento Sporting
« Responder #6 em: 24 de Dezembro, 2016, 00:01:04 »


Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27132
  • Karma:
    +23/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Cinquecento Sporting
« Responder #7 em: 24 de Dezembro, 2016, 00:35:24 »
O Cinquecento e em especial a versão "Sporting" foi oferecida com um conjunto de detalhes muito importantes, que sem saírem da simplicidade que se pretenderia, oferecem algo de gratificante aos seus utilizadores.

O carro em si foi a maneira de nos anos 90, se reproduzir e trazer aos sentidos as memórias que carros como os 127-128 tinham deixado nos automobilistas, nomeadamente das sensações / prazeres que transmitiam, que passam pelos comandos, pedais, volante, vibrações, resposta, entre outros.
Muitas pessoas estavam com saudades desses carros e o Cinquecento em parte retornou com muita coisa deles.

O interior do Sporting é muito simples mas desde logo a grande quantidade de chapa à mostra, sempre de cores animadas, dá uma grande vida ao carro.
Houve o cuidado do quadrante ser simpático e englobar um conta-rotações.
O volante em pele e de pega generosa, bem como a alavanca de velocidades de punho em pele e fole em pele, para além de dimensões generosas do próprio punho.

Tecido muito bonito, contando com pormenores a vermelho e amarelo, cores tradicionais Abarth.

Encostos de cabeça específicos e compostos com parte de borracha e parte de esponja com tecido a complementar.
Muito procurados para colocar em Unos Turbo e assim.

Pormenor dos cintos de segurança vermelhos.

Todo o conjunto interior, sendo muito simples tem um elevado bom gosto, nada foleiro e para conhecedores automóveis, sendo um carro dos anos 90, parece mesmo uma versão desportiva de um modelo dos anos 50 ou 60 que levaria esses componentes diferenciadores.





(Fotos de modelo vermelho sem vidros eléctricos).




O Exterior foi muito bem decorado com pára-choques e espelhos na cor da carroçaria, levando os pára-choques 2+2=4 frisos pretos ou vermelhos (dependendo da cor da carroçaria. Pretos nos Vermelhos e Amarelos e Vermelhos nos Pretos e Cinzentos e Azuis Escuros, cor só na 3ª Série) e uma "boca" na mesma lógica, sendo uma segunda opcional.
Jantes de liga leve muito bem conseguidas também.
Ponteira de escape preta e oval de "grandes" dimensões para um 1100.
Ópticas escurecidas e piscas brancos fumados.
Na 2ª série os farolins vieram com parte avermelhada, na minha opinião menos bem conseguidos.











Artigo interessante:
https://ranwhenparked.net/2016/01/14/the-55-hp-fiat-cinquecento-sporting-was-one-of-the-smallest-hot-hatches-in-italy/
« Última modificação: 24 de Dezembro, 2016, 01:29:24 por GT Abarth »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1740
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Cinquecento Sporting
« Responder #8 em: 24 de Dezembro, 2016, 00:43:58 »
Muitos parabéns pela re-compra. Estou encantado com ele!!
É muito obrigado pela lição de cultura Cinquecento. Quando eu tirei a carta, sonhava em ter um. Acho-o genial (ainda que eu não acredite que seja verdade que 60% dos componentes dele sejam totalmente novos face ao demais grupo: basta compará-lo com o Y10 para se ficar na dúvida...).
Eu acho duas coisas verdadeiramente deliciosas no Cinquecento: a localização dos comandos dos vidros eléctricos (julgo que não será nada prática, mas é uma originalidade que nunca vi em nenhum outro carro); a concentração dos botões todos no centro do tablier. Então na versão Suite (que ainda junta os do A/C), parece mesmo um avião.

Que tal se porta dinamicamente? Nunca conduzi nenhum...

uno_quick

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2114
  • Karma:
    +2/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Hélder - Porto
    • http://www.fiatistas.com
Re: Cinquecento Sporting
« Responder #9 em: 24 de Dezembro, 2016, 13:57:54 »
gosto bastante do cinquecento sport, há três anos atrás tive comprador de um, mas na altura o que havia era tudo bastante caro, e a escolha foi para um Punto TD 3p 5 lugares, mas se um dia apanhar um a jeito quem sabe...

parabéns pela aquisição  :fiatistas:
Fiat 127 -- Até sempre migo
Fiat uno 1.0i.e -- valente
Fiat Ducato Granduca -- a casa Fiat
Alfa Romeo 156 sport -- aka il petroleiro
Fiat 127 -- O segundo RED
Fiat Punto TD ELX -- the turbulence


Hélder

Bizarro

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 6949
  • Karma:
    +1/-0
Re: Cinquecento Sporting
« Responder #10 em: 24 de Dezembro, 2016, 15:48:35 »
curioso que foi também em 95 que veio um cá para casa.. voltei também a encontra los passado uns anos mas não à venda e voltei a perde lo de vista.

Como estão os interiores?

Bons km com este!
small sports car...


Jlpanda

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1062
  • Karma:
    +1/-0
    • http://
Re: Cinquecento Sporting
« Responder #11 em: 24 de Dezembro, 2016, 16:11:40 »
Com história na família tem outra piada!
Com 4 carros estás um verdadeiro magnata!
Fiat desde sempre, Fiat para sempre

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1609
  • Karma:
    +1/-0
Re: Cinquecento Sporting
« Responder #12 em: 24 de Dezembro, 2016, 22:37:56 »
O futuro e dos cinquecento's...  :P

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27132
  • Karma:
    +23/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Cinquecento Sporting
« Responder #13 em: 26 de Dezembro, 2016, 22:00:26 »
Sobre os interiores:

De um modo geral estão direitos e completos.
Evidentemente que tem coisas gastas e imperfeitas:

- Volante está sem pele no círculo, mantendo nos aros. Parece do modelo normal.
Deve ter rompido e preferiram arrancar do que andar rota.
A parte de cima do volante (entre as "11 e a 1") está a começar a descravar a espuma do aro metálico nuclear.

- Punho da alavanca de velocidades sem pele.
Deve ter rompido e preferiram arrancar do que andar rota.
Mas está perfeitamente capaz. Continua com muito boa pega.

- Fole em pele da alavanca de velocidades tem dois pequenos bocados rasgados (de menos de 1 cm).
A moldura plástica de encaixe está perfeita.

- A pala de sol direita está com pouca força na última posição, pelo que em andamento acaba por descair e fica a uns 5cm do tecto.

- Forro do tecto está um pouco manchado e nos lugares traseiros um pouco descaído, quase não se notando esse descair.

- Banco do passageiro com a parte do assento a começar a romper.

- Banco do condutor com o assento roto na parte central, estando as laterais boas.

- Banco traseiro está sujo, apesar de o ter aspirado.
De notar que o carro andava com capas em todos os bancos, que retirei claro.

- A pala do tablier é presa por 5 parafusos sextavados, sendo que um dos 5 tem a parte da pala em volta do parafuso partida, pelo que nada faz.
Quando a retiraram para qualquer troca de lâmpada de interior ou assim, partiram.
No entanto a pala consegue estar perfeitamente presa e sem abanar.

- Parece-me que uma das lâmpadas do quadrante não dá ou está a dar muito pouca luz, a que ilumina metade do velocímetro, ali dos 0 aos 80 km/h.

- A alcatifa está rota ai numa linha de 10 cm, junto ao lado esquerdo do pedal de embraiagem, pelo uso.

- As pequenas quartelas das portas não estão perfeitamente ajustadas ás portas.
Ainda não as tirei, mas talvez as molas já não estejam com as sedes em condições, fruto evidentemente de desmontagem agressiva, mal feita.
As quartelas traseiras retirei e voltei a encaixar e estão "impecs", isto para remover cabos de colunas que em tempos estiveram na mala.

De resto está tudo perto da perfeição, sendo que o carro esteve já sujeito a uma noite de temporal com chuva muito forte e não se vislumbrou qualquer infiltração.

Coisas mesmo a não funcionar?
Bem o vidro da porta direita abre normalmente digamos que uns 2-3 cm e depois parece não querer abrir.
Ainda não forcei nada, pelo que anda fechado.

O carro tem é alguns (poucos) plásticos que foram pintados de vermelho, que aos poucos irei corrigir.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27132
  • Karma:
    +23/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Cinquecento Sporting
« Responder #14 em: 26 de Dezembro, 2016, 22:01:09 »
Dei de beber (atestei) ao Cinquecento.



Já tinha posto gasolina mas ali pelo meio depósito.
Fiquei com a ideia que o consumo terá andado pelos 7, mas agora atestado é que vou ter possibilidade de um cálculo correcto.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0