Autor Tópico: o oleo desaparece, porque?!?  (Lida 25498 vezes)

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DiogoL

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o oleo desaparece, porque?!?
« em: 25 de Abril, 2006, 01:39:39 »
Ora mto boa noite a todos :D
Bem, como todos sabem (os q leram os meus post anteriores) ja solucionei alguns dos problemas do meu fiat bravo td100.

Fumaça ja n manda, tubo q liga o carter ao turbo kase roto e aparentemente babado de oleo, velocimetro arranjado, etc....

Poix o problema agora é o oleo desaparecer á maluca.

Inicialmente qd o comprei meti lhe mobil 1 5w50, depois bebeu me bastante oleo que tive q atestar com 2 litros. Apos ver que as anteriores revisoes levou castrol T_max (15w40) vi que pdoeria ser da viscosidade ser muito fina em comparaçao c os oleos anteriores, e pronto...p ver se era da viscosidade meti lhe 4 litros de 10w40 (oleo carrefour) . inicialmente meti lhe 4 litrinhos pk n lhe tinha mudado o filtro do oleo (que tinha mudado qd tinha posto o 5w50) e depois bebeu um pouco, e atestei com o resto da bilha dos 5 litros(ou seja, + 1 litrinho).

Agora vou  a ver passado uns 300km's e ja n vejo o nivel do oleo na vareta!!! razoes para isto, alguem tem? no reservatorio da agua n se ve nada, a agua continua limpinha, fumo n manda.... o q poderá ser?
Ja lhe atestei outra x para ver o nivel na vareta e levou 1 litro de oleo + coisa - coisa...ou 1litro e meio.

Causas para isto, alguem sabe?

DiogoL

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o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #1 em: 25 de Abril, 2006, 01:53:56 »
Realço que notei...ou parece-me...que o oleo 10W40 demorou + a desaparecer do que o oleo 5w50.
Mas ha um facto interessante, ele tinha me durado bem durantes estes dias, parece que é so qd vou para a autoestraada com ele a fazer uma viagemzita maiorzinha q as deslocacoes do dia a dia que ele bebe + oleo.
Andei umas 2 semanas ou 3 c o nivel so oleo smp a ver-se na vareta, claro q notava q ia descendo, pouco a pouco mas notei, mas hoje fui de oeiras á malveira, fui e vim e qd xeguei ja n acusava oleo na vareta... foi esse o problema.

Ajudas please


Será que o melhor deve ser msm amanha meter um 15w40 e ver kal o seu desenrular!?  Vai novamente um carrefour e pronto, ma desta x 15w40


ké q axam?  

smokeme

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o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #2 em: 25 de Abril, 2006, 14:01:30 »
Sabes que para vêr o nivel do oleo o carro tem de estar frio ou 20 minutos após parares o motor certo??

Pode ser muita coisa e como eu na percebo de diesel quem perceba que diga em mais profundidade.

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DiogoL

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o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #3 em: 25 de Abril, 2006, 15:05:01 »
sim, niveladinho e paradinho a algum tempo para o oleo escorrer todo para o carter.
Amnha vou ver se compro o 15w40 a ver kal a reacção dele.

Mas se alguem souber me dizer uam causa que diga kalker coisa:D

smokeme

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o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #4 em: 25 de Abril, 2006, 15:16:09 »
Causas é segmentos, guias das valvulas, junta de cabeça, turbo etc

Estilo de condução tambem influencia muito :t_up:  

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DiogoL

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« Responder #5 em: 25 de Abril, 2006, 15:39:18 »
Turbo excluo porque está limpinho dentro...  junta da cabeça tb n e porque o motor n tem uma unica baba de oleo, tanto vistod e cima como debaixo....agora o resto...n sei, como é q se pode evr isso? Segmentos ou guias das valvulas? kais os indicios de isso ser a causa?

smokeme

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« Responder #6 em: 25 de Abril, 2006, 15:44:10 »
O melhor que podias fazer era um teste de compressão mas não sei em que preços fica num diesel.

É normal os diesel beberem mais oleo do que os a gasolina :t_up:  

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DiogoL

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o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #7 em: 25 de Abril, 2006, 17:59:54 »
Mas este bebe estupidamente oleo...lol

Ja me diseram q com o carro a trabalhar tirar a vareta do oleo e se se visse a sair fumo azul era sinal de algo mal....agora com o ke ja n me recordo.

E qd faço esse testezito sai fumo normal...ve-se gazes a sair...nem pretos, nem brancos, nem azuis, nem amarelos nem vermelhos...lol  sai tipo vapor mas secalhar a fugir + pos escuros.

[[]]

DiogoL

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o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #8 em: 25 de Abril, 2006, 20:57:09 »
Bem...como das ultimas x's levou castrol T-Max (15w40)
hoje a tarde meti lhe novamente castrol GTD ou GTX   (n sei ao certo)  , sei sim q é 15w40, multigraduado, e para motores turbos.

Esperemos q agora fike bomzinho em termos de gastos de oleo :D

Barroso127

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o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #9 em: 25 de Abril, 2006, 21:07:38 »
Vamos lá ver se eu percebi.
Primeiro tinhas um 5w50 depois metes-t um 15w40 e finalmente foste para um 10w40.
Se foi isto há razões para o consumo, pois abituas-te o motor a 15w40 e depois voltas-te a um oleo mais fino logo vai haver consumo.Se o mais grosso que andou foi 15w40 agora tens de manter
[size=8]FiAT 127 abarth[/size]

DiogoL

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o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #10 em: 25 de Abril, 2006, 21:54:49 »
Recapitulando...

metlhe 5w50 (mobil 1), depois 10w40 (carrefour) e agora 15w40 (castrol gtx).

Reparei apos meter o mobil 1 que ele tinha levado PELO MENOS nas ultimas duas revisoes que levou 15w40, castrol Tmax.

Notei que com 10w40 ele demorou + tempo a bebe-lo do que com o 5w50.

A ver se agora ele se mantem c o castrol.

LB

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o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #11 em: 25 de Abril, 2006, 22:32:59 »
Há para aí um retentor, junta ou qualquer coisa que está a deixar sair óleo.

Se for pelo pelos segmentos, o carro manda pelo tubo de escape um fumo azulado que se vê bem e quando se põe a trabalhar há uma nuvem de inicio.

Se fosse no inicio dos segmentos a irem-se embora, de noite vê-se atrás uma suave nuvem branca a passar para o azulado que indica o desgaste inicial dos segmentos.

Para ver de outra maneira, basta tirar um "carvão" da cabeça e ver se está sujo de óleo o que indica que o motor precisa mesmo de ser recuperado.

Aliás basta por a mão no tubo de escape e se o motor estiver a comer óleo, a mão fica marcada com o óleo, mas mesmo assim o meis certo era a sonda e o catalizador já terem ido embora.

O turbo é outra opção fácil de perder óleo, bastando ver pelo lado de fora se está babado.

Muitas vezes é a porcaria da porca do bujom que deixa sair a maior quantidade de óleo, bastando de manhã olhar para debaixo do carro e ver de onde vem os pingos.

Toca a meter o nariz por debaixo do carro.

DiogoL

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o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #12 em: 26 de Abril, 2006, 01:14:37 »
luis bar, boas :D

é assim, fumo o gajo n manda, so qd lhe meto o pé na tabua.
Quando ligo o carro noto q sai um fuminho mas nd de anormal...2 segundos ou 3 e fica normal, sem fumo.
Pingar oleo n pinga, porque o carro dorme todos os dias na garagem e não vejo uma unica pinga de oleo.
Quanto ao turbo andei a ver os tubos q ligam ao radiador do ar, e ao turbo e tal..e msm dentro do turbo e não vejo nd de oleo. Tinha uma tubinho que liga o turbo ao carter quase a ir com os porcos e um pouco babado de oleo mas ja o mudei.
O escape quando meto o dedo dentro do escape fico com o dedo cagado de preto mas axo q isso deve ser normal nos dieseis.

juntas e valvulas retentores nada anda a babar oleo. pelo menos nos sitios q eu consigo ver, msm tirando aquela tampa de plastico grande que se encontra em cima do motor.
E por baixo n ha nd de alarmante em termos de oleos ou msm nada.

Vou ver qual a reacçao dele com este oleo q lhe meti hoje.
eu notei que com o 5w50 bebia bem mais oleo.

e com o anterior o 10w40 bebeu mais por causa de ter andado um bocado em autoestrada.
Não eprcebo...:S  

smokeme

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o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #13 em: 26 de Abril, 2006, 07:24:59 »
A coisa no meu vêr é muito simples, só há três motivos de faltar oleo.

-Pinga algures
-Queima-o
-maneira incorrecta de vêr o oleo ou falta de oleo

A primeira e segunda é o comun. :t_up:

Como dizes que o turbo está limpo....normalmente quando o motor queima oleo o turbo é que apanha tudo.

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Delta1300

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o oleo desaparece, porque?!?
« Responder #14 em: 26 de Abril, 2006, 10:16:06 »
Se estiveres a ver o nivel correctamente, ou seja, 20 minutos depois de desligares o carro e em plano , e uma vez que nao pinga :

- Faz um teste de compressão.

No meu Seat, explicou-me porque é que a cada 2000km/3000km, bebia 0,7 litros.

E nao via fumo azul....

Um cilindro tinha 6 bar e os outros 8/9. Deveriam estar a 9/10 bar todos, segundo o mecanico.

Logo... o oleo escapava-se por algum sitio naquele cilindro.

Faz o teste. É barato e tira-te as duvidas todas.
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T