Fiatistas

Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: Rikko34 em 15 de Maio, 2009, 00:10:06

Título: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: Rikko34 em 15 de Maio, 2009, 00:10:06
O meu Bravo está com um pequeno problema...por vezes a luz de injecção acende em andamento,contudo ñ noto diferença a nível de desempenho do motor...no manual de instruções diz q ocasionalmente a luz pode acender mas penso q o ocasionalmente deles será alguns segundos apenas.
No meu caso chega a ficar acesa por alguns km´s e depois apaga!
Falei com algumas pessoas e as opiniões dividiram-se, falaram-me da bomba de injecção,na MAF e na válvula EGR...
Algum de vocês sabe de alguma situação parecida?

Aquele abraço...
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: h37al em 19 de Novembro, 2009, 17:39:37
O meu Bravo está com um pequeno problema...por vezes a luz de injecção acende em andamento,contudo ñ noto diferença a nível de desempenho do motor...no manual de instruções diz q ocasionalmente a luz pode acender mas penso q o ocasionalmente deles será alguns segundos apenas.
No meu caso chega a ficar acesa por alguns km´s e depois apaga!
Falei com algumas pessoas e as opiniões dividiram-se, falaram-me da bomba de injecção,na MAF e na válvula EGR...
Algum de vocês sabe de alguma situação parecida?

Aquele abraço...


Boas, eu comprei agora um Bravo JTD105 e tb me acontece essa situação.. começou a acontecer 2dias depois de comprar o carro (tinha feito apenas 50kms....:( ) estou tb preocupado com esse problema, pois comprei o carro sem garantia.. aconselharam-me a desligar o cabos da bateria durante a noite para fazer o reset a centralina e eliminar possiveis erros... :huh:
Vou ver o que acontece.. depois aviso!
abraço,
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: smokeme em 19 de Novembro, 2009, 18:42:49
Se a luz acende significa que tem erros na centralina, apagar os erros sem resolver o problema não vai resolver nada..

mais vale ligar o carro a maquina e saber os erros..
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: h37al em 14 de Dezembro, 2009, 17:30:16
Boas, o meu carro tinha 5erros.. foi a maquina para ser eliminados e houve 1 que persistiu: "Debimetro".. Apos pesquisa conclui que é o nickname da MAF :s pra semana vai novamente ao mecanico para ver se é mm da MAF ou de outra coisa qq nas redondezas.... ja me disseram que pode ser uma vela fundida... (sinceramente espero que seja.. assim o arranjo tb nao sai mt caro)

Qd souber + dou novidades.

mimos,
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: Luke em 14 de Dezembro, 2009, 18:31:25
e ja agora leia as regras e faça a sua apresentação por favor.
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: LB em 14 de Dezembro, 2009, 21:21:53
O meu Bravo está com um pequeno problema...por vezes a luz de injecção acende em andamento,contudo ñ noto diferença a nível de desempenho do motor...no manual de instruções diz q ocasionalmente a luz pode acender mas penso q o ocasionalmente deles será alguns segundos apenas.
No meu caso chega a ficar acesa por alguns km´s e depois apaga!
Falei com algumas pessoas e as opiniões dividiram-se, falaram-me da bomba de injecção,na MAF e na válvula EGR...
Algum de vocês sabe de alguma situação parecida?

Aquele abraço...

Faz uma coisa:

desliga a bateria; toca os bornes dos cabos um no outro; volta a ligar; vai dar uma volta à AE durante 10 Km que em principio passa!

muitas das vezes os erros que aparecem são erros de "sujidade" que a MAF tem e depois de limpa e de fazer reset passa tudo...
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: italianjob em 15 de Dezembro, 2009, 23:59:53
eu ja tive essa luz asseça e ainda tenho primeira vez que acendeu comsumia demais e acendia de vez enquando sonda lambda 2 vez acendia de vez nquando ficha do sensor de temperatura suja , agora tenho outravez assesa no pc diz circuito da maf com deficiencia isto tudo em 500km , agora vou trocar a maf a ver se e desta ha agora da ukltima vez que acendeu o carro falha bastante antes so mudava os comsumos mas nao falhava
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: scott_bravo em 11 de Janeiro, 2010, 23:06:57
boas pessoal digamos que tenho o mesmo problema com o meu bravo JTD 105 reprogamado e cada vez que passo num relevo da estrada ( remendo do alcatrao) o meu carro custa a andar so com o pedal no fundo e fica descontrolado ora fika engasgado ou dispara a andar nas horas ja gastei dinheiro em eletricistas e apenas me apagaram os erros e me cobraram dinheiro e disseram que o carro nao tinha nd de anormal apenas erros alguem arranjou suloçao????
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: Shoei em 12 de Janeiro, 2010, 22:01:03
Resolvi esse problema do meu de forma simples, troquei o termostato :)
Acabou o "apaga-acende" da luz vermelha...

O carro passa a gastar mais pois a info. que chega a centralina é de que há pouca tempratura, logo nao ha tanta entrada de ar no motor e um aumento de gasoleo. Quase como se o carro estivesse sempre a trabalhar a "frio"...
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: scott_bravo em 12 de Janeiro, 2010, 22:20:59
sabes-me indicar o preço???? do termostato!!
tenho la uma MAF nova sou capax de trocar para ver tambem ando a pensar em meter linha de escape directa de 60mm
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: scott_bravo em 14 de Janeiro, 2010, 14:44:21
acabei de mudar a dita MAF e nada o carro anda na mesma aos suluços e acende a luz dos injectores
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: h37al em 14 de Janeiro, 2010, 15:55:14
Boas, eu tenho exactamente o mesmo problema!! :s o carro ja foi ligado a maquina, e apagou-se os erros! mas ha um erro que persiste: "Debimetro" (ou
MAF em italiano). o mecanico mudou a maf mas a luz continua acessa e nao notei grandes ganhos no carro... amanha vou mudar o termostato pq tb esta avariado... acredito (e espero) que daí apague-se a luz vermelha de injecção, mas o problema do carro so responder com o acelarador a fundo não deve ser daí... Já me falaram na N75 ou placa EGR.. na revisão o mecanico viu a EGR... portanto calculo que seja da N75! :( alguem tem ideia dos preços dessa valvula?

abraço,

boas pessoal digamos que tenho o mesmo problema com o meu bravo JTD 105 reprogamado e cada vez que passo num relevo da estrada ( remendo do alcatrao) o meu carro custa a andar so com o pedal no fundo e fica descontrolado ora fika engasgado ou dispara a andar nas horas ja gastei dinheiro em eletricistas e apenas me apagaram os erros e me cobraram dinheiro e disseram que o carro nao tinha nd de anormal apenas erros alguem arranjou suloçao????
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: fipbento em 14 de Janeiro, 2010, 17:22:05
Boas,

Em resposta ao H37al: Já verificaste se são os fios que saiem da MAF danificados em algum lado?

Para o pessoal todo:
O meu bravo (jtd 105) está com o mesmo problema. Foi esta semana à oficina fazer a revisão e o mecânico ligou a centralina à maquina.
Segundo ele o erro seria do sensor de temperatura do motor. Ficou de o trocar. Entretanto pedi-lhe o numero do erro e como tenho o Autodata fui lá ver e confere.
Vou buscar o carro hoje à tarde e daqui a um dia ou dois já vos posso dar mais noticias.
É engraçado que não notei diferenças no carro a nenhum nível.

Claro que antes de mandar o carro para o mecânico me andei a informar na net e junto de alguns mecânicos que conheço.
A conclusão que cheguei é que a luz que acende além de um sinal de aviso de avaria de motor é também um sinal de erros de centralina, ou seja, sempre que essa luz acende poderá não ser avaria mas apenas um erro mais importante criado na centralina.
Claro que após consultar forums e forums e páginas concluí que os erros que fazem acender essa luz poderão ser os mais variados possíveis, desde admissão de ar, passando por problemas de motor e até problemas na linha de escape.
Só para enumerar alguns posso-vos dizer que podem ser os seguintes:

- Sensores com sujidade (qualquer sensor)
- Uma ou mais velas queimadas,
- MAF estragada ou a funcionar defeituosamente,
- Termoestato da temperatura,
- EGR suja,
- Alguma falha na linha de escape (até um furo numa panela de escape poderá fazer acender a luz devido ao facto da sonda não estar a receber valores correctos de saídas de gases),
- Oleos em falta, (desde caixa, travões/direcção a oleo do motor)
- Sensor do pedal acelerador,
- LOL, etc etc...

Enfim, o que quero dizer como conclusão é que se tiverem essa luz acesa, não inventem com desligamentos de bateria, ou desmontagens desnecessárias mas sim tentem ir a uma oficina onde possam ligar à máquina e saibam primeiro que problema é (qual o erro). Só depois deverão ver se é grave ou não, se alguma limpeza de contactos resulta, se troca de peça será melhor, e evitam confusões e às vezes gastos desnecessários. Claro que tal como aconteceu ao H37al depois da Maf o erro continuar convém passar ao provável problema seguinte, mas a partir do momento que sabem os erros, já têm um ponto de partida.

Espero ter ajudado, e desculpem lá a resposta ser tão longa mas como dizia um professor meu... "o material tem sempre razão" ... lol

Abraços bravistas!!!
Dêm noticias.
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: AiRMaX em 14 de Janeiro, 2010, 17:40:18
o qué que o termostato tem a ver com os injectores?

as tantas isso é mais um crónico...


quando a luz acender, desliga o carro e volta a ligar a vê se ela nao apaga... :wub:


até pode ser impuresas na gasolina..
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: smokeme em 14 de Janeiro, 2010, 19:43:14
o qué que o termostato tem a ver com os injectores?

as tantas isso é mais um crónico...


quando a luz acender, desliga o carro e volta a ligar a vê se ela nao apaga... :wub:


até pode ser impuresas na gasolina..

e o que tem a luz de injecção a ver com os injectores?

o correcto é luz avisadora de erro na centralina..
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: scott_bravo em 14 de Janeiro, 2010, 23:06:12
diz algo depoix de o ires buscar ao mecanico caso contrario meto o carro na fiat para o ligarem a maquina o que eles me dizem sao 36 euros + iva so para o ligarem a maquina :(
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: AiRMaX em 14 de Janeiro, 2010, 23:22:36
e o que tem a luz de injecção a ver com os injectores?

o correcto é luz avisadora de erro na centralina..


foi-me dito por um engenheiro da fiat, que essa luz podia ser desde insuficiencia de gasolina (pouca gasolina a passar nos injectores), ate as impurezas da gasolina...

no meu caso é um problema crónico detectado em quase todos os 75 mk1...assende mas não tem nada...

se é correcto ou não, não sei...tou a vender o peixe que me venderam a mim e que alias, ja varias entidades me disseram o mesmo...
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: scott_bravo em 15 de Janeiro, 2010, 09:43:08
poix o meu e um JTD 105
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: smokeme em 15 de Janeiro, 2010, 19:55:56

foi-me dito por um engenheiro da fiat, que essa luz podia ser desde insuficiencia de gasolina (pouca gasolina a passar nos injectores), ate as impurezas da gasolina...

no meu caso é um problema crónico detectado em quase todos os 75 mk1...assende mas não tem nada...

se é correcto ou não, não sei...tou a vender o peixe que me venderam a mim e que alias, ja varias entidades me disseram o mesmo...

yup, no teu caso posso dizer que te venderam gato por lebre.. se a luz acende tens erro..

e esse engeneiro da Fiat deve ser parente do engenheiro Socrates..
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: AiRMaX em 16 de Janeiro, 2010, 05:36:08
pois...nao sei...mas todos os 75 mk1 k vejo teem isso a nao ha problema nenhum..
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: fipbento em 19 de Janeiro, 2010, 11:11:17
Ola a todos novamente,

Após o meu Bravo ser ligado à máquina, indicou um erro ou avaria no sensor da temperatura do combustivel e não da temperatura do motor como vos tinha indicado no meu reply ao tópico.
O sensor foi trocado por um sensor novo.
Aparentemente andei de carro durante o fim-de-semana todo fazendo um total de 250Km aproximadamente e na mesma o carro se portou normalmente e não apresentou sintomas...
O meu espanto foi que ontem ao fim da tarde quando ia a chegar a casa, a luz acendeu outra vez  :unsure: ... Resultado, vou passar lá hoje novamente para ver o que o mecânico diz...
Depois digo-vos mais qualquer coisa...
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: scott_bravo em 19 de Janeiro, 2010, 21:42:05
ja começo a pensar seriamente em puxar fogo ao meu jtd 105!!!
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: LB em 19 de Janeiro, 2010, 22:22:33
ja começo a pensar seriamente em puxar fogo ao meu jtd 105!!!

ok... fazes isso longe da gente e dentro da oficina que costumas lá ir, ok?
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: fipbento em 20 de Janeiro, 2010, 12:09:42
ja começo a pensar seriamente em puxar fogo ao meu jtd 105!!!

Lol não é caso para isso.... mas dou razão ao LB... lol

Só tens de ter um pouco de paciência, nem que coles um autocolante por cima da luz para não a veres... se e só se o teu caso for como o meu, que realmente não reparo em nenhuma alteração de comportamento e o carro parece estar normal mesmo com a luz acesa...

De qualquer maneira vou no sábado à oficina (pois sou amigo do mecânico) ligar novamente à máquina para ver se após o sensor da temperatura do combustível ser mudado apareceu outro erro ou se é o mesmo...
Depois conto-vos mais um pouco da saga... lol acho que vou escrever um livro de terror: " A Luz assassina dos bravos" ... hahaha acho que vai ter sucesso!!!

Abraços a todos e até sábado!!!
Título: Re:Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: h37al em 20 de Janeiro, 2010, 16:36:41
Boas,

Em resposta ao H37al: Já verificaste se são os fios que saiem da MAF danificados em algum lado?

Para o pessoal todo:
O meu bravo (jtd 105) está com o mesmo problema. Foi esta semana à oficina fazer a revisão e o mecânico ligou a centralina à maquina.
Segundo ele o erro seria do sensor de temperatura do motor. Ficou de o trocar. Entretanto pedi-lhe o numero do erro e como tenho o Autodata fui lá ver e confere.
Vou buscar o carro hoje à tarde e daqui a um dia ou dois já vos posso dar mais noticias.
É engraçado que não notei diferenças no carro a nenhum nível.

Claro que antes de mandar o carro para o mecânico me andei a informar na net e junto de alguns mecânicos que conheço.
A conclusão que cheguei é que a luz que acende além de um sinal de aviso de avaria de motor é também um sinal de erros de centralina, ou seja, sempre que essa luz acende poderá não ser avaria mas apenas um erro mais importante criado na centralina.
Claro que após consultar forums e forums e páginas concluí que os erros que fazem acender essa luz poderão ser os mais variados possíveis, desde admissão de ar, passando por problemas de motor e até problemas na linha de escape.
Só para enumerar alguns posso-vos dizer que podem ser os seguintes:

- Sensores com sujidade (qualquer sensor)
- Uma ou mais velas queimadas,
- MAF estragada ou a funcionar defeituosamente,
- Termoestato da temperatura,
- EGR suja,
- Alguma falha na linha de escape (até um furo numa panela de escape poderá fazer acender a luz devido ao facto da sonda não estar a receber valores correctos de saídas de gases),
- Oleos em falta, (desde caixa, travões/direcção a oleo do motor)
- Sensor do pedal acelerador,
- LOL, etc etc...

Enfim, o que quero dizer como conclusão é que se tiverem essa luz acesa, não inventem com desligamentos de bateria, ou desmontagens desnecessárias mas sim tentem ir a uma oficina onde possam ligar à máquina e saibam primeiro que problema é (qual o erro). Só depois deverão ver se é grave ou não, se alguma limpeza de contactos resulta, se troca de peça será melhor, e evitam confusões e às vezes gastos desnecessários. Claro que tal como aconteceu ao H37al depois da Maf o erro continuar convém passar ao provável problema seguinte, mas a partir do momento que sabem os erros, já têm um ponto de partida.

Espero ter ajudado, e desculpem lá a resposta ser tão longa mas como dizia um professor meu... "o material tem sempre razão" ... lol

Abraços bravistas!!!
Dêm noticias.


Boas a todos,

peço desculpa pela minha ausencia no forum mas as coisas aqui trabalho tem andado apertadas... :(

Qt ao carro, ainda não chegou a ir ao mecanico (por falta de tempo dele e as vezes minha) mas tenciono leva-lo durante a px semana.

Em resposta ao fipbento, o mecanico mudou a maf e "verificou" o carro todo (conforme ja tinha dito, comprei o carro a pouco tempo e essa revisão foi a "grande revisão", como tal calculo que tenha visto tb os fios.. mas é um bom ponto. vou falar com ele sobre isso ;)

Em relação ao resto, o meu carro precisa de mudar o termostato, oleos travoes, valvulina, correia distribuição, etc..... vai ser uma batulada de dinheiro!! :s mas espero que o problema se resolva.
 
Conforme o fipbento ja tinha referido, a luz da injecção pode ser os casos todos numerados e + alguns. Tb ja ouvi essa versão de outro pessoal que tem fiat..

Quanto ao acelarador, estive a "investigar" + um pouco e procurei saber o que era realmente a N75 e qual o papel dela... O papel da N75 é dar a indicação ao turbo para abrir, e calculo que no meu carro isso so esteja a acontecer qd piso a fundo! Fui saber tb alguns preços.. Não sei ainda para o JTD mas sei que para a Audi, as N75 andam a volta dos €50/€60... Calculo que para este caso seja mais barato.

Assim que tiver novis aviso.

mimos,
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: h37al em 18 de Fevereiro, 2010, 12:12:16
Boas,

o meu carro saiu finalmente da oficina na semana passada  :D :D :D
Ao que parece, todos os problemas foram resolvidos. A luz da injecção ja não acende, o carro responde melhor, sei la... lol ja parece um carrito como deve de ser! larguei bem a nota.. o arranjo ficou-me em €760!! :s mudou a correia de distribuição (pelo que diz o mecanico, a outra apesar de estar lisa, nao estava sequer acertada com o motor.. o que pode justificar o problema que eu tinha no acelarador..), termostato (calculo que aqui tenha resolvido o problema da luz de injecção), oleo dos travões, valvulina, bombitos, foles direcção e transmissão, etc.. (escrevi tudo que me lembrei lol)
Vamos la ber como é que a maquina se porta daqui para a frente!  :peido:

Abraço,  :buba:
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: fipbento em 18 de Fevereiro, 2010, 13:05:35
Boas,

H37al, diz algo daqui a uns tempos... a luz do meu carro andou apagada umas centenas de kilometros e voltou a acender novamente... :(
Acende sempre por pouco tempo mas lá vai acendendo.
O que tu fizeste do tipo revisão geral foi o que fiz no meu... mas a única diferença é que não mudei o termostato... E agora que penso nisso... A temperatura do carro tem andado bastante baixa, o que poderá indicar que o termostato esteja sempre aberto, poderá ser também normal por estarmos numa época fria. De qualquer maneira após o erro do sensor de temperatura do combustível e a mudança do respectivo sensor, ainda não tive tempo de ir à oficina do meu colega voltar a  ligar o carro à máquina para ver se o erro que dá agora será o mesmo ou outro.

Cumprimentos a todos, e fico feliz por ver que o teu carro já esta bom :D


Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: h37al em 18 de Fevereiro, 2010, 15:23:23
Boas fipbento,

Agora so o tempo dirá se o carro esta mm bom ou não.. neste momento posso dizer-te que ja fiz 350kms com o carro e tem-se portado lindamente! :) não acende luz nenhuma, não tem comportamentos estranhos, nada! Voltando a questão da luz de injecção, passo a explicar a minha teoria por achar que pode estar relacionado com o termostato: no meu caso, a maquina acusava erro de "debimetro".. a teoria é que com o termostato avariado, envia sp uma temperatura errada para a maf (é como se o carro estivesse sp a frio..) e isso causava instabilidade no carro e maiores consumos. O meu mecanico foi "meiguinho" e começou por mudar a maf!!! :s lol portanto, se for esse o teu caso, aconselho-te vivamente a mudares 1º o termostato (saí + barato ;))
A nivel de temperatura, agora o meu carro esta sempre na temperatura ideal para o motor! sp sp sp... independetemente de estar mt frio ou calor :D
Agora estou a fazer o teste de consumo.. ;)
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: h37al em 18 de Fevereiro, 2010, 15:27:23
ahh fipbento, ja me esquecia.. já ouvi casos de ser apenas uma vela estragada, e isso acende tb a luz de injecção... Nos nossos carros, parece que aquela luz acende até por falta de ar nos pneus LOLOL   :o

mas leva isso a maquina e ve no que da.. eu vou dando noticias do meu  :t_up:

abraço,
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: er.loves fiat em 18 de Fevereiro, 2010, 15:38:40
começando a ver isto.... já começo a ficar assustado se compro um bravo com muitos quilómetros.....
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: FernandoC em 21 de Fevereiro, 2010, 01:13:28
Olá a todos!
Eu tenho um Bravo TD 100 GT, sei que não é igual mas as diferenças não são muitas e quando tem uma vela queimada, começa a piscar a luz da resistencia durante alguns minutos após a ignição, mas de qualquer forma não custa nada verificar se existe alguma vela queimada, também podem verificar a ficha que liga ao medidor de massa de ar que se encontra mais ou menos por baixo da bateria no tubo de admissão de ar e já agora se este tubo não tem nenhuma abraçadeira solta.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: MomoX1 em 14 de Janeiro, 2012, 12:17:23
Estava eu no google e entrei por curiosidade neste tópico...

Num JTD quando acender a luz da injecção...

Pontos a verificar..

Fugas nas tubagens de IC e no proprio IC

Termostato avariado, é o mais certo quando a luz de injecção acende...
Temperatura deve estar no meio e se baixar muito em andamento está avariado, não fecha e a água circula sempre a arrefecer o motor.

Eu já tive dois Bravos Jtd e nunca deixei o termostato estar tanto tempo avariado ao ponto de acender a luz de injecção...
Vejo muita falta de atenção na leitura da temperatura do motor... o motor tem temperatura ideal de funcionamento, não pode estar nem frio nem quente.
Motor frio = a maior débito de gasóleo com menor caudal de ar = a erro de injecção.

Quando comprarem um carro, informem-se sobre situações e anomalias.. vão poupar tempo e dinheiro.

O meu 1º Bravo Jtd desligava-se, andei aqui e ali e ninguem sabia dizer nada...
Oficina de electrónica automovel... 120€ e ficou como novo.
O meu segundo Jtd só se desligou uma vez, troquei o sensor rpm... 35€ e ficou como novo.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: redspyder em 28 de Janeiro, 2012, 21:06:28
Boas pessoal
Sou novo e vim aqui para por acaso, posso falar do meu caso em relaçao a essa dita luz e a outras situações.
Gosto muito do meu jtd 105 acho um carro muito bonito, mas por vezes com as chatices que me dá só me apetece despacha-lo.
Aqui a tempos tive o carro reprogramado e maldita hora o fiz pois depois tive que gastar uma pipa de massa numa centralina nova pois aconteceu-me que o carro com o pedal a fundo nao andava nada e passado um pouco saia disparado. Fui á bosh ligaram o carro a maquina e a informaçao que dava é que ora um injector ora eram dois ou entao todos estavam a funcionar mal. Depois de tantos testes disseram-me que se calhar a centralina tinha avariado contudo nao podiam concluir mais nada e aconselharam a levar o carro a fiat. Chegado á fiat o mesmo diagnostico toca a colocar uma centralina nova. Contudo depois de a colocar o carro ficou normal e a repro fiquei sem ela como seria normal. Mas a luzinha vermelha da injecção esteve sempre presente mesmo antes de fazer a repro, alias ando com ela a acender e a apagar á dois anos e sempre que foi a maquina nunca acusou avaria de nada. A realidade é que o ponteiro da temperatura para subir até meio só se estiver em filas de transito se nao até posso andar kilometros que ele só sobe um pouco. Agora á coisa de um ano de meter velas novas voltou a acender a luz da resistencia fui a bosh aonde tinha colocado as velas e substituiram me a que estava queimada porque tava na garantia e depois de colocar a vela a luz da resistencia nao apagava, colocaram entao velas todas novas e a luz da resistencia sempre ligada. Entao verificaram as instalaçoes electricas em busca de fios traçados ou dobrados e nada tava tudo ok, voltaram a ligar tudo e a luz já nao ligou. Contudo no fim só levou uma vela pois era a que estava danificada, a realidade é q o carro tinha de facto uma vela queimada mas colocar velas novas e continuar a luz a acender acho estranho. Esta ultima situação foi a dias, gosto muito do meu bravo mas a continuar assim terei que o vender. Já agora os vossos carros quando voces puxam em 3 a chegar as 3000 voces nao notam que o carro perde um pouquinho de potencia é que tambem já experimentei um medidor de massa de ar novo e nada tudo igual. Comentem........     
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: MomoX1 em 29 de Janeiro, 2012, 00:52:37
Boas pessoal
Sou novo e vim aqui para por acaso, posso falar do meu caso em relaçao a essa dita luz e a outras situações.
Gosto muito do meu jtd 105 acho um carro muito bonito, mas por vezes com as chatices que me dá só me apetece despacha-lo.  


Fas uma apresentação no local adequado, senão a moderação implica e com razão.


Quanto ao teu problema, a meu ver, reprogramando o carro com o ficheiro original resolvia o teu problema.
Essa do "secalhar a centralina está avariada", é de um mau profissional
Depois devias saber o estado do carro antes de fazer a repro e onde fazer a repro.
Hoje em dia são muitos os que tem cabo para fazer e instalar repro, mas fazer em condições é preciso saber.
Eu tenho cabo de reprogramação de centralina e de diagnóstico, mas não sei fazer reprogramações como as que tenho para instalar quando me apetece. Tenho vários setup.. o mais hardcore tem perto de 200cv.

Quanto a essa luz de injecção, esse termostato pode estar avariado, faz diagnóstico.

Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: redspyder em 29 de Janeiro, 2012, 17:50:49
Já fiz bue de diagnosticos e do termostato nunca me disseram nada e quanto á centralina fui a dois sitios diferentes e disseram-me o mesmo portanto não sei até que ponto será como dizes.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: MomoX1 em 30 de Janeiro, 2012, 05:45:37
Já fiz bue de diagnosticos e do termostato nunca me disseram nada e quanto á centralina fui a dois sitios diferentes e disseram-me o mesmo  portanto não sei até que ponto será como dizes.


Antes demais faz uma apresentação no local destinado para tal, tens que saber estar em sociedade...  :t_up:

Chamo a isso ignorância...
O teu problema estava na reprogramação feita, não na centralina.
Só tinhas era que voltar a colocar o ficheiro original e resolvias o teu problema.
Foi o que te fizeram, só que foi com outra centralina.


Após algum tempo a trabalhar e km percorridos a temperatura da água do motor fica em que posição?
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: redspyder em 30 de Janeiro, 2012, 13:43:55
Já fiz uma apresentação, penso que o local correcto.

Quanto á centralina o que me disseram foi que não conseguiam aceder á centralina pois quem fez a repro protegeu a repro e não se conseguia retirar. Contudo a pessoa que ma fez emigrou e nunca mais tive contacto com ela, por isso tive que recorrer a outra soluçao, contudo tambem admito que possa ser levado. Em relação a temperatura só em fila de transito é que o ponteiro fica a meio de resto posso andar kilometros que só sobe 1 ou 2 traços no maximo.
Já agora diz me uma coisa este carro de origem tem um poço de potencia nas 3 mil a puxar terceira certo ???????
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: LB em 30 de Janeiro, 2012, 15:56:58
esse carro tem poço a acelerar???
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: MomoX1 em 31 de Janeiro, 2012, 07:44:50
Já fiz uma apresentação, penso que o local correcto.

Quanto á centralina o que me disseram foi que não conseguiam aceder á centralina pois quem fez a repro protegeu a repro e não se conseguia retirar. Contudo a pessoa que ma fez emigrou e nunca mais tive contacto com ela, por isso tive que recorrer a outra soluçao, contudo tambem admito que possa ser levado. Em relação a temperatura só em fila de transito é que o ponteiro fica a meio de resto posso andar kilometros que só sobe 1 ou 2 traços no maximo.Já agora diz me uma coisa este carro de origem tem um poço de potencia nas 3 mil a puxar terceira certo ???????


Troca o termostato, está avariado na posição de aberto. Está sempre a circular a água a arrefecer o motor... Esse é o teu problema da luz de injecção acesa.
Com a troca os consumos melhoram e o carro anda melhor...
O tal poço que falas a rondar as 3mil rpm é normal, mas nada de muito significativo.

Quanto ao bloqueio da centralina para proteger o ficheiro, nos Bravos JTD, o conhecimento que tenho é que não é possível...
Mas, mesmo assim, se bloqueado o que acontecia é que não podias abrir/ler o ficheiro que lá tinha, mas podias descarregar um ficheiro original eliminando o que tinhas lá.

O único bloqueio que acontece é quando mexem sem saber o que estão a fazer...
Mas, mesmo isso, é fácil de resolver. Bastava abrir a centralina, retirar a eprome bloqueada e colocar uma eprome nova, penso que custam 2€ cada... depois seria reprogramar a centralina com o ficheiro original.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: redspyder em 31 de Janeiro, 2012, 19:35:41
Ok, já agora sabes quanto fica um termostato.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: Artur Branco em 31 de Janeiro, 2012, 19:53:09
Na origem, não deve andar longe dos 20€.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: MomoX1 em 31 de Janeiro, 2012, 20:00:49
Ok, já agora sabes quanto fica um termostato.

Original anda a volta de 97€...
Concorrência a rondar 35€
Mas, na minha opinião, comprava de origem... :t_up:
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: Artur Branco em 31 de Janeiro, 2012, 20:05:05
Original anda a volta de 97€...
Concorrência a rondar 35€
Mas, na minha opinião, comprava de origem... :t_up:

Não fazia ideia de ser tão caro...

Tenho comprado para os FIRE e a referência de preço que tenho é por volta de 20€.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: redspyder em 31 de Janeiro, 2012, 21:16:18
Se está realmente avariado nao sei como nunca deram com esse problema. Os mecanicos de hoje em dia n valem um chavo.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: byte em 31 de Janeiro, 2012, 21:28:34
Não é os mecanicos de hoje. Porque os de hoje sabem tanto como os de à 20 anos.
A culpa é do raio dos carros que lhes deu para evoluir.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: XZ_VcK em 01 de Fevereiro, 2012, 01:13:54
Bem, também tenho um Bravo JTD como muitos já o devem saber aqui e ao ler este tópico mais me orgulho da minha unidade :uikabom:
Faz agora em Fevereiro um ano que o tenho,e os únicos problemas que tive até agora tirando manutenção normal foi o termostato avariado, já veio para a minha mão assim, e já agora, paguei 60€ já com mão de obra incluida.
De resto é sempre a fazer Kms.
A luz da injecção a mim nunca me acendeu felizmente, o que tem acontecido e me deixa-me a pensar o que será é que a luz das velas só acendem quando lhe apetece, passo a explicar:

- De manhã está frio, a resistência devia acender, mas o que acontece é que uns dias acende, outros não....mas se depois parar o carro e voltar a ligar já acende por vezes. Outras vezes acende mas fica mesmo pouco tempo acesa, só reparo porque já estou a olhar para lá para ver, muito estranho. Mas mesmo assim o carro até pega bem, mas algo de anormal se passa. De resto, o meu Bravo está com 172 mil kms e só me dá alegrias :D
Cumprimentos a todos
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: MomoX1 em 01 de Fevereiro, 2012, 07:33:48
A luz da injecção a mim nunca me acendeu felizmente, o que tem acontecido e me deixa-me a pensar o que será é que a luz das velas só acendem quando lhe apetece, passo a explicar:

- De manhã está frio, a resistência devia acender, mas o que acontece é que uns dias acende, outros não....mas se depois parar o carro e voltar a ligar já acende por vezes. Outras vezes acende mas fica mesmo pouco tempo acesa, só reparo porque já estou a olhar para lá para ver, muito estranho. Mas mesmo assim o carro até pega bem, mas algo de anormal se passa. De resto, o meu Bravo está com 172 mil kms e só me dá alegrias :D
Cumprimentos a todos


A luz da resistência acende durante breves segundos, quando rodas a chave. É perfeitamente normal o que indicas.

Anormal é não acender ou ficar itermitente durante 60 segundos.
Isso indica problemas na relé das velas ou nas próprias velas de incandescência. Fundidas ou anomalia na incandescência.
O carro continua a pegar bem, podes notar falha a pegar apenas com temperaturas negativas ou abaixo de 3ºC.
Já não sei ao certo.
Pois com essas temperaturas mais frias trabalham de forma permanente, para ajudar a queimar melhor o combustível.
Com temperaturas acima só ajudam no arranque do motor e depois desligam-se.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: MomoX1 em 01 de Fevereiro, 2012, 07:52:04
Se está realmente avariado nao sei como nunca deram com esse problema. Os mecanicos de hoje em dia n valem um chavo.

Confia no que te digo, os sintomas que indicas-te apontam para termostato avariado.
E nem sequer devias puxar pelo carro assim, o motor está sempre frio... não tem a temperatura ideal de funcionamento.
Um conselho, se gostas do teu carro informa-te mais sobre o motor...
Os motores JTD não dão grandes problemas ou basicamente nenhuns, mas se não te souberem solucionar pequenos detalhes o motor não funciona correctamente e só assim dá origem a problemas mais sérios.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: pedro303 em 01 de Fevereiro, 2012, 09:20:08
Não fazia ideia de ser tão caro...

Tenho comprado para os FIRE e a referência de preço que tenho é por volta de 20€.

Pois, quem está habituado aos FIRE e eu tambem desde o uno até aos punto, trocar o termostato é fácil e barato, mas para os JTD o termostato pelo que já vi é muito mais caro, acho que tem mais do que uma saída (só vi a imagem, nunca tive um nas mãos...)
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: Artur Branco em 01 de Fevereiro, 2012, 11:30:24
Pois, quem está habituado aos FIRE e eu tambem desde o uno até aos punto, trocar o termostato é fácil e barato, mas para os JTD o termostato pelo que já vi é muito mais caro, acho que tem mais do que uma saída (só vi a imagem, nunca tive um nas mãos...)

Quase 100€ para um termostato é obra!  :(

O EPER dá uma previsão de 58€, já com IVA.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: XZ_VcK em 01 de Fevereiro, 2012, 11:51:01



Anormal é não acender ou ficar itermitente durante 60 segundos.
Isso indica problemas na relé das velas ou nas próprias velas de incandescência. Fundidas ou anomalia na incandescência.
O carro continua a pegar bem, podes notar falha a pegar apenas com temperaturas negativas ou abaixo de 3ºC.
Já não sei ao certo.
Pois com essas temperaturas mais frias trabalham de forma permanente, para ajudar a queimar melhor o combustível.
Com temperaturas acima só ajudam no arranque do motor e depois desligam-se.

Pois mas muitas vezes não acende mesmo, não dá qualquer sinal. Vou ter de ver isso, obrigado pelo conselho ;)
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: MomoX1 em 05 de Abril, 2012, 07:27:29
Quase 100€ para um termostato é obra!  :(

O EPER dá uma previsão de 58€, já com IVA.

Onde é que viste esse preço?

Este é o Link para o motor Jtd 100 CF3 (M26) - Preço 106,31€
http://eper.fiatforum.com/eper/navi?MOD_COD=182&COUNTRY=024&GRP_COD=104&CAT_COD=1L&SBMK=F&DRIVE=D&MAKE=F&COMM_MODEL=BRO&ALL_FIG=0&LANGUAGE=5&PREVIOUS_KEY=PARTDRAWDATA&NEW_HTTP=TRUE&ALL_LIST_PART=0&SB_CODE=-1&KEY=PARTDRAWDATA&PRINT_MODE=0&EPER_CAT=SP&GUI_LANG=5&WINDOW_ID=1&SGRP_COD=2&SGS_COD=26&DRW_NUM=2 (http://eper.fiatforum.com/eper/navi?MOD_COD=182&COUNTRY=024&GRP_COD=104&CAT_COD=1L&SBMK=F&DRIVE=D&MAKE=F&COMM_MODEL=BRO&ALL_FIG=0&LANGUAGE=5&PREVIOUS_KEY=PARTDRAWDATA&NEW_HTTP=TRUE&ALL_LIST_PART=0&SB_CODE=-1&KEY=PARTDRAWDATA&PRINT_MODE=0&EPER_CAT=SP&GUI_LANG=5&WINDOW_ID=1&SGRP_COD=2&SGS_COD=26&DRW_NUM=2)

Este é o Link para o motor Jtd 105 CF2 (M25) - Preço 102,10€
http://eper.fiatforum.com/eper/navi?MOD_COD=182&COUNTRY=024&GRP_COD=104&CAT_COD=1L&SBMK=F&DRIVE=D&MAKE=F&COMM_MODEL=BRO&ALL_FIG=0&LANGUAGE=5&PREVIOUS_KEY=PARTDRAWDATA&NEW_HTTP=TRUE&ALL_LIST_PART=0&SB_CODE=-1&KEY=PARTDRAWDATA&PRINT_MODE=0&EPER_CAT=SP&GUI_LANG=5&WINDOW_ID=1&SGRP_COD=2&SGS_COD=25&DRW_NUM=2 (http://eper.fiatforum.com/eper/navi?MOD_COD=182&COUNTRY=024&GRP_COD=104&CAT_COD=1L&SBMK=F&DRIVE=D&MAKE=F&COMM_MODEL=BRO&ALL_FIG=0&LANGUAGE=5&PREVIOUS_KEY=PARTDRAWDATA&NEW_HTTP=TRUE&ALL_LIST_PART=0&SB_CODE=-1&KEY=PARTDRAWDATA&PRINT_MODE=0&EPER_CAT=SP&GUI_LANG=5&WINDOW_ID=1&SGRP_COD=2&SGS_COD=25&DRW_NUM=2)
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: redspyder em 19 de Abril, 2012, 17:57:28
Boas pessoal, como tinha prometido levei hoje o meu bolide á bosh por causa do termostato, o que me disseram é que experimentaram o carro e o ponteiro subiu 3 traços e que como o carro recebe ar quente no interior do habitaculo significa q o termostato está bom, contudo e a meu risco mandei colocar o termostato na mesma pois acredito piamente que aquilo não está bem. Depois digo qual foi o resultado, afinal de contas o ponteiro deverá estar sempre a meio e aquela luz teimosa da injecção continua a acender por alguma coisa é.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: pedro303 em 20 de Abril, 2012, 10:32:01
Boas pessoal, como tinha prometido levei hoje o meu bolide á bosh por causa do termostato, o que me disseram é que experimentaram o carro e o ponteiro subiu 3 traços e que como o carro recebe ar quente no interior do habitaculo significa q o termostato está bom, contudo e a meu risco mandei colocar o termostato na mesma pois acredito piamente que aquilo não está bem. Depois digo qual foi o resultado, afinal de contas o ponteiro deverá estar sempre a meio e aquela luz teimosa da injecção continua a acender por alguma coisa é.


Mesmo que a temperatura do liquido fique apenas a 70º em vez dos 85-90, chega sempre ar quente na solfagem, mas não significa que o termostato esteja bom.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: redspyder em 20 de Abril, 2012, 15:07:12
Exacto não é por estar assim assim que está bem.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: Vilaça 130R em 21 de Abril, 2012, 11:23:46
boas,também tenho o problema da luz de injeção e o acelerador meio marado,e o problema é o potenciometro do acelerador,está gasto,falha o contacto á centralina e acende a luz.
por vezes até acelero a fundo e o carro continua ao relanti.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: redspyder em 28 de Abril, 2012, 17:16:50
Pronto, temostato novo 198 euros com anticongelante mudado, abraçadeira nova e mão de obra. Ponteiro da temperatura a meio, luz de injecção desapareceu. Boa. :)
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: MomoX1 em 29 de Abril, 2012, 03:43:18
Pronto, temostato novo 198 euros com anticongelante mudado, abraçadeira nova e mão de obra. Ponteiro da temperatura a meio, luz de injecção desapareceu. Boa. :)

Um bocado caro...
Já tive 2 Bravos Jtd e ambos mudei por termostato original, anti-congelante e mão de obra, 130€

A abraçadeira foi cara.  :sombrero:

Mas, pronto, o que interessa é que agora está apto a melhores rendimentos e consumos.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: redspyder em 29 de Abril, 2012, 21:36:53
O iva tambem é outro, mas como dizia o termostato n é barato já de sí.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: redspyder em 11 de Maio, 2012, 21:54:02
Pessoal o carro aquece bem e anda melhor mas o ponteiro da temperatura nao é muito regular,anda sempre a meio e por vezes sobe um traço mais a acima depois desce como em queda livre ate meio, haverá algum sensor avariado ??
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: MomoX1 em 12 de Maio, 2012, 07:13:25
Pessoal o carro aquece bem e anda melhor mas o ponteiro da temperatura nao é muito regular,anda sempre a meio e por vezes sobe um traço mais a acima depois desce como em queda livre ate meio, haverá algum sensor avariado ??

Quando vires que sobe até um traço acima do meio, dá-lhe uma pancada.
Se descer com a pancada, em principio o problema é o quadrante...
Mas, aí falava com um electricista...
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: Artur Branco em 12 de Maio, 2012, 11:59:52
Quando vires que sobe até um traço acima do meio, dá-lhe uma pancada.

Isto são procedimentos de mecânica de grande precisão, que só os proprietários de FIATS conseguem realizar com eficácia!

 :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: redspyder em 12 de Maio, 2012, 13:18:31
Sim já lhe dei umas pancadas e ele desce, alias mesmo a meio mexe-se sempre um pouco, contudo se for a uma oficina dizem-me logo para trocar o quadrante e isso esta fora de questão.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: XZ_VcK em 12 de Maio, 2012, 14:51:20
O meu sofre do mesmo mal, ás vezes cola lá em cima no vermelho e lá tenho eu de andar as pancadas ao tablier  :lol: :lol:
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: luis9266 em 12 de Maio, 2012, 19:59:57
quando a ventoinha liga a temperatura desce  :t_up:
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: MomoX1 em 12 de Maio, 2012, 22:22:26
Isto são procedimentos de mecânica de grande precisão, que só os proprietários de FIATS conseguem realizar com eficácia!

 :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:



É o procedimento  :fiat:
Funciona sempre  :D :D
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: MMP em 08 de Fevereiro, 2015, 16:03:05
Boas Fiatistas,

Eu em 2013 comprei uma carrinha Fiat Marea Weekend 105 jtd doano de 2000.
Já fiz imensas reparações na carrinha mas agora estou com o problema que tanto como parece é muito comum que é a porcaria da luz da injecção.
O normal é ligar a ignição e as luzes acendem todas. Passados segundos a luz da injecção e acho que é a dos air-bags apagam. Dou ao motor de arranque e apagam todas as luzes menos a do cinto de segurança que ainda não coloquei eh eh eh.
O que está a acontecer agora.
Ignição ligada, passam vários segundos a luz do air-bag desliga mas a da injecção permanece acesa.
Dou ao motor de arranque, o carro pega e mais 5s e a luz da injecção apaga. arranco com a carrinha e passado 100m e a luz da injecção volta a acender e não apaga mais.
Não noto nenhuma diferença no andamento da carrinha nem como o motor desenvolve.
Já estou farto de ler.... leva ao mecânico.... é do termoestato.... ( a carrinha com este tempo demora uns 20m a chegar a temperatura normal de funcionamento que é com o ponteiro na horizontal).... é do MAF.... é do EGR..... é do sei lá o quê.... até já li que era da presão dos pneus (essa foi boa).


Alguem sabe ao certo porque raio essa maldita luz acende.
Agradeço info sensatas e nada de arranca em quinta ou vende o carro... cola uma fita no tablier por cima da luz que já não a ves...essas piadas que todos gostam de dar.
Agradecido,
MMP
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: Borgata em 09 de Fevereiro, 2015, 10:35:47
Troca o termóstato.

Abraço
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: MMP em 09 de Fevereiro, 2015, 19:15:22
Por um termostato original ou outro mais para frio?
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: Borgata em 09 de Fevereiro, 2015, 19:45:43
Por um original, abre aos 88°, ideal
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: NetEnforcer em 10 de Fevereiro, 2015, 11:46:41
Secalhar 20€ num cabo no ebay para veres o que a carrinha tem, é capaz de te ser mais útil.

Mas termostato é capaz de ser um bom palpite. Tive um Alfa 146 que tinha o termostato nas couves e a luz da injeção estava sempre acesa. Em andamento, o ponteiro levava ainda mais tempo que a tua carrinha a manifestar-se e o que acontecia é que o carro ligava o ventilador na 2ª velocidade, pois não tinha acesso a qualquer informação de temperatura.

Começa por aí, mas aconselhava-te um cabo, o fiat ecuscan e um computador, que assim conseguias ver com maior precisão de que se queixa o bicho!
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: MMP em 10 de Fevereiro, 2015, 17:05:40
NetEnforcer disse:
"Secalhar 20€ num cabo no ebay para veres o que a carrinha tem, é capaz de te ser mais útil.

Mas termostato é capaz de ser um bom palpite. Tive um Alfa 146 que tinha o termostato nas couves e a luz da injeção estava sempre acesa. Em andamento, o ponteiro levava ainda mais tempo que a tua carrinha a manifestar-se e o que acontecia é que o carro ligava o ventilador na 2ª velocidade, pois não tinha acesso a qualquer informação de temperatura.

Começa por aí, mas aconselhava-te um cabo, o fiat ecuscan e um computador, que assim conseguias ver com maior precisão de que se queixa o bicho!"

Podes me dizer com maior precisão que cabo é esse e como o encontro no ebay?
Depois de ter o cabo tenho de o ligar ao um pc suponho eu, e software tenho de ter no pc para ler esses dados? É especifico para a Fiat do meu modelo, tanto o cabo como o software?

Obrigado
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: MMP em 10 de Fevereiro, 2015, 17:13:08
Encontrei logo este no ebay  http://www.ebay.com/itm/VAG-KKL-FIAT-ECU-SCAN-supports-K-Line-Protocol-VAG-Fiat-Vehicle-/151538819917?pt=LH_DefaultDomain_77&hash=item23486ae34d (http://www.ebay.com/itm/VAG-KKL-FIAT-ECU-SCAN-supports-K-Line-Protocol-VAG-Fiat-Vehicle-/151538819917?pt=LH_DefaultDomain_77&hash=item23486ae34d)

É chines mas por acaso um dos lados é USB ao contrário de outros que vi.

Opiniões são bem vindas
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: NetEnforcer em 11 de Fevereiro, 2015, 01:01:11
Viva.

Esse cabo que colocaste até vem com o software e tudo.

O software permite ler diversos modelos e motores, basta escolher na listagem e ligar o cabo ao carro, que terás acesso a uma panóplia de testes e de leituras de sensores.

Sou-te sincero, não sei que porta é que a Marea usa, se ainda usa fichas antigas, salvo erro de 3 pinos, ou se usa ODB II. O meu Bravo ainda é de 3 pinos, mas é da primeira fornada. Essa marea, sendo JTD, provavelmente já deve usar uma ficha mais recente.

A ver se alguem que conheça melhor a carrinha sabe qual a porta.
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: Borgata em 11 de Fevereiro, 2015, 02:47:07
3 pinos, junto à Torre do amortecedor, lado do pendura
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: NetEnforcer em 11 de Fevereiro, 2015, 10:42:39
3 pinos, junto à Torre do amortecedor, lado do pendura

Este gajo é o maiore  :sombrero:
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: Rara em 11 de Fevereiro, 2015, 11:14:34
Este gajo é o maiore  :sombrero:

Em diesel não conheço ninguém melhor....  :yeah: :yeah: :yeah:
Título: Re: Luz de injecção no Bravo JTD
Enviado por: Borgata em 03 de Março, 2015, 11:42:41
Em diesel não conheço ninguém melhor....  :yeah: :yeah: :yeah:

Não tenhas dúvidas  :d_evil: ahahah, és um exagerado pah!

Um abraço