Autor Tópico: Luz de injecção no Bravo JTD  (Lida 35698 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

scott_bravo

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Re:Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #15 em: 14 de Janeiro, 2010, 23:06:12 »
diz algo depoix de o ires buscar ao mecanico caso contrario meto o carro na fiat para o ligarem a maquina o que eles me dizem sao 36 euros + iva so para o ligarem a maquina :(

AiRMaX

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1553
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Henriques
Re:Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #16 em: 14 de Janeiro, 2010, 23:22:36 »
e o que tem a luz de injecção a ver com os injectores?

o correcto é luz avisadora de erro na centralina..


foi-me dito por um engenheiro da fiat, que essa luz podia ser desde insuficiencia de gasolina (pouca gasolina a passar nos injectores), ate as impurezas da gasolina...

no meu caso é um problema crónico detectado em quase todos os 75 mk1...assende mas não tem nada...

se é correcto ou não, não sei...tou a vender o peixe que me venderam a mim e que alias, ja varias entidades me disseram o mesmo...
"In Nomine Dementia..." Punto GT Addicted!

||Fiat Punto EVO 1.2 69cv Blanco Divino||->Sempre a andar!

||Fiat Punto SX MK1 1.2 75cv Verde||-> Dead!


scott_bravo

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Re:Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #17 em: 15 de Janeiro, 2010, 09:43:08 »
poix o meu e um JTD 105

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re:Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #18 em: 15 de Janeiro, 2010, 19:55:56 »

foi-me dito por um engenheiro da fiat, que essa luz podia ser desde insuficiencia de gasolina (pouca gasolina a passar nos injectores), ate as impurezas da gasolina...

no meu caso é um problema crónico detectado em quase todos os 75 mk1...assende mas não tem nada...

se é correcto ou não, não sei...tou a vender o peixe que me venderam a mim e que alias, ja varias entidades me disseram o mesmo...

yup, no teu caso posso dizer que te venderam gato por lebre.. se a luz acende tens erro..

e esse engeneiro da Fiat deve ser parente do engenheiro Socrates..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

AiRMaX

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1553
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Henriques
Re:Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #19 em: 16 de Janeiro, 2010, 05:36:08 »
pois...nao sei...mas todos os 75 mk1 k vejo teem isso a nao ha problema nenhum..
"In Nomine Dementia..." Punto GT Addicted!

||Fiat Punto EVO 1.2 69cv Blanco Divino||->Sempre a andar!

||Fiat Punto SX MK1 1.2 75cv Verde||-> Dead!


fipbento

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #20 em: 19 de Janeiro, 2010, 11:11:17 »
Ola a todos novamente,

Após o meu Bravo ser ligado à máquina, indicou um erro ou avaria no sensor da temperatura do combustivel e não da temperatura do motor como vos tinha indicado no meu reply ao tópico.
O sensor foi trocado por um sensor novo.
Aparentemente andei de carro durante o fim-de-semana todo fazendo um total de 250Km aproximadamente e na mesma o carro se portou normalmente e não apresentou sintomas...
O meu espanto foi que ontem ao fim da tarde quando ia a chegar a casa, a luz acendeu outra vez  :unsure: ... Resultado, vou passar lá hoje novamente para ver o que o mecânico diz...
Depois digo-vos mais qualquer coisa...

scott_bravo

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Re:Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #21 em: 19 de Janeiro, 2010, 21:42:05 »
ja começo a pensar seriamente em puxar fogo ao meu jtd 105!!!

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re:Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #22 em: 19 de Janeiro, 2010, 22:22:33 »
ja começo a pensar seriamente em puxar fogo ao meu jtd 105!!!

ok... fazes isso longe da gente e dentro da oficina que costumas lá ir, ok?

fipbento

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #23 em: 20 de Janeiro, 2010, 12:09:42 »
ja começo a pensar seriamente em puxar fogo ao meu jtd 105!!!

Lol não é caso para isso.... mas dou razão ao LB... lol

Só tens de ter um pouco de paciência, nem que coles um autocolante por cima da luz para não a veres... se e só se o teu caso for como o meu, que realmente não reparo em nenhuma alteração de comportamento e o carro parece estar normal mesmo com a luz acesa...

De qualquer maneira vou no sábado à oficina (pois sou amigo do mecânico) ligar novamente à máquina para ver se após o sensor da temperatura do combustível ser mudado apareceu outro erro ou se é o mesmo...
Depois conto-vos mais um pouco da saga... lol acho que vou escrever um livro de terror: " A Luz assassina dos bravos" ... hahaha acho que vai ter sucesso!!!

Abraços a todos e até sábado!!!

h37al

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 23
  • Karma:
    +0/-0
Re:Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #24 em: 20 de Janeiro, 2010, 16:36:41 »
Boas,

Em resposta ao H37al: Já verificaste se são os fios que saiem da MAF danificados em algum lado?

Para o pessoal todo:
O meu bravo (jtd 105) está com o mesmo problema. Foi esta semana à oficina fazer a revisão e o mecânico ligou a centralina à maquina.
Segundo ele o erro seria do sensor de temperatura do motor. Ficou de o trocar. Entretanto pedi-lhe o numero do erro e como tenho o Autodata fui lá ver e confere.
Vou buscar o carro hoje à tarde e daqui a um dia ou dois já vos posso dar mais noticias.
É engraçado que não notei diferenças no carro a nenhum nível.

Claro que antes de mandar o carro para o mecânico me andei a informar na net e junto de alguns mecânicos que conheço.
A conclusão que cheguei é que a luz que acende além de um sinal de aviso de avaria de motor é também um sinal de erros de centralina, ou seja, sempre que essa luz acende poderá não ser avaria mas apenas um erro mais importante criado na centralina.
Claro que após consultar forums e forums e páginas concluí que os erros que fazem acender essa luz poderão ser os mais variados possíveis, desde admissão de ar, passando por problemas de motor e até problemas na linha de escape.
Só para enumerar alguns posso-vos dizer que podem ser os seguintes:

- Sensores com sujidade (qualquer sensor)
- Uma ou mais velas queimadas,
- MAF estragada ou a funcionar defeituosamente,
- Termoestato da temperatura,
- EGR suja,
- Alguma falha na linha de escape (até um furo numa panela de escape poderá fazer acender a luz devido ao facto da sonda não estar a receber valores correctos de saídas de gases),
- Oleos em falta, (desde caixa, travões/direcção a oleo do motor)
- Sensor do pedal acelerador,
- LOL, etc etc...

Enfim, o que quero dizer como conclusão é que se tiverem essa luz acesa, não inventem com desligamentos de bateria, ou desmontagens desnecessárias mas sim tentem ir a uma oficina onde possam ligar à máquina e saibam primeiro que problema é (qual o erro). Só depois deverão ver se é grave ou não, se alguma limpeza de contactos resulta, se troca de peça será melhor, e evitam confusões e às vezes gastos desnecessários. Claro que tal como aconteceu ao H37al depois da Maf o erro continuar convém passar ao provável problema seguinte, mas a partir do momento que sabem os erros, já têm um ponto de partida.

Espero ter ajudado, e desculpem lá a resposta ser tão longa mas como dizia um professor meu... "o material tem sempre razão" ... lol

Abraços bravistas!!!
Dêm noticias.


Boas a todos,

peço desculpa pela minha ausencia no forum mas as coisas aqui trabalho tem andado apertadas... :(

Qt ao carro, ainda não chegou a ir ao mecanico (por falta de tempo dele e as vezes minha) mas tenciono leva-lo durante a px semana.

Em resposta ao fipbento, o mecanico mudou a maf e "verificou" o carro todo (conforme ja tinha dito, comprei o carro a pouco tempo e essa revisão foi a "grande revisão", como tal calculo que tenha visto tb os fios.. mas é um bom ponto. vou falar com ele sobre isso ;)

Em relação ao resto, o meu carro precisa de mudar o termostato, oleos travoes, valvulina, correia distribuição, etc..... vai ser uma batulada de dinheiro!! :s mas espero que o problema se resolva.
 
Conforme o fipbento ja tinha referido, a luz da injecção pode ser os casos todos numerados e + alguns. Tb ja ouvi essa versão de outro pessoal que tem fiat..

Quanto ao acelarador, estive a "investigar" + um pouco e procurei saber o que era realmente a N75 e qual o papel dela... O papel da N75 é dar a indicação ao turbo para abrir, e calculo que no meu carro isso so esteja a acontecer qd piso a fundo! Fui saber tb alguns preços.. Não sei ainda para o JTD mas sei que para a Audi, as N75 andam a volta dos €50/€60... Calculo que para este caso seja mais barato.

Assim que tiver novis aviso.

mimos,

h37al

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 23
  • Karma:
    +0/-0
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #25 em: 18 de Fevereiro, 2010, 12:12:16 »
Boas,

o meu carro saiu finalmente da oficina na semana passada  :D :D :D
Ao que parece, todos os problemas foram resolvidos. A luz da injecção ja não acende, o carro responde melhor, sei la... lol ja parece um carrito como deve de ser! larguei bem a nota.. o arranjo ficou-me em €760!! :s mudou a correia de distribuição (pelo que diz o mecanico, a outra apesar de estar lisa, nao estava sequer acertada com o motor.. o que pode justificar o problema que eu tinha no acelarador..), termostato (calculo que aqui tenha resolvido o problema da luz de injecção), oleo dos travões, valvulina, bombitos, foles direcção e transmissão, etc.. (escrevi tudo que me lembrei lol)
Vamos la ber como é que a maquina se porta daqui para a frente!  :peido:

Abraço,  :buba:

fipbento

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #26 em: 18 de Fevereiro, 2010, 13:05:35 »
Boas,

H37al, diz algo daqui a uns tempos... a luz do meu carro andou apagada umas centenas de kilometros e voltou a acender novamente... :(
Acende sempre por pouco tempo mas lá vai acendendo.
O que tu fizeste do tipo revisão geral foi o que fiz no meu... mas a única diferença é que não mudei o termostato... E agora que penso nisso... A temperatura do carro tem andado bastante baixa, o que poderá indicar que o termostato esteja sempre aberto, poderá ser também normal por estarmos numa época fria. De qualquer maneira após o erro do sensor de temperatura do combustível e a mudança do respectivo sensor, ainda não tive tempo de ir à oficina do meu colega voltar a  ligar o carro à máquina para ver se o erro que dá agora será o mesmo ou outro.

Cumprimentos a todos, e fico feliz por ver que o teu carro já esta bom :D



h37al

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 23
  • Karma:
    +0/-0
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #27 em: 18 de Fevereiro, 2010, 15:23:23 »
Boas fipbento,

Agora so o tempo dirá se o carro esta mm bom ou não.. neste momento posso dizer-te que ja fiz 350kms com o carro e tem-se portado lindamente! :) não acende luz nenhuma, não tem comportamentos estranhos, nada! Voltando a questão da luz de injecção, passo a explicar a minha teoria por achar que pode estar relacionado com o termostato: no meu caso, a maquina acusava erro de "debimetro".. a teoria é que com o termostato avariado, envia sp uma temperatura errada para a maf (é como se o carro estivesse sp a frio..) e isso causava instabilidade no carro e maiores consumos. O meu mecanico foi "meiguinho" e começou por mudar a maf!!! :s lol portanto, se for esse o teu caso, aconselho-te vivamente a mudares 1º o termostato (saí + barato ;))
A nivel de temperatura, agora o meu carro esta sempre na temperatura ideal para o motor! sp sp sp... independetemente de estar mt frio ou calor :D
Agora estou a fazer o teste de consumo.. ;)

h37al

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 23
  • Karma:
    +0/-0
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #28 em: 18 de Fevereiro, 2010, 15:27:23 »
ahh fipbento, ja me esquecia.. já ouvi casos de ser apenas uma vela estragada, e isso acende tb a luz de injecção... Nos nossos carros, parece que aquela luz acende até por falta de ar nos pneus LOLOL   :o

mas leva isso a maquina e ve no que da.. eu vou dando noticias do meu  :t_up:

abraço,

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Luz de injecção no Bravo JTD
« Responder #29 em: 18 de Fevereiro, 2010, 15:38:40 »
começando a ver isto.... já começo a ficar assustado se compro um bravo com muitos quilómetros.....
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."