Autor Tópico: Bomba de Água e termostato.  (Lida 13340 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Delta1300

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1209
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Bomba de Água e termostato.
« em: 14 de Novembro, 2003, 14:48:29 »
Before i kick the ********** in the ass... ;(

Alguém no forum me sabe dizer aonde se localiza a bomba de àgua e o termostato?   :d_uh:

Um dos dois ta marado e desconfio mais da bomba.  :crash:
A agua é refriada no radiador... mas n é bombeada pros canais de refrigeração do motor. Acho que deve ser isto q ta a acontecer, visto que o circuito ta limpinho e há retorno de água (embora talvez apenas porque a temperatura geral sobe e consequentemente o volume de agua...também).

Talvez seja por isso também, que em certas circunstancias o bixo mande agua fora pelo respirador. Não há uma força de retorno induzida. Só talvez a "natural".

Continuo a achar que 90º/95º em AE é demais. :d_cry:  :d_cry:
« Última modificação: 14 de Novembro, 2003, 15:52:53 por Luke »
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T


Delta1300

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1209
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Bomba de Água e termostato.
« Responder #1 em: 14 de Novembro, 2003, 15:08:55 »
http://www.max1-9.com/Water_Pump.htm

Será q é isto, que pelo que me parece, esta ao pé do distribuídor e recebe agua vinda do tubo superior do radiador? :deal:  
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T


Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Bomba de Água e termostato.
« Responder #2 em: 14 de Novembro, 2003, 15:55:34 »
a bomba de agua e o termostato devem ser onde os tubos grandes de agua ligam ao motor, um liga ao termostato e o outro à bomba, se fosse um twincam poderia ter o termostato remoto mas no teu caso está no bloco (penso eu de que)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Erickson

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4446
  • Karma:
    +0/-0
Bomba de Água e termostato.
« Responder #3 em: 14 de Novembro, 2003, 22:43:30 »
Ai jasus... parece complicado de mudar a bomba  :d_uh:
Aparece hoje na A5 que tentamos localizar-te isso :P
1996 Fiat Punto 55 SX

iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Bomba de Água e termostato.
« Responder #4 em: 15 de Novembro, 2003, 00:49:10 »
:d_naughty:
A bomba está do lado direito do motor se estiveres sentado ao volante
Dela sai um tubo metalico que passa por tras do motor e vai ligar ao termostato do lado esquerdo.
Substituir a bomba é um grande pincel.
Tens muito que desmanchar só para lá chegares.
Agora pergunto...
Há barulho de rolamento gripado?
é que se não é mais provavel ser do termostato. Embora essa temperatura não me pareça muito anormal...
Atenção á valvula do radiador... pode disparar a ventoinha muito tarde e ser causa dessa purga.
128...É mais carro.My Webpage

Erickson

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4446
  • Karma:
    +0/-0
Bomba de Água e termostato.
« Responder #5 em: 16 de Novembro, 2003, 01:49:10 »
Ele pos uma válvula há pouco tempo :crash:  
1996 Fiat Punto 55 SX

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Bomba de Água e termostato.
« Responder #6 em: 16 de Novembro, 2003, 01:49:54 »
proximo passo termostato  :smash:

ou então é sacar o termostato fora ver o estado, parti-lo para ficar directo e ver se a temp baixa, se n baixar -> bomba!
« Última modificação: 16 de Novembro, 2003, 01:50:27 por Luke »
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Delta1300

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1209
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Bomba de Água e termostato.
« Responder #7 em: 17 de Novembro, 2003, 12:11:18 »
Hello.
Não pude aparecer na A5, fui pra Sesimbra.
Andei pra la a ver e de facto, era +- por aí que tinha visto a bomba de agua e é um grande pincel pra la chegar.
Não oiço barulho ao pé da bomba que seja anormal...

Portanto, será do termostato?
Acho que fazer com que fique directo, só me faria andar com temperaturas muito baixas, o que dá cabo do motor.
Não sei, vou ao sapateiro... mas acho que me vai dizer que "isso é mesmo assim! 90º é a temperatura da agua nestes carros"...

Bullshit. Ja andei em alguns fiats e em AE... nenhum é assim.
 (lol)  
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T


iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Bomba de Água e termostato.
« Responder #8 em: 17 de Novembro, 2003, 13:33:21 »
:d_roll:
Quem manda na temperatura da agua é a valvula do radiador.
o Erik disse que já foi substituida... de quantos graus é a valvula?
Na branquinha a temperatura era de 90º mas sugeriram substituir por uma de 80º e desde então nunca mais chegou aos 90º
O termostato directo não faz mal nenhum ao motor. A unica coisa que acusa é que o motor demora mais um bocado a atingir a temperatura ideal de funcionamento.
128...É mais carro.My Webpage

iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Bomba de Água e termostato.
« Responder #9 em: 17 de Novembro, 2003, 13:35:17 »
:d_smoke:
aliás o grande objectivo do termostato é só por a agua em refrigeração quando o motor atinge a temperatura de funcionamento normal.
128...É mais carro.My Webpage

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Bomba de Água e termostato.
« Responder #10 em: 17 de Novembro, 2003, 16:40:17 »
no 125 o radiador funciona bem demais, mas o 125 tem a ventoinha sempre a trabalhar..... coisa que o teu delta n tem, ve la o termostato
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Delta1300

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1209
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Bomba de Água e termostato.
« Responder #11 em: 17 de Novembro, 2003, 18:29:02 »
Citar
:d_roll:
Quem manda na temperatura da agua é a valvula do radiador.
o Erik disse que já foi substituida... de quantos graus é a valvula?
Na branquinha a temperatura era de 90º mas sugeriram substituir por uma de 80º e desde então nunca mais chegou aos 90º
O termostato directo não faz mal nenhum ao motor. A unica coisa que acusa é que o motor demora mais um bocado a atingir a temperatura ideal de funcionamento.
Iniciado..
A Valvula do radiador é uma FAE que dispara aos 82º de temperatura no radiador. Geralmente a temperatura encontra-se algo acima no motor, e é por isso q acusa 90/95º no painel de instrumentos.

Se o termostato directo fizesse isso, seria bom. No entanto, um tipo da Madeira diz que o Delta dele está sempre a ... +- 50/60 em AE, ou seja GELADO.
Suponho que a situação dele é que tem o termostato sempre aberto e portanto já não deve ser tão bom.

E mesmo em dias frios.. o carro andaria sempre frio.
Será que uns "furinhos" no termostato seriam melhor do que abri-lo todo?

Como n oiço nenhum barulho estranho na bomba de Água, então lá n deve haver problemas, penso eu de que.
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T


Delta1300

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1209
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Bomba de Água e termostato.
« Responder #12 em: 17 de Novembro, 2003, 18:30:43 »
Citar
no 125 o radiador funciona bem demais, mas o 125 tem a ventoinha sempre a trabalhar..... coisa que o teu delta n tem, ve la o termostato
É pena. Ventoínha directa, rullez... :d_grin:  
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T


pinhofarinha

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 98
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Bomba de Água e termostato.
« Responder #13 em: 17 de Novembro, 2003, 19:35:33 »
Será que:

-o radiador está entupido ou obstruído?
-o circuito de água está mal purgado?
-haverá alguma pequena fuga de água algures?

Bizarro

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 6952
  • Karma:
    +1/-0
Bomba de Água e termostato.
« Responder #14 em: 17 de Novembro, 2003, 19:47:59 »
Sesimbra... hum... aos fds tambem ando por la... aldeia do meco conheçes?  :t_up:  
small sports car...