Autor Tópico: pergunta estupida  (Lida 11280 vezes)

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Bizarro

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pergunta estupida
« em: 15 de Julho, 2003, 19:36:11 »
Com quase toda a certeza qnd começarem a ler este topico, vao dar umas boas gargalhadas, mas como diz o ditado perguntar não ofende! :)

vou ser directo: o que é o binario? nao quero explicaçoes cienficas, apenas quero que me digam o que se sente na pratica!
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Erickson

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« Responder #1 em: 15 de Julho, 2003, 19:37:03 »
Simples e directo... o binário é a força do motor :P
1996 Fiat Punto 55 SX

Bizarro

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« Responder #2 em: 15 de Julho, 2003, 19:40:37 »
entao e os cavalos onde é que entram no meio disso?  :d_lookl:  
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« Responder #3 em: 15 de Julho, 2003, 19:44:17 »
O binário é função linear (directa) da força do motor... Consequentemente, quanto mais binário, mais "força" tem um dado motor. Depende de outros factores, mas genericamente poder-se-à dizer que o binário é o responsável pela aceleração que se pode sentir num carro. Pela aceleração e não só, isto porque se o motor tiver muito binário, também não "vai abaixo" tão facilmente e tem mais resposta a baixas rotações, onde o efeito da potência não é tão notório (a potência também é função directa do binário e, consequentemente da força, mas isso já é outra coisa que não perguntaste).
« Última modificação: 15 de Julho, 2003, 19:50:31 por Gran Turismo »
"La 130 resterá sempre una gran signora."

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Bizarro

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« Responder #4 em: 15 de Julho, 2003, 19:47:31 »
continuando se o binario è a força, a potencia é o que?
podemos dizer dizer que potencia é propocional ao binario e/ou vice versa?
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« Responder #5 em: 15 de Julho, 2003, 19:48:53 »
Perguntaste agora...

A potência representa a capacidade de um dado motor em transferir energia, isto é, na prática, a capacidade de um dado motor manter uma dada (alta) velocidade, uma vez que tem que vencer uma série de forças dissipativas como seja a força deformadora dos pneus, a resistência do ar e a própria resistência dos diversos componentes mecânicos. Todos estes factores, dissipam energia do sistema (carro) e a potência do motor deve ser capaz de a compensar, quando não, o veículo perde velocidade.

Se não existissem estas forças mázinhas, não precisavamos de potência para nada, apenas de binário para acelerar indefinidamente (se bem que sem estas forças o carro também não arrancaria o que era um ciclo vicioso, não?).
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« Responder #6 em: 15 de Julho, 2003, 19:54:44 »
Citar
continuando se o binario è a força, a potencia é o que?
podemos dizer dizer que potencia é propocional ao binario e/ou vice versa?
Não, não podemos dizer nem uma coisa nem outra. Nem a potência é proporcional ao binário, nem o binário é proporcional à potência (aliás, uma coisa implica a outra...).

A potência é proporcional à força e à velocidade (rpm).

O binário é proporcional à força e a uma dada distância de aplicação desta.

Resumindo, para UM MESMO MOTOR, ter muito binário implica ter uma dada potência, função das rpm.

Mas isso não siginifica que QUALQUER motor com muita potência, tenha muito binário. Pode ter muita potência à custa de muitas rpm, como é o caso dos F1, por exemplo.

Fui mais ou menos claro?
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« Responder #7 em: 15 de Julho, 2003, 19:59:43 »
:D essas forças mazinhas ate sao bem uteis! se nao como e que fazias uma curva? ou travavas? :)

deixa ver se aprendi a licão: o binario permite-nos acelerar ate uma velocidade e a potencia manter essa velocidade? mas isto aplica-se a altas e tambem baixa velocidades? Pelo que percebi a potencia so se sente a altas velocidades/altas rpm´s?


por exemplo: se eu dizer que consegui subir determinada estrada sempre ali nos 150km/h, podemos dizer que foi graças à potencia? ou nao se pode simplificar tanto?
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« Responder #8 em: 15 de Julho, 2003, 20:01:51 »
agora é que analisei melhor, se eu subir sempre a 150km/h sao ambos que entram em funcão, certo? a potencia, por combater essas tais forças mazinhas, e o binario pelo carro nao ter morrido! ou nao?
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« Responder #9 em: 15 de Julho, 2003, 20:10:08 »
1º Quanto às forças mázinhas, ainda bem que existem, 100% de acordo. No entanto, elas não são todas da mesma Natureza, mesmo quanto aos pneus. As forças responsáveis pela aceleração (mesmo e travagem) são, essencialmente, de deformação do pneu, ao passo que as responsáveis pela aderência em curva são, essencialmente de atrito estático (eventualmente cinético de baixa velocidade, para os mais atrevidos).

2º Percebeste bem: o binário permite acelerar e a potência permite manter essa velocidade. A potência não existe "só" em dadas rpm, simplesmente dadas as proporções das forças envolvidas, para o ser humano é mais significativa nessas situações, sim.

3º Se disseres que fizeste determinada subida SEMPRE a 150 km/h, estás a dizer que tinhas potência suficiente para o fazer. Se dizeres que partiste dos 100 e chegaste aos 150, estás a dizer que tinhas binário suficiente para o fazer.

Por exemplo, pode haver carros que consigam fazer dada subida sempre a 180 (boa potência) mas que, se partirem dos 120 não consigam recuperar siginificativamente (binário mediano) e outros que, apesar de não conseguirem, por hipótese, atingir os 180 nessa subida, consigam subir dos 120 até aos 160 (bom binário).

P.S.: Claro que isto também mexe com as relações de caixa, mas estou a admitir carros iguais à excepção do motor.
« Última modificação: 15 de Julho, 2003, 20:12:48 por Gran Turismo »
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« Responder #10 em: 15 de Julho, 2003, 20:12:19 »
Citar
agora é que analisei melhor, se eu subir sempre a 150km/h sao ambos que entram em funcão, certo? a potencia, por combater essas tais forças mazinhas, e o binario pelo carro nao ter morrido! ou nao?
Não, calma. Espero que o post anterior tenha esclarecido. Para mover o carro com VELOCIDADE CONSTANTE (seja ela baixa, alta, a subir ou a descer) só precisas de potência, para acelerar (muito ou pouco, a subir ou a descer), precisas de binário.

Fiz-me entender a 100%?
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pergunta estupida
« Responder #11 em: 15 de Julho, 2003, 20:50:07 »
De facto, era um pergunta que há muito tempo estive para colocar.
Obrigado Bizarro por a teres feito
Obrigado GT por a teres esclarecido.

Daí que carros com muita cilindrada, como os Diesel não tenham muita ponta, mas numa subida acelerem bem.

Eu cá aposto que o meu Delta tem um binário Sofrível.
Aquilo em baixa e em subida... perde velocidade com muita facilidade se eu não lhe pisar um bocado a orelha direita.
E mesmo com um caixa ligeiramente curta, eu recorro muito a ela. (Mas isso também é fruto de não ser lá muito bem escalonada) :boxe:  
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T


Bizarro

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« Responder #12 em: 15 de Julho, 2003, 21:14:13 »
bem agora sim! :) finalmente percebi o que é o binario! :)

obrigado GT! :) :bjeca: ... clap..clap.... :bjeca:
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« Responder #13 em: 15 de Julho, 2003, 21:39:37 »
Eh eh eh...  :bjeca:  :bjeca:  :bjeca:  
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« Responder #14 em: 15 de Julho, 2003, 21:47:31 »
Já agora vou meter a minha colherada...
A fórmula para obter a potencia é: binário x(vezes) rpm = potência.

O meu tractor tem só 55cv. No entanto se o encostar a um muro ao ralenti ele não para: as rodas continuam a andar e abre buracos no chão com as rodas. Tem um binário muito alto.
Um F1 pode ter 600cv ás 11500rpm mas, ao ralenti, nem consegue vencer a inércia para iniciar o andamento e ´vai abaixo'.

Mas não nos enganemos: Os cavalos são tão importantes como o binário já que os cv são dependentes do binário; o que acontece é que, conforme o uso, vamos investir mais em cv ou binário. Imaginem o tractor com o binário que tem a 2500rpm, a ter o mesmo binário ás 20000rpm... ninguêm o via passar!!!

Espero não estar a induzir ninguêm em erro pois não sou profissional...