Autor Tópico: pergunta estupida  (Lida 11210 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Gran Turismo

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2574
  • Karma:
    +0/-0
pergunta estupida
« Responder #15 em: 15 de Julho, 2003, 21:51:30 »
Por que é que dizes que:

"A fórmula para obter a potencia é: binário x(vezes) rpm = potência."?

"Os cavalos são tão importantes como o binário já que os cv são dependentes do binário"?

E que rigor tem esta frase "o que acontece é que, conforme o uso, vamos investir mais em cv ou binário"? O que quer isto dizer?

Não quero estar aqui a incomodar ninguém, mas tens a certeza do que estás a dizer?
 
"La 130 resterá sempre una gran signora."

1980 - 132 2500 Diesel
1973 - 132 Special 1800
1973 - 130 Coupé 3200
1973 - 130 Berlina 3200
1978 - 131 S 1600
1977 - 132 GLS 1800
1990 - Croma Turbo i.e.
1983 - Argenta VX
1982 - Argenta 2000 i.e.

Fiatboy

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1241
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
pergunta estupida
« Responder #16 em: 15 de Julho, 2003, 22:32:14 »
Citar
De facto, era um pergunta que há muito tempo estive para colocar.
Obrigado Bizarro por a teres feito
Obrigado GT por a teres esclarecido

 :yes:

Por acaso também tinha algumas dúvidas em relação a estes conceitos, embora menos no que respeita ao binário (tinha umas luzes[embora mto apagadas :P ]).
Nunca me tinha ocorrido pô-las aqui, mas ainda bem que houve alguém k o fez (Bizarro), e alguém que as explicou (Gran Turismo)!! ;)
[size=8]Nelle situazione piú difficili mostra la FIAT che è in te![/size]


Fiat 128 1ª série

Fiat Punto HLX 16v

devilpro

  • Visitante
pergunta estupida
« Responder #17 em: 15 de Julho, 2003, 23:08:02 »
"Por que é que dizes que:
A fórmula para obter a potencia é: binário x(vezes) rpm = potência.?"

 Técnicamente o binário motor corresponde à força de torção desenvolvida por um motor e representa o produto da força tangencial resultante da combustão da mistura de ar - combustível pela distância entre o seu ponto de aplicação e o eixo de rotação da combota.  Define-se potência como a quantidade de trabalho produzida ou consumida na unidade de tempo; no caso específico dos motores, a potência é o produto do binário motor pela velocidade de rotação da combota. A unidade legal (no SI) de potência é o kW (quilowatt); o cv (cavalo vapor) é a antiga unidade de potência (no STC).
1 cv = 0,736 kW



"Os cavalos são tão importantes como o binário já que os cv são dependentes do binário"?

A potência de um motor pode ser definida como a energia útil gerado por unidade de tempo. Se o binário era a energia gerada numa explosão, a potência é, então, proporcional ao binário multiplicado pela rotação. Se a potência é proporcional ao binário multiplicado pela rotação é tabém dependente deste. Para a mesma rotação aumentando o binário aumentamos a potência, diminuindo o binário diminui a potência. Logo a potência é´"dependente do binário"

"E que rigor tem esta frase "o que acontece é que, conforme o uso, vamos investir mais em cv ou binário"? O que quer isto dizer?"

Queria dizer que para um tractor agricola precisamos de muito binário, para um formula1 precisamos de muitos cv... ou seja: Conforme a utilização que vamos dar ao motor podem ser mais importantes um alto binário ou muita potência.

"Não quero estar aqui a incomodar ninguém, mas tens a certeza do que estás a dizer?"

 :bjeca: Claro que não tenho...
 

Delta1300

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1209
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
pergunta estupida
« Responder #18 em: 15 de Julho, 2003, 23:13:22 »
(lol)
"Claro que não tenho"

 :bjeca: Cheers
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T


Gran Turismo

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2574
  • Karma:
    +0/-0
pergunta estupida
« Responder #19 em: 15 de Julho, 2003, 23:48:32 »
Citar
"Por que é que dizes que:
A fórmula para obter a potencia é: binário x(vezes) rpm = potência.?"

 Técnicamente o binário motor corresponde à força de torção desenvolvida por um motor e representa o produto da força tangencial resultante da combustão da mistura de ar - combustível pela distância entre o seu ponto de aplicação e o eixo de rotação da combota.  Define-se potência como a quantidade de trabalho produzida ou consumida na unidade de tempo; no caso específico dos motores, a potência é o produto do binário motor pela velocidade de rotação da combota. A unidade legal (no SI) de potência é o kW (quilowatt); o cv (cavalo vapor) é a antiga unidade de potência (no STC).
1 cv = 0,736 kW



"Os cavalos são tão importantes como o binário já que os cv são dependentes do binário"?

A potência de um motor pode ser definida como a energia útil gerado por unidade de tempo. Se o binário era a energia gerada numa explosão, a potência é, então, proporcional ao binário multiplicado pela rotação. Se a potência é proporcional ao binário multiplicado pela rotação é tabém dependente deste. Para a mesma rotação aumentando o binário aumentamos a potência, diminuindo o binário diminui a potência. Logo a potência é´"dependente do binário"

"E que rigor tem esta frase "o que acontece é que, conforme o uso, vamos investir mais em cv ou binário"? O que quer isto dizer?"

Queria dizer que para um tractor agricola precisamos de muito binário, para um formula1 precisamos de muitos cv... ou seja: Conforme a utilização que vamos dar ao motor podem ser mais importantes um alto binário ou muita potência.

"Não quero estar aqui a incomodar ninguém, mas tens a certeza do que estás a dizer?"

 :bjeca: Claro que não tenho...

Por acaso, fiquei mais convencido de que não tens...

Mas não haja dúvida de que a "tua" resposta está tecnicamente interessante, embora não responda ao que o Bizarro pediu...

No entanto, não vejo em que ponto(s) é que contradiz o que eu disse.
« Última modificação: 16 de Julho, 2003, 00:06:25 por Gran Turismo »
"La 130 resterá sempre una gran signora."

1980 - 132 2500 Diesel
1973 - 132 Special 1800
1973 - 130 Coupé 3200
1973 - 130 Berlina 3200
1978 - 131 S 1600
1977 - 132 GLS 1800
1990 - Croma Turbo i.e.
1983 - Argenta VX
1982 - Argenta 2000 i.e.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
pergunta estupida
« Responder #20 em: 16 de Julho, 2003, 02:44:15 »
A gerencia do Forum informa que o exame escrito da cadeira de FISICA APLICADA terá lugar amanhã pelas 18 Horas no forum Manutenção :P



Thread muito educativo! :)

uma achega....

o binário pode ser traduzido como "vontade de rodar" de um motor, ou seja capacidade de ganhar rotação

estou certo?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
pergunta estupida
« Responder #21 em: 16 de Julho, 2003, 03:00:19 »
mas acho que o GT ganha.. a resposta dele é mais "tragavel" de leitura e compreensão mais facil :P
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Erickson

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4446
  • Karma:
    +0/-0
pergunta estupida
« Responder #22 em: 16 de Julho, 2003, 10:37:26 »
Ya, isso é :P
1996 Fiat Punto 55 SX

devilpro

  • Visitante
pergunta estupida
« Responder #23 em: 16 de Julho, 2003, 11:18:40 »
Hahahahaah!

A resposta do GT foi a mais acessível e está correcta em todos os pontos. Eu quando meti a "colherada" não foi a contrariar, antes pelo contrário, o que eu disse apoia o GT, em nada o contraria.

Já agora Luke, a força com que a mistura explode no motor de combustão interna é o binário. Um motor com um determinado binário a explodir 400 vezes por minuto tem menos cavalos que o mesmo motor com o mesmo binário mas com 600 explosões por minuto. Simples, não?

 :cfp:


 

devilpro

  • Visitante
pergunta estupida
« Responder #24 em: 16 de Julho, 2003, 11:23:20 »
Nota:
Ás 18 horas lá estarei... :super:  

Gran Turismo

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2574
  • Karma:
    +0/-0
pergunta estupida
« Responder #25 em: 16 de Julho, 2003, 14:38:30 »
Citar
Hahahahaah!

A resposta do GT foi a mais acessível e está correcta em todos os pontos. Eu quando meti a "colherada" não foi a contrariar, antes pelo contrário, o que eu disse apoia o GT, em nada o contraria.

Já agora Luke, a força com que a mistura explode no motor de combustão interna é o binário. Um motor com um determinado binário a explodir 400 vezes por minuto tem menos cavalos que o mesmo motor com o mesmo binário mas com 600 explosões por minuto. Simples, não?

 :cfp:
São só estas imprecisões com as quais eu não simpatizo.

A "força" a que te estás a referir é um binário, mas não é uma força na verdadeira acessão do termo. Como sabes, o binário é função linear de uma força mas não é, em rigor, equivalente a esta.

Mesmo no outro texto referes a "força de torsão" que mais uma vez tem o siginificado de binário. Não são a mesma coisa.

Logo, a "força" com que a mistura explode é a "força" com que a mistura explode - (a mistura explode e "transforma" energia (química para mecânica), logo, nem sequer se pode falar da existência desta força (em rigor). No entanto, há uma implicação entre a energia libertada na explosão e a força do motor, devido à geometria deste (porque o trabalho realizado por uma força é uma forma de energia).

De acordo, quanto à análise do mesmo motor feita em comentário ao Luke. Não é, até, necessário que seja um mesmo motor.
« Última modificação: 16 de Julho, 2003, 14:40:28 por Gran Turismo »
"La 130 resterá sempre una gran signora."

1980 - 132 2500 Diesel
1973 - 132 Special 1800
1973 - 130 Coupé 3200
1973 - 130 Berlina 3200
1978 - 131 S 1600
1977 - 132 GLS 1800
1990 - Croma Turbo i.e.
1983 - Argenta VX
1982 - Argenta 2000 i.e.

devilpro

  • Visitante
pergunta estupida
« Responder #26 em: 16 de Julho, 2003, 16:33:18 »
Continuo a concordar com tudo...
Só disse que era a força da explosão para simplificar.

Repetindo, com legendas:
 
Técnicamente o binário motor corresponde à força de torção desenvolvida por um motor  em 'B' e representa o produto da força tangencial  resultante da combustão da mistura de ar e combustível em 'M' pela distância entre o seu ponto de aplicação 'B' e o eixo de rotação da combota 'P'. O produto deste binário pelo número de rotações do motor dá a potência do motor para essa rotação.
Mais simples que isto só na farmácia

wolfh3art

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 495
  • Karma:
    +0/-0
    • http://hugo-rodrigues.no-ip.com
pergunta estupida
« Responder #27 em: 16 de Julho, 2003, 16:44:50 »
Então ker se dizer ke as rotações do veiculo são nada mais nada menos ke a voltas ke são efecutadas no ponto  'P' (combota)? É isso? já agora alguem ke saiba ke explike o funcionamento da caixa de velocidade e de ke forma é ke interage com o ke tem sido falado no topico....
<table border=0>
<tr valign=bottom>
<td width=10>

</td>
<td>in the heart of my seicento
lives a soul of a warrior.

Seicento Sport Abarth 2001
</td>
</tr>
<tr height=12>
<td colspan=2>

</td>
</tr>
</table>

Gran Turismo

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2574
  • Karma:
    +0/-0
pergunta estupida
« Responder #28 em: 16 de Julho, 2003, 17:11:15 »
Citar
Continuo a concordar com tudo...
Só disse que era a força da explosão para simplificar.

Repetindo, com legendas:
 
Técnicamente o binário motor corresponde à força de torção desenvolvida por um motor  em 'B' e representa o produto da força tangencial  resultante da combustão da mistura de ar e combustível em 'M' pela distância entre o seu ponto de aplicação 'B' e o eixo de rotação da combota 'P'. O produto deste binário pelo número de rotações do motor dá a potência do motor para essa rotação.
Mais simples que isto só na farmácia
Simplificar, é uma coisa (tornar mais simples ou menos complicado, como queiramos). Ser inconsistente, é outra.

Binário é diferente de força. Está relacionado com, mas é diferente.

O texto (pouco rigoroso) que traduzes aqui (com legenda, obrigado) refere-se à força de torsão como sendo um binário. Aliás, refere-a como sendo o produto de uma força (esta sim, FORÇA) tangencial por uma distância. Uma muito simples análise das unidades, confirma que o produto de uma força por uma distância é um binário e NUNCA uma força (mesmo que de torsão) -  se bem que aqui o termo parece ser proveniente de outros hábitos linguísticos em que talvez seja comum a sua utilização...

O resto, já tinhas dito.
« Última modificação: 16 de Julho, 2003, 17:12:10 por Gran Turismo »
"La 130 resterá sempre una gran signora."

1980 - 132 2500 Diesel
1973 - 132 Special 1800
1973 - 130 Coupé 3200
1973 - 130 Berlina 3200
1978 - 131 S 1600
1977 - 132 GLS 1800
1990 - Croma Turbo i.e.
1983 - Argenta VX
1982 - Argenta 2000 i.e.

Bizarro

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 6951
  • Karma:
    +1/-0
pergunta estupida
« Responder #29 em: 16 de Julho, 2003, 20:19:16 »
ora agora vou dar a minha achega em fisica...

sabendo que F=mxa tambem e facil saber que F/a=m! ta tannnn! :D
small sports car...