Autor Tópico: overheat  (Lida 8180 vezes)

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Delta1300

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overheat
« em: 09 de Setembro, 2003, 18:01:23 »
Pessoal...
É normal a temperatura da agua andar sempre acima dos 90º ? Em AE geralmente fica estavel a 90º, mas basta reduzir um pouco a velocidade que ele fica a 95º. Se puxar um pouco mais sem ser em velocidade, por exemplo em localidade, sobe a cerca de 95/98º +- .

É certo que desde que tenha líquido e a ventoínha trabalhe, ele fica-se pelos 90º.
Mas houve um dia de calor que chegou a 105º. Not normal !!  

Já andei em vários Fiats e geralmente em AE a temperatura deles ronda os 70º, subindo apenas em filas ou esforços maiores.
O meu, tem sempre a ventoínha a workar.

Antes de colocar o acelarador automatico, vou averiguar se não estarão entupidos os tubos por onde circula a àgua. O radiador também será lavado.

E o termostato? será que n deixa a agua circular à vontade?

Aconselhara-me uma valvula que disparasse a ventoínha mais cedo... mas acho que isso não era solução. Apenas a fazia trabalhar a toda a hora.

 :smash:
 
Saudades do 1.3 ... agora com 1.6T


Bizarro

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overheat
« Responder #1 em: 09 de Setembro, 2003, 19:41:58 »
é da idade meu filho, é da idade...  (lol)

O meu tambem com calor aquece mais um bocadito, mas geralmente a temperatura anda sempre nos 90 e picos, faça sol ou faça chuva..
small sports car...


Delta1300

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overheat
« Responder #2 em: 09 de Setembro, 2003, 19:51:59 »
Parece que é mal de "família".
De qualquer forma... continuo a achar que não é normal e deve ter alguma solução.
O motor é colocado à frente e tem boa ventilação.

E dentro do radiador? É facil ter acumular porcaria lá dentro? O líquido foi mudado há 4000km com ajuda da lavagem por mangueira. Talvez só vá ao radiador em ultimo lugar.
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Bizarro

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overheat
« Responder #3 em: 09 de Setembro, 2003, 19:57:13 »
parece que os radiadores "entopem" um bocadito, se o mandares limpar as coisas em principio melhoram! :)
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Delta1300

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overheat
« Responder #4 em: 09 de Setembro, 2003, 20:01:57 »
Até pode ser o calcário que já lá estava... que anda a fazer das suas.
Mas cá pra mim, deve ser mais o termostato que outra coisa...
« Última modificação: 09 de Setembro, 2003, 20:02:32 por Delta1300 »
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Gran Turismo

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overheat
« Responder #5 em: 10 de Setembro, 2003, 09:49:28 »
Boas!

Não é normal, não senhor, não devia trabalhar tão quente. Sobre o termóstato, também não me parece que haja algum tipo de problema. Quando estes avariam, estão desenhados de tal forma que ficam sempre abertos e NUNCA fechados, ou seja, arrefecem demais o motor e não o contrário. Também o argumento da idade não me parece razoável, uma vez que não estou a ver nenhuma razão válida para esse sobreaquecimento devido à idade. Dos motores que uso com frequência na casa dos 30 anos (ao pé dos quais o Delta é jovem), nunca tive problemas mesmo que esteja entupido no meio do trânsito num dia de brutal calor (até com o AC ligado). Na minha opinião, deves ter mesmo um problema qualquer no radiador, provavelmente uma obstrução. O radiador tem usado líquidos próprios ou simplesmente água?
"La 130 resterá sempre una gran signora."

1980 - 132 2500 Diesel
1973 - 132 Special 1800
1973 - 130 Coupé 3200
1973 - 130 Berlina 3200
1978 - 131 S 1600
1977 - 132 GLS 1800
1990 - Croma Turbo i.e.
1983 - Argenta VX
1982 - Argenta 2000 i.e.

Erickson

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overheat
« Responder #6 em: 10 de Setembro, 2003, 18:34:05 »
Já vi termostatos colarem fechados :crash:  
1996 Fiat Punto 55 SX

Barroso127

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overheat
« Responder #7 em: 10 de Setembro, 2003, 21:43:42 »
Eu também já vi, tanto vi que até fui eu que o mudei.(ford escort 1.3)
 
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Valente-coupe

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« Responder #8 em: 10 de Setembro, 2003, 22:54:09 »
Boas aconcelho-te, antes de partires para operações mais complexas a verificares o estado da válvula do radiador na tampa.

Numa situação idêntica o problema era a válvula da tampa que tinha bloqueado na posição aberta, logo não permitia que o circuito fosse correctamente pressurizado o que prejudicava a circulação da água e fazia que o veiculo andá-se sempre a cima da temperatura ideal. :super:

Também pode ser a mola da válvula sem força para manter o circuito á pressão ideal.  :smash:  :smash:
« Última modificação: 10 de Setembro, 2003, 22:56:51 por Valente-coupe »
Regola: Un automobile sportive non ha mai spazio!
124 sport Coupe l'eccezione che conferma la regola!

Erickson

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overheat
« Responder #9 em: 10 de Setembro, 2003, 23:04:51 »
Mas o delta não tem tampa no radiador. Tem um depósito à parte e acho que não perde água.
1996 Fiat Punto 55 SX

Delta1300

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« Responder #10 em: 11 de Setembro, 2003, 01:08:06 »
Boas pessoal. Desde já obrigado pelas opiniões.
Hoje coloquei a peça do "acelarador automatico", embora sem resultados optimistas, visto que ficou na mesma. Amanhã o mecanico volta, mas isso é outra história.

Relativamente ao sobreaquecimento, ele aconselhou-me a ver a válvula do radiador, mas no sentido desta disparar a ventoínha mais cedo, ou seja, ser uma válvula de capadidade "menor".
Sinceramente não sei se esta será a medida mais acertada. Até posso tentar, mas acredito que isso poderia apenas "disfarçar" um problema que possa existir.
É que se agora, o carro facilmente chega aos 90º e a ventoínha dispara por tudo e por nada... se estiver programado pra disparar a 70º, então estará sempre a trabalhar sem parar.
Aliás, basta rolar uns 10 minutos, nem tanto para que ele se sente de perna cruzada à lareira nos 90º .


Em resposta às perguntas, GT,  tenho usado líquido anti-congelante. Não creio que haja problema por aí.

Uma situação anormal que ocorreu foi a seguinte:
- Quando a pecinha do acelarador automatico partiu, pela qual passa a água, um dos tubos continha o líquido verde de refrigeração. Algum líquido escorreu, naturalmente. Uma ou duas horas mais tarde, quando se ligou o carro, tivemos que improvisar uma ligação directa ao dep de expansão, mas por esse tubo já não saiu qualquer líquido e a temperatura esteve a 90/94º durante vários minutos, sem qualquer fluxo de líquido. No entanto, o nível de líquido no dep de expansão variou ao longo dos dias...
Estranho.

Ou seja, estarão os tubos entupidos e daí resulte uma troca de líquido refrigetante deficiente?

Estará o radiador sujo? entupido?

Estará algo que "empurre" a troca de líquido avariado?

Estou a ver que o mais certo será vazar o radiador, lava-lo à pressão e retirar tubo a tubo fazendo o mesmo.

Ou aconselham-me outro procedimento antes destes?

Obrigado a todos! :yes:  
« Última modificação: 11 de Setembro, 2003, 01:10:49 por Delta1300 »
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Delta1300

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« Responder #11 em: 11 de Setembro, 2003, 01:16:07 »
Citar
Boas aconcelho-te, antes de partires para operações mais complexas a verificares o estado da válvula do radiador na tampa.

Numa situação idêntica o problema era a válvula da tampa que tinha bloqueado na posição aberta, logo não permitia que o circuito fosse correctamente pressurizado o que prejudicava a circulação da água e fazia que o veiculo andá-se sempre a cima da temperatura ideal. :super:

Também pode ser a mola da válvula sem força para manter o circuito á pressão ideal.  :smash:  :smash:
Valente-coupe:

É possível, mas a tua ventoínha trabalhava assim que atingia os 90º, certo?
Simplesmente, as trocas de líquido eram deficientes...

Bem, aquilo que aconteceu pode ser um ponto de partida para uma situação semelhante à que me descreves.

Aonde posso adquirir uma mola/válvula ou ambos? Num "auto-qq-coisa" de peças para automóveis e tem que ser algo específico para o meu carro?

Obrigado
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SkyNet3D

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overheat
« Responder #12 em: 11 de Setembro, 2003, 14:50:37 »
No meu carro, para ver se o termostato está a funcionar, é deixá-lo aquecer e esperar que começe a voltar àgua ao depósito de expansão. Se não acontecer isso, em principio não está a funcionar.

Delta1300

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overheat
« Responder #13 em: 12 de Setembro, 2003, 00:38:22 »
Ok..
Hoje limpei tubo a tubo, cano a cano, usando compressor. Duma parte aparafusada ao bloco do motor aonde se atarracham varias fichas e aonde a àgua sai pra ir para o acelarador automatico... saiu porcaria até dizer chega. Basicamente estava obstruida a 100%. Ok, 99,5%. Até preto saiu. :d_evil:
Depois lá enchi o dito cujo com agua del cano só pra testar, mas infelizmente agora o mal é outro. Quando fui dar a voltinha pro teste... ele sobreaqueceu a 110º praí, somente a rolar... pelo que pensei que fosse o nível de àgua ainda não ser o mesmo, mas o que se passa è que a Ventoínha não disparou , nem dispara.  :buaaa:

Amanhã vou tentar o truque de shuntar as fichas da ventoínha e averiguar se a valvula n deu o berro de vez.

Por outro lado , surgiu um ruido estranho junto do acelarador automatico, pelo que vou desliga-lo para ver se vai à vida.

Mas preocupante mesmo é a ventoínha...pois não posso andar com o carro assim, a menos que esteja a trabalhar a toda a hora.

More news to come...  :smash:  :smash:
« Última modificação: 12 de Setembro, 2003, 00:38:59 por Delta1300 »
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Valente-coupe

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« Responder #14 em: 12 de Setembro, 2003, 03:02:56 »
Por causa de uma voltinha não deveria ser necessário a ventoinha trabalhar para manter a temperatura abaixo dos 90º <_<  <_<

relativamente ás tampas o ideal seria experimentares uma tampa do vaso de expansão pois tambem est pode prejudicar a pressurização do circuito, podes comprara em qualquer loja auto, mas se pedires emprestado fica mais barato (a um carro igual).
« Última modificação: 12 de Setembro, 2003, 03:03:59 por Valente-coupe »
Regola: Un automobile sportive non ha mai spazio!
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