Fiatistas

Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: Tiffosi em 21 de Julho, 2010, 15:47:38

Título: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Tiffosi em 21 de Julho, 2010, 15:47:38
Como encontrar o óleo de motor mais apropriado


Existem os mais variados óleos de motor que satisfazem as mais variadas especificações. Aqui encontrará o que significam as especificações mais importantes para óleos de motor.

ACEA: As diferentes aplicações dos óleos de motor descrevem-se através de letras com a classificação europeia ACEA (Associação dos Construtores Europeus Automóvel)


API: As classes API (American Petroleum Institute) classificam os óleos de motor de acordo com as exigências americanas e critérios de qualidade exigidos. A classificação corrente API para óleos de motor a gasolina é a SM. Actualmente os veículos ligeiros a Diesel não estão classificados com a norma API.

SAE: A norma SAE (Society of Automotive Engineers) descreve através de um conjunto de números, as propriedades de viscosidade (fluidez) de um lubrificante a diferentes temperaturas. Assim, um óleo de motor SAE 0W-30 descreve com o primeiro número a fluidez “fina” a baixas temperaturas. Quanto mais baixo for o número, melhor pode fluir o óleo de motor a baixas temperaturas e assim chegar mais rapidamente aos pontos de lubrificação importantes do motor. O segundo número identifica a fluidez a altas temperaturas.


Motores a Gasolina

A1: Categoria de óleos de motor que permitem economia de combustível “Fuel economy” de extrema baixa viscosidade “High Temperature High Shear” (HTHS, < 3,5 mPas). As classes de viscosidade recomendadas são XW-30 e XW-20.

A2: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade.

A3: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade com utilização mais severa do que A2. Supera A2 no respeitante ao “Noack” (perdas por evaporação), limpeza dos pistões e estabilidade à oxidação.

A5: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade. Cumpre ACEA A3 mas com inferior viscosidade HTHS. Num motor de teste tem que ser comprovada uma economia de combustível ≥ 2,5% em comparação com um óleo 15W-40 de referência.


Motores a Diesel

B1: Categoria de óleos de motor com economia de combustível “Fuel-economy” de extrema baixa viscosidade “High Temperature High Shear” (corresponde a A1).

B2: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade.

B3: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de baixa viscosidade. Supera ACEA B2 no respeitante ao desgaste, limpeza dos pistões e estabilidade da viscosidade em condições elevadas de fuligem.

B4: Nova categoria para motores Diesel com injecção directa.

B5: Similar ao ACEA B4, mas com inferior viscosidade HTHS. Num motor de teste tem que ser comprovada uma economia de combustível ≥ 2,5%, em comparação com um óleo 15W-40 de referência.

C1: Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,5%. Com rebaixado HTHS.

C2: Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,8%. Com HTHS > 2,9 mPas.

C3: Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,8%. Com HTHS > 3,5 mPas.

C4: Introduzida em 02/2007. Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,5%. Com HTHS ≥ 3,5 mPas.

Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: elson em 09 de Dezembro, 2010, 23:55:28
Ja agora se me permites, gostava de te poder ajudar...



 :help: :help: :help: :help: API: As classes API (American Petroleum Institute) classificam os óleos de motor de acordo com as exigências americanas e critérios de qualidade exigidos. A classificação corrente API para óleos de motor a gasolina é a SM. Actualmente os veículos ligeiros a Diesel não estão classificados com a norma API.



API:As letras agarradas a norma api dizem-nos 2 coisas, a primeira letra corresponde ao tipo de combustivel utilizado no motor, S para gasolina e C para diesel, a segunda letra diz-nos em quantos testes o oleo passou, por em um SM passou em todos os testes "e mais um" que um oleo SL, quanto mais alta for a 2ª letra mais testes o oleo conseguiu superar. A mesma coisa para o diesel, mas temos que ter em conta que a letra dos gasolina esta mais avançada que a dos diesel, por em uma das letras mais altas "um dos melhores oleos" para motores a gasolina e um SM em quanto para o diesel ja e um CF


 :help: :help: :help: :help: SAE: A norma SAE (Society of Automotive Engineers) descreve através de um conjunto de números, as propriedades de viscosidade (fluidez) de um lubrificante a diferentes temperaturas. Assim, um óleo de motor SAE 0W-30 descreve com o primeiro número a fluidez “fina” a baixas temperaturas. Quanto mais baixo for o número, melhor pode fluir o óleo de motor a baixas temperaturas e assim chegar mais rapidamente aos pontos de lubrificação importantes do motor. O segundo número identifica a fluidez a altas temperaturas.


SAE A norma SAE (Society of Automotive Engineers) descreve através de um conjunto de números, as temperaturas de funcionamento a que um oleo deve funcionar, havendo 2 tipos de oleo, os mono graduados e os mais recentes, multigraduados. os monograduados ja quase nao são usados, sao aplicados para maquinas tipo industrial "compressores de ar etc" com um tipo de trabalho muito especifico.
os multi graduados tem uma maior amplitude termica de funcionamento.
Basicamente os numeros antes do W diz-nos a temperatura minima a que um oleo pode trabalhar" valor esse que tem que ser visto numa tabela, quanto maior e o numero mais proximo e do zero a temp minima de funcionamento, o W quer dizer winter "inverno", e os numeros que vem depois do W são a temperatura ambiente maxima admissivel no local onde o motor vai funcionar.

deixo aki uma tabela para poderem ver as temperaturas dos diferentes tipos de oleo
(http://img221.imageshack.us/img221/2504/oilgraph2lz7.jpg) (http://img221.imageshack.us/i/oilgraph2lz7.jpg/)
A viscosidade nada tem a ver c estes 2 numeros. E verdade que um 15w40 a partida e mais viscoso que um 5w40, mas isso e uma coisa que vem por a crescimo. a viscosidade tem que ser vista numa tabela propria, variando de marca para marca como por ex:
ESSO Superflo SL 10W-40 134 18.1 150

Agip SUPER SL 10W-40 100 14.6 152

o esso 1ow40 tem uma viscosidade de 150 a 40º e de 18.1 a 100º de temperatura, com um indice de viscosidade de 134 enquanto o agip tambem 10w40 e um pouco mais viscoso a 40º"tendo um valor de 152"  mas muito mais fina a 100º  "14.6" tendo o indice de viscosidade mais baixo.
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: BlacKsNaKe em 16 de Dezembro, 2010, 11:18:34
Bom post elson!  :hail:
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Tiffosi em 16 de Dezembro, 2010, 16:51:14
Obrigado pela correcção  :t_up:
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: elson em 27 de Dezembro, 2010, 23:33:39
tunk´s

Aqui fioca uma tabela muito interessante sobre a viscosidade dos oleos.

em 1º tem a marca, depois os valores dizem respeito a viscosidade a 40Graus, o 2º a 100graus e o 3º valor e o indice de viscosidade.



Somehow I found these info on an oil web and you may be interested as a reference info

Brand Grade cSt 40'C cSt 100'C VI

BP Visco 7000 Turbo Diesel 0W-40(全) 80.0 14.5 190

BP Visco 7000 Sport 5W-40(全) 77.8 12.6 174

BP Visco 7000 Sport 15W-50(全) 114 17.5 184

BP Visco 7000 Special 0W-30(全) 69 12.1 ---

BP Visco 7000 GM 0W-30(全) 72.0 12.2 167

BP Visco 7000 FE 0W-30(全) 53.0 9.4 159

BP Visco 7000 0W-40(全) 80.0 14.5 190

BP Visco 5000 FE 5W-30(半) 84.0 10.5 162

BP Visco 5000 5W-40(半) 84.0 14.3 175

BP Visco 3000 10W-40(半) 108.5 14.3 156

BP Visco 2000 15W-40(礦) 112.0 14.4 140

BP Visco Supreme 5W-30(全) 60.46 10.85 173

BP Visco Supreme 10W-30(全) 64.04 10.30 149

BP Visco Sport 5W-30(半) 65.81 11.08 161

BP Visco Sport 10W-30(半) 70.25 10.57 138

BP Visco Sport 10W-40(半) 94.0 14.2 155

BP Visco Sport 20W-50(半) 163.0 18.7 129

BP Super V 20W-50(礦) 154.0 18.0 130

-----------------------------------------------------------------------------

BP VISTRA 4T 500J 5W-40(全) 87.0 13.6 168

BP VISTRA 4T 300J 15W-50(半) 110.6 15.5 145

BP VISTRA 4T 200J 20W-50(礦) 138.7 15.8 139

BP SUPER 4T 20W-50(礦) 165.6 18.7 127

-----------------------------------------------------------------------------

BP VISTRA 2T 500 2T(全) 63.3 10.3 151

BP VISTRA 2T 300 2T(半) 89.7 12.4 132

BP VISTRA 2T 200 2T(礦) 73.91 10.75 133

============================================================

MOBIL 1 SuperSyn 0W-20(全) 43 8.4 165

MOBIL 1 SuperSyn Enhanced Fuel Economy 0W-30(全) 56 10.3 175

MOBIL 1 SuperSyn European Car Formula 0W-40(全) 80 14.3 187

MOBIL 1 SuperSyn Higher-Mileage Vehicle 10W-30(全) 62 10.0 147

MOBIL 1 SuperSyn Performance Driving 15W-50(全) 125 14.7 153

MOBIL 1 SuperSyn Newer Vehicle Formula 5W-30(全) 56 10 167

MOBIL 1 Extreme 0W-40(全) 71 13.5 196

MOBIL 1 Fully Synthetic 5W-50(全) 102 17.3 187

MOBIL SUPER S 10w-40(半) 89.4 13.7 155

MOBIL SUPER 15W-50(半) 141 18.2 146

MOBIL Drive Clean Plus 5W-30(半) 65.1 10.9 159

MOBIL Drive Clean Plus 10W-30(半) 75.0 11.4 145

MOBIL Drive Clean Plus 5W-30(半) 96.9 14.1 150

MOBIL Drive Clean Oil 5W-20(礦) 47 8.3 153

MOBIL Drive Clean Oil 5W-30(礦) 62 10.5 159

MOBIL Drive Clean Oil 10W-30(礦) 70 10.4 134

MOBIL Drive Clean Oil 10W-40(礦) 97 14.0 147

MOBIL Drive Clean Oil 20W-50(礦) 162 18.1 124

MOBIL Drive Clean Oil 30(礦) 100 11.5 105

-----------------------------------------------------------------------------

MOBIL 1 Racing 4T 5W-50(全) 103.3 17.3 184

MOBIL 1 MX4T 10W-40(全) 86.0 13.8 164

MOBIL 1 V-Twin 20W-50(全) 130.0 17.7 150

MOBIL Super 4T 15W-50(礦) 137.5 17.4 139

-----------------------------------------------------------------------------

MOBIL 1 MX2T 2T(全) 90 13.7 152

MOBIL Racing 2T 2T(全) 52.0 9.3 160

MOBIL Extra 2T 2T(半) 61.0 9.3 160

MOBIL Super 2T 2T(礦) 62.7 8.9 146

=======================================================================

ESSO Ultron SL 5W-40(全) 84 14.2 175

ESSO Ultra SL 10W-40(半) 97 14.4 156

ESSO Uniflo SL 10W-40(半) 98 14.4 156

ESSO Uniflo SL 15W-40(半) 107 14.4 141

ESSO Uniflo SL 20W-50(半) 171 19.1 127

ESSO Superflo SL 5W-30(礦) 62 10.4 158

ESSO Superflo SL 10W-30(礦) 70 10.4 135

ESSO Superflo SL 10W-40(礦) 134 18.1 150

ESSO Superflo SL 15W-50(礦) 145 19.1 152

ESSO Superflo SL 20W-50(礦) 171 19.1 127

-----------------------------------------------------------------------------

ESSO 4T GOLD SJ 10W-40(半) 86 13.8 164

ESSO 4T GOLD SH 15W-50(半) 133 19.4 166

ESSO 4T GOLD SJ 20W-50(半) 130 17.8 150

ESSO 4T PACE SJ 10W-40(半) 92 14.4 154

ESSO 4T POWER SG 10W-40(礦) 98 14.4 156

ESSO 4T POWER SG 15W-40(礦) 107 14.4 141

ESSO 4T POWER SG 15W-50(礦) 145 19.1 152

ESSO 4T POWER SG 20W-50(礦) 172 19.0 125

ESSO 4T SF 20W-40(礦) --- 15.0 ---


-----------------------------------------------------------------------------


ESSO 2T Low Smoke 2T(礦) 55 8.8 135

ESSO 2T 2T(礦) 63 8.7 110

=======================================================================

Exxon Superflo 5W-20(礦) 47 8.3 153

Exxon Superflo 5W-30(礦) 62 10.4 158

Exxon Superflo 10W-30(礦) 70 10.4 135

Exxon Superflo 10W-40(礦) 96 14.1 147

Exxon Superflo 20W-50(礦) 172 19.0 125

=======================================================================

SHELL Helix Ultra 5W-40 (全) 76.3 13.8 187

SHELL Helix Plus 10W-40(半) 105.3 15.3 152

SHELL Helix Standard 15W-40(礦) 106.2 14.3 140

SHELL Helix Standard 15W-50(礦) 128.5 17.8 154

-----------------------------------------------------------------------------

SHELL Advance Ultra 4 10W-40(全) 82.8 14.3 186

SHELL Advance VSX 4 10W-40(半) 94.3 14.0 152

-----------------------------------------------------------------------------

SHELL FormulaShell Motor Oil SL 20W-50(礦) ---

SHELL FormulaShell Motor Oil SL 10W-40(礦) ---

SHELL FormulaShell SB Motor Oil SL 5W-30(半) ---

SHELL FormulaShell SB Motor Oil SL 10W-30(半) 68.9 10.6 140

SHELL FormulaShell Synthetic Motor Oil 5W-30(全) 57.47 10.51 ---

SHELL FormulaShell Synthetic Motor Oil 10W-30(全) 62.7 10.41 ---

=======================================================================

Agip TECSINT SX 0W-40(汽全) 78 14 182

Agip TECSINT 5W-30(汽全) 64.5 11.4 165

Agip TECSINT SL 5W-40(汽全) 94 14.3 158

-----------------------------------------------------------------------------

Agip EXTRA HTS 5W-40(汽全) 89 14.1 163

Agip EUROSPORTS 5W-50(汽全) 100 18.5 206

Agip SINT 2000 10W-40(汽半) 94 14.1 154

Agip SINT EVOLUTION 0W-30(汽半) 73 12.0 162

Agip SINT EVOLUTION 5W-40(汽半) 93 14.1 155

Agip SUPER SL 10W-40(汽半) 100 14.6 152

Agip RACING 10W-60(汽全) 160 23.5 177

-----------------------------------------------------------------------------

Agip F.1 SUPERMOTOROIL 15W-40(汽礦) 109 14.5 130

Agip F.1 SUPERMOTOROIL 15W-50(汽礦) 138 18.3 147

Agip F.1 SUPERMOTOROIL 20W-50(汽礦) 160 18 130

-----------------------------------------------------------------------------

Agip RACING Formula 4T 5W-40(機全) 96 14.7 158

Agip RACING Formula 4T 20W-50(機全) 160 20.4 149

Agip RACING Formula 4T 10W-60(機全) 160 23.5 177

Agip City Formula 4T 10W-40(機半) 94 14.1 154

Agip Super 4T 15W-50(機礦) 128 17.7 148

Agip Super 4T 20W-50(機礦) 171 20 112

Agip TEC 4T 10W-40(機礦) 95 14.1 154

Agip TEC 4T 15W-50(機礦) 128 17.6 150

========================================================================

Calube Top 1 5W-50(汽全) 114 18 175

Calube Top 1 10W-60(汽全) 180 26 185

Calube Top 1 10W-40(汽半) 95 14.5 160

-----------------------------------------------------------------------------

Calube Racing 4T 10W-50(機半) 130 19.1 168

Calube Powcal 4T 15W-50(機礦) 141 18.2 146

Q8 FORMULA F1 SJ 10W-50(氫) 159 19.9 145

Q8 FORMULA EXCEL SL 5W-40(氫) 97 15.6 171

Q8 FORMULA TOP 10W-40(汽半) 97 14.9 160

Q8 FORMULA RALLYE 15W-40(汽半) 115 15.4 141

-----------------------------------------------------------------------------

Q8 MOTO SBK RACING 4T 15W-50(機全) 131.1 19.7 173

Q8 MOTO SBK 4T 15W-50(機半) 142 19.1 153

Q8 SCOOTER Class 4T 10W-40(機半) 102 15 154

=======================================================================

FINA FORMULA GT 10W-60(全) 168.6 24.6 178

FINA FIRST 5W-50(全) 122.3 19.0 176

FINA FIRST 0W-40(半) 75.0 13.0 176

FINA FIRST 5W-40(半) 85.0 14.0 170

FINA EXCEL 10W-40(半) 101.9 14.3 145

=======================================================================

ELF MOTO 4 WINNER 10W-50(全) 110 18.5 180

ELF MOTO 4 SPORT SP 10W-40(全) 110 15.7 152

ELF MOTO 4 SPORT 5W-50(全) 143 18.4 145

ELF MOTO 4 POWER 20W-50(礦) 162 18 122

-----------------------------------------------------------------------------

ELF MOTO 2 WINNER 2T(合) --- 9.5 140

ELF MOTO 2 SPORT SP 2T(半) --- 13.7 114

ELF MOTO 2 SPORT 2T(半) --- 9.6 137

ELF MOTO 2 POWER 2T(礦) --- 9.5 125

=======================================================================

TOTAL Quartz 9000 0W-40 (全) 75 13 176

TOTAL Quartz 9000 5W-40 (全) 88 14.5 172

TOTAL Quartz 9000 10W-50(全) 115 17 164

TOTAL Quartz 7000 10W-40(半) 100 14.5 150

TOTAL Quartz 7000 15W-50(半) 143 18.5 146

TOTAL Quartz 5000 15W-40(礦) 110 14.5 135

TOTAL Quartz 5000 15W-50(礦) 173.5 19.6 130

TOTAL Quartz 5000 20W-50(礦) 156 17.0 117

TOTAL Quartz 4000 20W-50(礦) 155 17.0 120

=======================================================================

P-CANADA GOLD 5W-30 (氫) 61.9 10.7 199

P-CANADA GOLD 10W-30(氫) 69.4 10.6 149

P-CANADA GOLD 10W-40(氫) 105.2 15.3 153

P-CANADA GOLD 15W-40(氫) 107.5 14.29 153

P-CANADA GOLD 20W-50(氫) 130.2 18.7 163

-----------------------------------------------------------------------------

P-CANADA GOLD 2T(氫) 24.0 5.0 143

=======================================================================

Repsol Rally Racing 5W-50(全) 116.5 18.7 180.4

Repsol Elite Competicion 5W-40(全) 90 14.6 155

Repsol Elite Multivalvulas 10W-40 95 14.3 140

Repsol Elite Inyeccion 15W-40 107 14.5 125

Repsol Elite Super 20W-50 150 18 120

Repsol Elite TDI 15W-40 111 14.6 125

Rspsol Elite 50501 TDI 5W-40 90 14 150

-----------------------------------------------------------------------------

Repsol Moto 4T 15W-50 128 17.3 130

Repsol Sintetico 4T 10W-40 97 14.3 140

-----------------------------------------------------------------------------

Repsol Transmisiones 2T 74 11.5 130

Repsol Moto Scooter 2T 78 11 120

=======================================================================

MOTUL 300V FACTORY LINE 5W-40(機全) 73.5 13.6 196

SPORT 10W-40(機全) 78 13.9 171

4T COMPETITION 15W-50(機全) 127 17.5 155

POWER RACING 5W-30(汽全) 69 12 173

POWER 5W-40(汽全) 71 14 198

CHRONO 10W-40(汽全) 79.5 13.5 174

COMPETITION 15W-50(汽全) 128 17.8 154

Le Mans 15W-60(汽全) 179 24 164

Excellence 無限級(汽全) --- 160

-----------------------------------------------------------------------------


-----------------------------------------------------------------------------

MOTUL 2100 POWER + 15W-50(汽半) 131 17.8 149

-----------------------------------------------------------------------------

MOTUL 3000+ 10W-40(機半) 89.7 13.8 157

MOTUL 3000 4T 20W-50(機半) 155 17.5 123

-----------------------------------------------------------------------------

MOTUL 4100 TURBOLIGHT 10W-40(汽半) 97 14.2 149

POWER 15W-50(汽半) 136 17.5 143

POWER 20W-50(汽半) 166 18.3 123

-----------------------------------------------------------------------------

MOTUL 5100 ESTER 10W-40(機半) 91 13.6 151

10W-50(機半) 121 17.8 164

15W-50(機半) 131.5 17.5 147

-----------------------------------------------------------------------------

MOTUL 6100 SYNERGIE 5W-40(汽全) 90 14.4 166

10W-40(汽半) 96.7 14.3 153

15W-50(汽半) 138 18.5 151

-----------------------------------------------------------------------------

MOTUL 8100 E-TECH 0W-40(汽全) 79.9 14 182

0W-30(汽全) 60.4 10.5 164

-----------------------------------------------------------------------------

MOTUL SCOOTER 4T 5W-40(機全) 91.8 14.2 160

10W-40(機半) 95 14.4 157

-----------------------------------------------------------------------------

MOTUL 800 RACING 2T(機全) 120.2 15.5 135

MOTUL 600 2T(機全) 45 8.5 167

MOTUL 510 POWERLUBE 2T(機半) 48.7 8.2 142

-----------------------------------------------------------------------------

MOTUL SCOOTER POWER 2T(機全) 54.5 9.5 158

MOTUL SCOOTER 2T(機半) 53 8.3 130

MOTUL BIO 2T(機全) 40 8 160

MOTUL MOTOMIX 2T(機礦) 63.5 9.3 125

-----------------------------------------------------------------------------

MOTUL KART GRAND PRIX 2T(機全) 127 16.4 139

MOTUL KART RACING 2T(機全) 137 17 135

-----------------------------------------------------------------------------

MOTUL MICRO 2T(機全) 180 30 213

=======================================================================

Red Line SJ 10W-40(半) 102 15.3 159


Lemfourder SJ 5W-40(全) 82.4 13.8 162

=======================================================================

JB German Oil Exclusiv V-0 0W-30(全) 53.5 9.6 166

JB German Oil Formula XXL 0W-40(全) 78 13.5 175

JB German Oil Super F1 5W-40(全) 97.8 15.1 162

JB German Oil Super F1 Racing 5W-50(全) 130 20 175

JB German Oil Super F1 Racing plus 10W-60(全) 163 24 179

JB German Oil Dynamic TDI 5W-40(半) 92.5 14.5 163

JB German Oil LL-Spezial 5 5W-30(半) 54 10.5 188

JB German Oil Longlife P-5 5W-40(半) 85 14.3 175

JB German Oil MIG 2000 MOS2 10W-40(半) 98 14.4 152

JB German Oil Power F2 10W-40(半) 94 13.1 153

JB German Oil Evolution F3 High-Tech 15W-40(礦) 106.1 14.6 142

JB German Oil Multigrade Super D SLX 15W-40(礦) 104.4 14.3 140

JB German Oil Super HD 5 15W-50(礦) 136 18.2 150

JB German Oil Super HD MoS2 15W-40(礦) 143 18 142

JB German Oil Hightech Truck 10W-40(礦) 93 13.7 150

JB German Oil Lightrun 2000 S 10W-40(礦) 85 13.5 160

JB German Oil Turbo 3000 D Truck Speed 15W-40(礦) 105.5 14.5 141

-----------------------------------------------------------------------------

JB German Oil Grand Prix Formula 500 10W-40(機全) 92 14 155

JB German Oil Grand Prix Plus 10W-60(機全) 163 24 179

JB German Oil Scooter Young Power 10W-40(機半) 102 14.8 152

JB German Oil Super Bike Formula 20W-50(機礦) 150 17.2 124

-----------------------------------------------------------------------------

JB German Oil Outboard High Speed TC-W3 2T(機全) 45 7.3 124

JB German Oil Racing Cross Power 2T(機半) 59 9.5 140

JB German Oil Scooter Young Power Formula 2T(機半) 59 9.5 140

JB German Oil Super Cross Grand Prix 2T(機半) 62 10.5 160

========================================================================

Veedol SYNTRON SJ 0W-30(全) 68.5 12.1 176

Veedol POWERTRON SL 5W-30(半) 69 11.9 171

Veedol SUPER X-TRON SJ 10W-40(半) 97.1 14.3 155

Veedol SYNTHETIC Z SJ 10W-60(全) 165.5 24.3 179

Veedol SUPER X SJ 15W-40(礦) 114.9 14.5 134

=======================================================================

Castrol syntec SL 5W-50(全) 110 17.5 175

Castrol Super Racing 0W-40(全) 73.6 12.9 177

Castrol Super Racing 5W-50(全) 114.5 18.9 185

Castrol TXT 10W-40(半) ---

Castrol TST M 10W-40(半) 98.63 14.25 148



=======================================================================

OMEGA A66 SJ 5W-40(氫) 120 14.6 152

OMEGA A99 SJ 10W-60(氫) 170 19 165

OMEGA S5 SJ 10W-40(氫) 100 15.5 150

OMEGA S6 SJ 10W-50(氫) 129 18 154

OMEGA S7 SJ 5W-50(氫) 141 15.2 168

OMEGA F22 SJ 15W-50(氫) 129.1 17.1 144

OMEGA F23 SJ 10W-40(氫) 93.6 14.5 160

OMEGA F26 SJ 5W-50(氫) 81 14.1 180

OMEGA F27 SJ 5W-60(氫) 101.3 17.4 189

=======================================================================

LIQUI MOLY Racing Synth 4T SH 10W-60 (全) 163 24 179

========================================================================

SPEED MASTER F1 PRO SPEED RACING 10W-60(全) 116 17.9 172

SPEED MASTER PRO RACING SPECIAL 5W-50(全) 103.5 19.3 209

SPEED MASTER F1 SPEED RACING 15W-50(全) 116 17.9 172

SPEED MASTER RACING SPECIAL 5W-50(全) 117 18 171

SPEED MASTER SPECIAL STAGE SJ 10W-40(全) 104 15.4 157

SPEED MASTER RECORD SJ 15W-50(全) 147 20 172

SPEED MASTER ADVANTAGE SJ 10W-40(半) --- 14.5 152

SPEED MASTER TOURING SPECIAL HD SJ 15W-40(半) --- 14.6 148

SPEED MASTER SUPER SPORTS HD SJ 15W-50(半) --- 14.6 161

=======================================================================

COMMANDER JET 5W-50 (全) --- 19 200

COMMANDER JET 10W-40(全) --- 13.9 174


Conoco Hydroclear Super All Season SL 5W-20(氫) 50 8.5 147

Conoco Hydroclear Super All Season SUPER 5W-30(氫) 66 11 158

Conoco Hydroclear Super All Season SUPER 10W-30(氫) 69 10.4 134

Conoco Hydroclear Super All Season SUPER 10W-40(氫) 97 14.2 150

Conoco Hydroclear Super All Season SUPER 30(氫) 99 11.8 110

Conoco Hydroclear Super All Season SUPER 40(氫) 136 14.2 102

-----------------------------------------------------------------------------

Conoco Hydroclear High Performance SL 20W-50(氫) 173 18.8 122

-----------------------------------------------------------------------------

Conoco Syncon High Performance Synthetic 5W-30(全) 66 11.5 170

Conoco Syncon High Performance Synthetic 10W-30(全) 69 11.0 150

-----------------------------------------------------------------------------

Conoco Hydroclear Power-D SL 15W-40(氫) 128 15.4 126

Conoco Hydroclear Power-D SL 10W-30(氫) 84 11.8 133

Conoco Hydroclear Power-D SL 30(氫) 90 11 103

Conoco Hydroclear Power-D SL 40(氫) 128 13.5 101

Conoco Hydroclear Power-D SL 50(氫) 180 16.9 99

-----------------------------------------------------------------------------

Conoco Hydroclear XHP 2-Cycle 2T(氫) 25.5 5.1 ---

=======================================================================

Pennzoil Performax SJ 5W-40(汽全) 94.8 14.7 162

Pennzoil Performax SJ 10W-40(汽全) 91 14 158

Pennzoil Performax SJ 15W-50(汽全) 134 18.9 160

Pennzoil Performax SJ 10W-60(汽全) 144 22.3 184

Pennzoil Performax SJ 10W-40(汽全) 93.1 14.1 156

=======================================================================

QUAKER STATE Full Synthetic 5W-30(全) 56.8 10.5 177

QUAKER STATE Full Synthetic 10W-30(全) 61.9 10.5 160

QUAKER STATE Full Synthetic 5W-50(全) 104.8 18.2 193

QUAKER STATE High Horsepower 5W-30(半) 60.2 10.5 165

QUAKER STATE High Horsepower 10W-30(半) 68.6 10.6 143

QUAKER STATE High Horsepower 20W-50(半) 159.7 18.3 128

QUAKER STATE 4X4 SUV Trucks 5W-30(半) 60.6 10.5 164

QUAKER STATE 4X4 SUV Trucks 10W-30(半) 68.7 10.5 140

QUAKER STATE 4X4 SUV Trucks 10W-40(半) 97.4 14.7 157

QUAKER STATE 4X4 SUV Trucks 15W-40(半) 115 16 145

QUAKER STATE Higher Mileage 5W-30(半) 68.91 12.2 176

QUAKER STATE Higher Mileage 10W-30(半) 79.33 12.2 150

QUAKER STATE Higher Mileage 10W-40(半) 108.02 16 159

QUAKER STATE Peak Performance 5W-20(礦) 45.5 8.1 151

QUAKER STATE Peak Performance 5W-30(礦) 64.1 10.7 159

QUAKER STATE Peak Performance 10W-40(礦) 99.9 14.4 148

QUAKER STATE Peak Performance 10W-30(礦) 69.1 10.5 139

QUAKER STATE Peak Performance 20W-50(礦) 167.6 18.1 120

QUAKER STATE Single Grade 10W(礦) 40 6.3 114

QUAKER STATE Single Grade 20W-20(礦) 62.1 8.8 117

QUAKER STATE Single Grade 30(礦) 94.2 11.1 101

QUAKER STATE Single Grade 40(礦) 134.5 14 102

=======================================================================

TOP 1 EVOLUTION FULLY SYNTHETIC RACING 10W-60(全) 157.2 24.5 189

TOP 1 SMO 8000 FULLY SYNTHETIC MOTOR 5W-50(半) 132.2 19.9 173

TOP 1 SMO 8000 FULLY SYNTHETIC MOTOR 15W-50(半) 131.5 19.5 169

TOP 1 SYNTHETIC MOTOR OIL HP 20W-50(半) 185 21 149

TOP 1 SUPER SYN BLEND 10W-40(半) 112 14.7 135

TOP 1 SUPER SYN BLEND 20W-50(半) 175 18.8 149

TOP 1 EXTRA LONG RANGE (XLR) HDMO 15W-40(礦) 130 15 145

TOP 1 HIGH PERFORMANCE PCMO 20W-50(礦) 167 18.2 122

TOP 1 HEAVY DUTY HDMO 40(礦) 170 14 90

-----------------------------------------------------------------------------

TOP 1 EVOLUTION FULLY SYNTHETIC MOTOR 15W-50(全) 119.4 19.2 182

TOP 1 SMO-MC SYNTHETIC MOTORCYCLE OIL 20W-50(半) 175.3 19.3 126

-----------------------------------------------------------------------------

TOP 1 SMO-2T SYNTHETIC MOTORCYCLE OIL 2T(半) 61.6 9.3 ---

========================================================================

Chevron ECO SJ 10W-30(礦) 59.0 10.8 156

Chevron ECO Heavy Duty SJ 15W-40(礦) 108.8 15.5 151

Chevron ECO Heavy Duty SJ 30(礦) 108.6 12.3 104

Chevron ECO Heavy Duty SJ 40(礦) 159.7 16.1 105

-----------------------------------------------------------------------------

Chevron Custom SF 10W-40(礦) 95 14.4 156

Chevron Custom SF 15W-40(礦) 111 14.7 137

Chevron Custom SF 20W-50(礦) 152 17.4 125

Chevron Supreme SJ 5W-20(礦) 45.5 8 148

Chevron Supreme SJ 5W-30(礦) 64.8 10.8 159

Chevron Supreme SJ 10W-30(礦) 73.5 10.8 135

Chevron Supreme SL 10W-40(礦) 104 14.8 148

Chevron Supreme SL 15W-40(礦) 106.9 14.5 140

Chevron Supreme SJ 20W-50(礦) 176 19.0 122

Chevron Supreme SJ 30(礦) 82 10.3 108

Chevron Supreme SJ 40(礦) 128 14.0 107

Chevron Supreme Semi-Synthetic SJ 10W-40(半) 100.7 14.3 146

Chevron Supreme Synthetic Blend SJ 5W-30(半) 64.5 10.8 159

Chevron Supreme Synthetic Blend SJ 10W-30(半) 71.9 10.8 139

Chevron Supreme Synthetic SJ 5W-30(全) 67.9 10.4 161

Chevron Supreme Synthetic SJ 5W-40(全) 87.7 13.7 158

Chevron Supreme Synthetic SJ 10W-30(全) 66.3 10.4 146

Chevron Supreme Diesel 10W-40(礦) 101 14.2 144

-----------------------------------------------------------------------------

Chevron RPM Heavy Duty 15W-40(礦) 116 15.6 140

Chevron RPM Heavy Duty 10W-30(礦) 79.1 11.1 129

Chevron RPM Heavy Duty 10W(礦) 48.4 7.0 110

Chevron RPM Heavy Duty 30(礦) 101 11.5 101

Chevron RPM Heavy Duty 40(礦) 150 15.0 100

Chevron RPM Heavy Duty 50(礦) 217 19.3 101

-----------------------------------------------------------------------------

Chevron Delo 400 Synthetic SJ 0W-30(全) 52.2 10.3 190

Chevron Delo 400 Synthetic SJ 5W-40(全) 94.5 15.6 175

Chevron Delo 400 Multigrade SJ 15W-40(半) 116 15.6 134

Chevron Delo 400 SL 10W-30(半) 70 11.1 150

Chevron Delo 400 SJ 10W(半) 55 8.1 109

Chevron Delo 400 SJ 20(半) 68 8.9 104

Chevron Delo 400 SJ 30(半) 105 12.1 104

Chevron Delo 400 SJ 40(半) 146 14.9 102

Chevron Delo 400 SJ 50(半) 225 18.4 98

========================================================================

Havoline Motor Oil SL 5W-20(礦) 45.5 8.0 148

Havoline Motor Oil SL 5W-30(礦) 64.8 10.8 159

Havoline Motor Oil SL 10W-30(礦) 73.5 10.8 135

Havoline Motor Oil SL 10W-40(礦) 104 14.8 148

Havoline Motor Oil SL 20W-50(礦) 176 19 122

Havoline Motor Oil SL 30(礦) 82.0 10.3 108

Havoline Motor Oil SL 40(礦) 128 14.0 107

Havoline Synthetic Blend SL 5W-30(半) 64.5 10.8 159

Havoline Synthetic Blend SL 10W-30(半) 71.9 10.8 139

Havoline Synthetic SJ 5W-30(全) 58.1 10.5 172

Havoline Synthetic SJ 5W-40(全) 87.7 13.7 158

Havoline Synthetic SJ 10W-30(全) 61.4 10.1 151

-----------------------------------------------------------------------------

Havoline Two-Cycle Engine Oil TC-W3 2T(半) 46.5 7.3 119

========================================================================

Texaco Ursa Premium TDX 10W-30(半) 70 11.1 150

Texaco Ursa Premium TDX 15W-40(半) 106 15.4 138

Texaco Ursa Premium TDX 30(半) 105 12.1 104

Texaco Ursa Premium TDX 40(半) 146 14.9 102

Texaco Ursa Super Plus 10W(半) 48.4 17.6 110

Texaco Ursa Super Plus 30(半) 101 11.5 101

Texaco Ursa Super Plus 40(半) 150 15.0 100

Texaco Ursa Super Plus 50(半) 217 19.1 101

Texaco Ursa Super Plus 10W-30(半) 79.1 11.1 129

Texaco Ursa Super Plus 15W-40(半) 116 15.6 140

========================================================================

CPC 9000 Motor Oil MB 5W-40(全) 82.16 13.69 171

CPC 9000 Motor Oil SJ 5W-50(全) 115.7 18.05 174

CPC 9000 Motor Oil SJ 10W-40(全) 93.1 14.11 156

CPC 9000 Motor Oil SL 10W-40(全) 92.1 14.16 158

CPC 9000 Motor Oil SH 10W-40(全) 93.1 14.12 156

CPC MIRAGE-9000 SJ 10W-40(全) 93.1 14.1 156

CPC MIRAGE-9000 SJ 15W-50(全) 138.9 18.49 150

CPC TURBO SJ 15W-40(半) 93.6 14.17 156

CPC Motor Oil SJ 15W-40(半) 108.6 14.60 138

CPC Fully Synthetic Racing Oil SG 10W-40(全) 88.7 13.70 158

CPC Commercial Car Motor Oil CH4 5W-50(全) 105.5 17.2 178

CPC RV Motor Oil SL (休旅車用) 0W-40 77.9 13.9 185

CPC Exotic Motor Oil SJ (香榭) 5W-50(半) 109.3 17.80 181

CPC Low-Noise Motor Oil SJ (超靜音) 5W-50(全) 108.0 17.80 183

CPC Green Motor Oil SJ (環保) 5W-50(全) 105.4 18.00 190

-----------------------------------------------------------------------------

CPC Motor Oil HDX 10W-50 120.0 17.92 166

CPC Motor Oil HDX 15W-40 108.9 14.68 139

CPC Motor Oil HDX 20W-40 117.8 13.66 113

CPC Motor Oil HDX 20W-50 157.7 17.94 126

CPC Motor Oil HDX 10W-30 68.2 10.70 146

CPC Motor Oil HDX 10W 40.25 6.35 106

CPC Motor Oil HDX 20W-20 65.6 8.67 104

CPC Motor Oil HDX 30(礦) 102.6 11.58 100

CPC Motor Oil HDX 40(礦) 156.4 15.26 98

CPC Motor Oil HDX 50(礦) 216.7 19.96 98

CPC Super Duty Motor Oil 10W(礦) 38.40 6.30 113

CPC Super Duty Motor Oil 15W-40(礦) 114.9 15.28 139

CPC Super Duty Motor Oil 20W-20(礦) 61.5 8.52 110

CPC Super Duty Motor Oil 30(礦) 111.2 12.44 103

CPC Super Duty Motor Oil 40(礦) 150.2 15.20 102

CPC Super Duty CF2 Motor Oil 40(礦) 146.6 15.04 103

CPC Super Duty Motor Oil HB 30(礦) 104.0 11.80 102

CPC Super Duty Motor Oil HB 40(礦) 150.0 15.20 102

CPC Super Duty CF Motor Oil 10W(礦) 38.80 6.38 114

CPC Super Duty CF Motor Oil 15W-40(礦) 114.7 15.18 138

CPC Super Duty CF Motor Oil 20W-20(礦) 60.9 8.47 110

CPC Super Duty CF Motor Oil 30(礦) 108.8 12.31 104

CPC Super Duty CF Motor Oil 40(礦) 149.1 15.13 102

CPC Superfleet Special Motor Oil 15W-40(礦) 111.7 15.12 141

CPC Superfleet CF4 Motor Oil SG 15W-40(礦) 111.5 15.08 141

CPC Superfleet D5 Synthetic Oil SG 15W-40(半) 114.1 15.20 139

CPC Superfleet E3 Synthetic Oil SJ 15W-40(半) 114.1 15.20 139

CPC Superfleet CH4 Motor Oil SJ 15W-40(礦) 112.9 14.94 137

-----------------------------------------------------------------------------

CPC 4T Motorcycle Oil RT SJ(迅雷) 10W-40(半) 93.7 14.17 156

CPC 4T Motorcycle Oil RW(勁風) 30(礦) 102.6 11.60 100

-----------------------------------------------------------------------------

CPC Low Smoke Two Stroke Engine Oil(環保)20 2T(半) 57.5 8.50 121

CPC Low Smoke Two Stroke Engine Oil 20 2T(礦) 53.4 8.41 131

=======================================================================

NUTEC NC-40 5W-30 55.6 10.5 181

NUTEC NC-41 10W-50 118 19.3 180

NUTEC NC-50 10W-50 98.5 17.4 194

NUTEC NC-51 0W-30 41.2 9.3 206

NUTEC NC-20 10W-40 97.0 15.56 171

OMV FULL SYN 5W-40(全) 89.6 14.5 169

OMV FULL SYN SJ 0W-40(全) --- 13.9 170

OMV FULL SYN SJ 10W-50(全) 112 19.7 180

OMV SYN COM 5W-40 (半) --- 14.3 155

OMV SYN COM 10W-40(半) 105 14.4 141
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: spyshagg em 28 de Dezembro, 2010, 09:33:48
MOBIL SUPER S 10w-40(半) 89.4 13.7 155

este é o meu :)

pena não ter nessa lista o selenia 20k para comparar


cumps
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: rafa1985 em 23 de Fevereiro, 2011, 14:26:36
Boas.
Pretendo mudar o olro do meu G P 1.3 90 cv mtj, e estou inclinado para o Shell Hellix Ultra Diesel 5w40.
Será uma boa escolha?

Bons Posts.

Abraço  :)
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Tiffosi em 09 de Março, 2011, 18:10:57
Para o Punto a Fiat recomenda óleo com as seguintes especificações

Lubrificante totalmente sintético de graduação

SAE 5W- 30

Contractual Technical Reference N° F510.D07

Qualificação FIAT 9.55535-S1
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: pgainf em 25 de Junho, 2011, 16:37:43
Greetings!

O Shell Ultra Diesel para os 15.000km é bom nas calmas.
30.000km poderá ser já arriscado.
Confiava mais no Selénia wr para isso. Mas custa quase o dobro do preço (2Lt 44€).
Por isso troca o óleo de 15.000 em 15.000.

Se fizeres pouco 'pára-arraca' podes ir aos 20.000 calmamente com o Shell Ultra Diesel, porque este ao ter a norma MB229.5 é pensado para 30.000km, se for usado em regimes calmos.
 
Parece que esse óleo está em promoção no Jumbo.

Os óleos mesmo os chamados long life, são pensados para os 30.000km ou 1 ano.
Se pensas que estás a fazer algum bem em comprares um óleo super caro para trocares o óleo apenas  quando fizeres 30.000km ou até mesmo 50.000km, mas depois demoras 2 ou 3 anos a chegares lá, estás a contribuir para teres problemas no futuro quando o carro tiver mais kilometragem.

Todos os óleos falam sempre xxx de kilometros ou 1 ano!

Trocar de óleo mais vezes não faz mal nenhum ao motor.

Os óleos 5w30 são pensados para poupar combustivel (+2.5%) e normalmente para as mudanças de óleo longas 20.000km+). Mas para o calor do verão (40º) não são a melhor escolha.

O 5W (quer dizer viscosidade winter (inverno) o 30 Summer (Verão).
Quando está super calor, um valor mais elevado é mais aconselhado senão o óleo fica demasiado liquido (alguns dizem que parece água). Isto em alguns motores leva a que o óleo 'desapareça' havendo um maior consumo de óleo.

No verão para países como a Alemanha o terminar em 30 serve, mas não leves o carro para Marrocos (que por cá com estes dias quentes é o que parece).  

Não estou a dizer que um 5w30 não seja super, mas pagas por algo que até pode não fazer sentido quando está +40 graus ao sol.

Nos EUA até usam óleos 5w20 no inverno, quando está tudo congelado lá fora, para que o motor atinga a temperatura ideal de funcionamento mais rápido, e pegue mais fácilmente.

Cumprimentos
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: DeltaCR em 07 de Julho, 2011, 22:39:26
e óleo Xenum 7,5W40 Cerâmico??
ou grafitado??? já ouviram falar??? :d_naughty:
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: pgainf em 09 de Julho, 2011, 02:48:04
Óleo da Ucrânia deve ser porreiro...

Mas não deve ser barato.

Lê as normas e prepara-te para esvaziares a carteira.
Eu só pagava mais de 35€ se tivesse escrito mb229.5, mas fazia no máximo 20.000km.
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Artur Branco em 09 de Julho, 2011, 11:56:28
Os óleos 5w30 são pensados para poupar combustivel (+2.5%) e normalmente para as mudanças de óleo longas 20.000km+). Mas para o calor do verão (40º) não são a melhor escolha.

O 5W (quer dizer viscosidade winter (inverno) o 30 Summer (Verão).
Quando está super calor, um valor mais elevado é mais aconselhado senão o óleo fica demasiado liquido (alguns dizem que parece água). Isto em alguns motores leva a que o óleo 'desapareça' havendo um maior consumo de óleo.

Andas perto... Mas estás a fazer alguma confusão!

Estás a falar de óleos multi-grade, ou seja, óleos que pelas suas caracteristicas variam a sua viscosidade conforme a temperatura de trabalho!
Tomemos por exemplo o óleo que o meu carro gasta: 5W30

Estamos a falar de um óleo que a frio tem uma viscosidade equivalente a um single-grade de 5W e que a 100ºc tem uma viscosidade cinemática equivalente a um single-grade de 30. Nos SAE é ainda medido o valor da viscosidade a 150ºc.

Deixo-te aqui a tabela dos testes SAE J300 para teres uma ideia dos valor de temperatura versus viscosidade:

http://www.finalube.com/reference_material/SAE_Viscosity_Grades_For_Engine_Oils.htm (http://www.finalube.com/reference_material/SAE_Viscosity_Grades_For_Engine_Oils.htm)

Abraço  :t_up:

Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Tiffosi em 11 de Julho, 2011, 14:52:53
Óleo da Ucrânia deve ser porreiro...


Será Urania?

Mas não deve ser barato.

Lê as normas e prepara-te para esvaziares a carteira.
Eu só pagava mais de 35€ se tivesse escrito mb229.5, mas fazia no máximo 20.000km.


MB não é sinónimo de qualidade é uma referência mercedes benz, pode ser incompatível ou inferior as referências Fiat.
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Luke em 11 de Julho, 2011, 15:10:56
cada fabricante tem as suas tolerâncias, e como tal as suas próprias referencias de óleo! as referências mb só servem quando se está a comprar óleo para fogareiros :P
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Bizarro em 02 de Outubro, 2011, 22:43:22
Para quem quer saber o que significam as especificações da FIAT para os óleos.

FIAT 9.55535-G1   Qualification for gasoline engine lubricants granting fuel economy and extended drain

FIAT 9.55535-G2   Qualification for gasoline engine lubricants with standard characteristics.

FIAT 9.55535-H2   Qualification for gasoline engine lubricants, granting high performances and high viscosity at high temperatures

FIAT 9.55535-H3   Qualification for gasoline engine lubricants granting very high performances.

FIAT 9.55535-D2    Qualification for Diesel engine lubricants with standard characteristics.

FIAT 9.55535-M2   Qualification for lubricants with extended drain

FIAT 9.55535-N2   Qualification for lubricants with a very good characteristics for turbocharged engines, Diesel and gasoline, with extended drain.

FIAT 9.55535-S1   Qualification for Diesel and gasoline engine, with exhaust treatment system, lubricants, granting fuel economy and extended drain.

FIAT 9.55535-S2   Qualification for Diesel and gasoline engine, with exhaust treatment system, lubricants, with extended drain..


 Mais info:

http://www.flitalia.it/en/fl/manuale/en/omot_0201.htm (http://www.flitalia.it/en/fl/manuale/en/omot_0201.htm)
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: pgainf em 06 de Outubro, 2011, 20:03:51
Greetings!

Vi este novo óleo da GM / Opel.
É aconselhado pela marca para os motores Multijet.

http://forum.autohoje.com/boxes/335-usos-e-propriedades-dos-oleos-139.html#post1065999774 (http://forum.autohoje.com/boxes/335-usos-e-propriedades-dos-oleos-139.html#post1065999774)

Está a um óptimo preço!

http://www.texoleo.com/OPEL-Dexos-2-5W30-5Lt (http://www.texoleo.com/OPEL-Dexos-2-5W30-5Lt)

Cumprimentos!

(http://cdn.webshopapp.com/f/zzcidp/opel-motorolie-5w30-dexos-2-synthetisch-oe-ref-194.jpg)

Andei a pesquisar e encontrei isto. Pode ser útil para esclarecer algumas dúvidas.

http://www.alfaowner.com/Forum/1504469-post7.html (http://www.alfaowner.com/Forum/1504469-post7.html)
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Carlos1965 em 10 de Outubro, 2011, 09:16:36
Olá

Gostava de saber a vossa opinião sobre qual o melhor oleo para um motor 1.9 JTD de 2003, será de manter o "famoso" Selenia mas caro como tudo, ou existe no mercado outro oleo que seja recomendado e seja tão bom como o Selenia?

Obg
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Tiffosi em 10 de Outubro, 2011, 15:41:41
Os óleos que cumpram as especificações do construtor e sejam de marca conceituada são bons para esse motor. Eu continuo a preferir Selènia.
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Borgata em 06 de Novembro, 2011, 19:49:11
Para os óleos há um que me surpreendeu bastante, nunca usei, mas são as especificações bem a cima da média.

(http://www.motorcardirectory.co.uk/img/317.jpg)

Award Winner 2009 World MotorSport Symposium: "Most Innovative New Product"
Award Winning: "High Performance Advanced Formulations"
"Sponsors" de 6 dos melhores "Teams" do BTCC (British Touring Car Championship)

Único com as especificações API CH-4 /CI-4 !!!


(http://img715.imageshack.us/img715/7488/img5798z.jpg)


http://www.millersoils-online.co.uk/ (http://www.millersoils-online.co.uk/)



Realmente bons!
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: er.loves fiat em 27 de Novembro, 2011, 20:57:42
encontrei oleo selenia TD 30 € 5 litros, 10w40 !!

e óleo GM 10w40 5L  21 €
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Borgata em 27 de Novembro, 2011, 21:04:32
Isso é bom preço!
Aonde?
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: MOTORFIRE em 19 de Janeiro, 2012, 15:08:48
Com o óleo 5w30 100%Sintético  no Punto 55 sx notei uma diminuição de consumo de combústivel de cerca de de 0.5 litros até 1 litro e um aumento de consumo de óleo de motor para o dobro, cerca de 5 litros a cada 5 mil km.

Com o óleo 10w40 semi sintético na mesma viatura o consumo de óleo é de 2,5 litros a cada 5 mil Km e o consumo de combústivel aumentou cerca de 0,5 litros até 1 litro.
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: alvaro carvalho em 08 de Março, 2012, 17:09:00
Boas.
Depois de me debruçar sobre este bom post, gostava  q alguem me dissesse qual os oleos das marcas Bp, Castrol, Shell ou outro q seja facil de encontrar nos Hipers q pode substituir o Selenia 20K 10w 40 q é o recomendado p o meu Fiat Punto 1.2 16V  Mk2 a gasolina de 6/2003.
Comprei-o ha 2 meses e queria mudar o oleo mas nao queria Selenia pois por vezes custa mais e é mais dificil de arranjar.

Obrigado
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Artur Branco em 08 de Março, 2012, 23:07:12
Podes optar pelo Shell Helix HX7.

É um óleo de base sintética de boa qualidade e cumpre com a norma Fiat 9.55535G2.

Usei este óleo durante muito tempo nos meus carros, antes de ter o Grande Punto!
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: alvaro carvalho em 09 de Março, 2012, 10:49:35
Podes optar pelo Shell Helix HX7.

É um óleo de base sintética de boa qualidade e cumpre com a norma Fiat 9.55535G2.

Usei este óleo durante muito tempo nos meus carros, antes de ter o Grande Punto!

Boas.
Segui o teu conselho e passei pela Norauto, tinha lá o Shell Helix HX7 em promoçao a 26,90€ comprei sem olhar para traz.
É a menos de metade do Selenia 20K...
Cumprimentos
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Artur Branco em 09 de Março, 2012, 11:32:19
Boas.
Segui o teu conselho e passei pela Norauto, tinha lá o Shell Helix HX7 em promoçao a 26,90€ comprei sem olhar para traz.
É a menos de metade do Selenia 20K...
Cumprimentos

 :t_up:
Título: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Tiffosi em 23 de Março, 2012, 17:37:21
O MERCADO GLOBAL DOS ÓLEOS BASE


TENDÊNCIAS FUTURAS

Como sabemos, a indústria de óleos lubrificantes está intimamente ligado ao petróleo bruto e aos processos de fabricação de óleos base, que variam em função da qualidade do crude, dos diferentes processos de fabricação e do grau de qualidade pretendido, em função da sua futura utilização: para motores de automóveis, para aplicações industriais ou para processo, por exemplo. Julgamos pois que conhecer os diferentes factores que afectam este mercado global, é fundamental para quem se dedica ou quer entender, a actividade de recolha, tratamento e reencaminhamento dos óleos lubrificantes usados para correctos destinos finais.

Não querendo ser exaustivo na explicação, julgo importante dar a conhecer alguns aspectos de natureza técnica. A matéria-prima do óleo base mineral é o crude que passa por vários processos de refinação de forma a extrair-lhe componentes indesejáveis tais como parafinas, enxofre e azoto.
Ao longo deste processo, moléculas de hidrocarbonetos não saturadas, isto é que não estão completamente preenchidas, são eliminadas ou convertidas em moléculas mais estáveis.
O crude passa por um processo de destilação em vácuo, em que as suas diversas “fracções” são separadas por faixas de viscosidade. As fracções que são destinadas à produção de óleos base são posteriormente processadas usando diferentes combinações de procedimentos, que abordaremos mais tarde, e que dependerão da utilização a que vai estar sujeito o lubrificante. De qualquer forma, os óleos lubrificantes minerais podem ser classificados, de acordo com sua origem, em parafínicos, nafténicos e aromáticos, não sendo os primeiros adequados para fins de lubrificação. Estes diferentes tipos apresentam propriedades próprias que os indicam para umas aplicações e que os contra indicam para outras. Não faz portanto sentido dizer que um óleo é melhor do que outro por ser parafínico ou nafténico. A título de exemplo, os óleos parafínicos apresentam um maior índice de viscosidade (menor variação da viscosidade em função da temperatura) do que os nafténicos.

Naturalmente que as preocupações de natureza ambiental tanto por parte das pessoas como das empresas, que têm levado à aplicação de leis mais restritivas, por um lado, e o constante desenvolvimento tecnológico, por outro, têm exigido lubrificantes de qualidade superior, logo, melhores óleos base e consequentemente, o desenvolvimento de novas tecnologias que aumentem o grau de refinação desses mesmos óleos base.
Genericamente, as mais exigentes especificações requeridas para os produtos finais obrigam os óleos base a ter:
Menor viscosidade, de forma a reduzir o atrito interno do lubrificante e permitir um aumento de economia de combustível;
Menor volatilidade, para reduzir o consumo de lubrificante;
Maior estabilidade à oxidação térmica, visando ao aumento do período utilização do lubrificante;
Melhor Índice de viscosidade, de forma a manter o desempenho tanto em baixa como em alta temperatura, satisfazendo as especificações requeridas pelos modernos equipamentos, especialmente motores automóveis.

Exactamente atendendo às necessidades de qualidade da indústria automóvel, o API (American Petroleum Institute) nos Estados Unidos e a ATIEL (Association Technique de L’Industrie Europeanne des Lubrifiants) na Europa, adoptaram um sistema de classificação, com a finalidade de uniformizar as especificações dos óleos base, a nível Global, tendo sido adoptados três parâmetros como referência: Teor de Enxofre, Teor de Saturados e o Índice de Viscosidade (I.V.).

Segundo esses critérios, foram criados cinco grupos:

Grupo I – Via de utilização de um Solvente - Os óleos básicos deste grupo são geralmente produzidos utilizando um solvente (processos de extracção de aromáticos e desparafinação por solvente, com ou sem hidroacabamento) e são os menos refinados da classificação. São uma mistura, não uniforme, de diferentes cadeias de hidrocarbonetos e têm sido utilizados para formular a maioria dos óleos para automóvel.

Grupo II – Hidrorefinação - São muito utilizados para fabricação de óleos para motor. Apresentam boa volatilidade e estabilidade à oxidação, sendo regulares no que se refere à fluidez e à viscosidade a baixa temperatura. São produzidos principalmente na América do Norte, onde representam à volta de 45% do mercado.

Grupo III – Hidroprocessamento e Refinação - são produzidos pelo processo de “Hidrocraking” e, apesar de não terem modificações químicas especiais, têm um excelente desempenho numa grande variedade de propriedades, como uniformidade molecular e estabilidade. São utilizados para fabricação de óleos lubrificantes sintéticos e semi-sintéticos, produzidos principalmente na Europa e na Ásia.

Grupo IV – Reacções Químicas - são obtidos através de reacções químicas das matérias-primas sintéticas, como Poli-Alfa-Olefinas (PAOs). Esses produtos, combinados com aditivos, oferecem um excelente desempenho. Têm uma composição química estável e cadeias moleculares uniformes.

Grupo V – Neste grupo encontramos os óleos base nafténicos, além de ésteres sintéticos e poliésteres. São principalmente utilizados para desenvolvimento de aditivos e em processos petroquímicos.

Grupo VI – Foi criado exclusivamente para abrigar um tipo de olefina fabricado na Europa, chamado de Poli-internal Olefina (PIO), a fim de simplificar os processos de aprovação.

Tendências mundiais

O aumento das exigências tecnológicas e ambientais tornaram os óleos base de Grupo I obsoletos, não podendo mais ser utilizados em lubrificantes de alto rendimento para motores, devido ao seu teor de enxofre, à sua alta volatilidade, às suas insuficientes propriedades a baixa temperatura e ao seu baixo índice de viscosidade. Assim, há obviamente uma tendência crescente de aumento da produção de óleos base dos Grupos II e III, sendo porém consenso que os óleos base do Grupo I ainda terão uma participação representativa no mercado, por longo tempo, noutras aplicações.
Ao mesmo tempo tem-se verificado uma redução do número de refinarias que produzem óleos base, bem como um aumento do número de refinarias com “hidrocraking”, podendo produzir tanto combustíveis como óleos base o que, em períodos de alta volatilidade de preços do crude, lhes permite focar a sua produção nos combustíveis, aumentando a rentabilidade da refinaria, em detrimento da produção de óleos base.

Este é um factor que tem levado a um aumento significativo no preço dos óleos base virgens.
Assim, a subida do preço dos lubrificantes acabados, conduzidos pelo aumento de preço dos óleos base, o seu upgrade em qualidade e o ainda baixo valor obtido pelos óleos usados, permitem a rentabilidade do “Rerefining” (regeneração a que chamamos re-refinação e tratado num anterior artigo), processo muito semelhante ao de refinação do petróleo bruto e que permite obter, a partir de óleos lubrificantes usados, óleos base refinados, de qualidade idêntica ou superior à dos chamados óleos base virgem.

Se podemos afirmar que o futuro nos vai trazer lubrificantes com maior grau de pureza, baixa volatilidade e uma maior vida útil, somos também da opinião que existe um enorme potencial de crescimento para a re-refinação, tanto mais que, segundo dados da revista Lubes’n Greases, são recolhidos por ano, globalmente, 16,5 milhões de toneladas, cerca de metade dos óleos lubrificantes usados disponíveis, mas apenas 2,6 milhões (16%) vão para re-refinação, resultando daí 1,6 milhões de óleos base.

Como tal, a qualidade dos óleos base continuará a evoluir para satisfazer cada vez mais as necessidades do exigente consumidor do século XXI, protegendo o ambiente e tirando partido do aproveitamento dos óleos usados….

Porque o óleo tem mais vidas…

Fonte: Auto Motor (http://www.automotor.xl.pt/Default.aspx), por Aníbal Vicente, Gerente da Sogilub
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Bravobravissimo em 16 de Maio, 2012, 18:26:12
Um carro que normalmente lhe metem óleo mineral depois, passam a meter sintético na primeira mudança vão reparar que come um bocadito, depois estabiliza :)
O meu é a gasolina e anda com óleo de motores a gasol --
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: vitor oliveira em 07 de Dezembro, 2012, 00:10:10
carros recentes e com FAP nunca se esqueçam de seguir os requisitos  de fabrica ... pois os óleos cada vez estão mais específicos para cada motor ... inventam de todo agora ... :smash:
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: SilvSport9 em 27 de Janeiro, 2013, 23:14:53
quero mudar o oleo do meu punto 188 mjet.

qual o oleo aconselhado?

não sei se faz diferença o carro esta programado.
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Artur Branco em 27 de Janeiro, 2013, 23:29:19
quero mudar o oleo do meu punto 188 mjet.

qual o oleo aconselhado?


SELENIA WR 5W40

(http://www.texoleo.com/WebRoot/Store/Shops/2934-120730/502C/EC47/BD36/9A6E/B05D/AC10/083A/4026/prod_112655_.jpg)
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: SilvSport9 em 27 de Janeiro, 2013, 23:37:46
total 7000? não é aconcelhavel?
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Artur Branco em 27 de Janeiro, 2013, 23:40:51
Fizeste a pergunta... E eu respondi!

Esse é o aconselhado pelo fabricante! Quanto aos outros, desconheço!   :t_up:
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: SilvSport9 em 28 de Janeiro, 2013, 23:31:17
Caros, mais uma duvida..

gostava de saber se o oleo total ineo 100% sintetico da para motores 1.3 mjet..
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: BladeRunner em 16 de Agosto, 2013, 01:57:27
A informação nunca é demais... e aqui fica, para ajudar ao tópico:

Qual é de facto a função de um óleo de motor?

O óleo do motor tem não só a função de lubrificar as suas peças móveis (cambota, bielas, pistões, etc.) evitando o seu desgaste mas também as de arrefecer os componentes mais quentes, manter o motor livre de depósitos e vedar os segmentos e válvulas contra a eventual passagem dos gases resultantes da combustão. Essas últimas funções são frequentemente esquecidas pelo comum dos utilizadores mas são fundamentais para a longevidade do motor a prazo.
O sistema de classificação dos lubrificantes baseia-se na determinação do seu índice de viscosidade, medido a alta temperatura no caso dos óleos monograduados e tanto a baixa como a alta temperatura no caso dos óleos multigraduados.


Numa embalagem de óleo a inscrição SAE 1OW-40, o que quer dizer o SAE?

SAE é a sigla que designa a Society of Automotive Engineers, entidade norte-americana responsável pela definição de inúmeros standards, com especial incidência na áreas da indústria automóvel, aeronáutica e naval, incluindo naturalmente as classificações da viscosidade dos óleos, tanto dos motores como das transmissões.
O sistema de classificação dos lubrificantes baseia-se na determinação do seu índice de viscosidade, medido a alta temperatura no caso dos óleos monograduados e tanto a baixa como a alta temperatura no caso dos óleos multigraduados.


O que são a viscosidade e o índice de viscosidade?

A viscosidade é a medida da resistência de um fluido ao seu próprio fluir. Existe uma unidade de medida para a viscosidade absoluta (o poise) e outra para a viscosidade cinématica (o stoke). No entanto, e como a viscosidade varia na relação inversa da temperatura, não faz muito sentido indicar um valor se não se indicar também a temperatura à qual ele foi medido.
Já o índice de viscosidade não tem unidade, uma vez que resulta da aplicação de uma fórmula que tem viscosidades tanto no numerador como no denominador e é determinado por comparação com óleos cujas viscosidades a temperaturas conhecidas servem de referência. São tidas em conta as viscosidades a 40ºC e a 100ºC. No fundo, o índice de viscosidade permite indicar qual a resistência de variação da sua viscosidade face à variação de temperatura.
São necessários altos índices de viscosidade sempre que se pretende uma viscosidade relativamente constante ao longo de uma gama de temperaturas mais ou menos vasta. Num motor de automóvel, por exemplo, o óleo tem que fluir de forma relativamente livre para permitir os arranques a frio mas tem que manter uma viscosidade suficiente a quente por forma a permitir uma lubrificação adequada.


O que são óleos multigraduados?

São óleos que cumprem mais do que um grau da tabela de viscosidades e que, por isso, são adequados para uma utilização ao longo de uma gama de temperaturas mais vasta do que um óleo monograduado, ou seja, um cuja viscosidade especificada só tem esse valor a uma temperatura de referência.


E o que significa o 10W-40?

Indica, antes de mais, que se trata de um óleo multigraduado. Depois, esses óleos têm dois valores de índice de viscosidade. Por isso, o 10W-40 significa que se trata de um óleo que tem um índice 10 a baixas temperaturas, próprias de um arranque de manhã num clima frio, e um índice 40 a altas temperaturas, indicando uma viscosidade relativa elevada para garantir a adequada protecção a temperaturas mais elevadas. O W vem do inglês Winter, indicando que, mesmo no Inverno, esse óleo garante um índice de viscosidade de 10.
Isto significa, em termos práticos que um óleo 5W-40 funciona melhor a baixas temperaturas que um 10W-40. À semelhança disto, um óleo 10W-45 também funcionará melhor que um 10W-40 a altas temperaturas.


E qual é o óleo melhor para o meu motor?

Não se pode dizer que haja um óleo mais indicado para um motor. O que se deve dizer é que há especificações mínimas que um óleo deve cumprir. E essas são as indicadas pelo fabricante do veículo. Daí para cima, todos os óleos funcionarão bem.
Aquilo que temos que garantir é que o índice de viscosidade a baixa temperatura (o da esquerda) é menor ou igual ao indicado pelo fabricante do motor e que o índice de viscosidade a alta temperatura (o da direita) é maior ou igual ao referido pelo fabricante do veículo. Por exemplo, se no manual do carro vier indicado um óleo 15W-30 só temos que garantir que lhe pomos um óleo cujas especificações não sejam maiores que 15W nem menores que -30.
É evidente que se pode dizer, genericamente, que um óleo é tanto melhor quanto mais amplo for o espectro da sua graduação. Mas, realisticamente, não vejo vantagens especiais em se utilizar um óleo que ultrapasse desnecessariamente as especificações do fabricante.
Nos automóveis antigos, o óleo tem um papel fundamental no arrefecimento do motor e como o óleo mineral possui um bom índice de troca térmico, a transferência das calorias do metal para o óleo será bem superior que com um óleo sintético.A maioria dos jipes utilizados no todo terreno já tem uns anos por isso recomenda-se a utilização de um óleo mineral 15w-40.

E quanto às transmissões?

Normalmente, as transmissões usam óleos minerais de alta viscosidade e longa duração. Isto aplica-se tanto aos diferenciais abertos como a muitas caixas de velocidades manuais. Nestes casos, é ainda frequente a utilização de óleos monograduados, com índices de viscosidade na casa dos 80/90. No entanto, cada vez mais a utização destes óleos vem sendo substituída pelos óleos do tipo EP, de extreme pressure e, por vezes, no caso das caixas de velocidades mecânicas, de óleos iguais aos dos motores.


O que são as classificações API?

API é a sigla que designa o American Petrolleum Institute. Esta entidade, a partir dos dados fornecidos pela SAE e pela ASTM, elabora uma outra classificação escalonando os óleos por tipos e requisitos, classificando-os como SA, SB, SC, etc. para os destinados aos motores a gasolina e como CA, CB, CC, etc. para os indicados aos motores diesel. Actualmente, quase todos os fabricantes indicam especificações do tipo SJ para os motores modernos a gasolina e de CF em diante para os motores diesel.


Qual é a diferença entre óleos minerais e sintéticos?

Designa-se por mineral um óleo que é derivado directamente do petróleo por destilação. Por sua vez, os óleos sintéticos, como o próprio nome indica, são fabricados por processos químicos de síntese que envolvem a construção artificial de moléculas a partir de diferentes componentes-base. A finalidade da obtenção de óleos sintéticos é a possibilidade de se obter uma maior estabilidade em termos de viscosidade ao longo de uma mais ampla gama de temperaturas.
Note-se, no entanto, que todos os óleos, mesmo os designados como sintéticos (fully synthetic) têm sempre uma percentagem de óleos minerais. É que estes funcionam como os "transportadores" dos aditivos, que são cada vez mais frequentes em qualquer tipo de óleos, incluindo os minerais.

E os óleos semi-sintéticos?

Os óleos semi-sintéticos resultam da mistura de percentagens de óleos minerais e sintéticos. Teoricamente, deveriam ser melhores do que os óleos minerais. Na prática, nem sempre é assim, até porque uma boa parte dos óleos comercializados debaixo desta designação chegam a não ter sequer 10% de óleos sintéticos na sua composição.

E é possível misturar óleos diferentes?

É possível mas não é aconselhável. A razão principal situa-se em torno dos aditivos que, hoje em dia, todos os óleos usam e que podem ser incompatíveis, resultando daí que se anulem ou, até, que ganhem características cumulativas de efeito imprevisível. A situação é particularmente mais complicada se estivermos em presença de óleos sintéticos ou semi-sintéticos. É que, nestes casos, os componentes de uns e outros vão por certo reagir quimicamente, provocando reacções que se podem tornar indesejáveis.
Quando se pretender trocar o óleo por outro de características diferentes, o processo correcto é o de drenar completamente o óleo antigo, substituindo o respectivo filtro, e então proceder ao enchimento com o óleo novo."


FONTE: http://www.gforum.tv/board/1724/128993/especificacoes-dos-oleos.html (http://www.gforum.tv/board/1724/128993/especificacoes-dos-oleos.html)

Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: azeppelin em 16 de Janeiro, 2014, 21:22:07
Tenho de mudar o óleo a minha Fiat Doblo 1.3 Multijet de 84cv ano 2008. O que aconselham? Qual a melhor opão, 5w30 ou 5w40?
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Tiffosi em 06 de Fevereiro, 2014, 15:32:45
Tenho de mudar o óleo a minha Fiat Doblo 1.3 Multijet de 84cv ano 2008. O que aconselham? Qual a melhor opão, 5w30 ou 5w40?

Com filtro de partículas Selènia WR Pure Energy 5W30, sem filtro  Selènia WR 5W40
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: solipsista24 em 25 de Abril, 2014, 18:45:40
C3: Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,8%. Com HTHS > 3,5 mPas.

Os veículos ligeiros a gasolina podem usar óleo C3?
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Artur Branco em 26 de Abril, 2014, 14:03:08
Depende... Que motor é?

Modelo e ano?
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: solipsista24 em 28 de Abril, 2014, 07:18:17
Depende... Que motor é?

Modelo e ano?

- Fiat Punto 6 Speed, de 1996
e
- Fiat Grande Punto 1.4i, de 2008
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: solipsista24 em 09 de Junho, 2014, 17:49:00
Alguém que possa esclarecer?
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Tiffosi em 12 de Junho, 2014, 16:40:53

- Fiat Punto 6 Speed, de 1996

SELÈNIA 20K - Lubrificante base sintético "poupança de energia", para motores a gasolina da nova geração. Permite uma máxima protecção dos motores, de qualquer viatura, de aspiração natural ou turbo alimentados ou multi-válvula, permitindo uma mudança de óleo com intervalos a cada 20.000 km.


Citar
- Fiat Grande Punto 1.4i, de 2008

Selénia K Pure Energy é o novo lubrificante totalmente sintético para os novos motores a gasolina. Graças ao seu baixo teor de cinzas, excede os requisitos da nova especificação ACEA C3, oferece total protecção do catalisador, prolongando assim o seu ciclo de vida. Maximiza a economia de combustível, protege e melhora o desempenho dos motores desenvolvidos para funcionar a elevadas temperaturas, reforçando as performances das versões tipicamente desportivas e turbo alimentadas.
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: solipsista24 em 12 de Junho, 2014, 19:47:59
C3: Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,8%. Com HTHS > 3,5 mPas.

Parece, então, que a informação acima está incompleta (óleos C3 também para veículos ligeiros a gasolina).
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Tiffosi em 13 de Junho, 2014, 23:42:14
Parece, então, que a informação acima está incompleta (óleos C3 também para veículos ligeiros a gasolina).

Duas viaturas diferentes dois óleos diferentes!

Tira as tuas duvidas no "Manual de Uso e Manutenção" da tua viatura  :t_up:
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: solipsista24 em 14 de Junho, 2014, 00:13:22
Duas viaturas diferentes dois óleos diferentes!

Tira as tuas duvidas no "Manual de Uso e Manutenção" da tua viatura  :t_up:

Já tirei as minhas dúvidas, amigo. Podem ambos usar C3.
Seria apropriado actualizarem a info do post inicial deste tópico, a qual induz em erro que os óleos C3 são apenas "Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas", o que manifestamente está incompleto.
Cumps.
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: Artur Branco em 15 de Junho, 2014, 18:28:44
A especificação C da ACEA diz respeito a motores diesel ou gasolina com catalisador e/ou com filtro de partículas. Isto por causa do seu baixo nível de partículas de cinza...


"ACEA

This is the European equivalent of API (US) and is more specific in what the performance of the oil actually is. A = Petrol, B = Diesel and C = Catalyst compatible or low SAPS (Sulphated Ash, Phosphorus and Sulphur).

Unlike API the ACEA specs are split into performance/application catagories as follows:

A1 Fuel economy petrol
A2 Standard performance level (now obsolete)
A3 High performance and/or extended drain
A4 Reserved for future use in certain direct injection engines
A5 Combines A1 fuel economy with A3 performance

B1 Fuel economy diesel
B2 Standard performance level (now obsolete)
B3 High performance and/or extended drain
B4 For direct injection car diesel engines
B5 Combines B1 fuel economy with B3/B4 performance

C1-04 Petrol and Light duty Diesel engines, based on A5/B5-04 low SAPS, two way catalyst compatible.
C2-04 Petrol and light duty Diesel engines, based on A5/B5-04 mid SAPS, two way catalyst compatible.
C3-04 Petrol and light duty Diesel engines, based on A5/B5-04 mid SAPS, two way catalyst compatible, Higher performance levels due to higher HTHS."
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: solipsista24 em 18 de Junho, 2014, 07:07:14
A especificação C da ACEA diz respeito a motores diesel ou gasolina com catalisador e/ou com filtro de partículas. Isto por causa do seu baixo nível de partículas de cinza...

"ACEA
(...)
C3-04 Petrol and light duty Diesel engines, based on A5/B5-04 mid SAPS, two way catalyst compatible, Higher performance levels due to higher HTHS."


Petrol (língua inglesa) = gasolina (língua portuguesa)

No post inicial:
---> "C para veículos ligeiros com filtros de partículas Diesel"
---> "C3: Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas"
Não querem acrescentar nada no post inicial?

Mostrei o post inicial a amigos e um mecânico. A reacção foi..., nós, os que temos Fiats, somos uns belos nab**.
Cumprimentos a todos.
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: pgainf em 21 de Julho, 2015, 14:51:40
Greetings!

Tenho sempre colocado óleo b4 no Stilo JTD MW 2003.
Mas já li que muita gente diz que colocar óleo C3 é compativel com B4.

Acham que é boa ideia passar a usar óleo C3 ou procurar sempre óleo apenas b4, apesar de não ser sempre fácil de achar?

Cumprimentos
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: PedroDias em 10 de Fevereiro, 2016, 16:06:47
Boa tarde pessoal,

tenho um fiat punto evo 1.3 95cv sport de 2009,

troquei o oléo a 10000km e ja acendeu a luz a pedir para trocar o oléo de novo, o que devo fazer apagar o serviço ou trocar mesmo o oléo de novo?

Cumprimentos

Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: l.parreira em 11 de Fevereiro, 2016, 11:00:02
Penso que tanto a norma C3 ou B4 preenchem os requisitos, embora eu me siga mais pela C3.

O último que meti no meu Evo 1.3 de 85cv foi comprado na texóleo: GM 5w-30 dexos 2 (preenche também requisitos para motores com DPF) e custa 22eur 5 litros.
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: alsguedes em 22 de Março, 2018, 11:16:48
Boas!!
Tenho dois Pandas, um Young 2015 e um City Cross 2017, ambos com o motor 169A4000, gostava de saber qual é o óleo recomendado pela marca e para que intervalos de Kms, uma vez que estou a pensar fazer as revisões em casa.
Já agora se o bujão do cárter gasta anilha ou não.
Obrigado
Título: Re: Especificações dos óleos de motor
Enviado por: bersalix em 24 de Março, 2018, 19:15:15
Boas malta,

Qua acham dos óleos da marca Feu Vert?
Pelo que parece, cumprem com as especificações FIAT.
São bons para os nossos carros?

https://www.feuvert.pt/oleo-de-motor-feu-vert-5w40-5l

https://www.feuvert.pt/oleo-de-motor-feu-vert-5w40-505-01-5l

https://www.feuvert.pt/oleo-de-motor-feu-vert-5w30-c2-1l

Obrigado

Título: Especificacoes dos oleos de motor
Enviado por: bennieimalm em 26 de Abril, 2019, 11:23:27
já tinha visto isso. Tenho uns quantos oleos por casa que ficaram de restos...qualquer dia faço um testes de quente e frio. eheheh