Fiatistas

Tecnica => Projectos / Alterações / Preparações / Tuning / Som e Imagem => Tópico iniciado por: Abreu em 17 de Setembro, 2007, 09:39:24

Título: Punto Gt
Enviado por: Abreu em 17 de Setembro, 2007, 09:39:24
Boas pessoal

Sou Novo ca no forum, tenho 1 punto gt1 de 94, que ando a alterar a nivel de motor.

estou com 1 problema agora.

meti a torneira reguladora de pressão do turbo, pressão de gasolina, Linha de escape completa, mas de momento preciso de trabalhar o arrefecimento do carro, a nivel de turbo e motor.

a minha duvida e qual o intercooler mais indicado de momento para o meu carro, pois vou meter 1 intercoler a frente, e para meter refrigeração a oleo o que e preciso fazer. e que gastos teria. pois tenciono vir a trocar turbo, cams, e fazer repro mas o carro em tempo quente e em cidade(onde ando pouco) aquecem muito, e penso que com 1 refrigeração a oleo safava-se melhor.

sem trocar turbo, nem cams nem repro o que e possivel fazer mais agora no meu carro para ficar com mais cv? :d_roll:

comprimntos
Título: Punto Gt
Enviado por: Tipo11 em 17 de Setembro, 2007, 09:47:57
Bem-vindo Abreu.
Há pessoal que te vai dar uma ajuda no teu problema. Ainda devem estar a dormir.  (lol)
Peço-te que faças uma apresentação no topico BOAS VINDAS.  :t_up:  
Título: Punto Gt
Enviado por: ViPeR em 19 de Setembro, 2007, 18:33:30
Sem trocar turbo, cams, e sem repro não tiras cavalos... pelo menos saudaveis...

A centralina é o que controla esse motor de 1372cc de 8v Turbinado...
Com a centralina alterada e uma torneira de pressão, de modo a que o turbo debite 1.2bar consegues tirar daí 150cv fiáveis (depende do estado do motor e da estima que lhe dês...).
A partir daí...  Escape mais livre (directo ou com panela final, é á escolha...), admissão directa, turbo maior ou o de origem hibrido, intercooler frontal, bomba de combustivel de maior débito e com outra reprogramação de centralina, podes então partir para valores bem jeitosos, estamos a falar na ordem dos 170/180cv...

Sem isso... é o mesmo que dizeres "olha vou lixar o meu motor em menos de 2h..."

Força com isso, nós queremos é potencias saudaveis ;)
Título: Punto Gt
Enviado por: Tipo11 em 21 de Setembro, 2007, 09:07:03
Olha lá esta mod:

Intercoller FIAT PUNTO GT (http://www.engineforall.com/2006/10/26/intercooler-fiat-punto-gt/)
Título: Punto Gt
Enviado por: spayz em 21 de Setembro, 2007, 12:26:06
e esse tb la tem o radiador de oleo.
Título: Punto Gt
Enviado por: cturbo em 21 de Setembro, 2007, 21:35:13
todos os gt tem radiador de oleo  
Título: Punto Gt
Enviado por: Luke em 21 de Setembro, 2007, 23:13:17
eu iria mais longe.. todos os fiat turbo que eu conheço (a gasolina) tem radiador de oleo :)
Título: Punto Gt
Enviado por: ViPeR em 22 de Setembro, 2007, 18:46:44
Luke até mesmo a diesel... desde os tempos do Uno TD que vejo a fiat a usar radiadores de oleo... excepto nos JTD que deixaram de usar... :d_roll:

Uno TD...
Punto TD até 96/97
Bravo TD 75/100

Entre outros...
A gasolina acho que traziam todos :d_grin:  
Título: Punto Gt
Enviado por: puntotd em 22 de Setembro, 2007, 20:05:59
infelizmente o meu punto td já vem sem radiador de óleo..
 
Título: Punto Gt
Enviado por: marky em 22 de Setembro, 2007, 21:11:07
Radiadores de Oleo = Intercooler, certo???
Título: Punto Gt
Enviado por: casper em 23 de Setembro, 2007, 11:26:14
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Radiadores de Oleo = Intercooler, certo???
Não!

Radiador de óleo = radiador onde passa óleo para ser arrefecido
Intercooler = radiador onde passa ar da admissão para ser arrefecido depois de passar no turbo


 :fiatistas:


 
Título: Punto Gt
Enviado por: ViPeR em 23 de Setembro, 2007, 12:27:35
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infelizmente o meu punto td já vem sem radiador de óleo..
Tenho o do meu bravo pra vender  :d_grin:

Abraço ;)
Título: Punto Gt
Enviado por: marky em 23 de Setembro, 2007, 12:30:33
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Não!

Radiador de óleo = radiador onde passa óleo para ser arrefecido
Intercooler = radiador onde passa ar da admissão para ser arrefecido depois de passar no turbo


 :fiatistas:
ahahha, obrigadão pela explicação :t_up:  
Título: Punto Gt
Enviado por: puntotd em 23 de Setembro, 2007, 12:39:54
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Tenho o do meu bravo pra vender  :d_grin:

Abraço ;)
pois..mas o problema é que depois devia ter que fazer o mesmo que com um intercooler..ou seja,arranjo intercoolers para o meu carro por 50 euros,mas depois tubagens em condições fica em 200 euros..lool..
abraço
Título: Punto Gt
Enviado por: cturbo em 23 de Setembro, 2007, 13:03:29
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infelizmente o meu punto td já vem sem radiador de óleo..
alguns trazem de origem. mas podes sempre aplicar.
cump
Título: Punto Gt
Enviado por: Abreu em 24 de Setembro, 2007, 09:22:01
todos os fiat turbo a gasolina trazem radiador a oleo?? o meu punto gt nao traz.. pelo menos e td a agua.. :/
 ja nao estou a perceber..

eu ja estou a aplicar o intercooler.. dei 50€ por ele este fim semna, dum mercedes E270 ou C270, de 160 cv mas agora vo ter k trabalhar nas tubagens, o maior problema de todos..

alguem sabe um bom sitio para fazer 1 BOA repro??

comp..
Título: Punto Gt
Enviado por: Luke em 24 de Setembro, 2007, 10:41:19
esse intercooler pela potencia do mercedes não me parece que seja mt melhor que o de origem :(
Título: Punto Gt
Enviado por: Abreu em 24 de Setembro, 2007, 11:00:06
vo la metelo na msm.. pk o meu carro vai ficar na ordem dos 160 cv.. e como as tubagens vao ser maiores creio k nao vai ficar mau.. espero eu..nao posso por 1 muito maior.. pois dp fico a perder..

quanto ao radiador a oleo? o k e necessario aplicar para mudar o sistema de refrigeração a oleo? no meu k tem refrigeração a agua ( n sei pk,) o k e necessario mudar?

acho esksito virem c refrigeração a oleo kuando tenhu 1 colega k t tem 1 gt d 95  e tb e a agua..

 :buaaa:  
Título: Punto Gt
Enviado por: ViPeR em 24 de Setembro, 2007, 11:08:51
O radiador de oleo do Punto GT está agarrado ao intercooler, na parte traseira do mesmo, muita gente olha pra ele e não repara ;)

E sim, TODOS os GT's trazem esse radiador de origem...

O intercooler do mercedes não é mau, tem a grande vantagem de ficar mesmo a ocupar a frente toda... coisa que o de origem nunca conseguirá fazer...

160cv? vais alterar o turbo para os manter fiaveis ou é á base de muita pressão?
Cuidado com a electronica/pressão do turbo senão ficas apeado num instante...

O turbo de origem consegue fazer estáveis (anulando a valvula Pierburg) 1.2bar até ás 5500rpm, a partir daí começa a perder até chegar aos 0.8bar devido ao seu tamanho reduzido...

Quanto ás tubagens pro IC... o teu carro tem Ar Condicionado? se não tiver é facil, podes deslocar o radiador de agua ligeiramente pro lado para passarem os tubos ;)

*edit*
Fica aqui a foto retirada do catálogo da fiat, é o radiador que está atrás do Intercooler... (nº 4)
(http://img.photobucket.com/albums/v317/ViPeR_PT/naread.png)

Abraço ;)
Título: Punto Gt
Enviado por: Abreu em 25 de Setembro, 2007, 16:18:29
sim, ja estou a ver qual e o radiador..

esse ja tinha visto apesar d nao m ter apercebido qual era o efeito..

posso mudar o intercooler sem mudar o radiador de oleo  certo?
 esse pode manter-se no mesmo sitio, desd que fique seguro!
nao, o meu punto nao tem AC.. os tubos do intercooler vai ser bastante simples..

vo começar sabado a desgraça da maquina.

vai sair caixa de velocidades, frente toda... para meter as coisas 100%..

no fim d outubro ja deve ter centralina reprogramada..

para ja nao vo mexer mexer no turbo, mas tb nao vo darlhe pressoes, pois vou tirar a torneira para nao puxar demasiado.. no final do ano ai ja irei meter outro turbo, maior e mais fiavel..

se tudo correr bem como ate agora sera assim..

 :palmas:  
Título: Punto Gt
Enviado por: ViPeR em 25 de Setembro, 2007, 16:34:28
Se prenderes o radiador de oleo não há crise nenhuma :)

O turbo eu recomendava colocares a pressão constante nos 1.1/1.2 através de torneira ou até duma reprogramação na valvula Pierburg...
E a partir daí fazia-se a electronica, tive o meu antigo GT assim e o carro parecia outro, não era tão bruto felizmente, e em altas tinha muito mais pulmão ;)
Título: Punto Gt
Enviado por: Abreu em 25 de Setembro, 2007, 16:44:10
ja tenho a torneira aplicada.. ja andei com ela na pressão constante de 1.2.. mas tava na ideia de que ao reprogramar tivesse que tirala pk com a repro ja ia ficar nessa pressão..

apesar d ter andado no dia que meti a torneira, com 1 pressão d 2 bar, e digovos ...

era demais.. mas foi so mesmo 1 voltinha enkuanto meti-a akilo ao ponto..

quanto akela questão do radiador d oleo.. e possivel substituir a trefrigeração do carro d agua para oleo?
se sim o k e preciso mudar? e 1 das coisas k tenhu bastante curiusidade.. pois penso que ocarro iria ficar a refrigerar muito melhor.
sabes por acaso onde e a valvula da temperatura da agua do punto?
tenhu k ir ao motor procurala  :fiat:

e k sou eu k faço tudo no carro.. o meu pai e mecanico e tenhu alguma experiençia d trabalhar com ele..

brigado pela ajuda:)
Título: Punto Gt
Enviado por: ViPeR em 25 de Setembro, 2007, 17:05:19
Mudar a refrigeração do bloco/cabeça para oleo em vez de agua?  :omg:
Não sei se isso seria viável mas ías precisar de doses maciças de oleo e de refrigeração... e muita paciencia :point:

Andaste com isso a 2bar? não teres rebentado com os pistons foi uma sorte... convem dares uma revisão aos segmentos pelo menos pra ver se não ficaram "tocados" com a pressão...
Eu sei que o carro com 2bar ficava com uma jarda louca... foi por isso que fiquei a pé! (até rebentei com a dump valve da forge que tinha instalada... entortou o piston  (lol) )

A repro no Punto GT não altera a pressao do turbo, tem de ser feito o bypass com a torneira na pressão desejada e com uma sonda Wide-band ajustar a mistura para que fique o melhor possivel... motores com mistura pobre, equivalem a um ou mais pistons furados (acredita que passei por isso! (lol) )

A valvula da temperatura do punto penso que esteja no proprio radiador do lado do condutor (Peça nº 4 na imagem abaixo)

(http://img.photobucket.com/albums/v317/ViPeR_PT/naread-1.png)

Abraço ;)

 
Título: Punto Gt
Enviado por: Luke em 25 de Setembro, 2007, 21:10:15
esquece isso do refrigerar a oleo... o oleo é bom a lubrificar não a transferir calor

para isso é optimo o anti-congelante :)
Título: Punto Gt
Enviado por: Abreu em 26 de Setembro, 2007, 09:15:04
era so 1 ideia que eu tinha.. nao sabia se neste caso era mais fiavel ou nao...
mas inda bem k nao e..  :t_up:

e fixe a valvula da temp da agua ser no radiador..
e k como vou ter k tirar a valvula para meter o manometreo da temperatura da agua..

agora foi a caixa que me deu problemas...
a 1º velocidade nao entra..
vo desmontala toda pa ver se vai precisar dos garfos ou assim.. aproveito pa ver embraiagem e rolamentos..

brigado pela vossa ajuda.. tem ajudado bastantes..  :tasla:  
Título: Punto Gt
Enviado por: Luke em 26 de Setembro, 2007, 10:49:39
a valvula que le a temperatura da agua para o manometro é no motor, normalmente na cabeça, no radiador fica a electrovalvula que dispara a ventoinha

cuidado com as invenções
Título: Punto Gt
Enviado por: Abreu em 26 de Setembro, 2007, 10:57:54
ahh...
ja estou a ver.. deve ser a k esta por baixo da maf.. dp dos tubos do termostato creio eu..

nao e invençoes.. apenas assim terei mais controlo do motor..

a unica coisa k vai mudar na refrigeração vai ser a agua.. vo tirala toda e meter anticongelante..  :yeah:  
Título: Punto Gt
Enviado por: cturbo em 26 de Setembro, 2007, 21:54:43
Citar
ahh...
ja estou a ver.. deve ser a k esta por baixo da maf.. dp dos tubos do termostato creio eu..

nao e invençoes.. apenas assim terei mais controlo do motor..

a unica coisa k vai mudar na refrigeração vai ser a agua.. vo tirala toda e meter anticongelante..  :yeah:
nao. essa é de informacao da temp para a centralina.
a outra fica proxima da zona das velas.
Título: Punto Gt
Enviado por: Abreu em 27 de Setembro, 2007, 09:07:58
então deve ser a que esta por baixo das velas.. tem la i so e abandonada. :)
comp