Autor Tópico: Ajuda Para Limpeza Interior Fiat Stilo  (Lida 9574 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Ajuda Para Limpeza Interior Fiat Stilo
« em: 06 de Julho, 2008, 21:21:02 »
Nos últimos anos os carros têm vindo com interiores clarinhos.
O meu Stilo tem umas zonas que estão ligeiramente sujas.
Basta um dedo com pó, fica logo "marcado".

Ora venho pedir dicas para limpar sem estragar 2 tipos de peças:

1- Plásticos brancos ou melhor beges, como os que revestem os pilares.
São plásticos macios, nada lisos e ao tentar limpar com Ajax não sai nada, até tenho medo que manche.
Pronto dos móveis ou aqueles líquidos para tabliers, com a sua gordura ainda parece pior... nem experimentei.

2- Borda do tecto de abrir.
É num material "peludo".

Aceito sugestões.
« Última modificação: 06 de Julho, 2008, 21:21:37 por pintodealmeida »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Ajuda Para Limpeza Interior Fiat Stilo
« Responder #1 em: 06 de Julho, 2008, 22:50:51 »
Produtos profissionais de limpeza funcionam 5*

Eu tenho o APC que diluido em zonas menos sujas tira tudo. Depois é só selar.

SEMPRE A FUNDO

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Ajuda Para Limpeza Interior Fiat Stilo
« Responder #2 em: 06 de Julho, 2008, 22:56:28 »
Citar
Produtos profissionais de limpeza funcionam 5*

Eu tenho o APC que diluido em zonas menos sujas tira tudo. Depois é só selar.
Troca-me isso por miúdos...

Eu de produtos de limpeza não sei nada... só ajax e "pronto".
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Pmak

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 414
  • Karma:
    +0/-1
Ajuda Para Limpeza Interior Fiat Stilo
« Responder #3 em: 07 de Julho, 2008, 00:33:40 »
Citar
Produtos profissionais de limpeza funcionam 5*

Eu tenho o APC que diluido em zonas menos sujas tira tudo. Depois é só selar.
Boas
os produtos que o RuiG fala são os usados pela maioria dos amantes do car care...
São produtos de qualidade comprovada e usados correctamente fazem maravilhas num automóvel :)

esses produtos podes encontrar cá em Portugal à venda...

regista-te no www.detalhe.net e expõe lá a tua questão... tens um membro do fórum que vende material desse em Queluz e outro no Porto :)

ps RuiG, não é selar... é condicionar ;)
ou seja...
selar é para a pintura auto... acto de "cobrir" a pintura com um material que vai impedir que a contaminação adira, por exemplo...

Condicionar - acto de  hidratar algo de forma a que o mesmo recupere o seu aspecto de novo :)

Cumps
Pmak
« Última modificação: 07 de Julho, 2008, 00:34:20 por Pmak »
Paulo Malaquias

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Ajuda Para Limpeza Interior Fiat Stilo
« Responder #4 em: 07 de Julho, 2008, 00:39:43 »
Estava pensar na pintura do meu carro e a responder ao tópico  :pimba:

Condicionar  :t_up:  

SEMPRE A FUNDO

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Ajuda Para Limpeza Interior Fiat Stilo
« Responder #5 em: 07 de Julho, 2008, 00:42:02 »
"Para quem tem dúvidas sobre o detalhe interior estão explicados os métodos e os produtos usados.

1.1.5 Plásticos não pintados

Os plásticos não pintados fácilmente perdem a sua glória de outrora, mas agora podemos voltar atrás no tempo!

Devem limpar-se todos plásticos exteriores e borrachas com o "Laquer All Propose Cleaner" com um pano de algodão normal.

Depois de tudo limpo deve proteger-se e recuperar. De uma só vez conseguem-se as duas coisas com o "Laquer Rubber & Vinil Shine". Este produto recupera a côr original e deixa uma camada protectora.

Aplica-se com um pincel de espuma, deixando um aspecto homogéneo. Deixa-se uns minutos e depois passa-se com um pano microfibras limpo para remover o excesso.


.2.3 Tablier

O tablier deve ser limpo com o "Laquer All Propose Cleaner" e um pano microfibras. Assim limpa-se em profundidade e retiramos a silicone dos produtos que antigamente usávamos...

Depois de limpo deve proteger-se com o "Einszett TiefenPfleger". É um produto semelhante ao dos plásticos exteriores, mas desta vez a sua fórmula é à base de água. Deve ser aplicado com um "aplicador de algodão" (borrifando uma pequena quantidade) e espalhando uniformemente. Deixa-se uns minutos e remove-se com um pano microfibras limpo.

Este produto ajuda ainda a limpar, trás de volta a côr original e proteje do tacto e do Sol.

1.2.4 Pele

Quem tem aplicações em pele (volante, banco, etc) deve ter especial cuidado. Aconselha-se o "Einszett LederPflege". É um produto de limpeza e manutenção (nutrição) da pele.

Deve ser aplicado em pequenas quantidades num "aplicador de algodão" limpo. Massaja-se a superfície de pele para que o produto penetre bem. Deixa-se alguns minutos e depois retira-se o excesso com um pano microfibras limpo.

A pele fica suave, acetinada, sem rugas - tal como novo.

2.2 Interior

No interior deve-se aspirar e limpar os vidros semanalmente.

O tablier agora já só precisa do TiefenPfleger uma vez por mês ou quando se achar necessário.

As aplicações de pele devem ser mantidas uma vez por mês.
É a partir do habitáculo do carro que este é conduzido. Como tal, de maneira a que o seu aspecto esteja em equilíbrio com o exterior, este também importa uma série de cuidados, designadamente, na limpeza e condicionamento dos plásticos, bem como, dos estofos. Assim, há que ter em conta os seguintes aspectos:

1. 1Z TIEFENPFLEGEN e LAQUER ALL PROPOSE CLEANER

- Todos os elementos do interior (plásticos, alcatifas, tapetes, estofos) podem ser limpos com o auxílio do LAQUER APC – ALL PROPOSE CLEANER (ou análogo), que permite a remoção a fundo de toda a sujidade que esteja depositada nos elementos do interior do carro;
- Para tal, lavamos os elementos com o APC e limpamos com um pano micro-fibras, pois estes panos têm uma textura que agarra o pó, limpando os plásticos sem deixar marcas ou resíduos de sujidade;
- Podemos imprimir alguma força no momento da limpeza, em algum sítio localizado que tenha sujidade mais entranhada, de maneira a que esta seja removida por inteiro;
- Após tudo limpo passamos para o condicionamento dos plásticos com a ajuda do 1Z TIEFENPFLEGEN (ou equivalente), que vai tratar os plásticos, protegendo-os contra a acção dos raios solares e reduzindo o depósito de pó no tablier;
- Borrifamos um pouco para um pano de micro-fibras ou um aplicador de poli-espuma e passamos no tablier, de forma homogénea, de modo a ficar bem espalhado e uniforme;
- No fim desta aplicação, passamos um pano de micro-fibras limpo e seco por todos os plásticos, de maneira a remover qualquer excesso e a que o efeito do 1Z TIEFEN seja concretizado;
- Este processo deve ser realizado uma vez por mês, podendo as aplicações do 1Z TIEFEN serem intercaladas pela aplicação do 1Z COCKPIT PREMIUM, que funciona como uma espécie de quick detailer para os plásticos, por exemplo: podemos aplicar o 1Z CP de 15 em 15 dias, mas sempre o 1Z TP uma vez em cada mês.

2. Tratamento de plásticos (acrílicos, plásticos do painel de instrumentos, etc.)

- De maneira a eliminarmos os “swirls” que possamos encontrar no visor do rádio, do acrílico que protege os quadrantes, no relógio, ou nos elementos em plástico mais rígido, dispomos de alguns produtos que, preferencialmente, devem ser usados manualmente, por forma a atingirmos melhores resultados, não se justificando o uso de orbital ou rotativa;
- Podemos optar entre o MOTHERS PLASTIC POLISH, o MEGUIARS PLASTX (ou equivalentes);
- Temos de nos certificar que a superfície a limpar está devidamente limpa (basta a passagem de um pano de micro-fibras com APC ou com quick detailer), de maneira a remover a sujidade que possa estar depositada;
- Com a ajuda de um aplicador em espuma (mais pequeno que os usados nas ceras), deitamos uma pequena porção de produto no aplicador e passamos, ou em movimentos circulares, ou horizontais, ou verticais, na área a tratar;
- Removemos o excesso com um pano de micro-fibras e observamos o resultado;
- Considerando que é um processo manual, pode haver a necessidade de repetir todo o processo acima descrito até atingirmos o resultado pretendido.

3. Limpeza de vidros (parte interior)

- É do conhecimento de qualquer detalhista que os vidros, tal como qualquer outra parte do automóvel, também carecem de cuidados especiais, pois são uma parte importante do contacto entre o condutor e a estrada;
- Para este fim, poderemos optar pela utilização do 1Z GLASS CLEANER; do AUTOSOL GLASS CLEANER EXTRA STRONG (mais recomendado para superfícies com sujidade muito entranhada e onde os restantes, menos abrasivos, já não produzem efeitos de maior), do LAQUER GLASS CLEANER (ou equivalentes);
- Borrifamos um pouco de 1Z GLASS CLEANER (ou equivalente) num pano de micro-fibras e passamos na superfície a limpar;
- Passamos um pano de micro-fibras limpo, por forma a remover qualquer marca que fique da limpeza ou para remover qualquer excesso de produto;
- Este processo deve ser repetido, até atingirmos os resultados desejados.

4. Limpeza de tapetes e alcatifas

- De modo a retirarmos a sujidade dos tapetes (alcatifa ou borracha), devemos ter em conta o uso do LAQUER APC e de uma escova suave ou de dureza intermédia – dependendo da sujidade – bem como, de um aspirador;
- Após devidamente aspirados os tapetes, com a ajuda de uma escova (para libertar areias e algum pó que esteja mais «escondido»), borrifamos por todo o tapete um pouco de LAQUER APC;
- Podemos humedecer um pouco a escova – se necessário – e passamo-la por todo o tapete, de forma uniforme, removendo toda a sujidade e nódoas que possam residir na superfície;
- Aí, voltamos a aspirar o tapete de maneira a remover qualquer excesso de espuma ou sujidade que venha ao de cima, por forma a devolver ao tapete, o seu devido aspecto;
- No que respeita à limpeza de alcatifas (chão do habitáculo), o procedimento é semelhante, com uma excepção: após a passagem com o LAQUER APC e a escova, pode ser necessário a passagem de um pano humedecido antes de voltar a aspirar, mas tudo isto depende do estado em que se encontre a alcatifa."

"1.2 Interior

Passamos muitas horas dentro do carro. Suja-se muito e todas as superficies à nossa volta degradam-se com o Sol e com os abusos que lhe damos no dia-a-dia.

Começa-se por aspirar o carro todo muito bem. Os tapetes são aspirados cá fora. Se tiver um aspirador de vapor aproveite e use-o nos tapetes, deixando-os secar completamente antes de voltar a colocar no interior do carro.

1.2.1 Tecidos

Os tecidos sujam-se e o aspirador não consegue limpar a sujidade entranhada. A solução é limpar com uma pequena quantidade de "Laquer All Propouse Cleaner" (é um detergente muito suave) e uma escova e/ou uma esponja. Seca-se com um pano.

Nesta categoria incluem-se os tapetes, o chão, etc.

Deve ter-se em atenção que o interior do tejadilho é muito sensível a água (e ao APC). Aqui deve-se aplicar muito pouco produto e secar muito bem.

1.2.2 Vidros

Todos nós sabemos o quanto é chato limpar vidros. Sabemos que muitas vezes não ficam tão bem quanto queriamos e que é um problema eliminar as marcas do pano.

Utiliza-se o "Einszett Windscreen Clear" com um pano micro-fibras limpo. Aplica-se uma pequena quantidade no pano e limpa-se uma área. Depois com uma parte seca do pano, ou mesmo com outro, seca-se. Já está. Não ficam manchas e o vidro fica mesmo limpo.

1.2.3 Tablier

O tablier deve ser limpo com o "Laquer All Propose Cleaner" e um pano micro-fibras. Assim limpa-se em profundidade e retiramos a silicone dos produtos que antigamente usávamos...

Depois de limpo deve proteger-se com o "Einszett TiefenPfleger". É um produto semelhante ao dos plasticos exteriores, mas desta vez a sua fórumla é à base de água. Deve ser aplicado com um "aplicador de algodão" (borrifando uma pequena quantidade) e espalhando uniformemente. Deixa-se uns minutos e remove-se com um pano micro-fibras limpo.

Este produto ajuda ainda a limpar, trás de volta a côr original e proteje do tacto e do Sol.

1.2.4 Pele

Quem tem aplicações em pele (voltante, banco, etc) deve ter especial cuidado. Aconselha-se o "Einszett LederPflege". É um produto de limpeza e manutenção (nutrição) da pele.

Deve ser aplicado em pequenas quantidades num "aplicador de algodão" limpo. Massaja-se a superfície de pele para que o produto penetre bem. Deixa-se alguns minutos e depois retira-se o excesso com um pano micro-fibras limpo.

A pela fica suave, acetinada, sem rugas - tal como novo. "

SEMPRE A FUNDO

RuiG

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 920
  • Karma:
    +1/-1
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Ajuda Para Limpeza Interior Fiat Stilo
« Responder #6 em: 07 de Julho, 2008, 00:44:43 »
Eu uso

este para limpar:
http://store.carcareeurope.com/product.php...9&cat=12&page=1

este para condicionar:
http://store.carcareeurope.com/product.php...3&cat=12&page=1

mais:
aplicadores de microespuma
panos de microfibras
escovas diversas

SEMPRE A FUNDO

Pmak

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 414
  • Karma:
    +0/-1
Ajuda Para Limpeza Interior Fiat Stilo
« Responder #7 em: 08 de Julho, 2008, 00:05:55 »
Citar
Eu uso

este para limpar:
http://store.carcareeurope.com/product.php...9&cat=12&page=1

este para condicionar:
http://store.carcareeurope.com/product.php...3&cat=12&page=1

mais:
aplicadores de microespuma
panos de microfibras
escovas diversas
Boas
Tens ai um post com muita e boa informação para quem se quer iniciar no mundo do detalhe :t_up: e visto que está entre "" devias ter colocado a fonte de onde retiraste toda essa informação :)

Depois tens ai muita informação repetida amigo... devias ter sintetizado pois acaba por ficar um pouco confuso...

Eu não uso aplicador de algodão para condicionar qualquer tipo de plástico pois como sabes o aplicador de algodão é usado mais para corte, pelo que se apenas queres condicionar o plástico podes usar um aplicador de micro-fibras ;)

http://store.carcareeurope.com/product.php...9&cat=12&page=1

Para condicionar eu gosto muito mais do Poorboys natural look...

http://store.carcareeurope.com/product.php...2&cat=12&page=1

Na limpeza dos plásticos podes também usar uma escova macia, como por exemplo, uma escova de dentes... assim consegues chegar a todos os recantos :)

ps - é aplicador poli-espuma ;)

cumps
Pmak

 
Paulo Malaquias

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Ajuda Para Limpeza Interior Fiat Stilo
« Responder #8 em: 08 de Julho, 2008, 00:49:35 »
Amigos,

Já fui ao forum "detalhe" e recomendaram-me pois o
Laquer All Propose Cleaner.

Um frasco custa cerca de 5€.

Sabem como faço ou onde o posso comprar 1 frasco?

É que pela NET não dá para comprar abaixo de 15€ e mesmo assim não gosto muito destas encomendas, para além de ficarem mais caras.

Nota: o meu carro está quase imaculado por dentro, só tem mesmo poucas manchinhas (tipo dedo sujo) nessas partes claras, que não saiem com Ajax, etc.
« Última modificação: 08 de Julho, 2008, 00:51:53 por pintodealmeida »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Pmak

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 414
  • Karma:
    +0/-1
Ajuda Para Limpeza Interior Fiat Stilo
« Responder #9 em: 08 de Julho, 2008, 03:33:49 »
Boas
Tens duas lojas cá em portugal... uma em Lisboa outra no Porto...
no site do detalhe.net tens lá as moradas... mas eu dou-te uma ajuda ;)

Loja de lisboa...

"Venho então anunciar o novo local onde podem continuar a adquirir o material de Detalhe.
As condições da garagem antiga já não eram as ideais, como tal, lá se teve de recorrer a um espaço maior.

O novo espaço é perto do antigo, no entanto coloco aqui algumas alternativas para irem até lá.

- Uma das alternativas é saírem na IC19 para Agualva/Cacém, virem em direcção á Av. Dos Bons Amigos.
- Fazer a Av. toda, passar ao lado da BP e ao chegarem a rotunda viram á Drt.



Fazem a rua toda e depois de passarem uns semáforos a uns 300mts viram a esquerda e depois a direita para a rua.



Rua Maria Alda Nogueira, garagem 6B, Urbanização da Anta 2735-Agualva Cacém

38°46'36.94''N, 9°16'49.32''W
lat=38.776784342, lon=-9.28059619253

Apareçam!
Deixo o meu e-mail, caso seja necessário: pedropinto10
  • hotmail.com e o tele. 914558385"[/i]

    By Tom106 in www.detalhe.net


    Loja do Porto...

    "É bastante fácil localizar a loja. Situa-se nas Antas, a umas centenas de metros da Av. Fernão Magalhães, na Rua Honório de Lima. Como chegar lá? Fácil quer para quem conhece o Porto como mesmo para quem não conhece.
    Para quem é do Porto: todos conhecem a Rua Costa Cabral. Na direcção Marquês- Areosa, depois de passar a o Hospital Conde Ferreira, é a primeira Rua á esquerda.
    Para quem vem de fora da cidade: quer de Norte quer de Sul circula pela VCI, Via de Cintura Interna. Abandonar esta na saída com indicação Areosa, e têm de entrar na Av. Fernão Magalhães. Passam as bombas da Galp e encostam á esquerda, na faixa central para virar para esse lado nos semáforos a seguir ás bombas. Seguem essa rua e uns trezentos metros á frente encontram um entroncamento com a já citada rua Costa Cabral. Olham ligeiramente á direita, quase em frente, fica a minha rua. Depois coloco mapa tipo Google…

    Contactos: Telm. 926302920
    MSN: [email protected]
    Mail: [email protected]

    Coordenadas:
    lat=41.1713979859, lon=-8.58872641926

    Para quem vai do NORTE ou SUL, pela VCI:



    "


    By Alquimista in www.detalhe.net

    Espero ter ajudado :)
    Ps - se tiveres muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita paciência vê este tópico... vais aprender umas coisas :)

    Fiat Bravo By Pmak... como detalhar um carro!

    Cumps
    Pmak
« Última modificação: 08 de Julho, 2008, 03:39:58 por Pmak »
Paulo Malaquias

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Ajuda Para Limpeza Interior Fiat Stilo
« Responder #10 em: 08 de Julho, 2008, 18:32:29 »
Bravo o Bravo  :palmas:

E pensava eu que "amava" os meus carros!

Muitos parabéns!
 :palmas:  
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0