Autor Tópico: [DIY]Instalação De Dvd Ou Ps2  (Lida 12594 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

cesar

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 70
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Forever
[DIY]Instalação De Dvd Ou Ps2
« em: 03 de Outubro, 2008, 09:12:54 »
Boas a todos os  :fiatistas:

Aqui está o prometido post, espero que seja claro. Alguma duvida, não hesitem em perguntar..... :lancia:


Foi aqui que tudo começou, vi no site do clube lybra italia como se faz a ligação á ficha 13 pin circular que o nosso ICS tem (para ligar o gps opcional). Na ficha azul liga-se o som.

Parece (e é) muito simples. O ICS da nossa lybra recebe (só) o sinal RGB em NTSC. Assim, a partir de um vugar cabo 21 pinos, ligam-se os pins correspondentes ao R (red), G (green), B (blue) e som esq e som dir com as respectivas massas tal como ilustra (muito bem) o esquema.

Até aqui, tudo simples, MAS...... A lybra necessita de saber quando é que ela mostra o comp bordo+radio etc (normal) ou o GPS (neste caso substituido por um leitor de DVD ou PS2). A Lybra sabe isso através de um sinal no pin 5! Ora esse sinal vem do cabo 21 pinos (pin 19 + massa pin17) que quem que ser "transformado" em sinal que a lybra reconhece para comutar entre radio e GPS. Ora para transformar esse sinal necessita fazer-se um "CSYNC-Amplif". Este amplificador funciona a 5v, logo ten que se tranformar os 12v do carro em 5v (regulador de tenssão + CSYNC amplificador). Ainda tentei construir isto tudo, mas a falta de peças deitou tudo a perder :(  até que vi um gajo no ebay italiano que vendia cabos já feitos a 90€. Decidi logo comprar o cabo já feito! (mostro mais á frente)

O cabo é feito por encomenda e depende se a lybra tem ou não Navagador e se tem ou não Caixa leitor de CD's. No meu caso só tem o leitor de CD's, então a aplicação é feita através desse cabo! Pensei: Se isto der barraca, na pior das hipoteses tenho que comprar um cabo novo para o leitor de cd's (que é o P75 acho eu....).Aqui estão as instruções do cabo que o sr. Me enviou (em italiano claro!!!) Traduzi (no google) e mãos á obra ;)

O cabo vem muito bem feito, retira energia do cabo do leitor de cd's (para o tal CSYNS) e devolve-a ao leitor de cd através de um comutador (butão que vai ficar no portamoedas). O sinal video (RGB) vem com uma ficha que é só enfiar e os fios do som é só enfiar nos respectivos pins.

Portanto, só tive de cortar 2 fios, o da energia e respectiva massa.

Ainda nem tinha começado, já estava a ter problemas!!! O raio do alarme não me deixava desligar a bateria, o que convem quando se mexe no sistema electrico! Solução: Tirei todos os fusiveis (3) que alimentam o radio e afins...

Começar a desmontar: Aqui usei o manual de oficina que todos os que querem fazer as coisas sozinhos devem ter! É um CD que tem TUDO acerca da nossa menina. Começei por tirar a gaveta (a que tem o porta copos) que tem umas patilhas de plastico (muito frageis) de lado. Tem que se pressionar as duas ao mesmo tempo com uma chave e muito cuidado e paciencia para não as partir!! Outro cuidado que devem ter é com o tablier inferior que qualquer coisa que lá chegue (até as unhas) esfolam a cobertura (no meu caso beje)

Tirar os parafusos que prendem a grelha do ar e o aplicativo de "madeira". Mais uma vez, isto está tudo melhor explicado no cd de oficina.

Todos os parafusos são do tipo Torx. Usem OBRIGATORIAMENTE este tipo de chave!

Tirar com cuidado o aplicativo de "madeira"

Por baixo do aplicativo estão os parafusos que seguram o ICS. Tira-los todos e vai ficar um ainda por tirar!

Este é o parafuso que falta. CUIDADO com este (eu parti o meu)! Este tem que se tirar com um extenssor magnetico para segurar o parafuso. Se não ele cai e nunca mais o veêm!! Para alem de poder gerar um curto circuito onde ele cair....

E voilá, o ICS pode ser tirado (mais uma vez com cuidado, os cabos são á conta)

Retirar as fichas do ICS para retirar o ICS por completo para poderem melhor passar os cabos do DVD.

Agora começa a desmontagem do porta-luvas onde vai ficar alojado o leitor de DVD!

Começar por retirar os parafusos por baixo do porta-luvas que são da tampa. (são uns quantos!!)

Tirar a tampa do pota luvas e tirar o resto dos parafusos que são do porta-luvas propriamente dito. O que veem lá dentro é onde estaria o beeper do alarme, e a "bolinha preta" é onde se põe a chave mestra do alarme.

Tira-se o portaluvas desligando o plafonier e os aplicativos que referi do alarme (no meu caso)

Há, já me esquecia, decorar bem onde se ligam as fichas, pois estas azul, verde e amarela são independentes (quando as tirarem separam-se) e são iguais, não as troquem ao montar!!!

Agora desmontar os foles do travão de mão e das mudanças para passar o cabo (o tal comutador de energia CD-CSYNC). Cuidado ao desmontar para não partir as "unhas tipicas" de plastico.

Depois retira-se o "porta moedas" onde vai ficar alojado o tal butão comutador.

Já tardava!! Aqui está uma foto do cabo. Numa extremidade a ficha 21 pinos, na outra a ficha 13 pin (RGB) e os fios do som (3) e da energia+massa (2). Ainda se vê o comutador (ao centro). O cabo ainda tem alimentação 12v para o leitor de DVD (não necessita de liga-lo ao isqueiro) e um sensor de infravermelhos para o telecomando!! Muito completo!!!!!!  :)

Com tudo o necessário desmontado, pode-se começar a pôr o cabo.....

Ainda  tirei o forro lateral para melhor passar o comutador para o porta-moedas.

Estes são os fios a desligar para tirar completamente o porta-luvas como já referi. É que tem que se fazer um buraco para passar o cabo.

Comecei por ver +- o espaço necessário e o local adequado e furei com um berbequim com broca fina (4mm) em volta. Depois com uma mini-serra "uni" os buracos do berbequim e fiz acabamento com uma lima.

Já passei os fios do cabo do portaluvas para o ICS. Passei tambem um cabo macho-macho jack 3,5mm do portaluvas para a zona da alavanca das mudanças para poder ligar ali um MP3, Ipod, GPS (som), telefone, etc. É que a ficha 21 pinos tem lá um "buraco" de 3,5mm para se ligar som!!! :)

Agora faz-se o buraco para alojar o comutador CD-CSYNC

Para os fios do comutador não ficarem em "esforço", "esburaquei" tambem a peça de plastico que fica por baixo do porta-moedas.

Aqui está o resultado: perfeito!! I é CSYNC e o II é o leitor de CD's

Montado o comutador, começei a montar o porta-luvas (para ter um pouco de espaço para trabalhar....)

Começa-se a ligar os fios ao ICS!!!! Apenas é usada esta ficha azul que é o cabo P75 que vem do leitor de CD's que está na mala. Na pior das hipoteses se isto corresse mal, apenas ficava sem leitor de cd's até comprar outro cabo P75. Primeiro o som. Como veêm, os fios do som trazem uma especie de terminal ás ondas que se encaixa directamente na ficha (junto ao outro fio) sem ser necessário cortar nada!

Aqui é para tentar mostrar que a ficha azul (do leitor de CD's) tem em relevo o numero dos pin's. Vê-se bem os terminais apenas "de enfiar".


Aqui é que comecei a suar...... Com a navalha em punho (a tremer) cortei o fio vermelho que tem a alimentação 12v (pin 16). A ponta que ficou presa á ficha azul liguei-a (com terminais) ao fio cinza da foto (que deveria ser vermelho segundo as instruções, mas deve-se ter acabado o fio vermelho ao moço e pos-me uma etiqueta a dizer "rosso" que significa "vermelho") este que por sua vez vai alimentar o tal CYNS. A outra extremidade do fio vermelho (ligada ao leitor de cd's) liguei-a ao fio castanho ( que nas instruções diz azul ou outra cor). Como não ha nada que enganar (só há 3 fios), é o castanho. Este por sua vez vai alimentar o leitor de cd (passando pelo tal comutador) como originalmente!

A alimentação já está! Falta a massa!! A massa é o fio preto (pin 15). Assim que o cortei, os meus olhos não queriam acreditar!!!! O fio era coaxial (1 fio por dentro de outro) ..... "F*DASSSS" até me cairam ao chão!! Que raio faz um fio verde dentro do fio da massa? Sr que me fez o cabo tb não sabia.... deve ter sido alterado nestas ultimas verssões da lybra!! Agora já está :( . "Olha, vamos tentar liga-los" pensei eu. Mas os fios eram tão pequenos que me vi grego para os fixar com uma união electrica! o ideal eram terminais pequeninos, mas eu não tinha, nem tinha alicate para os cravar!! Uni o verde com o verde (nao faço ideia do que é) e uni o preto com o preto + o preto do cabo do DVD. "Vamos ver o que dá?"
« Última modificação: 14 de Dezembro, 2009, 21:53:02 por smokeme »
88' Fiat Uno 45s (Incendiou)
89' Fiat Uno 45s (partiu chassis)
94' Lancia Y10 (Vendido :(  com pena minha)
97' Fiat Punto 75 ELX (vendido)
99' Fiat Punto 16v HLX (vendido)
03' Lancia LybraSW 1.9jtd (atual com muita alegria)

cesar

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 70
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Forever
Instalação De Dvd Ou Ps2
« Responder #1 em: 03 de Outubro, 2008, 09:15:35 »

Aós ligar os fios, meti as fichas no ICS, meti o ICS no sitio e começei a montar tudo como estava. Resultado: Parece que nem lhe mexi ("parece", porque na realidade até esfolei o revestimento beje do tablier... :(    Nota-se ali no canto inferior direito do portacopos...

Assim, quando quizer ligar um mp3, ipod, telemovel, gps, etc (só som) é só tirar a tampinha de borracha e puxar o cabo....

O que acham? Agora com o fio tirado, posso voltar a por a tampinha de borracha (por isso é que usei a saida pelo fole das mudanças e não o orificio que ali está!)

Agora posso ligar um leitor de DVD á ficha 21 pinos! Liguei o leitor lá de casa e..... VIVA!!!!! FUNCIONA!!!!  Que alegria tive!!! Ainda bem que ficou a funcionar!! Depois liguei a ps2. Para ligar a ps2 tive que comprar um cabo RGB (4€) (pois a lybra só recebe esse sinal) e um adaptador scart 21 pinos femea-femea (pois o cabo RGB da ps2 é macho e o scart da libra tambem). Depois liguei a ps2 e......... os filmes ficavam verdes!! Ao que parece é tipico da ps2 com o cabo RGB! O problema é que a lybra é NTSC e a minha ps2 é PAL!! :(   Se fosse uma ps2 ntsc estava tudo resolvido, assim ainda tive que por um chip na ps2 para tirar o fundo verde e "transforma-la" em NTSC. Assim posso usar a minha ps2 em casa e no carro ( é só tirar a ps2 e levar para casa. Não é necessário andar com cabos atraz. Muito prático)

Como veem, aqui está!!!! A qualidade da imagem deixou-me de boca aberta!!! Não estava á espera que fosse tão boa!!! Agora só tenho pena do monitor ser só de 7'' e não um bocadinho maior.....Agora com a ps2, há inumeros acessórios que se podem ir pondo.... como por exemplo o comando wirless, um monitor para o banco de traz, etc. Não só o meu filho pode ir vendo os seus dvd's como ainda pode ir jogando!!!!! Já me esquecia, para ver a ps2 basta carregar durante 3 segundos na tecla "trip" (como se fosse para o gps opcional) e no "src" do comando do volante para ouvir o som! Como são independentes, posso estar a ver dvd (o meu filho por exemplo com phones) e eu ouvir radio ou ao contrario! Ou pode o passageiro de traz (com monitor atraz) estar a jogar ps2 e eu com o comp de bordo e radio.....Só não posso usar a ps2 e o leitor de cd's ao mesmo tempo (logico, pois ambos usam o mesmo cabo).
« Última modificação: 03 de Outubro, 2008, 12:21:21 por Luke »
88' Fiat Uno 45s (Incendiou)
89' Fiat Uno 45s (partiu chassis)
94' Lancia Y10 (Vendido :(  com pena minha)
97' Fiat Punto 75 ELX (vendido)
99' Fiat Punto 16v HLX (vendido)
03' Lancia LybraSW 1.9jtd (atual com muita alegria)

bude

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1947
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re:Instalação De Dvd Ou Ps2
« Responder #2 em: 20 de Julho, 2009, 04:01:04 »
Muito interessante.

Bigluisao

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3087
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Instalação De Dvd Ou Ps2
« Responder #3 em: 20 de Julho, 2009, 09:39:16 »
Excelente trabalho!

Foi necessária muita paciência e muitas horas de trabalho, mas o resultado final compensou pelo que vejo!

Parabéns ficou 5 estrelas.

Cumps,
Luís
« Última modificação: 01 de Agosto, 2009, 18:10:10 por Bigluisao »

cesar

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 70
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Lancia Forever
Re:Instalação De Dvd Ou Ps2
« Responder #4 em: 29 de Julho, 2009, 11:42:02 »
Muito obrigado!! -_- Agora a proxima é tentar por não a ps2 mas sim a psp, assim tenho a possibilidade de ter GPS .... só não sei se dá pelo facto do sistema ser NTSC.... vamos ver....
Cumprimentos.
César
88' Fiat Uno 45s (Incendiou)
89' Fiat Uno 45s (partiu chassis)
94' Lancia Y10 (Vendido :(  com pena minha)
97' Fiat Punto 75 ELX (vendido)
99' Fiat Punto 16v HLX (vendido)
03' Lancia LybraSW 1.9jtd (atual com muita alegria)

bude

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1947
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re:Instalação De Dvd Ou Ps2
« Responder #5 em: 29 de Julho, 2009, 18:13:53 »
Muito obrigado!! -_- Agora a proxima é tentar por não a ps2 mas sim a psp, assim tenho a possibilidade de ter GPS .... só não sei se dá pelo facto do sistema ser NTSC.... vamos ver....
Cumprimentos.
César

Mantem-nos a par dos desenvolvimentos.
Gosto do tema e do teu relato.
Se souberes algo de semelhante para o Sistema Connect do Stilo, avisa. O aparelho tem previsto isso, mas parece-me que nunca foi lançado o cabo com fichas RCA (Scart também serve) e mais alguma coisa que falte. No PHEDRA existe e eu vi muito bem montado no porta luvas.

bebum

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 29
  • Karma:
    +0/-0
Re:Instalação De Dvd Ou Ps2
« Responder #6 em: 09 de Dezembro, 2009, 23:29:28 »
Hummm, só agora vi este tópico. Está mesmo muito interessante e talvez me de ao trabalho de fazer o mesmo ao meu Lybra, mas tava a pensar em meter em vez de uma ps2 ou leitor de dvd meter um pc, aaaassim ja tinha leitor de dvd, gps, kit mãos livres, jogos, com uma placa de internet portátil, etc, etc, etc.....

bude

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1947
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re:Instalação De Dvd Ou Ps2
« Responder #7 em: 10 de Dezembro, 2009, 02:45:08 »
Hummm, só agora vi este tópico. Está mesmo muito interessante e talvez me de ao trabalho de fazer o mesmo ao meu Lybra, mas tava a pensar em meter em vez de uma ps2 ou leitor de dvd meter um pc, aaaassim ja tinha leitor de dvd, gps, kit mãos livres, jogos, com uma placa de internet portátil, etc, etc, etc.....

Avança e conta cá à malta.

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Instalação De Dvd Ou Ps2
« Responder #8 em: 10 de Dezembro, 2009, 10:07:27 »
Adorei mesmo!!! Um trabalho de louvar, por favor vai-nos mantendo a par das novidades!!!

- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re:Instalação De Dvd Ou Ps2
« Responder #9 em: 10 de Dezembro, 2009, 14:23:04 »
Este topico quando acabado não ficaria melhor na secção DIY?

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re:Instalação De Dvd Ou Ps2
« Responder #10 em: 10 de Dezembro, 2009, 15:48:02 »
Este topico quando acabado não ficaria melhor na secção DIY?

Sem dúvida alguma!!!!
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

sousart

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2690
  • Karma:
    +1/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Sousa, Águas Santas
    • Fiatistas
Re:Instalação De Dvd Ou Ps2
« Responder #11 em: 11 de Dezembro, 2009, 14:46:27 »
sim senhor, este projecto merecia uma galeria especial ... está muito bom


Muitos Parabéns pelo brilhante trabalho que aqui colocaste e muito bem explícito  :mellow:

Tipo11

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165
  • Karma:
    +14/-21
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
Re:Instalação De Dvd Ou Ps2
« Responder #12 em: 11 de Dezembro, 2009, 17:12:02 »
Bom DIY. Bem documentado e explicado. :)

el pibe

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
Re: [DIY]Instalação De Dvd Ou Ps2
« Responder #13 em: 28 de Outubro, 2014, 20:10:12 »
Boa tarde pessoal.
Adorava fazer isto a minha Lybra...
Como posso ver as imagens que não aparecem
Como se chama o cabo para fazer
Abraco