Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 481726 vezes)

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TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2265 em: 12 de Maio, 2017, 13:48:18 »
Afonso, eu sei que o teu ainda e dos antigos sem centralina,...
So falei nisso como ressalva. ;)

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2266 em: 25 de Junho, 2017, 21:13:57 »
A ventoinha dispara aos 92 e desliga aos 87

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Mickey

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2267 em: 30 de Junho, 2017, 12:15:37 »
Correcto Afonso! À quem faça um furo de 3mm na "bolacha" do termostato no verão para que assim atrase a chegada aos 92C mas depois em andamento o motor nunca atingirá a temperatura ideal de funcionamento. Se fosse para ser assim já viria de fábrica com o furo :) aliás e até lá está o furo, na carcaça, com uma esfera para minimizar o retorno e tudo
Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1991 // Fiat Uno 60 SX (Carb.) - 1992
Fiat Uno Turbo i.e. MK2 - 1993 // VW Scirocco 2.0 TSI - 2010
Toyota Corolla TE27 - 1974 // BMW 420d Powered by M - 2014

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2268 em: 06 de Julho, 2017, 00:59:10 »


Não há melhor citadino. Tudo é prático e fácil. Do melhor que a Fiat já fez.

TwinThema

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2269 em: 06 de Julho, 2017, 09:05:16 »
Ate estacionar onde ja nao ha estacionamento!!!  :point:
 :t_up: Continua a mimar essa maquina.  :t_up:

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2270 em: 06 de Julho, 2017, 09:44:12 »
Mas que vaidoso  :t_up:

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2271 em: 23 de Agosto, 2017, 02:24:10 »
O Uno tem andado fabulosamente, e regressou aliás ao trabalho diário.


Mas preciso de uma opinião.
Está a aproximar-se a revisão e, se se recordam, tenho uma irritante baba de óleo na junta do cárter.
Estava a pensar se faria sentido, antes de tirar e recolocar o cárter, tentar outra coisa:
desde que comprei o Uno, em 2014, tenho andado sempre com óleo 10W40 (Shell Helix H7), semi-sintético; o anterior dono andou sempre com o 15W40, mineral.
Questão: faz sentido recolocar o 15W40, de boa marca, para ver se a baba desaparece? Ou mais vale reparar o problema e manter o óleo mais fino?

(O óleo recomendado no Manual é 15W40; mas sempre achei que o 10W40, por ser semi-sintético e por ser mais fino, protegeria melhor a longevidade do motor...).

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2272 em: 23 de Agosto, 2017, 09:02:27 »
Mantem o 10w40, e resolve a baba

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2273 em: 28 de Agosto, 2017, 23:41:25 »
a baba pode ser também do retentor da cambota.. o carter leva somente silicone. :smash:
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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2274 em: 29 de Agosto, 2017, 10:10:13 »
Não, o Luke já viu e vem do Cárter.
Eu sei que leva só silicone; tenho é receio de fazer asneira! ;)

afonsopatrao

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2275 em: 05 de Outubro, 2017, 09:28:36 »
E eis que hoje voltei a arregaçar as mangas! Já estava com saudades. A ver se resolvi...

O Uno foi definitivamente convertido no meu carro do dia a dia (e  tem-se saído magnificamente, diga-se), mas começou a acontecer algo de estranho.
No longínquo mês de Maio ou Junho, uma vez o motor desligou-se, depois de um intenso período de pára-arranca. Logo a seguir ficou com um funcionamento intermitente (acabava por pegar; mas um minuto depois desligava-se). Este episódio ocorreu num único dia e nunca mais aconteceu.

Mas na semana passada, a história repetiu-se. Ontem também. E hoje aconteceu três vezes, duas das quais em plena hora de ponta e quando queria entrar numa rotunda.

Era preciso agir.
O Luke explicou na altura, este sintoma é típico do módulo electrónico do distribuidor. Não sei se é ou não, mas os mais assíduos deste típico lembrar-se-ão que eu tenho um outro distribuidor cá em casa. Na verdade, uma das minhas primeiras nabices que fiz no Uno, no início da minha aprendizagem, foi conseguir partir uma asa de fixação do distribuidor. O remédio foi comprar um num centro de abate e fazer um recondicionamento. O original, que eu parti, ficou como banco de peças.

Assim, tendo cá em casa um módulo electrónico, resolvi trocar para ver se o gato era daí.

Fui buscar o distribuidor original, com a sua asa partida.





De seguida fui ver como se retira o módulo electrónico. Não tem nada que saber. Tiram-se  dois parafusos e desencaixa-se do corpo do distribuidor:



Levantam-se ligeiramente os fios e retiram-se as duas fichas:




Cá está ele: 

E foi hora de descer à garagem.

 

Abri o capot:
O módulo fica na parte de trás, mas tirando a tampa do distribuidor, é possível chegar-lhe.
Tirei tudo...


Sai módulo...


 

Bem pior que o outro. Este tinha os contactos cheios de verdete.

Depois montei tudo de novo. Rodei à chave e... nada.
Voltei a abrir o distribuidor e talvez uma das fichas estivesse mal encaixada. Voltei a montar.

Vruuuuum!

Perfeito! Agora veremos se isto resolveu o problema ou não...

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2276 em: 05 de Outubro, 2017, 10:40:21 »
Muito bem!

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2277 em: 05 de Outubro, 2017, 13:11:56 »
parece-me tudo bem, desde o diagnóstico à mudança, mas e o ponto do distribuidor? este modelo também é com a luz estroboscópica?
e já que mexeste no distribuidor, verifica o estado do tubo de vácuo e respectivo corrector, adicionalmente, tiras a tampa dos cabos de vela e pegas no rotor e "abanas"(cuidado estou a falar de folgas de 1/2mm, não faças força além do dedo mindinho :)), verificas a folga tas a ver, isto claro, se houver folga.
« Última modificação: 05 de Outubro, 2017, 13:18:47 por layer »

Luke

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2278 em: 05 de Outubro, 2017, 15:32:33 »
parece-me tudo bem, desde o diagnóstico à mudança, mas e o ponto do distribuidor? este modelo também é com a luz estroboscópica?
e já que mexeste no distribuidor, verifica o estado do tubo de vácuo e respectivo corrector, adicionalmente, tiras a tampa dos cabos de vela e pegas no rotor e "abanas"(cuidado estou a falar de folgas de 1/2mm, não faças força além do dedo mindinho :)), verificas a folga tas a ver, isto claro, se houver folga.
Ele não tirou o distribuidor fora para mudar o módulo

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Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #2279 em: 05 de Outubro, 2017, 15:34:36 »
parece-me tudo bem, desde o diagnóstico à mudança, mas e o ponto do distribuidor? este modelo também é com a luz estroboscópica?
e já que mexeste no distribuidor, verifica o estado do tubo de vácuo e respectivo corrector, adicionalmente, tiras a tampa dos cabos de vela e pegas no rotor e "abanas"(cuidado estou a falar de folgas de 1/2mm, não faças força além do dedo mindinho :)), verificas a folga tas a ver, isto claro, se houver folga.
Obrigado!
De todo o modo, isso está tudo umas páginas atrás, quando recondicionei este distribuidor! ;)
Não tem folga, afinei com pistola estroboscópica com o avanço de fábrica (ainda experimentei um pouco mais, mas começa logo a grilar) e o módulo de avanço a vácuo está bom.
Imaginei que trocar o módulo electrónico não modificasse o avanço; estou enganado? Antes de morrer, o módulo electrónico cria distorções no ponto do distribuidor? Imaginei que não e, por isso, não me dediquei a voltar a afinar.