Autor Tópico: Bravo 1.9 JTD do raistenique (já com fotos)  (Lida 3726 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

raistenique

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Bravo 1.9 JTD do raistenique (já com fotos)
« em: 27 de Julho, 2017, 21:08:52 »
Ora boas a todos. Depois de muito o cobiçar, lá comprei um Bravo JTD, um bocadinho escafiado mas a um preço muito simpatico. O carro é de 2000, em cinza prata,comercial.Veio com alguns miminhos,para choques e apoio de braço da Marea,opticas xenon,alarme e imobilizador,dois comandos,jantes raiadas de 16 speedline,filtro KN lavavel.Penso que seja a versão GT pois tem airbag do passageiro, ainda que os bancos sejam os normais.Tinha um aileron mas já veio sem ele.Como brinde fiquei com a cola que o segurava ainda toda agarrada ao vidro... :wacko:Fiquem com algumas fotos (nao tenho fotos do carro inteiro tal era o "tesao de mijo" para iniciar o projeto :D)



Nada de reclamações,toda a gente sabe como fica um Bravo prata com para choques Marea.Os que nao sabem nao sao verdadeiros  :fiatistas:.



Problemas na admissao,mas ja la vamos.



Interior bastante bem estimado.



Até parece que sangrou mal desapertei as mangueiras do radiador...



Já dá para perceber o estado do circuito de refrigeração...



O coração do menino



A pequena (!) fuga de oleo pela junta da tampa das valvulas.



A mais que provavel causa de todo aquele fumo preto,está todo rasgado.


Ora os problemas que ele tem:

Obviamente o circuito de refrigeração.As boas noticias sao que varias mangueiras e inclusive o radiador e termostato sao recentes pois estão em muito boas condições.A má noticia foi que o anterior dono mesmo assim nao aprendeu e voltou a usar Paraflu "Del cano". Duvidas:qual a melhor maneira de limpar o circuito?Encher com Paraflu,andar uns km,trocar e repetir?Isto vai limpar a ferrugem do bloco,por exemplo?

Admissao.Tenho um tubo que vai depois da MAF ao intercooler que esta rebentado em 5 (!) sitios diferentes.Podem ver o espetacular remendo que foi muito profissionalmente aplicado.É só substituir, mas estou a ponderar fazer a admissao completa em aluminio.

O outro problema da admissao e que tenho o intercooler cheio de oleo.Aparentemente nao vem do turbo.Este nao apresenta qualquer folga no core mas ja que esta fora e esta, encomendei um rebuild kit que tras as juntas todas internas mais umas peças de desgaste.Esse oleo na admissao esta a vir de uma caixa preta que fica logo atras do coletor da admissao do lado direito.Tem tres mangueiras:duas ligam na cabeça do motor (a de baixo pode ligar no bloco,ainda nao vi bem) e a terceira liga na admissao depois da MAF.Não faço ideia do que sera esta caixa,algum respiro do motor??Ajuda é agradecida :)

Por fim,tenho uma fuga de oleo na junta da tampa das valvulas,que facilmente se resolve.

De resto o carro esta bom,anda bem,puxa bem,a suspensao esta razoavel,a caixa esta um miminho.Tem embraiagem e kit de distribuição mudados recentemente (ou pelo menos a correia, ainda tem aquele brilho de nova).A do alternador idem.

Quem me puder ajudar com o problema do oleo na admissao, desde já um muito obrigado.

Desejem-me sorte!
« Última modificação: 27 de Julho, 2017, 21:46:51 por raistenique »

VDMR2

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 22
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 1.9 JTD do raistenique (já com fotos)
« Responder #1 em: 27 de Julho, 2017, 22:23:55 »
Courage! :)

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk


raistenique

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 1.9 JTD do raistenique (já com fotos)
« Responder #2 em: 27 de Julho, 2017, 22:52:07 »
Courage! :)

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

Hehe,alguma,alguma...Mas não comprei o carro por precisar dele,é mesmo um projeto,um entretenimento e porque foi baratinho.Por acaso não me sabes dizer o que é aquela tal caixa preta que me está a encher a admissão de óleo?

VDMR2

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 22
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 1.9 JTD do raistenique (já com fotos)
« Responder #3 em: 27 de Julho, 2017, 23:17:10 »
Diesel não os toco. O PDI afasta me de muitas aventuras dessas. Boa sorte para o projecto.

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk


raistenique

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 1.9 JTD do raistenique (já com fotos)
« Responder #4 em: 28 de Julho, 2017, 20:11:41 »
Bem hoje lá arranjei um tempinho para andar de volta do Bravo.Tirei fora o MAF e o MAP para limpá-los. O MAP estava horrivel,cheio de carvao,nem sei como lia alguma coisa...A MAF não aparentava estar muito suja,até começar a limpá-la...



A MAF cá fora



Não parecia estar muito mal...



Até eu a limpar!!!!



Também limpei a carcaça do sensor,também tinha algum carvão acumulado.


O MAP estava tão concentrado que me esqueci de tirar fotos,mas estava 100 vezes pior que a MAF.



Limpei-o bem,ficou muito melhor.



Também fui buscar uma junta e massa de juntas para a tampa das valvulas.

Andei depois à volta do carro a tentar pesar os pros e contras de tirar fora o coletor da admissao para lhe dar um tratamentozinho.Ingenuamente pensei que seria relativamente facil mas neste motor é preciso desmontar quase meio carro...Fica para a proxima que quero o carro a andar o mais rapido possivel,para disfrutar um pouco dele também.Afinal comecei "as obras" meia duzia de horas depois de o comprar.

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 1.9 JTD do raistenique (já com fotos)
« Responder #5 em: 28 de Julho, 2017, 21:53:03 »
Ora antes de mais boa sorte com o Bravo. Foi um carro que pensei adquirir mas na altura ultrapassava o orçamento disponivel... ;)

Quanto a limpeza do circuito de refrigeraçao eu aconselho o seguinte:
1ª fase ligar a mangueira direto aos diversos componentes (motor, radiador, radiador de sofagem, etc...) abriri a agua e deixar correr ate sair tao limpa qt possivel.
2ª fase encher o circuito com um anti congelante mais rasca circular umas centenas de kms e mudar as vezes necessarias ate justificar investir no paraflu definitivo.

Em relaçao ao oleo na admissao nao sei qual a quantidade que se esta a falar. Mas sei que e normal andar algum oleo pelo circuito de aspiraçao...

raistenique

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 1.9 JTD do raistenique (já com fotos)
« Responder #6 em: 29 de Julho, 2017, 18:04:01 »
Ora antes de mais boa sorte com o Bravo. Foi um carro que pensei adquirir mas na altura ultrapassava o orçamento disponivel... ;)

Quanto a limpeza do circuito de refrigeraçao eu aconselho o seguinte:
1ª fase ligar a mangueira direto aos diversos componentes (motor, radiador, radiador de sofagem, etc...) abriri a agua e deixar correr ate sair tao limpa qt possivel.
2ª fase encher o circuito com um anti congelante mais rasca circular umas centenas de kms e mudar as vezes necessarias ate justificar investir no paraflu definitivo.

Em relaçao ao oleo na admissao nao sei qual a quantidade que se esta a falar. Mas sei que e normal andar algum oleo pelo circuito de aspiraçao...

Essa limpeza já fiz,saiu para lá porcaria que nem foi bom,tive que andar a lavar o pátio todo depois do trabalho.Estava a pensar em utilizar um aditivo de limpeza agora,circular uns kms como dizes e depois sim,Paraflu para dentro.Conheces ou tens experiencia com algum que seja bom?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 1.9 JTD do raistenique (já com fotos)
« Responder #7 em: 31 de Julho, 2017, 08:52:13 »
Se limpaste com "anti congelante rasca" e ja nao sai sujidade eu nao adicionaria nada mais. Isto porque qualquer produto de limpeza propriamente dito tem o seu grau de corrosao, logo se tiveres locais sensiveis podes vir a ter fugas.
O anti congelante ou Paraflu nao sao corrosivos apenas soltam a sujidade que ja existe.

Eu, a partir do momento em que o liquido rasca sai limpo colocava o um anti congelante numa percentagem decente ou entao o Paraflu, so que e mais caro.  :t_up:

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 1.9 JTD do raistenique (já com fotos)
« Responder #8 em: 11 de Agosto, 2017, 13:22:40 »
(...)Por acaso não me sabes dizer o que é aquela tal caixa preta que me está a encher a admissão de óleo?


Isso parece-me ser um respiro do motor. A caixa não dá para abrir? Não tem uma especie de filtro metálico lá dentro?

Quanto ao Aileron o meu 1.2 de 2000 tem o aileron aparafusado, coisa que parece que o que aí esteve nunca esteve.

Quanto ao circuito de refrigeração concordo com o que já foi dito até agora. Se já não sai sujidade, está bom. Não vale a pena andar a "raspar" mais com produtos corrosivos antes que se acabe por abrir um buraco em algum lado.

Quanto ao projeto. Parabéns e boa sorte. Eu gosto muito dos Bravos em especial. Só tenho pena esse não ser uma versão de 5 lugares. Para mim comercial não dá mesmo  :D

Já agora, quantos km tem esse carro? E quando falas em "projeto" é apenas restauro ou algo mais?
Fiat Bravo 1.2 Sport