Autor Tópico: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares  (Lida 20815 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #15 em: 23 de Agosto, 2011, 14:20:32 »
Agora, ainda me resta mais uns dias de férias, vou mandar tirar as ópticas (que já levaram umas novas e de qualidade logo após uns meses da compra e com lampadas de 100W), limpar no interior das mesmas e tirar um inox que tem lá.

Lâmpadas de 100W é mau por 2 motivos:
1- Queima o espelhado
2- Puxa pela instalação, pois estas quase a tirar o dobro do que é suposto

Se queres mais luz, mete lâmpadas de melhor desempelho (p.ex. Philips X-treme ou Osram Night Breaker) que dão mais luz e consomem o mesmo que as "normais".

O que queres dizer com "tirar um inox que tem lá"?

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #16 em: 23 de Agosto, 2011, 14:22:17 »
as lampadas de 100w, para além de serem ilegais, estoiram-te com as opticas e com os casquilhos.

são lampadas que aquecem muito, queimam os plasticos e o espelhado. quem as usa, por exemplo em competição, usa também casquilhos em ceramica, os unicos que não derretem com o calor gerado pela carga e pela temperatura da lampada.

opta por uma phillips x-treme vision ou por umas osram night-breaker... são lampadas boas, com um excelente feixe luminoso e para além de serem legais não te estragam o material da óptica.

É engraçado que estava a submeter o post e entretanto estavas ao mesmo tempo a dizer o mesmo que eu (ou vice-versa, lol).  :laugh: :t_up:

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #17 em: 23 de Agosto, 2011, 14:51:36 »
para além de cegar os outros utilizadores da via
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Marcus

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 118
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #18 em: 23 de Agosto, 2011, 15:00:26 »
as lampadas de 100w, para além de serem ilegais, estoiram-te com as opticas e com os casquilhos.

são lampadas que aquecem muito, queimam os plasticos e o espelhado. quem as usa, por exemplo em competição, usa também casquilhos em ceramica, os unicos que não derretem com o calor gerado pela carga e pela temperatura da lampada.

opta por uma phillips x-treme vision ou por umas osram night-breaker... são lampadas boas, com um excelente feixe luminoso e para além de serem legais não te estragam o material da óptica.
As lampadas de 100W não são proibidas porque não existe legislação no CE, RCE ou qualquer Portaria, mesmo se existisse o agente fiscalizador não consegue detectar se é de 55W ou 100W, nos Centros Inspeções idem, só se tirarem a lampada e verem a descrição, mas depois que legislação é que se aplica? Se for Xenon aí muda de figura, o RCE prevê essa situação de Xenon não homolgado!
Este Punto sempre as teve e todos os anos vai á inspecção e nada é registado.

Mas na altura inicial, logo após a compra  o carro levou relés 40 amp, para suportar estas lampadas de 100W, mesmo assim existe dificuldade na visibilidade em médios!

Nos outros carros novos apenas que os levanto do stand, coloco logo os médios com as NEW Philips X-treme Vision H7, que mando vir de UK. (no Punto acho que seriam as H4? mas nem sei bem)

Cumprimentos,

Marcus

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 118
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #19 em: 23 de Agosto, 2011, 15:21:11 »
Mesmo assim com as lampadas de 100W, tenho que arranjar uma situação para melhor visibilidade em médios, nunca consegui ver em condições e gastou-se uma pequena fortuna na Fita quando se comprou o carro com ópticas novas, relés e lampadas de uma marca (fora da rede Fiat) e nunca resultou.

Em todo o caso aqui na imagem consegue-se ver as ópticas que ainda estão como novas no exterior, mas...




Agradeço sugestões para mudar um pouco o visual trazeiro...

Obrigado e cpts,

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #20 em: 23 de Agosto, 2011, 15:43:01 »
As lampadas de 100W não são proibidas porque não existe legislação no CE, RCE ou qualquer Portaria, mesmo se existisse o agente fiscalizador não consegue detectar se é de 55W ou 100W, nos Centros Inspeções idem, só se tirarem a lampada e verem a descrição, mas depois que legislação é que se aplica?

Não tens a menor ideia do que estás a falar!  :wacko:

A iluminação dos veículos é regulada pelo Reg.37 da ECE...

http://live.unece.org/fileadmin/DAM/trans/main/wp29/wp29regs/r037r5e.pdf

Se fores à pagina 34 vais ver as caracteristicas admitidas para, por exemplo, as lampadas H4 de 12v. Vais ler que o máximo admitido é 55w/60w...

De qualquer forma, quando compras lampadas de 100w, na embalagem vem SEMPRE a indicação de que não são "road legal".

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #21 em: 23 de Agosto, 2011, 15:46:32 »
verdade, e está escrito que veículos apartir de determinada potencia luminosa são obrigados a terem nivelação automática de faróis
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #22 em: 23 de Agosto, 2011, 15:47:40 »
mas num punto se queres ter boa visibilidade, compras ópticas de parábola dupla e não tens mais problemas nenhuns, até as de parábola simples dão boa luz, desde que não estejam sujas, as que tens la são carello?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #23 em: 23 de Agosto, 2011, 16:21:20 »
Sei que nos Unos havia quem encurtasse os cabos de massa dos faróis, e com bons resultados na iluminação...

Não sei se nos Puntos se aplica o mesmo "truque", mas não custa tentar!  :t_up:

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Tipo11

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165
  • Karma:
    +14/-21
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #24 em: 23 de Agosto, 2011, 17:14:42 »
Sugestão: não mexer em nada. está muito bem assim. só punha daquelas cortinas planas pretas à venda na norauto, etc. Para não ser encadeado.

Marcus

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 118
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #25 em: 23 de Agosto, 2011, 17:15:15 »
Não tens a menor ideia do que estás a falar!  :wacko:
A iluminação dos veículos é regulada pelo Reg.37 da ECE...
http://live.unece.org/fileadmin/DAM/trans/main/wp29/wp29regs/r037r5e.pdf
Se fores à pagina 34 vais ver as caracteristicas admitidas para, por exemplo, as lampadas H4 de 12v. Vais ler que o máximo admitido é 55w/60w...
De qualquer forma, quando compras lampadas de 100w, na embalagem vem SEMPRE a indicação de que não são "road legal".
Meu caro Artur Branco, cito-o "Não tens a menor ideia do que estás a falar!"

Seria caso para comentar este antigo prevébio e muito usado nesta aldeia "ensinar a missa ao Padre"

Nem queira saber e nem lhe passa pela ideia, como estou dentro da legislação, quer rodoviária, criminal, Aministrativa  ou Civél! Claro que não posso saber todos os diplomas e seus apêndices em vigor, mas pela experiência do dia a dia, rápidamente se sabe localizar (qualquer bom Jurista o faz, quanto mais um...)!

Eu disse em cima que não existe qualquer Diploma em vigor (publicada no DR) que regulamente a intensidade das lampadas de veículos automóveis. Existe sim regulamentação mas de "LUZES" (RCE e CE), sobre o ECE que colocou o link, não conheço nem essa "Publicação" é admitida em Tribunal quer para efeitos de acusação ou defesa e jamais algum Juíz aceita esse documento ou autoriza que seja anexa a algum Processo (são as seguradoras que muitas vezes tentam fazer um apêndice com esses documentos similares em diversas situações!

Em todo o caso, reitero-lhe minhas desculpas e não vou adiantar nada mais sobre o assunto em epígrafe, por duas razões lógicas, não casos para um Fórum e até estou de férias e muito destressado nesta bonita localidade e quinta, onde fui criado desde infância e muito gosto vir todos os anos passar uns dias das minhas férias com os meus pais.

Cordiais cumprimentos,

Edit: Quanto a luzes Xenon, homolgação e afins, existe legislação e inclusivé esta a ser aplicada e muito bem o dia a dia pelas autoridades competentes.
« Última modificação: 23 de Agosto, 2011, 17:20:19 por Marcus »

juve_elx

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1573
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #26 em: 23 de Agosto, 2011, 20:07:02 »
eu tenho um elx e penso que em sistema electrico dos nossos carros são iguais.
no meu meti umas osram nightbreaker de 55w e tenho uns medios bons, já nos maximos tenho umas dessas de 100w e não me queixo de falta de luz...
sei que parece parvo em perguntar mas tens os farois bem regulados? o refletor está limpo?
nas inspeções não conseguem detectar a potencia das lampadas, as minhas já foram varias vezes a IPO e sem nunca me dizerem nada.

Marcus

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 118
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #27 em: 23 de Agosto, 2011, 21:03:25 »
eu tenho um elx e penso que em sistema electrico dos nossos carros são iguais.
no meu meti umas osram nightbreaker de 55w e tenho uns medios bons, já nos maximos tenho umas dessas de 100w e não me queixo de falta de luz...
sei que parece parvo em perguntar mas tens os farois bem regulados? o refletor está limpo?
nas inspeções não conseguem detectar a potencia das lampadas, as minhas já foram varias vezes a IPO e sem nunca me dizerem nada.
Fui ás 18H00 buscar o carro e não paguei caro, acho eu pessoalmente:

Foi reparado na parte do Turbo (actuador da wartegate) desmontar, reparar e montar todo o sistema do Turbo, substituir o sensor de manómetro temperatura, mudança de óleo e filtro, tirar toda a água do radiador, lavagem do circuito e colocar liquido refrigerante, colocou anilhas, 2 tubos, chapas matricula novas em acrilico e mais umas outras afinações pontuais, preço total pago incluindo 8 horas de mão de obra: 205,00€

Amanhã vai para o electricista auto, pessoa amiga, para serem limpas a paráboloas no seu interior e há bocado mandei vir as novas NEW Philips X-treme Vision H4 da Powerbulbs de UK para lhe colocar, estas já estou muito habituadas ás mesmas e garantem dar mais 100% de luz (pelo menos 80% melhora)

Já agora, quem quizer la fazer compras aqui fica um Voucher Discount Code: ZXRCX111 se tiver ainda válido, tenho vários Voucher

Nos IPO se houvesse algum ilegal, eles tiravam (ou mandavam) tirar as lampadas para verem as caracteristicas e nota-se bem a diferença de 55W para os 100W, mas não podem causar encandeamento a terceiros!

Cpts,
 
« Última modificação: 23 de Agosto, 2011, 21:05:29 por Marcus »

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #28 em: 23 de Agosto, 2011, 22:28:50 »
Sei que nos Unos havia quem encurtasse os cabos de massa dos faróis, e com bons resultados na iluminação...

Não sei se nos Puntos se aplica o mesmo "truque", mas não custa tentar!  :t_up:

Eu no Uno deitei fora os faróis de marca branca e comprei 2 de ORIGEM usados (por acaso em muito bom estado). Depois lâmpadas Philips x-treme e resolvi o problema. Ficou uma maravilha!

No Uno do meu pai também deitei fora os de marca branca e meti 2 Carellos usados, e mesmo com lâmpadas normais sem ser novas ficou impecável.

Resumindo... o problema é ter faróis da treta!

Marcus

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 118
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Problema do turbo de Uno 1.7 TD Abril 1999 5 lugares
« Responder #29 em: 23 de Agosto, 2011, 22:54:23 »
Eu no Uno deitei fora os faróis de marca branca e comprei 2 de ORIGEM usados (por acaso em muito bom estado). Depois lâmpadas Philips x-treme e resolvi o problema. Ficou uma maravilha!

No Uno do meu pai também deitei fora os de marca branca e meti 2 Carellos usados, e mesmo com lâmpadas normais sem ser novas ficou impecável.
Resumindo... o problema é ter faróis da treta!
Sei que estes farois são da Hella Alemã e tem lá Mady in Germany, na altura ou após a compra do carro, foi a concessão Fiat que os mandou vir e pagou-se cerca de 800€ com a montagem.

Os originais ainda ali estão num armazém do meu pai e devidamente acondicionados, já coloco uma foto deles e amnhã vou leva-los também, pode ser que o electricista prefira colocar estes ORIGINAIS porque tem muito pouco uso e ainda os que estão no carro não funciona o sensor de movimento desde o inicio.