Autor Tópico: Afinar o 'PONTO'  (Lida 19094 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

devilpro

  • Visitante
Afinar o 'PONTO'
« em: 19 de Maio, 2003, 11:06:25 »
Ao substituir a correia de distribuição por uma nova, constatei que não conseguia colocar a polia da árvore de c. e da Cambota nas marcas de afinação. Ou fica um pouco á frente ou um pouco atrás. Penso que é normal, já que as correias com o uso 'esticam' e como são dentadas podem existir diferenças de alguns milimetros. A minha dúvida é: Essa diferença é tolerável ou existe alguma maneira de afinar'
Desde já, obrigado a quem possa esclarecer.
 :fiat:  

Barroso127

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1889
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Afinar o 'PONTO'
« Responder #1 em: 19 de Maio, 2003, 16:36:57 »
Ora muito bem isso é um trabalho que tem de ser feito com muita calma e precisão não é assim 10 graus para a frente ou 10 para tráz.
De momento não tenho muito tempo para te poder estar a explicar isso por isso aconselho a comprares a revista topos & classicos deste mês porque tem lá uma explicação muito boa sobre isso.
Se não tiveres oportunidade de a comprar então amanhã eu tento ajudar-te um abraço.
Mas aconselho a adiantar, e depois de o fazeres roda o motor á mão para ver se roda livremente porque se estiver fora de ponto é uma desgraça
[size=8]FiAT 127 abarth[/size]

devilpro

  • Visitante
Afinar o 'PONTO'
« Responder #2 em: 20 de Maio, 2003, 09:25:32 »
Ok. obrigado. Vou ver se o chefinho me deixa ir comprar a revista. Assim já tenho que fazer no serviço...

devilpro

  • Visitante
Afinar o 'PONTO'
« Responder #3 em: 21 de Maio, 2003, 09:32:02 »
Li o artigo e acho que está muito bom.
Eu tenho o manual Haynes para o meu carro e lá também vem uma explicação muito boa para afinar o ponto. O problema é que newnhum diz o que devemos fazer quando não conseguimos colocar a polie da cames e da cambota nas marcas por os dentesa da correia não o permitirem. No meu caso fico com uma diferença de 10 graus para mais ou para menos, o que acho que não é tolerável.
Ontem experimentei com uma correia original e acontece o mesmo.
Se alguêm tiver uma dica... cá o rapaz agradece :bjeca:  

Valente-coupe

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 492
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Afinar o 'PONTO'
« Responder #4 em: 21 de Maio, 2003, 12:02:31 »
Devil isso acontece no fim da correia estar sob tensão??

Já agora o teu catálogo compras-te agora ou já tinhas?
Regola: Un automobile sportive non ha mai spazio!
124 sport Coupe l'eccezione che conferma la regola!

devilpro

  • Visitante
Afinar o 'PONTO'
« Responder #5 em: 21 de Maio, 2003, 12:23:41 »
Acontece o seguinte:
1- Coloco a marca existente na polie da árvore de cames alinhada com a marca gravada na cabeça do motor.
2- Coloco a marca existente na Polie da cambota alinhada pela marca existente na tampa da correia de distribuição.
3- Retiro a tampa da correia de distribuição para poder colocar a correia de distribuição.

Aqui começam os problemas: Como sabem as polies e a correia tem uma série de dentes e ressaltos que encaixam uns nos outros; Aqui é que está o problema... para a correia encaixar nas polies tenho de rodar um pouco uma das polies e, logicamente as marcas ficam desalinhadas.

Quanto ao catálogo, o que eu comprei foi o 'workshop manual fiat 128' que cobre todos os modelos 128. Ensina detalhadamente a desmontar e voltar a montar o carro, com todos os truques e dicas, além de apresentar todos os valores de afinação.
Comprei-o a semana passada, novo, no Cavalos & Cavalos a um vendedor Inglês. Custou 18 Euros. Outra opção é encomendares na Internet, em Inglaterra arranjas usados a partir de 6 Euros mais os portes, cerca de mais 6 Euros.
 

Valente-coupe

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 492
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Afinar o 'PONTO'
« Responder #6 em: 21 de Maio, 2003, 12:46:29 »
Eu fazia assim:

Colocava a polia da cambota ao ponto e acertva a correia com os dentes da cambota.

Depois tens de ver para que lado o tensor te puxa a arvore de cames, se o tensor puxar para trás desandas a polia da arvore de cames para a frente e acertas com o dentes mais proximo da correia, se o tensor puxar para a frente desandas a polia da arvore de cames para trás e acertas com o dentes mais proximo da correia.

Depois de colocares o tensor verificas se está no ponto ou não.(espero que esteja não passo vergonha) :d_grin:  :d_grin:  :d_grin:



Relativamente ao catálogo tens que me dar os contactos para eu ver se arranjo um do 124 para mim  :bjeca:  
Regola: Un automobile sportive non ha mai spazio!
124 sport Coupe l'eccezione che conferma la regola!

devilpro

  • Visitante
Afinar o 'PONTO'
« Responder #7 em: 21 de Maio, 2003, 15:57:51 »
Valente, quanto aos manuais, no endereço que coloco a seguir encontrei 28 para venda:

http://www.amazon.co.uk/exec/obidos/search...3625645-3964609

Vou seguir os passos que aconselhaste, se ficar ok pago-te uma  :bjeca:  

devilpro

  • Visitante
Afinar o 'PONTO'
« Responder #8 em: 22 de Maio, 2003, 09:31:21 »
Não pago uma  :bjeca:  ao Valente... executei os procedimentos como ele aconselhou mas continuo com uma diferença de 5 graus quando a tolerancia são 3...

Valente-coupe

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 492
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Afinar o 'PONTO'
« Responder #9 em: 22 de Maio, 2003, 10:36:27 »
Ops menos uma. :eheh:

Se ficas com uma diferença de 5 graus já sabes o que fazer, as marcas para a finação estática são 0º, 5º e 10º, fazes o mesmo procedimento que fizeste mas avanças ou atrazas a cambota 5º.
Regola: Un automobile sportive non ha mai spazio!
124 sport Coupe l'eccezione che conferma la regola!

devilpro

  • Visitante
Afinar o 'PONTO'
« Responder #10 em: 02 de Junho, 2003, 19:57:53 »
Impossível, Valente. Cada dente da correia altera 10 graus. Tenho um atraso de 5 graus se usar outro dente passo a ter o carro adiantado 5 graus.
Bolas!!

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Afinar o 'PONTO'
« Responder #11 em: 02 de Junho, 2003, 20:58:01 »
5º de adiantamento pode ser uma boa afinação até... desde que não embrulhe o motor todo... o que podes fazer é usar uma roda dentada com afinação

adiantado - altas
atrasado - baixas
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Lancisti

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5883
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
Afinar o 'PONTO'
« Responder #12 em: 02 de Junho, 2003, 21:13:30 »
As polis das cames não têm afinação ???

Erickson

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4446
  • Karma:
    +0/-0
Afinar o 'PONTO'
« Responder #13 em: 02 de Junho, 2003, 22:23:37 »
És maluco? :P
De origem não têm, isso compras à parte.
1996 Fiat Punto 55 SX

Lancisti

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5883
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
Afinar o 'PONTO'
« Responder #14 em: 02 de Junho, 2003, 22:26:40 »
Oh pá .........


Era tuningue ... de orige :P