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Fiatistas
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D.I.Y.
Afinar o 'PONTO'
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Tópico: Afinar o 'PONTO' (Lida 19094 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
devilpro
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Afinar o 'PONTO'
«
em:
19 de Maio, 2003, 11:06:25 »
Ao substituir a correia de distribuição por uma nova, constatei que não conseguia colocar a polia da árvore de c. e da Cambota nas marcas de afinação. Ou fica um pouco á frente ou um pouco atrás. Penso que é normal, já que as correias com o uso 'esticam' e como são dentadas podem existir diferenças de alguns milimetros. A minha dúvida é: Essa diferença é tolerável ou existe alguma maneira de afinar'
Desde já, obrigado a quem possa esclarecer.
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Barroso127
Zagato
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Afinar o 'PONTO'
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Responder #1 em:
19 de Maio, 2003, 16:36:57 »
Ora muito bem isso é um trabalho que tem de ser feito com muita calma e precisão não é assim 10 graus para a frente ou 10 para tráz.
De momento não tenho muito tempo para te poder estar a explicar isso por isso aconselho a comprares a revista topos & classicos deste mês porque tem lá uma explicação muito boa sobre isso.
Se não tiveres oportunidade de a comprar então amanhã eu tento ajudar-te um abraço.
Mas aconselho a adiantar, e depois de o fazeres roda o motor á mão para ver se roda livremente porque se estiver fora de ponto é uma desgraça
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devilpro
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Afinar o 'PONTO'
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Responder #2 em:
20 de Maio, 2003, 09:25:32 »
Ok. obrigado. Vou ver se o chefinho me deixa ir comprar a revista. Assim já tenho que fazer no serviço...
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devilpro
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Afinar o 'PONTO'
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Responder #3 em:
21 de Maio, 2003, 09:32:02 »
Li o artigo e acho que está muito bom.
Eu tenho o manual Haynes para o meu carro e lá também vem uma explicação muito boa para afinar o ponto. O problema é que newnhum diz o que devemos fazer quando não conseguimos colocar a polie da cames e da cambota nas marcas por os dentesa da correia não o permitirem. No meu caso fico com uma diferença de 10 graus para mais ou para menos, o que acho que não é tolerável.
Ontem experimentei com uma correia original e acontece o mesmo.
Se alguêm tiver uma dica... cá o rapaz agradece :bjeca:
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Giannini
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Responder #4 em:
21 de Maio, 2003, 12:02:31 »
Devil isso acontece no fim da correia estar sob tensão??
Já agora o teu catálogo compras-te agora ou já tinhas?
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devilpro
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Afinar o 'PONTO'
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Responder #5 em:
21 de Maio, 2003, 12:23:41 »
Acontece o seguinte:
1- Coloco a marca existente na polie da árvore de cames alinhada com a marca gravada na cabeça do motor.
2- Coloco a marca existente na Polie da cambota alinhada pela marca existente na tampa da correia de distribuição.
3- Retiro a tampa da correia de distribuição para poder colocar a correia de distribuição.
Aqui começam os problemas: Como sabem as polies e a correia tem uma série de dentes e ressaltos que encaixam uns nos outros; Aqui é que está o problema... para a correia encaixar nas polies tenho de rodar um pouco uma das polies e, logicamente as marcas ficam desalinhadas.
Quanto ao catálogo, o que eu comprei foi o 'workshop manual fiat 128' que cobre todos os modelos 128. Ensina detalhadamente a desmontar e voltar a montar o carro, com todos os truques e dicas, além de apresentar todos os valores de afinação.
Comprei-o a semana passada, novo, no Cavalos & Cavalos a um vendedor Inglês. Custou 18 Euros. Outra opção é encomendares na Internet, em Inglaterra arranjas usados a partir de 6 Euros mais os portes, cerca de mais 6 Euros.
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Valente-coupe
Giannini
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Afinar o 'PONTO'
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Responder #6 em:
21 de Maio, 2003, 12:46:29 »
Eu fazia assim:
Colocava a polia da cambota ao ponto e acertva a correia com os dentes da cambota.
Depois tens de ver para que lado o tensor te puxa a arvore de cames, se o tensor puxar para trás desandas a polia da arvore de cames para a frente e acertas com o dentes mais proximo da correia, se o tensor puxar para a frente desandas a polia da arvore de cames para trás e acertas com o dentes mais proximo da correia.
Depois de colocares o tensor verificas se está no ponto ou não.(espero que esteja não passo vergonha)
Relativamente ao catálogo tens que me dar os contactos para eu ver se arranjo um do 124 para mim :bjeca:
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devilpro
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Responder #7 em:
21 de Maio, 2003, 15:57:51 »
Valente, quanto aos manuais, no endereço que coloco a seguir encontrei 28 para venda:
http://www.amazon.co.uk/exec/obidos/search...3625645-3964609
Vou seguir os passos que aconselhaste, se ficar ok pago-te uma :bjeca:
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devilpro
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Responder #8 em:
22 de Maio, 2003, 09:31:21 »
Não pago uma :bjeca: ao Valente... executei os procedimentos como ele aconselhou mas continuo com uma diferença de 5 graus quando a tolerancia são 3...
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Giannini
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Afinar o 'PONTO'
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Responder #9 em:
22 de Maio, 2003, 10:36:27 »
Ops menos uma. :eheh:
Se ficas com uma diferença de 5 graus já sabes o que fazer, as marcas para a finação estática são 0º, 5º e 10º, fazes o mesmo procedimento que fizeste mas avanças ou atrazas a cambota 5º.
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devilpro
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Responder #10 em:
02 de Junho, 2003, 19:57:53 »
Impossível, Valente. Cada dente da correia altera 10 graus. Tenho um atraso de 5 graus se usar outro dente passo a ter o carro adiantado 5 graus.
Bolas!!
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Luke
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Ferrari
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Afinar o 'PONTO'
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Responder #11 em:
02 de Junho, 2003, 20:58:01 »
5º de adiantamento pode ser uma boa afinação até... desde que não embrulhe o motor todo... o que podes fazer é usar uma roda dentada com afinação
adiantado - altas
atrasado - baixas
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Lancisti
Maserati
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Afinar o 'PONTO'
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Responder #12 em:
02 de Junho, 2003, 21:13:30 »
As polis das cames não têm afinação ???
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Erickson
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Responder #13 em:
02 de Junho, 2003, 22:23:37 »
És maluco?
De origem não têm, isso compras à parte.
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Lancisti
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Afinar o 'PONTO'
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Responder #14 em:
02 de Junho, 2003, 22:26:40 »
Oh pá .........
Era tuningue ... de orige
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