Fiatistas
Tecnica => Projectos / Alterações / Preparações / Tuning / Som e Imagem => Tópico iniciado por: Abreu em 17 de Setembro, 2007, 09:39:24
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Boas pessoal
Sou Novo ca no forum, tenho 1 punto gt1 de 94, que ando a alterar a nivel de motor.
estou com 1 problema agora.
meti a torneira reguladora de pressão do turbo, pressão de gasolina, Linha de escape completa, mas de momento preciso de trabalhar o arrefecimento do carro, a nivel de turbo e motor.
a minha duvida e qual o intercooler mais indicado de momento para o meu carro, pois vou meter 1 intercoler a frente, e para meter refrigeração a oleo o que e preciso fazer. e que gastos teria. pois tenciono vir a trocar turbo, cams, e fazer repro mas o carro em tempo quente e em cidade(onde ando pouco) aquecem muito, e penso que com 1 refrigeração a oleo safava-se melhor.
sem trocar turbo, nem cams nem repro o que e possivel fazer mais agora no meu carro para ficar com mais cv? :d_roll:
comprimntos
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Bem-vindo Abreu.
Há pessoal que te vai dar uma ajuda no teu problema. Ainda devem estar a dormir. (lol)
Peço-te que faças uma apresentação no topico BOAS VINDAS. :t_up:
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Sem trocar turbo, cams, e sem repro não tiras cavalos... pelo menos saudaveis...
A centralina é o que controla esse motor de 1372cc de 8v Turbinado...
Com a centralina alterada e uma torneira de pressão, de modo a que o turbo debite 1.2bar consegues tirar daí 150cv fiáveis (depende do estado do motor e da estima que lhe dês...).
A partir daí... Escape mais livre (directo ou com panela final, é á escolha...), admissão directa, turbo maior ou o de origem hibrido, intercooler frontal, bomba de combustivel de maior débito e com outra reprogramação de centralina, podes então partir para valores bem jeitosos, estamos a falar na ordem dos 170/180cv...
Sem isso... é o mesmo que dizeres "olha vou lixar o meu motor em menos de 2h..."
Força com isso, nós queremos é potencias saudaveis ;)
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Olha lá esta mod:
Intercoller FIAT PUNTO GT (http://www.engineforall.com/2006/10/26/intercooler-fiat-punto-gt/)
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e esse tb la tem o radiador de oleo.
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todos os gt tem radiador de oleo
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eu iria mais longe.. todos os fiat turbo que eu conheço (a gasolina) tem radiador de oleo :)
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Luke até mesmo a diesel... desde os tempos do Uno TD que vejo a fiat a usar radiadores de oleo... excepto nos JTD que deixaram de usar... :d_roll:
Uno TD...
Punto TD até 96/97
Bravo TD 75/100
Entre outros...
A gasolina acho que traziam todos :d_grin:
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infelizmente o meu punto td já vem sem radiador de óleo..
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Radiadores de Oleo = Intercooler, certo???
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Radiadores de Oleo = Intercooler, certo???
Não!
Radiador de óleo = radiador onde passa óleo para ser arrefecido
Intercooler = radiador onde passa ar da admissão para ser arrefecido depois de passar no turbo
:fiatistas:
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infelizmente o meu punto td já vem sem radiador de óleo..
Tenho o do meu bravo pra vender :d_grin:
Abraço ;)
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Não!
Radiador de óleo = radiador onde passa óleo para ser arrefecido
Intercooler = radiador onde passa ar da admissão para ser arrefecido depois de passar no turbo
:fiatistas:
ahahha, obrigadão pela explicação :t_up:
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Tenho o do meu bravo pra vender :d_grin:
Abraço ;)
pois..mas o problema é que depois devia ter que fazer o mesmo que com um intercooler..ou seja,arranjo intercoolers para o meu carro por 50 euros,mas depois tubagens em condições fica em 200 euros..lool..
abraço
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infelizmente o meu punto td já vem sem radiador de óleo..
alguns trazem de origem. mas podes sempre aplicar.
cump
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todos os fiat turbo a gasolina trazem radiador a oleo?? o meu punto gt nao traz.. pelo menos e td a agua.. :/
ja nao estou a perceber..
eu ja estou a aplicar o intercooler.. dei 50€ por ele este fim semna, dum mercedes E270 ou C270, de 160 cv mas agora vo ter k trabalhar nas tubagens, o maior problema de todos..
alguem sabe um bom sitio para fazer 1 BOA repro??
comp..
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esse intercooler pela potencia do mercedes não me parece que seja mt melhor que o de origem :(
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vo la metelo na msm.. pk o meu carro vai ficar na ordem dos 160 cv.. e como as tubagens vao ser maiores creio k nao vai ficar mau.. espero eu..nao posso por 1 muito maior.. pois dp fico a perder..
quanto ao radiador a oleo? o k e necessario aplicar para mudar o sistema de refrigeração a oleo? no meu k tem refrigeração a agua ( n sei pk,) o k e necessario mudar?
acho esksito virem c refrigeração a oleo kuando tenhu 1 colega k t tem 1 gt d 95 e tb e a agua..
:buaaa:
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O radiador de oleo do Punto GT está agarrado ao intercooler, na parte traseira do mesmo, muita gente olha pra ele e não repara ;)
E sim, TODOS os GT's trazem esse radiador de origem...
O intercooler do mercedes não é mau, tem a grande vantagem de ficar mesmo a ocupar a frente toda... coisa que o de origem nunca conseguirá fazer...
160cv? vais alterar o turbo para os manter fiaveis ou é á base de muita pressão?
Cuidado com a electronica/pressão do turbo senão ficas apeado num instante...
O turbo de origem consegue fazer estáveis (anulando a valvula Pierburg) 1.2bar até ás 5500rpm, a partir daí começa a perder até chegar aos 0.8bar devido ao seu tamanho reduzido...
Quanto ás tubagens pro IC... o teu carro tem Ar Condicionado? se não tiver é facil, podes deslocar o radiador de agua ligeiramente pro lado para passarem os tubos ;)
*edit*
Fica aqui a foto retirada do catálogo da fiat, é o radiador que está atrás do Intercooler... (nº 4)
(http://img.photobucket.com/albums/v317/ViPeR_PT/naread.png)
Abraço ;)
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sim, ja estou a ver qual e o radiador..
esse ja tinha visto apesar d nao m ter apercebido qual era o efeito..
posso mudar o intercooler sem mudar o radiador de oleo certo?
esse pode manter-se no mesmo sitio, desd que fique seguro!
nao, o meu punto nao tem AC.. os tubos do intercooler vai ser bastante simples..
vo começar sabado a desgraça da maquina.
vai sair caixa de velocidades, frente toda... para meter as coisas 100%..
no fim d outubro ja deve ter centralina reprogramada..
para ja nao vo mexer mexer no turbo, mas tb nao vo darlhe pressoes, pois vou tirar a torneira para nao puxar demasiado.. no final do ano ai ja irei meter outro turbo, maior e mais fiavel..
se tudo correr bem como ate agora sera assim..
:palmas:
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Se prenderes o radiador de oleo não há crise nenhuma :)
O turbo eu recomendava colocares a pressão constante nos 1.1/1.2 através de torneira ou até duma reprogramação na valvula Pierburg...
E a partir daí fazia-se a electronica, tive o meu antigo GT assim e o carro parecia outro, não era tão bruto felizmente, e em altas tinha muito mais pulmão ;)
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ja tenho a torneira aplicada.. ja andei com ela na pressão constante de 1.2.. mas tava na ideia de que ao reprogramar tivesse que tirala pk com a repro ja ia ficar nessa pressão..
apesar d ter andado no dia que meti a torneira, com 1 pressão d 2 bar, e digovos ...
era demais.. mas foi so mesmo 1 voltinha enkuanto meti-a akilo ao ponto..
quanto akela questão do radiador d oleo.. e possivel substituir a trefrigeração do carro d agua para oleo?
se sim o k e preciso mudar? e 1 das coisas k tenhu bastante curiusidade.. pois penso que ocarro iria ficar a refrigerar muito melhor.
sabes por acaso onde e a valvula da temperatura da agua do punto?
tenhu k ir ao motor procurala :fiat:
e k sou eu k faço tudo no carro.. o meu pai e mecanico e tenhu alguma experiençia d trabalhar com ele..
brigado pela ajuda:)
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Mudar a refrigeração do bloco/cabeça para oleo em vez de agua? :omg:
Não sei se isso seria viável mas ías precisar de doses maciças de oleo e de refrigeração... e muita paciencia :point:
Andaste com isso a 2bar? não teres rebentado com os pistons foi uma sorte... convem dares uma revisão aos segmentos pelo menos pra ver se não ficaram "tocados" com a pressão...
Eu sei que o carro com 2bar ficava com uma jarda louca... foi por isso que fiquei a pé! (até rebentei com a dump valve da forge que tinha instalada... entortou o piston (lol) )
A repro no Punto GT não altera a pressao do turbo, tem de ser feito o bypass com a torneira na pressão desejada e com uma sonda Wide-band ajustar a mistura para que fique o melhor possivel... motores com mistura pobre, equivalem a um ou mais pistons furados (acredita que passei por isso! (lol) )
A valvula da temperatura do punto penso que esteja no proprio radiador do lado do condutor (Peça nº 4 na imagem abaixo)
(http://img.photobucket.com/albums/v317/ViPeR_PT/naread-1.png)
Abraço ;)
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esquece isso do refrigerar a oleo... o oleo é bom a lubrificar não a transferir calor
para isso é optimo o anti-congelante :)
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era so 1 ideia que eu tinha.. nao sabia se neste caso era mais fiavel ou nao...
mas inda bem k nao e.. :t_up:
e fixe a valvula da temp da agua ser no radiador..
e k como vou ter k tirar a valvula para meter o manometreo da temperatura da agua..
agora foi a caixa que me deu problemas...
a 1º velocidade nao entra..
vo desmontala toda pa ver se vai precisar dos garfos ou assim.. aproveito pa ver embraiagem e rolamentos..
brigado pela vossa ajuda.. tem ajudado bastantes.. :tasla:
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a valvula que le a temperatura da agua para o manometro é no motor, normalmente na cabeça, no radiador fica a electrovalvula que dispara a ventoinha
cuidado com as invenções
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ahh...
ja estou a ver.. deve ser a k esta por baixo da maf.. dp dos tubos do termostato creio eu..
nao e invençoes.. apenas assim terei mais controlo do motor..
a unica coisa k vai mudar na refrigeração vai ser a agua.. vo tirala toda e meter anticongelante.. :yeah:
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ahh...
ja estou a ver.. deve ser a k esta por baixo da maf.. dp dos tubos do termostato creio eu..
nao e invençoes.. apenas assim terei mais controlo do motor..
a unica coisa k vai mudar na refrigeração vai ser a agua.. vo tirala toda e meter anticongelante.. :yeah:
nao. essa é de informacao da temp para a centralina.
a outra fica proxima da zona das velas.
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então deve ser a que esta por baixo das velas.. tem la i so e abandonada. :)
comp