Fiatistas
Geral => Fora de Contexto => Tópico iniciado por: Giugiaro em 26 de Janeiro, 2015, 01:56:17
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Abro aqui o tópico sobre o nosso comboio Foguete, a CP 0500 fabricado pela FIAT em 1953.
Hoje foi transmitido no Jornal da Noite da SIC uma reportagem da série Abandonados sobre este comboio que foi o ex-libris da Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses e avô da CP 4000 FIAT Ferroviaria (Alfa Pendular).
[SIC 2015] Abandonados FOGUETE / SOTAVENTO (http://www.youtube.com/watch?v=WcVbQrmT7aY#ws)
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Eu vi isso...que espetaculo.
Uma reportagem porreira, é sempre bom ouvir alguns testemunhos. Gosto do pormenor de haver sempre um electricista a bordo, para aquilo não dar raia :point:
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Até eu curtia ali pôr mãos á obra! :D
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Não tinha visto esta reportagem, é tudo feito assim, :( não teria sido melhor terem guardado este e outros em algum armazém até ao seu destino final?? Agora tem ali muita obra para fazer... :smash:
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Adorei a reportagem, já tinha ouvido falar no Foguete mas nunca tinha visto imagens nem sabia nada em concreto acerca da sua história e importância em Portugal. Obrigado pela partilha! :t_up:
Uma reportagem porreira, é sempre bom ouvir alguns testemunhos. Gosto do pormenor de haver sempre um electricista a bordo, para aquilo não dar raia :point:
Achei mesmo piada à cena do electricista a bordo! :lol:
Não tinha visto esta reportagem, é tudo feito assim, :( não teria sido melhor terem guardado este e outros em algum armazém até ao seu destino final?? Agora tem ali muita obra para fazer... :smash:
Pensei o mesmo, às vezes penso no porquê de as coisas terem que passar por velhas antes de serem clássicas! :blink:
Dá pena ver o estado a que chegou, espero mesmo que o restauro vá para a frente e que possa andar nele num futuro não muito longínquo! 8)
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A história do abandono do património ferroviário português é bem mais complexa e triste que aquilo que se julga.
A razão por tanto material histórico e de interesse cultural e industrial estar em estado tão deplorável e mesmo de certos espécimes terem desaparecido nos últimos 20 anos deve-se a duas coisas:
- À mentalidade dos portugueses de que ter carro é que é uma mostra de riqueza e boa vida e que o comboio é um transporte retrógrado desnecessário.
- Dos lobbys das estradas e das petrolíferas que dominam a política desde o governo de Cavaco Silva, que não só afetou a tutela e a assembleia como também a nomeação das sucessivas administrações da CP, REFER e Museu Nacional Ferroviário.
Tudo começou com o encerramento contínuo de Linhas e Ramais periféricos, com a alteração dos horários para esquemas incompatíveis às necessidades, com a redução da oferta e com o desinvestimento mais acentuado a cada ano que se seguia. Material reservado para museu pela equipa museológica do Engenheiro Armando Ginestal Machado foi deixado ao abandono em todo o país, e as peças que já se encontravam em conservação foram desprovidas de conservação adequada.
Isto afetou tanto o Comboio Real Português, peça ferroviária mais importante do regime monárquico e que foi resguardado imediatamente após substituição por um comboio mais moderno, como o Comboio Presidencial, peça mais importante do regime republicano e que se viu completamente abandonado e negligenciado a partir da década de 80.
Situações mais dramáticas que se deram nos últimos 15 anos foi a completa demolição de material da Linha de Cascais em estado original e que estava catalogado para museu, a destruição de todas 8 restantes locomotivas CP 1800 da English Electric, deixando apenas a Nº 1805 sem peças de substituição e com fugas de fluídos, a venda de todos os exemplares CP 9600 para a Argentina e Camarões e a tentativa de venda em segredo do Comboio Histórico do Corgo.
Recentemente em 2010 a FMNF teve uma "revolução" interna que levou à substituição completa da direção que se encontrava em funções desde a instituição da fundação. A direção deixou de ter pessoal associado à tutela e passou a ter pessoal específico da área da museologia e dos caminhos-de-ferro. Começaram-se então a mudar as políticas da fundação, os acordos existentes entre Núcleos Museológicos e Câmaras Municipais, a divulgação de eventos nos núcleos museológicos, iniciar as obras de construção da Exposição Permanente e proceder ao catalogar de todo o material ferroviário afeto e de interesse para o museu, desde locomotivas e carruagens a peças de via e obras, documentos e roupa. O Foguete, a CP 1805 e o Comboio Presidencial foram levados imediatamente para Contumil para restauro, tendo já saído o Presidencial completamente restaurado e apto a circular. As locomotivas CP 2501 e CP 2551 foram logo recolhidas para o acervo antes do abate e demolição de todas as locomotivas das duas séries. Entre outras ações que a FMNF está a levar a cabo.
Perante semelhante panóplia de projetos de conservação, o Estado não poupou a FMNF ao juntá-la ao plano de cortes nas fundações de 200 M€, feito em 2012.
Fora da museologia, fala-se na demissão do atual presidente da CP por ripostar contra as ordens da tutela e todos já devem saber da história por detrás da fusão da Estradas de Portugal com a REFER.
Nada contra os automobilistas, mas como entusiasta ferroviário desde muito pequenino, não me fico nada indiferente às injustiças todas que foram feitas contra os caminhos-de-ferro nas últimas 3 décadas, não só no CF em si como em todos os que dependiam dela para trabalhar e se deslocar neste país.
Dá graças a Deus a CP não ter sido privatizada como fizeram no Reino Unido com a British Rail. Todos dão azo à privatização da CP, mas as empresas ferroviárias com os lucros brutos mais elevados da Europa são todos, curiosamente, empresas públicas, entre elas a gigantes alemã Deutsch Bahn AG e holandesa Nederlandse Spoorwegen.
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A história do abandono do património ferroviário português é bem mais complexa e triste que aquilo que se julga.
A razão por tanto material histórico e de interesse cultural e industrial estar em estado tão deplorável e mesmo de certos espécimes terem desaparecido nos últimos 20 anos deve-se a duas coisas:
- À mentalidade dos portugueses de que ter carro é que é uma mostra de riqueza e boa vida e que o comboio é um transporte retrógrado desnecessário.
- Dos lobbys das estradas e das petrolíferas que dominam a política desde o governo de Cavaco Silva, que não só afetou a tutela e a assembleia como também a nomeação das sucessivas administrações da CP, REFER e Museu Nacional Ferroviário.
Esta parte mina tudo o resto, depois os resultados são muitos e variados, raramente bons... :maufeitio:
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Adorei ler um pouco sobre a nossa história ferroviária!
Foi sempre um transporte que gostei...andei a minha infancia toda na linha do vouga ou no Intercidades com aquela locomotiva toda laranja a diesel.
Depois apanhei já as modernas e a viagem Lisboa <-> Aveiro foi sempre feita por Intercidades...com um conforto brutal. O problema é o que referes: horários inadequados, a meu ver.
Porque é barato, confortável, etc. Eu agora em Lisboa só viajo no suburbano para o trabalho.
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Adorei ler um pouco sobre a nossa história ferroviária!
Foi sempre um transporte que gostei...andei a minha infancia toda na linha do vouga ou no Intercidades com aquela locomotiva toda laranja a diesel.
Depois apanhei já as modernas e a viagem Lisboa <-> Aveiro foi sempre feita por Intercidades...com um conforto brutal. O problema é o que referes: horários inadequados, a meu ver.
Porque é barato, confortável, etc. Eu agora em Lisboa só viajo no suburbano para o trabalho.
Tambem andast no vouguinha? So pode vir dai a parvalheira comum,... um gajo andava tanto de lado pra lado dentro dakilo que os neuronios trocaram-se todos de ordem... :yeah:
Intercidades pra mim foi na altura de cumprir serviço militar, estarreja ou aveiro ate Sta. Apolonia. Um gajo podia dormir a vontade que sabia que nao "perdia" a estaçao... Podia perder o ferri mas a estaçao nao. :D
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Tambem andast no vouguinha? So pode vir dai a parvalheira comum,... um gajo andava tanto de lado pra lado dentro dakilo que os neuronios trocaram-se todos de ordem... :yeah:
Intercidades pra mim foi na altura de cumprir serviço militar, estarreja ou aveiro ate Sta. Apolonia. Um gajo podia dormir a vontade que sabia que nao "perdia" a estaçao... Podia perder o ferri mas a estaçao nao. :D
LOL!
Apanhei muitas vezes para Águeda ou então apanhar em Esgueira (bom, acho que era mais Solposto que Esgueira lol) para sair em Aveiro, só porque sim :yeah:
Eu antes entrava no Oriente, mas depois de descobrir que em Sta apolónia, entra pouca gente e podes ir tranquilo da vida em vez de andares à porrada no cais de embarque para arranjar um lugar e sitio para a mala, etc....tem sido esse o meu ponto de partida....e chegada :sombrero:
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Eu acho que a CP podia inovar um pouco e ter net nos comboios...os autocarros da Rede Expressos têm todos e dá imenso jeito para trabalhar enquanto se viaja!
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Eu acho que a CP podia inovar um pouco e ter net nos comboios...os autocarros da Rede Expressos têm todos e dá imenso jeito para trabalhar enquanto se viaja!
Os Alfa já têm! Os InterCidades é que ainda não...
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Os Alfa já têm! Os InterCidades é que ainda não...
Têm os IC da Beira Baixa e uma única carruagem de 2ª Classe, que até já foi ao Pocinho e Valença.
(https://farm6.staticflickr.com/5573/14971241041_cfcf3b9729_c.jpg) (https://flic.kr/p/oNXwnx)IR 950 - Moledo (https://flic.kr/p/oNXwnx) by valeriodossantos (https://www.flickr.com/people/45036885@N07/), on Flickr
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Têm que expandir a aplicação da net a todos os comboios...dá imenso jeito! :t_up:
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Ja que me deram a fama das cantorias, aqui fica a minha dedicatoria:
Olha o Foguete (http://www.youtube.com/watch?v=s2Fl-MJNQS8#ws)
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Grande Carlos Paião!!!!
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:o :o :o :t_up: