Autor Tópico: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente  (Lida 3775 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« em: 07 de Agosto, 2017, 16:31:22 »
Boas,

Ajudem-me aqui a tentar perceber este problema...

Já há algum tempo que ando com este problema: Quando o motor aquece (temperatura normal de funcionamento) perde potencia por alguns segundos (se aparecer uma subida estou lixado, bem que posso reduzir que não sobe) mas depois volta ao normal durante outro bocado e anda assim ora com potencia ora com quase nada até que o motor arrefeça.

O que me vale é que desde que comprei o carro que a válvula do termostato está fixa na posição aberta (ou não está lá mesmo) e então em viagens o motor nunca chega à temperatura em que se revela este problema, quando entro na cidade ou apanho fila de trânsito é que lá vem o problema outra vez.

Há dias, fiz uma viagem relativamente grande em auto-estrada, e com o motor naquela temperatura em que não costuma dar problemas, ia eu a 120~130 quando pareceu que o motor se desligou! Não perdeu potencia ficando com menos, parecia que tinha desligado o motor. Mas só durou 1 segundo e voltou logo ao normal. Tentei ignorar e continuei a viagem mas isto voltou a acontecer mais 3 vezes.

Já verifiquei, liguei ao pc e a centralina não apresenta erros.
A luz de erro não acende quando isto acontece (perda de potencia parcial ou total, nunca acendeu)

O relantim também não está certo, está muito instável, às vezes até vai a baixo. Já troquei a sonda Lambda (nada mudou, embora a perda total de potencia ainda não tivesse acontecido) e as velas não têm muitos km.

Alguém tem ideia do que poderá ser isto?

desconfio do sensor de posição da borboleta, mas não encontro à venda em lado nenhum, está esgotado e se não estivesse tinha preço de mais de 150€... por esse preço já eu comprei um carro que me fez 30.000 km sem levar peças, só oleo e filtros  :smashfreakB:
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #1 em: 07 de Agosto, 2017, 18:07:05 »
O que chamas quente. 90º ou acima disso?
O termostato a funcionar deveria dar para perceber se o problema esta diretamente relacionado com a temperatura da agua ou nao... :unsure:

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #2 em: 08 de Agosto, 2017, 10:18:36 »
A quente é quando o ponteiro da temperatura está a meio (ou muito perto), que presumo que seja perto dos 90º porque ele nunca sobe mais do que isso. O Ventilador entretanto arranca e nunca sobe mais do que meio.
« Última modificação: 08 de Agosto, 2017, 10:22:20 por MrOverclock »
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #3 em: 08 de Agosto, 2017, 12:10:14 »
Teoricamente se isso so acontece quando atinge a temperatura normal de trabalho (ponteiro ao meio) leva-me a julgar que exista por ai algum problema com dilataçoes e com isso perdas de compressao. Mas nao quero ir ja por ai...
Tete perceber se a perda de potencia podera advir de corte eletrico, combustivel ou, como ja me aconteceu algo identico, problema na exaustao dos gases. Ja agora aspiraçao de ar tambem...
A distancia e sempre muito complicado saber do que se esta a falar. Eu nem mesmo nos meus as vezes consigo perceber o que se esta a passar em concreto...

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #4 em: 10 de Agosto, 2017, 11:45:32 »
A mim leva-me a crer que quase certamente não é um problema mecanico mas sim eletrónico. Ele está muito bem a trabalhar normalmente e de repente fica sem potencia instantaniamente sem ser gradual.. e alguns segundos depois, da mesma forma,  votla ao normal também instantaniamente. Isto para mim é algum sensor marado, ou na pior das hipoteses, alguma fuga de ar no coletor de admissão que está a provocar comportamentos erraticos por parte da centralina e que depois levam a que haja estes cortes.

Há uns tempos tinha um erro, que agora não tenho bem na memória qual era, mas era algo parecido com a sonda lambda estar a ler valores demasiado elevados. Limpei o erro e nunca mais voltou a aparecer. Entretanto mais tarde troquei a sonda e apercebi-me que foi dinheiro mal gasto porque ficou tudo igual
Fiat Bravo 1.2 Sport

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #5 em: 10 de Agosto, 2017, 13:39:40 »
Ja tocaste cabos de vela?

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk


TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #6 em: 10 de Agosto, 2017, 13:52:47 »
A mim leva-me a crer que quase certamente não é um problema mecanico mas sim eletrónico. Ele está muito bem a trabalhar normalmente e de repente fica sem potencia instantaniamente sem ser gradual.. e alguns segundos depois, da mesma forma,  votla ao normal também instantaniamente. Isto para mim é algum sensor marado, ou na pior das hipoteses, alguma fuga de ar no coletor de admissão que está a provocar comportamentos erraticos por parte da centralina e que depois levam a que haja estes cortes.

Há uns tempos tinha um erro, que agora não tenho bem na memória qual era, mas era algo parecido com a sonda lambda estar a ler valores demasiado elevados. Limpei o erro e nunca mais voltou a aparecer. Entretanto mais tarde troquei a sonda e apercebi-me que foi dinheiro mal gasto porque ficou tudo igual

Assim da forma que descreves concordo contigo na aprte de algum problema eletronico..
Pelo que ja fui apredendo do que sofro na pele, os erros de lambda levam a que a centralina assuma um "mapa de emergencia" e gere-se a partir dai. Nao faz cortes como os que referes. Teoricamente e ate possivelmente na pratica, as sondas so la estao para fazer uma gestao mais ecologica.

O meu Thema fez algo parecido mas nao imprtava se estava quente ou frio, do nada cortava (injeçao ou igniçao foi coisa que nunca consegui confirmar) e tipo meio segundo depois vinha com tudo novamente como se nada se tivesse passado. Desde uns meses atras nunca mais fez isso.

Como referiu o pedro, ve os cabos das velas, mas acho pouco provavel se o problema for "corte". Se for perda de potencia tipo nao trabalhar com os cilindros todos aí ja é mais provavel...  :unsure:

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #7 em: 10 de Agosto, 2017, 18:15:29 »
Os cilindros trabalham todos perfeitamente, mesmo quando perde potencia.

Ligado ao PC esta centralina tem dois valores onde tenho posto o olho. Um dele diz que é o Air Flow (ou algo assim parecido) e outro o Desired Air Flow. E ao relantim estes valores são similares, mas nunca iguais, quando acelero (sempre em ponto morto) o Air Flow dispara para valores absurdamente altos, enquanto o Desired Air Flow apenas aumenta um pouco... Isto deixa-me desconfiado de que alguma coisa não está bem com algum sensor... Logo coloco aqui um printscreen, hoje não trouxe o portatil comigo.
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #8 em: 10 de Agosto, 2017, 19:11:41 »
Nunca "perdi" tempo a olhar pra esses valores mas o que mede o "air flow" e a MAF. Normalmente encontra-se a seguir ao filtro de ar.

O "desiered air-flow" seram dados fornecidos pela centralina.  :unsure:

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #9 em: 10 de Agosto, 2017, 22:19:09 »
Este não tem MAF, tem MAP ou lá o que é... essa peça custava mais de 100€ a ultima vez que verifiquei  :pain10:

Eu estou com medo é que isto seja uma leitura errada da posição do acelerador e que este esteja a abrir mais do que aquilo que está a ser medido, depois provoca estes comportamentos estranhos tudo porque há um sensor com valores errados.


Só que esta peça alem de já não haver, custava um balúrdio também... Em sucatas tenho medo que também não estejam bons, e na única sucata que procurei, não tem  :(   
« Última modificação: 10 de Agosto, 2017, 22:29:51 por MrOverclock »
Fiat Bravo 1.2 Sport

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #10 em: 10 de Agosto, 2017, 22:24:29 »
Aqui está o print que eu tinha falado:

« Última modificação: 10 de Agosto, 2017, 22:25:40 por MrOverclock »
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #11 em: 11 de Agosto, 2017, 08:35:08 »
Aqui está o print que eu tinha falado:



Onde?

Se nao tem maf nao vejo como pode medir caudal. nao sera que a map faça maf tambem?
Sem grandes detalhes e complicado opinar/ajudar... (E sem conhecer o carro entao,...  :point::t_up:

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #12 em: 11 de Agosto, 2017, 12:33:01 »
O sensor MAP mede a pressão de ar em vez do fluxo de ar. No fundo vai dar ao mesmo, a medição só é feita de forma diferente. Este sensor está num canto do coletor de admissão
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #13 em: 11 de Agosto, 2017, 13:52:06 »
Se esta no coletor e MAP. Se dizes que "vai dar ao mesmo" atrevo-me a perguntar plo estado do filtro... Embora nao acredite que seja essa a causa.

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #14 em: 11 de Agosto, 2017, 16:26:56 »
Agora que falas nisso, acho que não o troco há 2 anos... mas para os km que tem feito, deve estar perto de novo  8) Mas de qualquer maneira não deverá ser daqui, uma vez que ele até está a acusar a entrada de mais ar do que o que era suposto, se fosse o filtro obstruido, devia ser ao contrário

Desde que comprei a mota que ando muito pouco de carro. Só quando tenho de dar boleia a alguém ou quando está muito mau tempo é que levo o carro
« Última modificação: 11 de Agosto, 2017, 16:30:16 por MrOverclock »
Fiat Bravo 1.2 Sport