Autor Tópico: Fiat Panda 1.3 Mjt - Óleo do Motor  (Lida 2204 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

igorpestana

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Panda 1.3 Mjt - Óleo do Motor
« em: 06 de Abril, 2019, 18:42:46 »
Boas a todos,
Mais um tópico sobre o meu Panda. Desta vez acerca do óleo do motor.
Eu vi noutros fóruns o pessoal a dizer que o óleo 10w40 não era o mais indicado para este carro, sendo o 5w40 o recomendado. É um motor diesel multijet 188A8000, versão 169 (carro de 2010, não é a versão mais recente). Li que o óleo 10w40 pode interferir no arranque a frio, nos consumos, na própria lubrificação de componentes, etc...A verdade é que o carro acabou de completar 170.000 KM, e na última revisão colocaram o 10w40 (e presumo que antes devia ser usado o mesmo, pois tenho o carro apenas desde os 155.000 Km)...
No site da BP, por exemplo, recomendam o BP Visco 7000 C 5W-40. Nem sei se é o mais adequado ou não, em termos da marca, até porque noutros sites vejo o EDGE 5W-40, entre outros...Comprei o carro sem o manual, por isso não posso verificar (um erro fatal da minha parte, que não se tornará a repetir em aquisições futuras). Pior do que isso, foi eu nem ter exigido o comprovativo de todas as revisões antecedentes, desde novo (foi comprado "agora" em 2ª mão num stand).
Alguém sabe algo acerca deste assunto, se seria recomendado mudar para o 5w40 ou não (visto que o carro já tem alguns KM e pode começar a beber muito óleo, digo eu)? Obrigado!
« Última modificação: 06 de Abril, 2019, 19:06:20 por igorpestana »

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Panda 1.3 Mjt - Óleo do Motor
« Responder #1 em: 06 de Abril, 2019, 21:53:09 »
Como eu te disse noutro forum, 5w40 nisso, á custa disso num corsa cá em casa tive de trocar corrente prematuramente isto aos 150milklm

igorpestana

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Panda 1.3 Mjt - Óleo do Motor
« Responder #2 em: 06 de Abril, 2019, 23:38:33 »
Pois...Também obtive outra resposta de outro utilizador daquele fórum que me disse o mesmo...Que o 10w40 é extremamente prejudicial para a corrente de distribuição daquele carro...
Estou a ser extremamente enganado naquele stand...É problema atrás de problema...Não resolvem nada, e ainda fazem questão de os piorar!!! Para cúmulo, estou a ver que para resolver isto só com advogados metidos ao barulho!!!
Aliás, várias das anomalias daquele carro já aqui foram expostas neste fórum...Fora outras que não coloquei...Isto em somente 9 meses +/- de utilização do carro!!! -.- Como é possível...
« Última modificação: 06 de Abril, 2019, 23:40:48 por igorpestana »

jorge punto

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Panda 1.3 Mjt - Óleo do Motor
« Responder #3 em: 06 de Abril, 2019, 23:43:44 »
Acredito, por vezes uma má manutenção, faz um mau carro, e daí os problemas!! Mete o carro numa oficina tipo bosch

igorpestana

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Panda 1.3 Mjt - Óleo do Motor
« Responder #4 em: 11 de Abril, 2019, 20:03:59 »
Alguém consegue me dizer qual o melhor óleo para este carro, em termos de marca ou qualidade-preço? Desconfio que seja o óleo SELENIA WR 5W40...Entretanto também descobri o SHELL Helix HX8 5W40, que APARENTA ser bom, ou o HX7 10W40 que, apesar de semi-sintético, diz ser compatível com as normas fiat...Mas será que não há outro que assuma a norma 9.55535-N2 da Fiat (presumo que seja esta a deste carro, ou então a M2), mais barato e de qualidade semelhante? Se bem que cobraram-me exatamente 35€ (sem tirar nem pôr) por um HX7 10W40 que compram por uma dúzia de trocos, lá na oficina do stand...Portanto, nem me importo de pagar montantes em torno desse valor, DESDE QUE TENHA ACERTEZA QUE SEJAM ADEQUEADOS PARA ESTE MOTOR...Obrigado!
« Última modificação: 11 de Abril, 2019, 23:12:49 por igorpestana »

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Panda 1.3 Mjt - Óleo do Motor
« Responder #5 em: 13 de Abril, 2019, 15:09:52 »
Compra tu o oleo selenia na texoleo ou na auto parts logistic e pede para to colocarem. Deve andar pelos 40€.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk