Autor Tópico: FIAT LINEA  (Lida 13647 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

HOSTILE

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 11
  • Karma:
    +0/-0
FIAT LINEA
« em: 02 de Junho, 2010, 23:56:25 »
Boas,

comprei recentemente um Linea depois de muito investigar na relação qualidade/preço, bem como na questão da aposta de uma marca num pequeno familiar, com um motor fiável e económico.
Escolhi a FIAT, apesar de nunca ter pensado em adquirir um por mera desconfiança, confesso, mas como diz a malta da FIAT, "só critica quem nunca teve um".
Bom, isto serve de introdução ao seguinte, o carro é bonito, boa habitabilidade, bom equipamento, grande bagageira, mas gostava de ter opiniões e dados mais concretos sobre unidades com este motor, para se fazer um base de dados daquilo que de bom e de mau o modelo e motor tenham.
Assim pede-se aos proprietários de Linea´s que coloquem a vossa opinião sobre o modelo da seguinte maneira:

1 - km´s do motor,
2 - consumos e tipo de circuito habitual ( cidade, AE...)
3 - ano de matrícula/aquisição
4 - grau satisfação (insatisfeito, satisfeito ou muito satisfeito)
5 - pontos positivos no modelo/motor
6 - pontos negativos
7- Avarias frequentes modelo/motor que conheçam ou tenham tido.

Sei que pode à primeira vista pode parecer extenso ou chato, mas por não haverem muitos Linea´s, a maior dificuldade que tive para tomar a decisão de adquirir um, baseou-se na pouca informação que existe sobre o carro/motor.
Isto serve de guia para os actuais proprietários e ajuda quem ande a investigar modelos familiares, ou o modelo em si.

Para dar o exemplo começo eu:

1- km´s do motor
20000 Km

2 - consumos e tipo de circuito habitual ( cidade, AE...)
5,1 circuito misto

3 - ano de matrícula/aquisição
2008/2010

4 - grau satisfação (insatisfeito, satisfeito ou muito satisfeito)
muito satisfeito, era justamente o que procurava.

5 - pontos positivos no modelo/motor
Consumos, relação qualidade e nível equipamento/preço, habitabilidade e tamanho da bagageira de 500 litros, aliado a um design muito atraente e bem conseguido. O espaço nos lugares traseiros é apreciável.
O motor tem grande fama de ser fiável. A partir das 1900 rotações percebe-se que está ali um motor equilibrado para o carro que é e com excelente performance.
O blue&me é excelente, tudo a juntar ao conforto a bordo o AC automatico e apoio de braço, entre outros mais que recheiam bem o equipamento de série.

6 - pontos negativos
A FIAT está nestes ultimos anos a tentar fazer esquecer uma imagem de pouca fiabilidade (injustamente ou não...). O motor requer alguma habituação em que abaixo das 1900 rotações parece pouco para o carro e por isso causa desconfiança numa primeira impressão. O motor por vezes torna-se ruidoso comprometendo um pouco o conforto. Não é, no Linea, motor para grandes acelerações.
Faltam-lhe compartimentos no habitáculo, onde abundam os plásticos duros.

7- Avarias frequentes modelo/motor que conheçam ou tenham tido.
Tenho-o há pouco tempo, apenas sei do que li e nada a assinalar ao motor.
Apenas nos periféricos, como a direcção ou amortecedores.
Aqui vai contar a maior experiência de alguns do fórum, para adiantarem algo...




Abraço!  :yeah:

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: FIAT LINEA
« Responder #1 em: 03 de Junho, 2010, 00:08:35 »
por acaso isso é o Diesel????

HOSTILE

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 11
  • Karma:
    +0/-0
Re: FIAT LINEA
« Responder #2 em: 03 de Junho, 2010, 02:09:06 »
por acaso isso é o Diesel????

Claro, o maravilhoso 1.3!
Por acaso ainda não vi nenhum a  :point: gasolina, mas neste tópico também não se discrimina ninguém...

BlueCat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4031
  • Karma:
    +6/-3
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Re: FIAT LINEA
« Responder #3 em: 04 de Junho, 2010, 15:48:43 »
Boas.

Olha tenho esse motor (na realidade é um 1.2) num Panda Cross, mas com apenas 70cv.

O que posso dizer é que se deixares a rotação baixar das 1500rpm, o motor faz trepidar o habitáculo e um ruido incomodativo, acima dessa rotação é bastante bom até para mim que estava habituado a um 1.4 turbo a gasolina com 155cv.

Segundo o que li, o motor de 90cv tem um lag mais pronunciado que o de 70cv, talvez seja por isso que falas das 1900rpm.

É motor para um pequeno familiar, não para um pequeno desportivo.

Fica bem.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

HOSTILE

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 11
  • Karma:
    +0/-0
Re: FIAT LINEA
« Responder #4 em: 04 de Junho, 2010, 17:52:53 »
Pois na realidade com 1248 é mais um 1.2 e até há pouco tempo era o diesel mais pequeno do mundo!
Mas resolveram chamar-lhe 1.3... Ultimamente vi a Skoda a anunciar algo semelhante, não sei se bate este.
Esse lag penso que é muito bem compensado com o turbo neste de 90cv.
O comportamento do motor é exactamente esse, mas só noto a frio e não o chego a sentir no habitáculo apenas noto um ralenti ruidoso.
E problemas que tenha tido?

Abraço!  :t_up:

BlueCat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4031
  • Karma:
    +6/-3
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Re: FIAT LINEA
« Responder #5 em: 04 de Junho, 2010, 18:14:30 »
Vai com 3600km.

:D
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

HOSTILE

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 11
  • Karma:
    +0/-0
Re: FIAT LINEA
« Responder #6 em: 04 de Junho, 2010, 18:51:56 »
Ainda é um menino...
A revisão do panda também é aos 30000Km?


BlueCat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4031
  • Karma:
    +6/-3
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Re: FIAT LINEA
« Responder #7 em: 04 de Junho, 2010, 19:24:26 »
No Cross pelo menos é de 20000km em 20000km, com o oleo a ser mudado com intervalos de 30000km.

Os outros devem ser iguais.

Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: FIAT LINEA
« Responder #8 em: 04 de Junho, 2010, 20:55:28 »
Sim! Mas no meu Punto faço tudo aos 30.000.





HOSTILE

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 11
  • Karma:
    +0/-0
Re: FIAT LINEA
« Responder #9 em: 04 de Junho, 2010, 23:19:24 »
Tiffosi e quantos Km fazes por ano?

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: FIAT LINEA
« Responder #10 em: 05 de Junho, 2010, 00:06:51 »
eu já andei numa frota com motores deles mas da Opel!

aos 80.000 estavam todos no estaleiro! felizmente que na Fiat não são assim!

mas esse carro gosta muito de andar e se puderes andar sempre prelo a fundo e fizeres as devidas revisões a tempo, dura bastante tempo!

as mudanças das correias, óleos e filtros são imprescindiveis para a duração!

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: FIAT LINEA
« Responder #11 em: 05 de Junho, 2010, 00:26:00 »
eu já andei numa frota com motores deles mas da Opel!

aos 80.000 estavam todos no estaleiro! felizmente que na Fiat não são assim!

mas esse carro gosta muito de andar e se puderes andar sempre prelo a fundo e fizeres as devidas revisões a tempo, dura bastante tempo!

as mudanças das correias, óleos e filtros são imprescindiveis para a duração!

De que correias estas a falar??


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

HOSTILE

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 11
  • Karma:
    +0/-0
Re: FIAT LINEA
« Responder #12 em: 05 de Junho, 2010, 00:35:52 »
eu já andei numa frota com motores deles mas da Opel!

aos 80.000 estavam todos no estaleiro! felizmente que na Fiat não são assim!

mas esse carro gosta muito de andar e se puderes andar sempre prelo a fundo e fizeres as devidas revisões a tempo, dura bastante tempo!

as mudanças das correias, óleos e filtros são imprescindiveis para a duração!

Também já ouvi que na Opel, a gestão electrónica tem grandes falhas, que na Fiat não ocorrem e que inclusivamente na venda do motor à Opel a Fiat recomendou que fosse sempre o que os italianos usam, Magnetti-Marelli ou Bosch, senão me engano. A Opel decidiu instalar uma outra e parece que realmente deu mau resultado.

No 1.3 acho que é realmente corrente.

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: FIAT LINEA
« Responder #13 em: 05 de Junho, 2010, 15:24:34 »
correia da distribuição!

o tensor da Opel é chinês e com os arranques e mudanças, reduções, etc, vai para a sucata e leva a cabeça embora

outro defeito é aquecer aos 80.000...

Puf....queima tudo!

HOSTILE

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 11
  • Karma:
    +0/-0
Re: FIAT LINEA
« Responder #14 em: 09 de Junho, 2010, 01:37:46 »
Agora uma dúvida, alguém me sabe dizer se a parte de baixo da zona do motor leva alguma protecção ou tampa de plástico daquelas que costumam aparafusar ao para-choques?  :help: