Fiatistas
Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: pcanceles em 19 de Maio, 2014, 19:50:31
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Boas Fiatistas,
Mais uma vez estou com um problema com o meu carro Lancia Lybra 1.9 jtd 110cv, já desde Janeiro que andava tudo nice mas agora tem me acontecido a luz do Motor ligar quando puxo por ele e sempre quando chega as 3000rpm.
Os sintomas são esses mas acontece que já estive a testar, quando a luz acende se não tirar o pé o carro depois de apagar a luz continua como se nada fosse agora se tirar o pé deixo de puder acelerar até desligar a luz.
os erros são os seguinte (foto em anexo)
P0235-Supercharging Pressure
P0236 Overbost valve
Aguardo as vossa opiniões e se me puderem ajudar agradecia.
Obrigado a todos
:lancia:
Update :)
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Tens pressão a mais no turbo...
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Pois acredito que seja mesmo pressão a mais mas como posso fazer para testar isso?
Ou poderei ter algum componente electrónico avariado?
Agradeço a ajuda
Obrigado
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em principio tas a ter pressao a mais por defeito de alguma valvula ... nao me lembro se o carro em questao tem esta valvula de overboost mencionada na avaria montada ou se tem simplesmente uma valvula para control da abertura do turbo seja por pressao ou por vacuo...mas pode ser outra situaçao. tenta medir a pressao que ele esta a fazer atraves de instalaçao de um manometro que de para o efeito.
editado
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Isso é o Sensor da pressão de sobrealimentação, já tive esse problema só que no meu não passava das 3000 rpm.
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Estou a fazer uma leitura eventualmente demasiado literal. O erro refere a uma ausência de sinal recebido. Pode até ser uma interrupção do sinal por mau contacto no cabo do sensor.
Não custa nada tirar o sensor, limpar o sensor e verificar as ligações eléctricas.
Pode também ser a EGR suja.
Também, se houver oportunidade, será possível usar o MultiEcuScan para monitorizar a pressão medida pelo sensor (MAP) e avaliar se o sensor está efectivamente a ler pressões de sobre-alimentação.
.. Não é uma grande resposta mas este assunto merece uma abordagem progressiva e ir eliminando causas possíveis.
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Pessoal estive a fazer mais uns testes com o Carro e agora só me aparece este erro na foto em anexo.
Obrigado pela ajuda
:fiatistas:
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Pessoal estive a fazer mais uns testes com o Carro e agora só me aparece este erro na foto em anexo.
Obrigado pela ajuda
:fiatistas:
Conforme já disse anteriormente, isso é o sensor da pressão de sobrealimentação, tem que ser substituído/limpo, ainda é carote :(
(http://media.mister-auto.com/pierburg/sensor-pressao-colector-de-admissao/190x200/0057-18222-08-0-1.jpg)
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Obrigado a todos, vou ver se este fim de semana trato disto, vou tentar a limpeza senão vou mandar vir um novo.
Obrigado a todos pela ajuda
:fiatistas:
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Então já á novidades?
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Boas Fiatistas,
Já limpei mas ainda não testei o carro.
Vou ver se ainda este fim de semana testo porque isso só acontece quando puxo por ele.
Quando tiver novidades posto aqui.
Obrigado a todos
:fiatistas:
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Boas Fiatistas,
Infelizmente testei o carro este fim de semana mas aconteceu o mesmo as 3000 rpm la acendeu a luz, o que aconteceu de estranho é que senti um lag no carro ( estilo um posso de ar, não sei explicar) antes mesmo de acender a luz.
Será mesmo que este sensor está mesmo avariado? ou puderá ser alguma coisa com o turbo ou Maf.
Aguardo ajuda
Abraço a todos
:fiatistas:
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O meu sensor quando avariou, a carrinha entrava em "safe mod" e não passava das 3000 rpm.
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Estou com o mesmo problema na minha lybra, isto é as 3000rpm acende a luz de motor, faz um poço custa a desenvolver e a luz so apaga se eu limpar os erros
Aparece me valvula overboost apenas, como erro, inicialmente pensava ser maf troquei, mas nada não resolveu a minha questão é o valvula overboost é este http://www.mister-auto.pt/pt/sensor-pressao-de-sobrealimentacao/fae-15019_g3945_a24015019.html (http://www.mister-auto.pt/pt/sensor-pressao-de-sobrealimentacao/fae-15019_g3945_a24015019.html)
OU sera antes o conversor de pressão http://www.mister-auto.pt/pt/conversor-de-pressao-turbocompressor/pierburg-7-21903-48-0_g3553_a0057.21903.48.0.html (http://www.mister-auto.pt/pt/conversor-de-pressao-turbocompressor/pierburg-7-21903-48-0_g3553_a0057.21903.48.0.html)
Cumps
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Alguem por aqui me consegue indicar a localizaçao do sensor de pressao? A valvula overboost sei onde é mas o tal sensor revi o motor todo e nao o encontrei :(
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O erro aparece sempre as 3000rpm
(http://alojaimagens.com/images/fscgvj7nfjgz2u62gyry_thumb.jpg) (http://alojaimagens.com/viewer.php?file=fscgvj7nfjgz2u62gyry.jpg)
Ainda nao troquei mas vou trocar esta valvula
(http://alojaimagens.com/images/2gp4qdc3xdu4bg0nfuh1_thumb.jpg) (http://alojaimagens.com/viewer.php?file=2gp4qdc3xdu4bg0nfuh1.jpg)
a ajuda que preciso é saber onde se localiza o outro sensor
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Alguem por aqui me consegue indicar a localizaçao do sensor de pressao? A valvula overboost sei onde é mas o tal sensor revi o motor todo e nao o encontrei :(
Pressão do quê!?
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Pressão de sobrealiamentaçao
(http://media.mister-auto.com/pierburg/sensor-pressao-colector-de-admissao/190x200/0057-18222-08-0-1.jpg)
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Esse sensor fica no coletor de admissão/tubagens!
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MAP sensor.
Está no colector de admissão, salvo erro, ao lado da EGR...
Penso que seja isto:
(http://s25.postimg.org/77fullde7/hqdefault.jpg)
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Muito obrigado a ambos!!!
Ja o descobri, incrivelmente mesmo a frente dos olhos e eu vi tudo menos isso!!!
Vamos la ver qual deles me esta a dar dores de cabeça, estou farto de a luz acender e a carrinha não passar das 3000rpm e não desenvolver.
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Troquei a electrovalvula :angry:, visto que erro é apenas da mesma e não da pressão e mantém se na mesma :wacko:, será o outro sensor também controla a válvula overboot?
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HFsquadra que Electrovalvula trocaste??
Já conseguiste resolver o teu problema
Cumprimentos
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verifica a wastegate e o tubo de borracha que nela encaixa.
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Boa noite Fiatistas,
Estive ausente do Pais mas já estou de volta :)
Finalmente consegui trocar o sensor da pressão de alimentação e limpar os erros mas infelizmente o problema continua :(
Preciso da vossa ajuda para tentar perceber o que pode ser alem deste sensor.
Cumprimentos
:fiatistas:
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Boas Fiatistas,
Hoje estive a testar o carro de novo e reparei que com a mudança do sensor a luz quando liga o carro começa a fazer fumo, o carro depois de ligar a luz não deixa de puxar mas se tirar o pé depois parece que não tem força, temos de esperar um pouco ou então reduzir uma mudança.
Gostaria de saber a vossa opinião do que pode ser este problema.
Obrigado
:fiatistas:
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Boa noite Fiatistas,
Em resposta do lovefiat,
Estive a testar o cabo que liga ao Wastegate e está bom e mesmo a pequena alavanca que tem na wastegate não está presa.
Gostaria de saber o que mais poderá ser.
Cumprimentos
:fiatistas:
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Já verificaste o coletor de admissão, se está obstruído!?
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Eu troquei as valvulas todas e nada resolveu!, o problema na minha estava no turbo, o veio que fazia abrir a "válvula" no turbo estava desengatado ou seja excesso de pressão
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Boas Fiatistas,
No meu caso o veio esta bem seguro e funciona, pelos menos manualmente.
Agora pergunto, poderá ter alguma coisa haver com a MAF??
Já ando para trocar a minha a algum tempo porque volta e meia tinha de limpar o carro perdia força.
Quanto ao meu problema ainda hoje a noite fui andar com o carro e puxei e a luz la acende mas não deixa de puxar até que a luz acaba por apagar!!!
Gostaria de ter mais opiniões.
Abraço
:fiatistas:
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A luz do motor acende em diversos problemas/sensores, sensor do gasóleo, vê se esta bem ligado, em cima no filtro vê também o de sobrealimentação e a Maf, sendo maf costuma se sentir um poço...
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Bom dia Fiatistas,
Novamente preciso da vossa ajuda, após diversos testes o problema persiste, a EGR foi limpa, o sensor MAP foi trocado como referi, foi trocado os tubos de vácuo do Turbo, desliguei a MAF para verificar se o erro continuava e mesmo com a MAF desligada o erro aparece na mesma.
O ultimo teste que efectuei foi desligar o tubo de vácuo que vai da electroválvula ao turbo.
O carro anda sem dar erro, apesar de não estar nas melhores performances.
O que percebi foi que a geometria do Turbo assim não esta a funcionar, ou melhor esta sempre a 100%.
Estou aqui a pedir a vossa ajuda/opinião para conseguir descobrir o que efectivamente o meu carro poderá ter, pode ser o turbo carbonizado??? a electroválvula avariada???
Como posso testar.
Agradeço a ajuda
Cumprimentos
:fiatistas:
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Boas tardes Fiatistas,
Apesar de ainda não ter tido nenhum comentário esta sexta feira devo ter descoberto o problema que já se arrasta a algum tempo com o meu Lybra, ontem sem querer descobri o que tem causado o excesso de pressão no Turbo (pelo menos penso que será dai).
o Tubo que sai do turbo e que liga aquela ao filtro de ar tem uma pequena rachadela mesmo numa curva, não é de fácil verificação porque fica escondido e tem alguma acumulação de óleo já seco.
Logo já posto fotos para futuramente, e se verificar que é mesmo dai, os nosso colegas puderem também verificar o mesmo se algum dia vos acontecer.
Cumprimentos
:fiatistas:
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Boa Noite,
Conforme "prometido" fica aqui a foto do tubo que esta rachado, agora peço ajuda de alguém que me saiba indicar onde poderei arranjar um tudo destes??
Obrigado :fiatistas:
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Boas.Parece que só te safas na origem ou usado,mas arranja lá uma foto mais de longe só para eu perceber melhor e ver se lá fora se arranja algo... ;)
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Viva, pela fotografia e, estando a ver no telemóvel, não entendo bem, pelo que coloco a seguinte pergunta: o tubo é em borracha ou é plástico?
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Boas noites,
Hoje já não vou conseguir a foto, amanha posto, quando ao tubo naquela zona ele e de borracha mas tem partes que é plástico.
Obrigado
:fiatistas:
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Boa tarde,
Não consegui uma foto muito boa mas aqui vai em anexo
Obrigado
:fiatistas:
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Bom dia :fiatistas:,
Venho mais uma vez pedir ajuda neste tópico que ainda me persegue :(.
Depois de descobrir que o tubo estava "roto" pensei que o problema de excesso de pressão fosse dai, mas infelizmente depois de trocado o tudo o problema mantém-se.
Depois de falar com o meu mecânico ele andou a ver e disse que o problema pode ser da famosa válvula N75 que controla a pressão do turbo.
Fiz um teste que gostaria de saber se tem alguma credibilidade, não quero estar a gastar dinheiro em peças que depois vimos a descobrir que o problema se mantém, basicamente o teste que fiz foi 1º desligar a válvula para ver se entrava em safe, mas como a luz no painel ficou logo ligada não foi bem sucedida, a outra que fiz foi desligar um dos tubos que liga a válvula, desliguei o que vai a wastegate.
Agora pergunta, claro se me souberem responder, mesmo com o tubo desligado o carro anda "menos" mas as 3000rpm o erro mesmo sem o tubo acontece a mesma!!!!
A minha pergunta, poderá ser na mesma esta válvula avariada?
Peço a vossa ajuda.
Melhores cumprimentos
:fiatistas:
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PCanceles, sabes se fizeram repro à ecu!?
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se ja trocaste o sensor da pressão de sobrealimentação a maf,e se ja verificaste se o turbo nao tem a wastegate pressa, se ja viste a pressão do turbo para ver se esta em ordem o problema so pode ser da valvula n75 que e a valvula to turbo
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Boa noite Fiatistas,
Quanto a questão do lovefiat não foi feita nenhuma repro a ECU, quanto ao fiatista evandro já verifiquei praticamente tudo que comentaste, relativo a pressão do turbo sei que está com cerca de 1200bar por isso é que entra em safe.
Vou ver se recebo mais comentário senão vou mesmo ter de comprar a válvula n75 e "rezar" para que seja disso. :)
Obrigado pela ajuda
:fiatistas:
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Verifica se os tubos que ligam à válvula , estão rotos, antes de a comprares, tens de ser muito meticuloso na procura.
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lovefiat um já troquei, só não troquei o que liga a wastegate, testei com um compressor e não tinha fuga, mas esta sexta vou comprar e assim fica os 2 novos.
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Uma das coisas que costuma dar problemas nos turrbos, sãs as palhetas da geometria variável, que como deves saber abre e fecha de acordo com a rotação e eventualmente, está preso...
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O turbo está com 1200mbar? Tens a certeza?
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Caros fiatistas,
Demorou mas consegui descobrir o problema do carro, substitui a valvula Conversor de pressão,ficou tudo OK :)
Obrigado pela ajuda
cumprimentos
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Que valvula e essa? tens foto/imagem?
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Boas,
A valvula é esta que esta na imagem
Cumprimentos
:fiatistas:
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Sabes em que tubos liga essa valvula?
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Boas,
Sim um tudo liga a wastegate, penso que se escreve assim :), o outro liga a um tudo que esta em cima mesmo na frente do motor.
Se preferir posso enviar foto
Esta não é do meu carro mas podes sempre perceber
Cumprimentos
:fiatistas:
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Se liga na wastegate sera a valvula que a faz abrir...
Nao abria criava pressao a mais e acendia o aviso. :t_up:
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Boas Fiatistas,
Depois de substituir a válvula conversor de pressão até a semana passado tudo a funcionar bem, depois de ter feito um revisão ao carro com oleo e filtros o carro voltou a ter o mesmo sintoma.
Agora estou com o mesmo problema que tinha antes de trocar a valvula.
Gostaria de saber se existe mais algum sensor que posso causar este sintomas ou se posso limpar algum para resolver este problema.
O carro a puxar por ele não acende a luz mas a cerca de 100/120km se chegar as 3000rpm liga logo a luz.
Aguardo o vosso feedback
Cumprimentos
:fiatistas:
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Se ao trocar a valvula o assunto ficou resolvido ainda que temporariamente, nao deveras andar muito longe do problema.
Ao fazeres a revisao nao teras afetado nada? eu voltava a verificar os tubos esses pequenos problemas que as xs surgem apos se fazer uma revisao.
Toca-se sem querer onde nao deve e la se arranja uma avaria nova. :t_up:
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Boas Fiatistas,
Já tenho o problema do meu Lybra resolvido, foi basicamente verificar todos os tubos desligar fichas e voltar a ligar e ficou resolvido.
Obrigado pela ajuda
Abraços
:fiatistas:
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:t_up:
Nice!!!