Autor Tópico: TwinAir aviso verificar motor + perda turbo  (Lida 1512 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Nun0fskY_

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
TwinAir aviso verificar motor + perda turbo
« em: 17 de Julho, 2019, 09:38:18 »
Bom dia malta

Tenho um problema no meu 500C TwinAir e gostava de saber se alguém já passou pelo mesmo.

Em subida, com o modo ECO desligado, ao puxar 4a ou 5a, aparece-me o aviso de verificar motor e de start&stop indisponível e perco o turbo.

Se desligar o carro e voltar a ligar os avisos mantém-se mas o turbo volta.

Passado algumas viagens os avisos acabam por desaparecer também até voltar a acontecer...

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: TwinAir aviso verificar motor + perda turbo
« Responder #1 em: 18 de Julho, 2019, 08:29:55 »
Bom dia.
Sem saber do que se trata em concreto a mim parece um daqueles problemas tipicos de pouco andamento. Problema de carros que querem andamento e como nao tem "constipam" com facilidade.
Que tipo de trajetos e distancias o carro faz diariamente?
Pode ser que ja alguem tenha passado pelo mesmo e o possa ajudar melhor. Enquanto passe plas regras do forum e faça a sua apresentaçao no local criado para isso.  :t_up:

Nun0fskY_

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
Re: TwinAir aviso verificar motor + perda turbo
« Responder #2 em: 18 de Julho, 2019, 13:07:27 »
Bom dia.
Sem saber do que se trata em concreto a mim parece um daqueles problemas tipicos de pouco andamento. Problema de carros que querem andamento e como nao tem "constipam" com facilidade.
Que tipo de trajetos e distancias o carro faz diariamente?
Pode ser que ja alguem tenha passado pelo mesmo e o possa ajudar melhor. Enquanto passe plas regras do forum e faça a sua apresentaçao no local criado para isso.  :t_up:

Muito obrigado pela resposta.

Comprei o carro há 1 mês na Alemanha e fiz a viagem de regresso com ele. Aconteceu-me 1 vez a meio de França e novamente já no Marão.
Entretanto o carro não anda todos os dias mas quando o uso faço sempre 20/30km em auto-estrada a 120km/h.

Farei a apresentação ;)

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: TwinAir aviso verificar motor + perda turbo
« Responder #3 em: 19 de Julho, 2019, 09:19:23 »
Ora na minha opiniao, 20 a 30 kms em auto estarada nao e muito mas nao justifica.
Como esta o carro de velas?
Teoricamente a ou as lambda deveriam enviar dados a ecu para corrigir a injeçao de forma a controlar o co2. O catalizador como estará?  :dry:
Ha uns testes que se fazem para perceber se o catalizador esta a fazer a funçao dele. O mais simples e deixar o carro aquecer e deixar o carro ao ralenti uns 10 a 15 minutos e ver se junta agua no chao a saida do escape. um teste identico, mais rapido, mas menos preciso e com o carro quente colocar a mao em frente aos gases de escape e ver se a mao sai humida.  :mellow:

Nun0fskY_

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
Re: TwinAir aviso verificar motor + perda turbo
« Responder #4 em: 19 de Julho, 2019, 10:50:12 »
Ora na minha opiniao, 20 a 30 kms em auto estarada nao e muito mas nao justifica.
Como esta o carro de velas?
Teoricamente a ou as lambda deveriam enviar dados a ecu para corrigir a injeçao de forma a controlar o co2. O catalizador como estará?  :dry:
Ha uns testes que se fazem para perceber se o catalizador esta a fazer a funçao dele. O mais simples e deixar o carro aquecer e deixar o carro ao ralenti uns 10 a 15 minutos e ver se junta agua no chao a saida do escape. um teste identico, mais rapido, mas menos preciso e com o carro quente colocar a mao em frente aos gases de escape e ver se a mao sai humida.  :mellow:

Vou fazer este teste e dou novidades logo que possivel :)

Obrigado pela ajuda!

Nun0fskY_

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
Re: TwinAir aviso verificar motor + perda turbo
« Responder #5 em: 24 de Julho, 2019, 20:07:15 »
Boa tarde

Fiz o teste do catalisador. Não notei água acumulada no chão mas senti alguma humidade ao deixar a mão à frente do tubo de escape... Será então sinal de algum problema com o catalisador?

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: TwinAir aviso verificar motor + perda turbo
« Responder #6 em: 25 de Julho, 2019, 08:39:32 »
Boa tarde

Fiz o teste do catalisador. Não notei água acumulada no chão mas senti alguma humidade ao deixar a mão à frente do tubo de escape... Será então sinal de algum problema com o catalisador?

Se aqueceu e ficou uns 10 a 15 mins a trabalhar ao ralenti e nao juntou agua no chao, e um indicio de que o catalizador ja nao estara a 100%.
Podera até ser so isso mas nao sou tecnico.  :t_up:
Fica a dica.  :t_up:

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: TwinAir aviso verificar motor + perda turbo
« Responder #7 em: 25 de Julho, 2019, 08:47:45 »
Podemos ainda completar o teste ao catalizador mas para isso ja e necessario equipamento mais indicado. No caso concreto um termometro que tenha um alcance de 500 a 600ºC para ser minimamente preciso.
Depois e necessario, com o carro ja bem aquecido verificar se entre a entrada do catalisador e a saida existe um aumento da temperatura na ordem dos 10ºC. Se sim estara a fazer a sua funçao, se nao esta degradado.
Se por acaso tiver acesso a este tipo de equipamentos tambem e decidir fazer o teste deve ter a consciencia que se aproximar as maos das zonas quentes o suficiente ira ficar com "lembranças" algo dolorosas.  :t_up:

Nun0fskY_

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 6
  • Karma:
    +0/-0
Re: TwinAir aviso verificar motor + perda turbo
« Responder #8 em: 29 de Julho, 2019, 13:09:04 »
Ainda não tenho novidades do problema em si mas, mais uma vez, o erro desapareceu...
 :blink: