Autor Tópico: Repintura de Punto 55S  (Lida 2106 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

metis

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Repintura de Punto 55S
« em: 16 de Dezembro, 2016, 17:52:07 »
Boa tarde

Fiz a minha apresentação em 30 de Novembro de 2011 e tenho de então para cá acompanhado mais ou menos o forum dentro das minhas disponibilidades em tempo.

Agora, um pouco mais folgado em tempo venho então dar-vos conta das maluqueiras em que me vou metendo em relação aos carros.

A minha garagem é composta por um Uno 60SX com mais de 400.000 km e que é o meu carro de dia a dia, dois puntos 55S um de 94 e outro de 97 com respetivamente 240.000km e 65.000km, um grande punto 1300 de 90cv com 170.000 e um Seat Ibiza com 170.000.

Este ano no verão deu-me para pintar um dos punto 55S que estava com péssimo aspeto, a tinta toda queimada e algumas mossas. Fartei-me de ler coisas da net em relação a pintura automóvel e comecei o trabalho com latas de spray. Não sai barato um spray de primario de 400 ml mais um de tinta e outro de verniz e facilmente gastas 60 euros e pintas um capot. Foi o que fiz. No final não gostei muito do resultado e resolvi por-me em busca de um compressor. Tive muitas dúvidas sobre o compressor a comprar mas apanhei uma promoção no Leroy Merlin de um compressor de 100 litros por 300 euros e lá me decidi a comprá-lo. Em boa hora o fiz pois estou muito contente com ele. As tintas comprei na loja de tintas do Cacem. As senhoras que atendem são muito simpáticas e esclarecem qualquer dúvida que se tenha em relação aos produtos a usar. Mas deixemos a escrita e passemos a umas fotos.



lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Repintura de Punto 55S
« Responder #1 em: 16 de Dezembro, 2016, 18:21:57 »
Bela garagem...muito bem.

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Repintura de Punto 55S
« Responder #2 em: 16 de Dezembro, 2016, 20:41:04 »
Muito bom!   :bompost:

Eu também andei a investigar essa possibilidade mas acabei por adiar a decisão, por vários motivos (operacionais e afins!)

Na altura, vi que tinha de comprar uma pistola com baixo consumo (e baixa pressão: HVLP) de ar para ser compatível com o compressor. A pistola tem uma especificação de consumo (AFC) que terá de ser menor que o caudal de ar do compressor (que varia em função da pressão de operação).

Depois, há ainda a ver a largura da agulha (acho que é isto) que tem de ser 1.5/1.7 mm para primário 1.3/1.5 mm para tinta e 1.0/1.3 para verniz. Mas refiro-me a isto sem grandes certezas...

metis

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Re: Repintura de Punto 55S
« Responder #3 em: 16 de Dezembro, 2016, 21:02:16 »
Eu tenho três pistolas duas de 1.2 de bico para primário e tinta base de água uma delas até comprei no lidl o unico inconveniente é ser algo pesada e tenho outra de 1.0 para dar o verniz. São HVLP (high volume low pressure) trabalham a 3 bares e 180 litros/minuto como o compressor vai até aos 8 bares e 240 litros/minuto consegue um trabalho bastante bom mesmo quando o compressor ativa o enchimento aos 5 bares continuas com pressão suficiente para continuares a pintar.
Claro que cometi alguns erros por falta de experiencia pois há várias variáveis a ter em conta:
- Diluição da tinta
- Afinação da atomização da tinta/verniz
- Velocidade do movimento da mão
- Luz - uma boa iluminação na garagem é fundamental
No total gastei mais ou menos 600 euros e tinha um orçamento de 1500 euros. Claro que feito por um profissional deveria ficar melhor, mas nada como o prazer de fazer e como tenho o equipamento em qualquer altura posso dar retoques ou o que for preciso.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27580
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Repintura de Punto 55S
« Responder #4 em: 16 de Dezembro, 2016, 21:22:47 »
Esse Uno de +400.000 kms cativa!
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

metis

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Re: Repintura de Punto 55S
« Responder #5 em: 16 de Dezembro, 2016, 22:24:22 »
O Uno comprei-o novo em 1991 e acho que me custou 1.500 contos mais ou menos. Primeiro foi conduzido pela minha mulher depois passou para a minha filha e em 2008 depois de ter espatifado o Bravo 1.9 GT voltou para mim do qual fiz o meu carro de dia a dia até hoje. Faz diáriamente 40 km e gasta-me entre os 5,7 e os 6 litros aos 100km. Ainda utiliza o carburador Weber 32TLF e anda a gasolina 95 sem chumbo. Já denota alguma idade mas mesmo assim não consome muito oleo mais ou menos 0,25 em 5.000km, também lhe mudo o oleo de dez em dez mil e sempre oleo sintetico 10W40.
É uma máquina de guerra e vai ás inspeções conforme anda e este ano gastei dois euros numa lampada que se fundiu. Toda a assistência é feita por mim menos trocar embraiagem porque sózinho não consigo tirar a caixa de velocidades. 

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Repintura de Punto 55S
« Responder #6 em: 17 de Dezembro, 2016, 00:19:12 »
Tens ai umas histórias interessantes, eu compreendo bem o que é ter algo feito por nós.  :smash: :smash:

A embraiagem até nem é assim tão difícil, mas sem algumas ferramentas e sem ajuda, pode dar algum trabalho para quem nunca trocou nenhuma.


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk