Autor Tópico: Erro no CB: pressão de óleo insuficiente no motor  (Lida 25072 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Erro no CB: pressão de óleo insuficiente no motor
« em: 26 de Agosto, 2012, 22:35:26 »
Nos últimos 2/3 dias, sempre que ligo o carro pela primeira vez do dia, aparece-me o seguinte erro no CB: pressão de óleo insuficiente no motor, desligue o motor e volte a ligar. Já vos aconteceu ou conhecem alguém que tenha acontecido? Será que a bomba de óleo deu o pifo?

O carro em questão é um Fiat Punto Evo 1.3 MJet 90cv com 32.000kms, efectuei a revisão dos 30 mil há muito pouco tempo.

Vou amanhã ao concessionário ver o que se passa.

É isto que me enerva, um carro novo  :boxing_smiley: :smashfreakB: :spanka: :smash: :pain10:
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Erro no CB: pressão de óleo insuficiente no motor
« Responder #1 em: 26 de Agosto, 2012, 22:38:21 »
modernisses  :point:

realmente, este tipo de coisas torna-se chato, enquanto não forem piores
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Erro no CB: pressão de óleo insuficiente no motor
« Responder #2 em: 27 de Agosto, 2012, 01:57:26 »
Quando fiz a revisão dos 60.000 no Grande Punto apareceu-me esse erro na 1ª vez que o coloquei a trabalhar depois de mudar o óleo.

Segundo o que percebi, o sensor detecta a falta de óleo, até que o mesmo encha o filtro... O erro fica gravado no CB e tem de ir à máquina para apagar...

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Erro no CB: pressão de óleo insuficiente no motor
« Responder #3 em: 27 de Agosto, 2012, 10:59:12 »
Quando fiz a revisão dos 60.000 no Grande Punto apareceu-me esse erro na 1ª vez que o coloquei a trabalhar depois de mudar o óleo.

Segundo o que percebi, o sensor detecta a falta de óleo, até que o mesmo encha o filtro... O erro fica gravado no CB e tem de ir à máquina para apagar...

Confirma.  :t_up: :t_up:
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

Lancisti

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5883
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
Re: Erro no CB: pressão de óleo insuficiente no motor
« Responder #4 em: 27 de Agosto, 2012, 18:51:07 »
A mim aconteceu.... Com uma roda no ar.... E parti o turbo!

Já viste o nivel de oleo?

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Erro no CB: pressão de óleo insuficiente no motor
« Responder #5 em: 27 de Agosto, 2012, 23:41:02 »
Muito obrigado a todos pela ajuda, à partida já está resolvido. Os cromos da ECV ao mudar a corrente de distribuição esqueceram-se de verificar o nível do óleo que baixa sempre, então hoje lá levou com uma catrefada de óleo para o buxo e já parece estar ok  :t_up:
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

Lancisti

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5883
  • Karma:
    +0/-0
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
Re: Erro no CB: pressão de óleo insuficiente no motor
« Responder #6 em: 28 de Agosto, 2012, 11:48:14 »
o carro não vinha com manual de instruções?

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Erro no CB: pressão de óleo insuficiente no motor
« Responder #7 em: 28 de Agosto, 2012, 23:11:52 »
o carro não vinha com manual de instruções?

Vem com manual e eu li o que dizia lá sobre este problema, mas isso não resolve nada. Amanhã já vou outra vez À Fiat, porque o erro voltou a aparecer. Não sei o que se passa e estou a ver que vai ser um berbicacho para o resolver. Será que têm de apagar o erro na máquina?
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Erro no CB: pressão de óleo insuficiente no motor
« Responder #8 em: 29 de Agosto, 2012, 23:29:08 »
Será que têm de apagar o erro na máquina?

O erro fica gravado no CB e tem de ir à máquina para apagar...

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Erro no CB: pressão de óleo insuficiente no motor
« Responder #9 em: 30 de Agosto, 2012, 21:30:38 »
Fui hoje à Fiat novamente, ligaram à máquina e não detecta erro nenhum para poder apagar, actualizaram a centralina para uma versão mais recente. Amanhã de manhã já vejo se o erro continua. Já não sabemos o que fazer mais...

Ao menos os carros antigos não tinham destas coisas, agora´baseia-se tudo na electrónica.
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Erro no CB: pressão de óleo insuficiente no motor
« Responder #10 em: 30 de Agosto, 2012, 21:37:29 »
Fui hoje à Fiat novamente, ligaram à máquina e não detecta erro nenhum para poder apagar, actualizaram a centralina para uma versão mais recente. Amanhã de manhã já vejo se o erro continua. Já não sabemos o que fazer mais...

Ao menos os carros antigos não tinham destas coisas, agora´baseia-se tudo na electrónica.

O que fazia disparar o "alarme" falta de óleo, já foi sanado, com abastecimento de óleo e fizeram upgrade  ao ecu, logo, não existem razões para o sintoma persistir.

Amanhã, depois do "rapaz" descansar durante a noite, vais ver que está impecável.

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Erro no CB: pressão de óleo insuficiente no motor
« Responder #11 em: 30 de Agosto, 2012, 21:43:31 »
O que fazia disparar o "alarme" falta de óleo, já foi sanado, com abastecimento de óleo e fizeram upgrade  ao ecu, logo, não existem razões para o sintoma persistir.

Amanhã, depois do "rapaz" descansar durante a noite, vais ver que está impecável.

Epá assim espero  :t_up: Estive a falar algum tempo com o mecânico sobre estes motores para sondar um pouco. Eu não sabia, mas apesar do manual aconselhar a Fiat a colocar óleo Selenia, ele disse que há por aí alguns concessionários que colocam de outras marcas. Ele disse-me que não existe melhor que Selenia apesar de ser muito mais caro. De acordo com a experiência dele, nota-se muita diferença a nível de avarias no mesmo motor mas com óleos diferentes! Sendo verdade ou não, acho a teoria interessante.
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Erro no CB: pressão de óleo insuficiente no motor
« Responder #12 em: 30 de Agosto, 2012, 21:52:35 »
Epá assim espero  :t_up: Estive a falar algum tempo com o mecânico sobre estes motores para sondar um pouco. Eu não sabia, mas apesar do manual aconselhar a Fiat a colocar óleo Selenia, ele disse que há por aí alguns concessionários que colocam de outras marcas. Ele disse-me que não existe melhor que Selenia apesar de ser muito mais caro. De acordo com a experiência dele, nota-se muita diferença a nível de avarias no mesmo motor mas com óleos diferentes! Sendo verdade ou não, acho a teoria interessante.

Parece-me verdade, mas, somente nos casos em que pagamos gato por lebre ou seja, quando abastecem o motor do nosso carro com óleos inferiores(qualidade) ao selénia.
« Última modificação: 30 de Agosto, 2012, 21:55:03 por lovefiat »

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Erro no CB: pressão de óleo insuficiente no motor
« Responder #13 em: 30 de Agosto, 2012, 22:13:05 »
Parece-me verdade, mas, somente nos casos em que pagamos gato por lebre ou seja, quando abastecem o motor do nosso carro com óleos inferiores(qualidade) ao selénia.

E pensas que não deve acontecer, a sorte deles é que não percebo puto de mecânica, senão depois das revisões ia logo confirmar todos os componentes para verificar se sempre mudaram as coisas ou não. Já soube de casos em que pagaram e foram a ver e não mudaram metade do que diziam nas facturas  :pain10: :boxing_smiley: :smashfreakB: Quem me garante que não fazem o mesmo na marca!?
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Erro no CB: pressão de óleo insuficiente no motor
« Responder #14 em: 30 de Agosto, 2012, 22:40:22 »
Quem me garante que não fazem o mesmo na marca!?

A marca FIAT é concessionada a determinadas empresas que são entidades independentes na sua gestão, logo, podem à revelia da marca utilizar determinados artifícios menos próprios a uma concessão, sem dúvida.