Autor Tópico: Troca de amortecedores traseiro Punto 188  (Lida 678 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Xtrusion

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 38
  • Karma:
    +0/-0
Troca de amortecedores traseiro Punto 188
« em: 19 de Março, 2018, 12:33:27 »
Boas pessoal, fiz à pouco tempo a troca dos amortecedores do Punto da minha namorada e deixo aqui os passos para ajudar quem possa eventualmente precisar  :happy:
(Ah e desculpem não ter andado a dar notícias, mas a minha vida tem andado de loucos)

1.º Passo, levantar o carro
2.º Colocar preguiças (nunca se coloquem debaixo do carro sem preguiças)
3.º Retirar a roda (a roda pode estar calcinada ao tambor, pelo menos a minha estava, ao início até pensava que estava a fazer alguma coisa mal  :ninja:, para descalcinar deiam pancadas, primeiro na parte de cima da roda e depois na parte de baixo, até a roda ir ganhando folga e sair)
4.º Retirar os parafusos dos amortecedores (preparem-se pois quase de certeza que irão necessitar de um rabo de força, e certifiquem-se que colocam a chave bem encaixada para não moerem a cabeça do parafuso e façam força, se não funcionar apliquem wd-40 às carradas e esperem, se continuar a não dar podem dar calor com um maçarico e se, como no meu caso, nada funcionar peguem na rebarbadora e cortem a cabeça, contudo neste processo perde-se o parafuso)
5.º Troquem os amortecedores
6.º Coloquem em 1º lugar o parafuso inferior
7.º Depois com a ajuda do macaco coloquem o parafuso superior.
8.º Finda a operação podem aproveitar para dar uma pequena limpeza local (opcional).
9.º Mais importante, se a roda estava calcinada, peguem numa lixa fina, ou numa daquelas escovas de arame e limpem os pontos de contacto entre a roda e o tambor.
10.º Coloquem a roda e apertem, se tiverem dúvida em relação à força usem uma chave dinamométrica, a regra chave é apertar bem sem excesso, nada de andar a fazer forças absurdas para apertar.

Uma imagem ajuda sempre:



Fazer o passo 8.º fica sempre outra coisa




« Última modificação: 19 de Março, 2018, 12:35:36 por Xtrusion »

zulo_kiko

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1797
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Troca de amortecedores traseiro Punto 188
« Responder #1 em: 21 de Março, 2018, 11:55:26 »
Parabéns,é este o espírito que precisamos!

Ficou muito bom o resultado final. Dou a minha achega, há uma tinta que é mesmo borracha que se coloca aí nessa zona das cavas. Também tinha sido excelente opção!

Um abraço Fiatista
Tópico do Punto QS, visitem,participem.


http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34090.0