Autor Tópico: DIY - Mudar embraiagem em Fiat Uno 60SX  (Lida 17660 vezes)

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Luke

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DIY - Mudar embraiagem em Fiat Uno 60SX
« em: 01 de Março, 2010, 12:44:55 »
Pois é, a idade não perdoa, e os kms também não (não fez mais porque eu a escafiei á uns bons anos :P aqueles 20.000 kms comigo davam uns 60.000 com o meu pai :P)

Veiculo -> Uno 60 SX 1990 (dos primeiros, ainda com checkpanel com leitura de nivel de agua e oleo)
Problema -> disco de embraiagem gasto e a começar a comer os rebites do lado da prensa

solução -> trocar disco, prensa e rolamento de encosto, com o meu pai na garagem dele

material utilizado -> Kit de embraiagem QH (quando o abri vi que o material é todo AP (fixe :D))
Valvolina -> 2 litros 80w90 (a que la estava tinha menos de um ano mas não gostamos da cor)
porca de transmissão (caso necessário)

Ferramenta necessária:
- 2 Macacos de rodas (usei um grande e um pequeno)
- 2 Perguiças
- Roquete 1/4"
- Roquete 1/8"
- acrescentos longos 1/4",1/8"
- acrescentos curtos 1/4",1/8"
- Tubo comprido (rabo de força)
- Chave de rodas 19mm (tirar a jante do lado do condutor)
- Chave de caixa 30mm (1/8")(porca da ponteira de transmissão)
- Chave de caixa 17mm (1/8")(amortecedor - manga de eixo - porca)
- Chave 17mm luneta ou boca-luneta (amortecedor - manga de eixo - parafuso)
- Chave Philips (braçadeira do fole da transmissão lado do condutor)
- Chave de Caixa 10mm (1/8") (parafusos do fole da transmissão do lado do pendura, parafusos do resguardo inferior do volante, parafuso do de clip da linha de travões ao amortecedor (condutor), parafusos da prensa)
- 2 chaves de bocas 10mm (porca e contra porca do cabo de embraiagem)
- Chave de caixa 13mm (1/4")(parafusos do motor de arranque, parafusos do apoio de tras da caixa, parafuso do apoio da frente da caixa, porca do apoio da bateria)
- Chave de caixa 13mm (1/8")(porca do cabo de corrente no motor de arranque, cabo de massa na ponta da caixa,apoio do tirante da alavanca de velocidades - caixa)
- Chave de caixa 21mm? (parafusos e porca caixa - bloco)
- Chave de bocas 8mm (bornes da bateria)
- 3 chaves de fendas compridas (para servirem de guias para a caixa)
- Centrador de embraiagem (usei uma chave de carter á falta de melhor, visto este kit não trazer (os valeo trazem))
- Bandeja para aparar valvolina
- Chave de carter (sextavada 12mm?)
- alicate de pressão
- folha de lixa de ferro (600?)

Ordem de trabalhos:

Desmontagem

1º Tirar tampão da roda
2º Desapertar porca da transmissão (a forma mais facil é com alguem a travar, a direcção virada ligeiramente para a esquerda, com o rabo de força desapertar a porca) (porca 30mm)
3º Levantar o carro com o macaco grande (apoiar ao sino da caixa)
4º colocar as perguiças nos pontos proprios atras das rodas dianteiras
5º retirar macaco
6º Drenar valvolina, aparar com a bandeja (chave de carter)
7º desapertar os foles da caixa(ter cuidado porque vai cair valvolina daqui também)(3 parafusos 10mm do lado do passageiro, abraçadeira com parafuso philips do lado do condutor)
8º desapertar o amortecedor da manga de eixo(parafusos e porcas 17mm)
9º afastar a manga de eixo, retirar a transmissão
10º remover o resguardo de plastico abaixo da longarina(é necessário empurrar o travamento das molas para tras para que elas saiam sem partir o resguardo)
11º desligar bateria, remove-la (porca 13mm, bornes 8mm (fabrica))
12º soltar o cabo de corrente dos 2 clips que o prendem, um na bandeja da bateria e outro apertado com um parafuso do motor de arranque, soltar o cabo do acelerador do outro clip na mesma peça.
13º desligar o motor de arranque, remove-lo (o motor sai facilmente entre a transmissão e o resguardo da poli da cambota)(3 parafusos 13mm) (ha duas peças seguras pelos parafusos do motor de arranque, uma para segurar os cabos, e outra um olhal para levantar o motor)
14º Afastar cabo de corrente,
15º desapertar a "bicha" do conta kms (usar alicate de pressão)
16º desligar cabo de massa no topo da caixa (porca 13mm)
17º desligar o cabo de embraiagem e remove-lo da sua sede na caixa (ha um orificio no apoio dianteiro da caixa onde se pode apontar o perno do cabo)
18º desapertar o apoio do tirante longo da alavanca de velocidades do sino da caixa, tirar o freio  do tirante que vem da caixa e liga nesse mesmo tirante, deliga-los um do outro (2 parafusos 13mm)(usar uma chave de fendas para tirar o freio)
19º desligar o outro tirante da sua esfera receptora (usar uma chave de parafusos para fazer alavanca)
20º remover o resguardo enferior do sino da caixa (2 parafusos 10, um por cima do fole, outro na frente)
21º apoiar o carter com o macaci grande, usando uma tabua entre o macaco e o carter para distribuir a força e não o amolgar
22º soltar os apoios da caixa, frente e tras (parafusos centrais dos apoios)
23º baixar o macaco ligeiramente para facilitar a manobra de remoção da caixa
24º apoiar a caixa com o macaco pequeno
25º desapertar a caixa do motor (3 parafusos 21mm, 1 porca 21mm)
26º remover a caixa do motor, uma pessoa segura-a por cima, a outra pela cava da roda manobra a caixa para fora do motor e trabalha o macaco
27º remover a caixa para fora do carro
28º remover prensa e disco, verificar a posição do disco (6 parafusos de 10mm)
29º remover resguardo superior do sino para limpeza (entre o volante e o bloco) para o tirar, é necessário roda-lo, sai pela frente


Preparação:

30º verificar o calo do volante do motor, neste caso não existia, despoli o volante com a lixa
31º limpar a caixa, por dentro e por fora(usei diluente celuloso)
32º remover resguardo superior do sino para limpeza (entre o volante e o bloco) para o tirar, é necessário roda-lo, sai pela frente
33º limpar resguardos, peças, suportes, parafusos, anilhas, etc
34º desengordurar a prensa e o volante do motor


Montagem:

35º repor o resguardo superior do sino da caixa
36º montar o disco e a prensa, usando o centrador (caso não haja um centrador, deve-se encostar os parafusos para que o disco não esteja solto, depois com o centrador improvisado ajeita-se o disco e vai-se apertando, sem a caixa no sitio, é possivel ver se o disco está centrado ou não
37º colocar a caixa no chão perto do local final dela, colocar o macaco por baixo dela
38º subir a caixa até ao bloco, usar as chaves de fendas compridas nos orificios dos parafusos para ajudar a centrar a caixa, uma pessoa em baixo, outra em cima
39º apontar a transmissão que ficou no carro á caixa e encaixa-la no diferencial
40º rodar a transmissão enquanto se empurra a caixa para o bloco por forma a acertar o veio da caixa com a embraiagemapoiar a caixa com o macaco pequeno
41º encaixar a caixa no motor, é necessário dar um jeitinho para ela vencer os centradores dos parafusos
42º trocar as chaves pelos parafusos uma  um, apontar a porca atras, apertar os parafusos e a porca de modo a levar a caixa para o sitio os ultimos milimetros
43º subir o macaco para apontar os apoios da caixa ao carro
44º apertar os apoios da caixa, frente e tras (parafusos centrais dos apoios)
45º tirar o macaco do carter
46º colocar o resguardo enferior do sino da caixa (2 parafusos 10, um por cima do fole, outro na frente)
47º ligar o tirante na sua esfera receptora (usar o alicate de pressão)
48º apertar o apoio do tirante longo da alavanca de velocidades do sino da caixa, ligar o tirante que vem da caixa e liga nesse mesmo tirante (2 parafusos 13mm)
49º ligar o cabo de embraiagem
50º ligar cabo de massa no topo da caixa (porca 13mm)
51º apertar a "bicha" do conta kms
52º montar o motor de arranque(3 parafusos 13mm) (não esquecer as duas peças seguras pelos parafusos do motor de arranque, uma para segurar os cabos, e outra um olhal para levantar o motor)
53º fazer as ligações ao motor de arranque
54º colocar o cabo de corrente nos 2 clips que o prendem, um na bandeja da bateria e outro apertado com um parafuso do motor de arranque, prender o cabo do acelerador do outro clip na mesma peça.
55º colocar o resguardo de plastico abaixo da longarina
56º montar a transmissão
57º apertar o amortecedor da manga de eixo (parafusos e porcas 17mm)
58º apertar os foles da caixa
59º encher a caixa de valvolina, quando começar a deitar fora está bem, leva aproximadamente 2 litros
60º montar a bateria (porca 13mm, bornes 8mm (fabrica))
61º montar jante
62º reirar as perguiças
63º Baixar o carro
64º apertar porca da transmissão (a forma mais facil é com alguem a travar, a direcção virada ligeiramente para a esquerda, com o rabo de força desapertar a porca) (porca 30mm)
65º montar o tampão da roda
« Última modificação: 01 de Março, 2010, 15:01:02 por Luke »
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Re: DIY - Mudar embraiagem em Fiat Uno 60SX
« Responder #1 em: 01 de Março, 2010, 13:18:25 »
Da-lhe com fotos  :charge:
...por Coimbra sempre a speedar :P
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Luke

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Re: DIY - Mudar embraiagem em Fiat Uno 60SX
« Responder #2 em: 01 de Março, 2010, 14:59:33 »
e mais umas...

este carro mete-me impressão.... todo ele brilha!!!

no proximo encontro  de belém vai aparecer :)
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Re: DIY - Mudar embraiagem em Fiat Uno 60SX
« Responder #3 em: 01 de Março, 2010, 15:11:00 »
 :bompost: :tasla:

isto é que chamo de um grande post !!

muito bem luke!
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

Bigluisao

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Re: DIY - Mudar embraiagem em Fiat Uno 60SX
« Responder #4 em: 01 de Março, 2010, 16:03:29 »
 :bompost:

Muito bom, mas é pena porque esse trabalho não é para qualquer um, mesmo dispondo de todas as ferramentas necessárias e adequadas para o efeito.

Verdade?

Cumps,
Luís

Luke

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Re: DIY - Mudar embraiagem em Fiat Uno 60SX
« Responder #5 em: 01 de Março, 2010, 16:12:36 »
:bompost:

Muito bom, mas é pena porque esse trabalho não é para qualquer um, mesmo dispondo de todas as ferramentas necessárias e adequadas para o efeito.

Verdade?

Cumps,
Luís

é um valente pincel sem ter conhecimentos, e os pontos 38 e 39 são criticos... estive mais de 2 horas para conseguir fazer esses dois, o importante é ter paciencia, e se não entra, vir fora e tentar outra vez

idealmente este trabalho precisa de um elevador e um macaco vertical, mas também se faz assim, da é mais trabalho!
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smokeme

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Re: DIY - Mudar embraiagem em Fiat Uno 60SX
« Responder #6 em: 01 de Março, 2010, 19:24:02 »
é um valente pincel sem ter conhecimentos, e os pontos 38 e 39 são criticos... estive mais de 2 horas para conseguir fazer esses dois, o importante é ter paciencia, e se não entra, vir fora e tentar outra vez

idealmente este trabalho precisa de um elevador e um macaco vertical, mas também se faz assim, da é mais trabalho!

é um pincel porque não centraste o disco de embraiagem, se centrares basta dar uns abanos na caixa para as estrias entrarem, não demora mais de 5 minutos  :P

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Rara

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Re: DIY - Mudar embraiagem em Fiat Uno 60SX
« Responder #7 em: 01 de Março, 2010, 20:53:01 »
é um pincel porque não centraste o disco de embraiagem, se centrares basta dar uns abanos na caixa para as estrias entrarem, não demora mais de 5 minutos  :P

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 :point: :point: :lol: :lol: :lol:
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Luke

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Re: DIY - Mudar embraiagem em Fiat Uno 60SX
« Responder #8 em: 02 de Março, 2010, 00:18:33 »
é um pincel porque não centraste o disco de embraiagem, se centrares basta dar uns abanos na caixa para as estrias entrarem, não demora mais de 5 minutos  :P

ainda bem, para a proxima chamo-te :D
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pedro303

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Re: DIY - Mudar embraiagem em Fiat Uno 60SX
« Responder #9 em: 02 de Março, 2010, 09:17:10 »
Essa caixa parece nova ;) a do meu ta mais escura, se a embraiagem era de origem durou muitissimo, a do meu foi mudada em 2002 com 110 000 km +/- e agora com 261000 ja ta a pegar mesmo em cima...

Luke

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Re: DIY - Mudar embraiagem em Fiat Uno 60SX
« Responder #10 em: 02 de Março, 2010, 10:45:19 »
era, o carro foi comprado novo, e é mantido em garagem desde que foi comprado.

a original era Valeo, esta é AP
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ireal

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Re: DIY - Mudar embraiagem em Fiat Uno 60SX
« Responder #11 em: 02 de Outubro, 2010, 00:02:39 »
Apesar desse magnifico trabalho ter sido num UNO, deste-me inspiração para trabalhar no meu Y.

Obrigado Luke

 :bompost:
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nnuno

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Re: DIY - Mudar embraiagem em Fiat Uno 60SX
« Responder #12 em: 02 de Outubro, 2010, 00:13:43 »
Bom trabalho e boa explcação para quem quiser um dia fazer o mesmo. Tudo explicado promenor a promenor.

pricarti

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Re: DIY - Mudar embraiagem em Fiat Uno 60SX
« Responder #13 em: 02 de Julho, 2011, 13:01:04 »
Boas companheiro.
Bom DIY que aqui tens, estive a tirar umas ideias para mudar a embraiagem ao meu UNO.
Neste preciso momento já tenho a caixa fora, já desmontei o prato e o disco.
O disco ainda é o de origem e já conta com 230.000Kms, ainda não está nos rebites mas as molas estão partidas.
Vamos ver se ainda fica a andar hoje.
Abraço.

pricarti

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Re: DIY - Mudar embraiagem em Fiat Uno 60SX
« Responder #14 em: 02 de Julho, 2011, 22:24:46 »
Boas.
O meu Uno já está a andar.
Foi o cabo dos trabalhos p/ conseguir acoplar a caixa ao motor, deu bastante dor de cabeça, mas lá acabou por entrar.
À primeira vista aquilo está OK e o pedal ficou muito leve.
Obrigado pelo DIY, ajudou bastante.
Abraço.