Olá a todos. Antes de mais quero esclarecer que não sou mecânico, nem nada que se pareça. Faço gosto em fazer o que me é possível no meu carro e venho aqui partilhar a mais recente intervenção. Espero com este post ajudar quem se confrontar com a mesma situação, mas não assumo responsabilidades pelo que correr mal. Não se esqueçam de trabalhar sempre em segurança utilizando as ferramentas correctas e equipamento de protecção adequado. Posto isto, cá vai.
Ontem vinha a conduzir à chuva quando noto algo estranho no carro. Só a escova do lado do condutor é que vinha a funcionar. Basicamente era isto:
Punto Wiper Motor FailHoje tive de folga e fui ver o que se passava ao abrir o capot vi logo o que era.O ferro saltou do encaixe e a borracha estava tão desgastada que já não o segurava no lugar:
Aqui à tempos tinha guardado dois links ingleses, um dirigido à lubrificação do motor do limpa-vidros (para evitar os estalidos que por vezes se ouvem e as paragens ocasionais) e outro sobre os apoios saírem dos encaixes:
http://www.fiatforum.com/punto-guides/1 ... ipers.html
http://www.ultimatehandyman.co.uk/forum ... 15527.html
Decidi pôr mãos à obra.
1- Retirar os braços escovas com cuidado ( as minhas estavam um pouco calcinadas nas estrias e demorou um pouco), as porcas estão escondidas por duas tampinhas plásticas. Após abrir o capot, retirar os três parafusos que fixam a protecção preta que está a vedar o pára-brisas em baixo e a proteger o motor e ferros do sistema limpa vidros. É preciso torcer/ dobrar um pouco para a peça sair, mas com paciência e cuidado ela sai bem.
2- Retirar a protecção plástica do motor em si (está só encaixada), desligar a ficha e desaparafusar os dois parafusos que fixam o sistema:
3-Ora bem, o inglês sugeria furar os três pontos de ligação dos ferros de um lado ao outro com uma broca de 4mm e usar parafufos M4 com anilhas e porcas de nylon. Pareceu-me boa ideia e era da maneira que já evitava o mesmo problema nos outros dois encaixes. Aviso já que isto é trabalho para se fazer num berbequim fixo daqueles de bancada. Eu por acaso não fiz e no suporte do meio, que é mais comprido, correu menos bem e acabei por não furar de um lado ao outro. Ficou apenas o parafuso enroscado no veio com a anilha (mas está bem firme). Enquanto estiverem a furar não se esqueçam de dar descanso ao berbequim/broca e de irem lubrificando enquanto furam (eu usei uma espécie de DW40, que era o tinha à mão). Muita paciência e três brocas manhosas depois, ficou assim:
Coloquei parafuso, anilha, anilha de borracha e do outro lado anilha e porca de nylon (não é necessário apertar demasiado, apenas o suficiente).
Posto isto, decidi passar à lubrificação/limpeza dos contactos do motor em si:
4- Retirar os seis parafusos torx e levantar a tampa com cuidado (eu peguei na ficha e fui puxando com cuidado):
Eis então o interior:
5- Com um cotonete, retirar o excesso de massa já seca.
6- Com um cotonete ou papel de cozinha e alcóol, limpar a parte metálica e os contactos que estão na tampa que retirámos inicialmente ( eu até passei com lixa 600 ao de leve).Por fim colocar um pouco de massa consistente na parte metálica e nos outros componentes (eu usei daquela mais líquida, da redex, que tem um bico para aplicar). Cá está já limpo:
7 - Montar a tampa e apertar os 6 parafusos torx.
8- Montar o motor no sítio, apertando os dois parafusos, ligar a ficha e colocar a tampa plástica do motor.
9- Nesta fase e antes de ter o resto montado, optei por montar as escovas e testar o sistema. Tudo Ok.
10- Retirar as escovas, montar a protecção plástica, apertando os três parafusos e montar as escovas novamente.
Espero que seja útil.
Qualquer dúvida disponham