Novo recorde para as vendas do 500
Um ano após o primeiro Fiat 500 ter chegado ao mercado dos EUA, a Chrysler relatou um recorde de 3.712 vendas do coupé e descapotável no mês passado, após 3.227 em Fevereiro e continuando uma tendência de venda, que começou em Dezembro.
"Nós temos algum impulso por trás de nós", Tim Kuniskis, chefe da marca Fiat na América do Norte, disse numa entrevista. "É um negócio sustentável para nós."
Kuniskis disse que 30.000 pessoas manifestaram interesse em comprar e 1.000 já pagaram depósitos para o modelo de perfomance 500 Abarth que estão a ser enviados para os concessionários agora. Dada a forte procura inesperada, "acho que vamos vender todo o stock no final do verão", disse ele sobre a produção de 2012.
Mais modelos da Gucci também estão sendo enviados - Fiat vendeu 700 dos modelos de edição especial que custam até US27.500$ .
Outra edição especial pode estar chegando. "Temos uma surpresa no fim do verão", disse Kuniskis.
O 500 eléctrico vai entrar em produção no final do ano e estará à venda no inicio do próximo ano.
A versão americana do novo e maior 500L será mostrada em Novembro no salão automóvel de Los Angeles. O 500L é para estar à venda no verão seguinte. "Estamos tentar avançá-lo", disse Kuniskis.
Ele não quis comentar os rumores de um crossover de tamanho similar, o 500X, para os EUA.
A marca Fiat, que voltou para os EUA em 2011 depois de 28 anos, teve um começo difícil. Os primeiros 500 estavam prontos antes da maioria dos stands estarem prontos. Como resultado, apenas 26.294 foram vendidos em 2011, quase metade da meta de 50.000 da Fiat para o primeiro ano. A gerente da marca Laura Soave foi substituída por Kuniskis em Novembro.
Hoje, existem 142 concessionárias da Fiat nos EUA, mas uma dúzia de estados e principais cidades de Santa Monica e São Francisco não têm nenhum.
Kuniskis disse que deverão haver cerca de 200 stands da Fiat até o final de 2013.
A importância da marca está a crescer. Apenas 8% das pessoas interessadas em comprar carros pequenos estavam cientes da Fiat há um ano. Seis meses depois de introduzir o 500, era de apenas 9%. Anúncios com a atriz e cantora Jennifer Lopez aumentou a fasquia para os 30% e o anúncio com o ator Charlie Sheen trouxe-a para 45%.
"Precisamos continuar crescendo", disse Kuniskis.
Fonte:
http://www.freep.com/article/20120404/BUSINESS0103/204040342/Chrysler-sees-record-sales-of-Fiat-500-in-March