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Tecnica => Manutenção / Discussão Tecnica => Tópico iniciado por: MrOverclock em 07 de Agosto, 2017, 16:31:22

Título: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: MrOverclock em 07 de Agosto, 2017, 16:31:22
Boas,

Ajudem-me aqui a tentar perceber este problema...

Já há algum tempo que ando com este problema: Quando o motor aquece (temperatura normal de funcionamento) perde potencia por alguns segundos (se aparecer uma subida estou lixado, bem que posso reduzir que não sobe) mas depois volta ao normal durante outro bocado e anda assim ora com potencia ora com quase nada até que o motor arrefeça.

O que me vale é que desde que comprei o carro que a válvula do termostato está fixa na posição aberta (ou não está lá mesmo) e então em viagens o motor nunca chega à temperatura em que se revela este problema, quando entro na cidade ou apanho fila de trânsito é que lá vem o problema outra vez.

Há dias, fiz uma viagem relativamente grande em auto-estrada, e com o motor naquela temperatura em que não costuma dar problemas, ia eu a 120~130 quando pareceu que o motor se desligou! Não perdeu potencia ficando com menos, parecia que tinha desligado o motor. Mas só durou 1 segundo e voltou logo ao normal. Tentei ignorar e continuei a viagem mas isto voltou a acontecer mais 3 vezes.

Já verifiquei, liguei ao pc e a centralina não apresenta erros.
A luz de erro não acende quando isto acontece (perda de potencia parcial ou total, nunca acendeu)

O relantim também não está certo, está muito instável, às vezes até vai a baixo. Já troquei a sonda Lambda (nada mudou, embora a perda total de potencia ainda não tivesse acontecido) e as velas não têm muitos km.

Alguém tem ideia do que poderá ser isto?

desconfio do sensor de posição da borboleta, mas não encontro à venda em lado nenhum, está esgotado e se não estivesse tinha preço de mais de 150€... por esse preço já eu comprei um carro que me fez 30.000 km sem levar peças, só oleo e filtros  :smashfreakB:
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: TwinThema em 07 de Agosto, 2017, 18:07:05
O que chamas quente. 90º ou acima disso?
O termostato a funcionar deveria dar para perceber se o problema esta diretamente relacionado com a temperatura da agua ou nao... :unsure:
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: MrOverclock em 08 de Agosto, 2017, 10:18:36
A quente é quando o ponteiro da temperatura está a meio (ou muito perto), que presumo que seja perto dos 90º porque ele nunca sobe mais do que isso. O Ventilador entretanto arranca e nunca sobe mais do que meio.
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: TwinThema em 08 de Agosto, 2017, 12:10:14
Teoricamente se isso so acontece quando atinge a temperatura normal de trabalho (ponteiro ao meio) leva-me a julgar que exista por ai algum problema com dilataçoes e com isso perdas de compressao. Mas nao quero ir ja por ai...
Tete perceber se a perda de potencia podera advir de corte eletrico, combustivel ou, como ja me aconteceu algo identico, problema na exaustao dos gases. Ja agora aspiraçao de ar tambem...
A distancia e sempre muito complicado saber do que se esta a falar. Eu nem mesmo nos meus as vezes consigo perceber o que se esta a passar em concreto...
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: MrOverclock em 10 de Agosto, 2017, 11:45:32
A mim leva-me a crer que quase certamente não é um problema mecanico mas sim eletrónico. Ele está muito bem a trabalhar normalmente e de repente fica sem potencia instantaniamente sem ser gradual.. e alguns segundos depois, da mesma forma,  votla ao normal também instantaniamente. Isto para mim é algum sensor marado, ou na pior das hipoteses, alguma fuga de ar no coletor de admissão que está a provocar comportamentos erraticos por parte da centralina e que depois levam a que haja estes cortes.

Há uns tempos tinha um erro, que agora não tenho bem na memória qual era, mas era algo parecido com a sonda lambda estar a ler valores demasiado elevados. Limpei o erro e nunca mais voltou a aparecer. Entretanto mais tarde troquei a sonda e apercebi-me que foi dinheiro mal gasto porque ficou tudo igual
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: pedro303 em 10 de Agosto, 2017, 13:39:40
Ja tocaste cabos de vela?

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: TwinThema em 10 de Agosto, 2017, 13:52:47
A mim leva-me a crer que quase certamente não é um problema mecanico mas sim eletrónico. Ele está muito bem a trabalhar normalmente e de repente fica sem potencia instantaniamente sem ser gradual.. e alguns segundos depois, da mesma forma,  votla ao normal também instantaniamente. Isto para mim é algum sensor marado, ou na pior das hipoteses, alguma fuga de ar no coletor de admissão que está a provocar comportamentos erraticos por parte da centralina e que depois levam a que haja estes cortes.

Há uns tempos tinha um erro, que agora não tenho bem na memória qual era, mas era algo parecido com a sonda lambda estar a ler valores demasiado elevados. Limpei o erro e nunca mais voltou a aparecer. Entretanto mais tarde troquei a sonda e apercebi-me que foi dinheiro mal gasto porque ficou tudo igual

Assim da forma que descreves concordo contigo na aprte de algum problema eletronico..
Pelo que ja fui apredendo do que sofro na pele, os erros de lambda levam a que a centralina assuma um "mapa de emergencia" e gere-se a partir dai. Nao faz cortes como os que referes. Teoricamente e ate possivelmente na pratica, as sondas so la estao para fazer uma gestao mais ecologica.

O meu Thema fez algo parecido mas nao imprtava se estava quente ou frio, do nada cortava (injeçao ou igniçao foi coisa que nunca consegui confirmar) e tipo meio segundo depois vinha com tudo novamente como se nada se tivesse passado. Desde uns meses atras nunca mais fez isso.

Como referiu o pedro, ve os cabos das velas, mas acho pouco provavel se o problema for "corte". Se for perda de potencia tipo nao trabalhar com os cilindros todos aí ja é mais provavel...  :unsure:
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: MrOverclock em 10 de Agosto, 2017, 18:15:29
Os cilindros trabalham todos perfeitamente, mesmo quando perde potencia.

Ligado ao PC esta centralina tem dois valores onde tenho posto o olho. Um dele diz que é o Air Flow (ou algo assim parecido) e outro o Desired Air Flow. E ao relantim estes valores são similares, mas nunca iguais, quando acelero (sempre em ponto morto) o Air Flow dispara para valores absurdamente altos, enquanto o Desired Air Flow apenas aumenta um pouco... Isto deixa-me desconfiado de que alguma coisa não está bem com algum sensor... Logo coloco aqui um printscreen, hoje não trouxe o portatil comigo.
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: TwinThema em 10 de Agosto, 2017, 19:11:41
Nunca "perdi" tempo a olhar pra esses valores mas o que mede o "air flow" e a MAF. Normalmente encontra-se a seguir ao filtro de ar.

O "desiered air-flow" seram dados fornecidos pela centralina.  :unsure:
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: MrOverclock em 10 de Agosto, 2017, 22:19:09
Este não tem MAF, tem MAP ou lá o que é... essa peça custava mais de 100€ a ultima vez que verifiquei  :pain10:

Eu estou com medo é que isto seja uma leitura errada da posição do acelerador e que este esteja a abrir mais do que aquilo que está a ser medido, depois provoca estes comportamentos estranhos tudo porque há um sensor com valores errados.


Só que esta peça alem de já não haver, custava um balúrdio também... Em sucatas tenho medo que também não estejam bons, e na única sucata que procurei, não tem  :(   
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: MrOverclock em 10 de Agosto, 2017, 22:24:29
Aqui está o print que eu tinha falado:

(https://mqqfhq-am3pap001.files.1drv.com/y4pKBcfvE_mP_LiUm_gBUEOOKt5DICVxYD1ltiBT8AGIWmRjP1EThQU_dKyYUMzXG7lSew1bOGpaBzeR9a788ztIXUN1dthzbw461XeHb3Qrh17q6wBsXQPxN9cJkP0AqiiBYVy3S3r-BEg7aivULfP1Z2eVnw38J71ACRWkFCKiPfa2_0Zs-TALY5icR21oo-nNJjZRaQMhOA3LtchhrPvaw/Sem%20T%C3%ADtulo.png?psid=1)
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: TwinThema em 11 de Agosto, 2017, 08:35:08
Aqui está o print que eu tinha falado:

(https://mqqfhq-am3pap001.files.1drv.com/y4pKBcfvE_mP_LiUm_gBUEOOKt5DICVxYD1ltiBT8AGIWmRjP1EThQU_dKyYUMzXG7lSew1bOGpaBzeR9a788ztIXUN1dthzbw461XeHb3Qrh17q6wBsXQPxN9cJkP0AqiiBYVy3S3r-BEg7aivULfP1Z2eVnw38J71ACRWkFCKiPfa2_0Zs-TALY5icR21oo-nNJjZRaQMhOA3LtchhrPvaw/Sem%20T%C3%ADtulo.png?psid=1)

Onde?

Se nao tem maf nao vejo como pode medir caudal. nao sera que a map faça maf tambem?
Sem grandes detalhes e complicado opinar/ajudar... (E sem conhecer o carro entao,...  :point:)  :t_up:
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: MrOverclock em 11 de Agosto, 2017, 12:33:01
O sensor MAP mede a pressão de ar em vez do fluxo de ar. No fundo vai dar ao mesmo, a medição só é feita de forma diferente. Este sensor está num canto do coletor de admissão
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: TwinThema em 11 de Agosto, 2017, 13:52:06
Se esta no coletor e MAP. Se dizes que "vai dar ao mesmo" atrevo-me a perguntar plo estado do filtro... Embora nao acredite que seja essa a causa.
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: MrOverclock em 11 de Agosto, 2017, 16:26:56
Agora que falas nisso, acho que não o troco há 2 anos... mas para os km que tem feito, deve estar perto de novo  8) Mas de qualquer maneira não deverá ser daqui, uma vez que ele até está a acusar a entrada de mais ar do que o que era suposto, se fosse o filtro obstruido, devia ser ao contrário

Desde que comprei a mota que ando muito pouco de carro. Só quando tenho de dar boleia a alguém ou quando está muito mau tempo é que levo o carro
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: MrOverclock em 06 de Maio, 2018, 13:16:28
Pequeno update aqui:

O problema do relantim instável (ora andava muito alto, ora andava tão baixo que ia a baixo) ficou resolvido. Havia alguma sujidade entre a cambota e o sensor de posição da cambota que entretanto limpei. Aparentemente agora está a funcionar bem nesse aspeto.

Em frio a rotação anda nos 1.1000~1200 rpm, quando aquece fica ligeira mente abaixo das 1000 rpm.

O que ainda não está resolvido é a perda de potencia quando o motor aquece. Estou inclinado para o sensor de autodetonação, porque lembrei-me que quando comprei o carro isto às vezes acontecia, mas dava erro na centralina (sem acender luz).

Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: TwinThema em 07 de Maio, 2018, 08:47:09
Sendo que estamos a falar dum 16v, faz-me lembrar a minha francesa. que embora nao apresente os mesmos sintomas que o teu, tem comportamentos diferentes a frio e a quente.
Entretanto surgiu-me a hipotese de estar muito ligeiramente fora de ponto ou qq coisa haver com variador de fase (nao sei se é o caso) Mas essencialmente fica a ideia de dar um pouco mais de atençao a parte mecanica em vez da parte eletrica.  :t_up:
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: MrOverclock em 07 de Maio, 2018, 13:14:25
Isto tem variador de fase? Tinha ideia que não
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: TwinThema em 07 de Maio, 2018, 14:00:41
Isto tem variador de fase? Tinha ideia que não

Nao sei. Falei no caso do meu!!!
Mas com ou sem variador de fase o mais importante é o ponto. ;)
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: MrOverclock em 07 de Maio, 2018, 18:15:51
Entretanto fiquei preocupado porque estive a ler outro tópico (julgo que neste forum(EDIT: sim foi neste forum, aqui (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34718.0)) em que falavam num Punto com um borbulhar na sofagem de vez em quando e problema de gases... O problema era da junta da cabeça.

Ora.. de vez em quando também oiço esse borbulhar e todos os anos vejo-me arrasca para passar na inspeção por causa dos gases. Às tantas é o mesmo problema e ando aqui há 3 anos com a junta da cabeça com problemas  :blink:

É pá.. eu vou ter de trocar a correia de distribuição em breve, que está a ficar com mau aspeto... e por falta de dinheiro para a troca já tive de encostar o carro e começar andar 100% de mota uns tempos... ter de tratar também agora da junta não vinha nada a calhar. Só se eu trocar as correias agora e vou andando mais uns tempos assim. Vou andando atento aos sinais, aos níveis etc.. como tenho feito até agora...

Esclareçam-me uma coisa: Trocar a junta da cabeça implica sempre ter de retificar a cabeça? Já me disseram que sim, já me disseram que não. Se não tivesse de retificar acho que fazia isto tudo em casa (as correias já estou a planear fazer em casa)

EDIT: Bem, posso sempre fazer em casa na mesma. Só não sei onde mandar retificar
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: TwinThema em 08 de Maio, 2018, 08:40:03
Ora, pode ser, pode ser a junta da colaça que foi as couves. Mas nao deixa de ser algo estranho estar assim a tanto tempo como referes sem outro tipo de problemas.
Adiante, o que sugiro para despistar essa hipotese seria ligar o motor e deixar que aqueça sem a tampa do deposito de expansao. Enquanto aquece estara tento ao deposito a ver se aparecem bolhas de ar.  Se aparecer das duas uma, ou esta mal sangrado ou tem mesmo problema de junta.
A poderar tambem:
Perde agua? A agua apresenta oleo ou gordura (sem ser do anticongelante)? Os tubos de agua ganham pressao muito rapidamente quando o tampao do deposito de expansao esta apertado?

Quanto ao retificar eu julgo que depende do estado da cabeça e do bloco quando se limpa a junta. Se as superficies estiverem degradadas sera aconselhavel retificar.
Paar retificar falas com um torneiro ou em ultimo recurso com um mecanico que te aconselhe alguem que faça isso. ;)
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: MrOverclock em 10 de Maio, 2018, 00:27:34
Perde agua? A agua apresenta oleo ou gordura (sem ser do anticongelante)? Os tubos de agua ganham pressao muito rapidamente quando o tampao do deposito de expansao esta apertado?

Não perde água, ainda ontem verifiquei, embora ande a evitar andar com ele, por causa da correia, mas desde a ultima vez que atestei devo ter feito uns 2 ou 3 mil km e está no nível. E tive de atestar porque ao tentar purgar o ar perdi alguma água
Não parece ter óleo ou gordura
Nunca reparei se os tubos ganham pressão, mas há tempos verifiquei se o vaso de expansão ganhava pressão e não ganhava (sem a tampa, metia lá a mão e acelerava)

Também não perde óleo, já fiz mais de 10.000 km e ainda não é preciso atestar o nível (o carro tem 240.000 km)
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: TwinThema em 10 de Maio, 2018, 09:09:12
Entao o borbulhar que ouves nao pode ser ar no circuito de agua.
E da maneira que descreves sem perder agua nem oleo custa-me a crer que seja junta...  :dry:
A nao ser que esteja a perder compressao entre dois cilindros,... ja mediste a compressao?  :dry:
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: MrOverclock em 10 de Maio, 2018, 14:10:23
Não, nem tenho como medir, só indo a uma oficina
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: TwinThema em 11 de Maio, 2018, 08:28:26
Não, nem tenho como medir, só indo a uma oficina
Eu faria isso com o carro quente... Nao devem levar nenhuma fortuna por isso.  :unsure:

Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: MrOverclock em 19 de Junho, 2018, 01:02:17
Novidades deste caso:

Nem tudo está relacionado com o caso, mas vou descrever na mesma o que entretanto foi feito:

Torquei correias (todas), bomba de água e tensor.
Troquei velas.
Troquei liquido de refrigeração.

Ao voltar a montar a parte plástica do coletor de admissão reparei que os vedantes (em borracha) não me pareciam estar em muito bom estado. No entanto montei na mesma. Ao meter a trabalhar a rotação estava um bocado alta e no motor ouvia-se um barulho que parecia uma fuga de ar vinda exatamente entre os coletores. Toca a desmontar e a usar cola de juntas(não sei se é bem assim que se chama, é usado para vedar a bomba de água que não traz juntas) para vedar o coletor de plástico à parte do coletor em metal. Agora já não se ouve nenhuma fuga de ar e o relantim está +- normal, embora se oiçam umas falhas de vez em quando.

Fui com ele à inspeção. Tudo OK excepto os gases! CO elevado. Ora, segundo sei CO elevado indica ar a mais para a gasolina injetada. Terei mais uma fuga? Devo trocar a junta entre o coletor e o bloco? Ou será que não se perdia nada se usasse o mesmo que usei para vedar a bomba de água e o resto do coletor?

O motor fora do ponto pode causar estes sintomas?

Entretanto o borbulhar de ar na sofagem desapareceu. O tubo de retorno para o reservatório de água estava entupido e qualquer ar que houvesse no sistema nunca ia acabar por sair totalmente, então era mesmo ar que lá andava. Agora até se vê a água a circular no depósito. Já não se ouve borbulhar, a água continua limpa e não está a desaparecer.
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: TwinThema em 19 de Junho, 2018, 09:14:10
Arranja uma lata daquelas de spray de lavar os travoes. das umas borrifadelas rapidas na zona dos componentes de aspiraçao do ar apos a borboleta. se o carro começar a querer acelarar ou acelarar mesmo tens nessa zona uma entrada de ar.

Eu optaria por meter juntas novas na vez do silicone ou cola de juntas como chamas. Um descuido e la vai o silicone pra dentro do motor,... nao me parece algo aconselhavel  :t_up:

Motor fora de ponto pode causar muita coisa mas n posso garantir que CO elevado seja uma delas.

O tubo de retorno entupido nunca me passou pla cabeça, efetivamente se o ar nao sair vai continuar la dentro e engana qualquer um...
Ainda bem que dai esta resolvido!!!  :t_up:
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: MrOverclock em 19 de Junho, 2018, 23:04:00
Arranja uma lata daquelas de spray de lavar os travoes. das umas borrifadelas rapidas na zona dos componentes de aspiraçao do ar apos a borboleta. se o carro começar a querer acelarar ou acelarar mesmo tens nessa zona uma entrada de ar.


Como é que eu não me lembrei disto?!  :dry:
No fim de semana vou tentar algo deste género
Título: Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
Enviado por: TwinThema em 20 de Junho, 2018, 09:58:29
Vai dando novidades.  :t_up: