Autor Tópico: Doblo 1.9D vai abaixo  (Lida 10864 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

joaoafonsoribeiro

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 5
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Doblo 1.9D vai abaixo
« em: 10 de Novembro, 2012, 21:06:44 »
Boa noite a todos,

Tenho uma Fiat Doblo 1.9D de 2004 com 99.000 Kms.

Nunca tive problemas até há bem pouco tempo...

Sinto que a carrinha tem menos força e parece-me que o ralenti é ligeiramente instável. Digo "ligeiramente" porque não é uma coisa muito perceptível a nível sonoro, mas dá-me essa sensação.

Ia fazer a revisão agora aos 100.000 e surgiu-me este problema:  vai-se abaixo sem motivo aparente e fica com a luz vermelha do motor acesa. Às vezes está dois dias ou três sem acontecer nada. No dia seguinte vai-se abaixo 3 ou 4 vezes ao longo do dia! Dou à chave e começa a trabalhar novamente.

Pensei que fosse do filtro de gasóleo, pois já não mudava há +/- 40.000 Kms e troquei-o, mas somente notei um ligeiro aumento da força, principalmente a subir...

A bateria também é nova e já procurei por contactos oxidados na ficha da centralina, mas parece-me tudo ok...

Já me disseram que podia ser da bomba injectora e fui a uma oficina especializada em diesel. Ligaram a carrinha à máquina para fazer o diagnóstico e tinha um erro: "bomba - rotor - incoerência".

Será que é mesmo da bomba injectora? Fizeram-me um orçamento para reparação da mesma (nem sequer era bomba nova!) e eram cerca de 1.100,00€ (IVA incluído).

Alguém me pode dar uma ajuda?

Obrigado,

João Ribeiro

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Doblo 1.9D vai abaixo
« Responder #1 em: 10 de Novembro, 2012, 21:20:57 »
Consegues comprar, com garantia, muito mais barato do que isso! Caso seja mesmo isso...

http://www.ebay.es/itm/Einspritzpumpe-Fiat-Doblo-Delphi-R8640A121A-1-9D-46-KW-bzw-63-PS-mit-Garantie-/120909308897?pt=DE_Autoteile&hash=item1c26c1a3e1#ht_3411wt_906

De onde és?

Em Massamá (Sintra) há uma casa especializada em bombas injectoras... A Bombóleo/Iberoturbo, na zona industrial. Se fores de perto, aconselho-te a falares com eles.

http://www.bomboleo.com/ / http://www.iberoturbo.com/

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

joaoafonsoribeiro

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 5
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Doblo 1.9D vai abaixo
« Responder #2 em: 10 de Novembro, 2012, 21:52:26 »
Sou de Almada.

Comprar usado no e-bay é capaz de ser um pouco arriscado e depois ainda teria despesas com a montagem/calibração da bomba...

Gostava de ouvir a opinião de alguém que tivesse tido um problema semelhante, e que tivesse tido outra solução que não pagar mais de 1000€ pela reparação de uma bomba!!! Quero ver se esgoto todas as possibilidades antes de gastar esse dinheiro todo...

De qualquer maneira sou capaz de visitar a oficina indicada... Se não houver outra solução!
Obrigado pela ajuda.

João Ribeiro

juve_elx

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1573
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Doblo 1.9D vai abaixo
« Responder #3 em: 10 de Novembro, 2012, 22:20:12 »
um amigo meu numa doblo igual a tua teve um problema parecido e retificou a bomba e ficou igual.
acabou por ser um sensor que fica na traseira do motor ao lado do motor de arranque...

lovefiat

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4727
  • Karma:
    +3/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Doblo 1.9D vai abaixo
« Responder #4 em: 11 de Novembro, 2012, 04:20:12 »
Leva a outra oficina e pede uma segunda ou até terceira opinião noutro lado.

joaoafonsoribeiro

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 5
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Doblo 1.9D vai abaixo
« Responder #5 em: 12 de Novembro, 2012, 15:54:08 »
um amigo meu numa doblo igual a tua teve um problema parecido e retificou a bomba e ficou igual.
acabou por ser um sensor que fica na traseira do motor ao lado do motor de arranque...

Boas juve_elx,

Consegues saber que sensor era esse? e mais ou menos em quanto ficou a reparação?

Obrigado pela ajuda,

João Ribeiro

juve_elx

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1573
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Doblo 1.9D vai abaixo
« Responder #6 em: 12 de Novembro, 2012, 20:50:45 »
ele disse que era um sensor por detraz do motor... ele diz que custou 20 ou 30e...
na zona que indiquei ele diz que nao tem la mais nada.

joaoafonsoribeiro

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 5
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Doblo 1.9D vai abaixo
« Responder #7 em: 15 de Novembro, 2012, 09:32:12 »
Boas,

Fui a uma oficina da Bosch Car Service e depois do diagnóstico disseram-me que era da bomba injectora. :(
Estou à espera de orçamento...

Depois dou notícias,

Obrigado a todos,

João Ribeiro

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Doblo 1.9D vai abaixo
« Responder #8 em: 15 de Novembro, 2012, 13:36:50 »
Eu fazia assim...

Via a tal questão dos sensor dos 20/30eur!

Só depois, se não alterasse nada, é que partia para operações mais complexas e dispendiosas!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

joaoafonsoribeiro

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 5
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Doblo 1.9D vai abaixo
« Responder #9 em: 02 de Março, 2013, 15:08:56 »
Boas tardes,

Acabei por fazer a reparação da bomba injectora. Paguei à volta de 1000 euros e a carrinha dois dias depois estava na mesma.
Desde meados de Novembro que já levou 5!!!!!!! bombas diferentes. Todas reparadas. Anda uma semana ou duas e fica na mesma!!!!  :angry:

Já estou farto de ir à oficina da Bosch Car Service e a história é sempre a mesma!... Tira bomba, mete bomba, passado uma ou duas semanas volta ao mesmo.
Agora desculpam-se que esta bomba injectora (DELPHI VE/EDC-EPIC, DCU3) dá muitos problemas e que lhes disseram da FIAT, imagine-se, que mesmo que seja uma bomba nova, pode montar-se num carro e dar os mesmos problemas. Já têm lá o dinheiro e agora não se querem responsabilizar, mas estão enganados porque vou levar isto até às últimas consequências!

Já não sei o que fazer...

Cumprimentos a todos,

João Ribeiro

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: Doblo 1.9D vai abaixo
« Responder #10 em: 02 de Março, 2013, 17:56:24 »
olha... limpa os injectores antes de lá ires outra vez e muda as velas de incandescencia...



MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Doblo 1.9D vai abaixo
« Responder #11 em: 02 de Março, 2013, 17:58:15 »
Sensor RPM
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

MomoX1

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 480
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Doblo 1.9D vai abaixo
« Responder #12 em: 02 de Março, 2013, 18:07:51 »
É este sensor que faz desligar a carrinha...





 Sensor RPM/TDC (ponto morto superior)[/
Fiat Uno T.ie MK II
Fiat Bravo GT Jtd 100 (19x hp)
Fiat Coupè 20v Turbo
Audi A4 avant TDI 130

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Doblo 1.9D vai abaixo
« Responder #13 em: 03 de Março, 2013, 11:00:33 »
pede o dinheiro de volta
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

rui graça

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 1
  • Karma:
    +0/-0
Re: Doblo 1.9D vai abaixo
« Responder #14 em: 17 de Janeiro, 2014, 19:04:41 »
olá boa tarde a todos,em relaçao a este problema também estou confuso pk tenho uma carrinha fiat  doblo de 2003 e está exactamente com o mesmo problema,de manha(quando está fria)pega bem e passsado 1/2 km vai abx nos cruzamentos e semaforos,isto é:sempre k tiro o pé do acelerador,da primeira vez k fez o diagnóstico apagaram as avarias e andou 1 dia bem e depois voltou ao mesmo,hoje,fui a outra oficina e colocaram o computador e deu avaria na bomba injectora,o mecanico nao encontrou o rpm(eu nao sei o k é isso) e chegou a conclusao k a bomba é electronica e nao tem o mesmo(rpm),e disse-me k a avaria era da parte electronica da bomba,ficou de me dar orçamento,mas já prevejo pagar uma boa nota come ele disse...só fiquei confuso foi com essa parte do sensor,agora já nao sei se compro nova ou faça a reparaçao!