Autor Tópico: CP 0500 FIAT (Foguete)  (Lida 12630 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Giugiaro

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1421
  • Karma:
    +0/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://www.freewebs.com/giugiaro
CP 0500 FIAT (Foguete)
« em: 26 de Janeiro, 2015, 01:56:17 »
Abro aqui o tópico sobre o nosso comboio Foguete, a CP 0500 fabricado pela FIAT em 1953.

Hoje foi transmitido no Jornal da Noite da SIC uma reportagem da série Abandonados sobre este comboio que foi o ex-libris da Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses e avô da CP 4000 FIAT Ferroviaria (Alfa Pendular).

[SIC 2015] Abandonados FOGUETE / SOTAVENTO
« Última modificação: 29 de Janeiro, 2015, 14:53:49 por Luke »
Work in progress................(...)

NetEnforcer

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 2720
  • Karma:
    +1/-0
Re: CP 0500 FIAT (Foguete)
« Responder #1 em: 26 de Janeiro, 2015, 10:04:43 »
Eu vi isso...que espetaculo.

Uma reportagem porreira, é sempre bom ouvir alguns testemunhos. Gosto do pormenor de haver sempre um electricista a bordo, para aquilo não dar raia  :point:
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: CP 0500 FIAT (Foguete)
« Responder #2 em: 26 de Janeiro, 2015, 12:32:53 »
Até eu curtia ali pôr mãos á obra!  :D
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: CP 0500 FIAT (Foguete)
« Responder #3 em: 26 de Janeiro, 2015, 21:50:11 »
Não tinha visto esta reportagem, é tudo feito assim,  :( não teria sido melhor terem guardado este e outros em algum armazém até ao seu destino final??  Agora tem ali muita obra para fazer...  :smash:

 


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: CP 0500 FIAT (Foguete)
« Responder #4 em: 27 de Janeiro, 2015, 16:02:36 »
Adorei a reportagem, já tinha ouvido falar no Foguete mas nunca tinha visto imagens nem sabia nada em concreto acerca da sua história e importância em Portugal. Obrigado pela partilha!  :t_up:

Uma reportagem porreira, é sempre bom ouvir alguns testemunhos. Gosto do pormenor de haver sempre um electricista a bordo, para aquilo não dar raia  :point:

Achei mesmo piada à cena do electricista a bordo!  :lol:

Não tinha visto esta reportagem, é tudo feito assim,  :( não teria sido melhor terem guardado este e outros em algum armazém até ao seu destino final??  Agora tem ali muita obra para fazer...  :smash:

Pensei o mesmo, às vezes penso no porquê de as coisas terem que passar por velhas antes de serem clássicas!  :blink:
Dá pena ver o estado a que chegou, espero mesmo que o restauro vá para a frente e que possa andar nele num futuro não muito longínquo! 8)

Giugiaro

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1421
  • Karma:
    +0/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://www.freewebs.com/giugiaro
Re: CP 0500 FIAT (Foguete)
« Responder #5 em: 27 de Janeiro, 2015, 19:31:55 »
A história do abandono do património ferroviário português é bem mais complexa e triste que aquilo que se julga.

A razão por tanto material histórico e de interesse cultural e industrial estar em estado tão deplorável e mesmo de certos espécimes terem desaparecido nos últimos 20 anos deve-se a duas coisas:

 - À mentalidade dos portugueses de que ter carro é que é uma mostra de riqueza e boa vida e que o comboio é um transporte retrógrado desnecessário.
 - Dos lobbys das estradas e das petrolíferas que dominam a política desde o governo de Cavaco Silva, que não só afetou a tutela e a assembleia como também a nomeação das sucessivas administrações da CP, REFER e Museu Nacional Ferroviário.


Tudo começou com o encerramento contínuo de Linhas e Ramais periféricos, com a alteração dos horários para esquemas incompatíveis às necessidades, com a redução da oferta e com o desinvestimento mais acentuado a cada ano que se seguia. Material reservado para museu pela equipa museológica do Engenheiro Armando Ginestal Machado foi deixado ao abandono em todo o país, e as peças que já se encontravam em conservação foram desprovidas de conservação adequada.

Isto afetou tanto o Comboio Real Português, peça ferroviária mais importante do regime monárquico e que foi resguardado imediatamente após substituição por um comboio mais moderno, como o Comboio Presidencial, peça mais importante do regime republicano e que se viu completamente abandonado e negligenciado a partir da década de 80.

Situações mais dramáticas que se deram nos últimos 15 anos foi a completa demolição de material da Linha de Cascais em estado original e que estava catalogado para museu, a destruição de todas 8 restantes locomotivas CP 1800 da English Electric, deixando apenas a Nº 1805 sem peças de substituição e com fugas de fluídos, a venda de todos os exemplares CP 9600 para a Argentina e Camarões e a tentativa de venda em segredo do Comboio Histórico do Corgo.

Recentemente em 2010 a FMNF teve uma "revolução" interna que levou à substituição completa da direção que se encontrava em funções desde a instituição da fundação. A direção deixou de ter pessoal associado à tutela e passou a ter pessoal específico da área da museologia e dos caminhos-de-ferro. Começaram-se então a mudar as políticas da fundação, os acordos existentes entre Núcleos Museológicos e Câmaras Municipais, a divulgação de eventos nos núcleos museológicos, iniciar as obras de construção da Exposição Permanente e proceder ao catalogar de todo o material ferroviário afeto e de interesse para o museu, desde locomotivas e carruagens a peças de via e obras, documentos e roupa. O Foguete, a CP 1805 e o Comboio Presidencial foram levados imediatamente para Contumil para restauro, tendo já saído o Presidencial completamente restaurado e apto a circular. As locomotivas CP 2501 e CP 2551 foram logo recolhidas para o acervo antes do abate e demolição de todas as locomotivas das duas séries. Entre outras ações que a FMNF está a levar a cabo.

Perante semelhante panóplia de projetos de conservação, o Estado não poupou a FMNF ao juntá-la ao plano de cortes nas fundações de 200 M€, feito em 2012.

Fora da museologia, fala-se na demissão do atual presidente da CP por ripostar contra as ordens da tutela e todos já devem saber da história por detrás da fusão da Estradas de Portugal com a REFER.


Nada contra os automobilistas, mas como entusiasta ferroviário desde muito pequenino, não me fico nada indiferente às injustiças todas que foram feitas contra os caminhos-de-ferro nas últimas 3 décadas, não só no CF em si como em todos os que dependiam dela para trabalhar e se deslocar neste país.
Dá graças a Deus a CP não ter sido privatizada como fizeram no Reino Unido com a British Rail. Todos dão azo à privatização da CP, mas as empresas ferroviárias com os lucros brutos mais elevados da Europa são todos, curiosamente, empresas públicas, entre elas a gigantes alemã Deutsch Bahn AG e holandesa Nederlandse Spoorwegen.
Work in progress................(...)

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: CP 0500 FIAT (Foguete)
« Responder #6 em: 27 de Janeiro, 2015, 20:54:23 »
A história do abandono do património ferroviário português é bem mais complexa e triste que aquilo que se julga.

A razão por tanto material histórico e de interesse cultural e industrial estar em estado tão deplorável e mesmo de certos espécimes terem desaparecido nos últimos 20 anos deve-se a duas coisas:

 - À mentalidade dos portugueses de que ter carro é que é uma mostra de riqueza e boa vida e que o comboio é um transporte retrógrado desnecessário.
 - Dos lobbys das estradas e das petrolíferas que dominam a política desde o governo de Cavaco Silva, que não só afetou a tutela e a assembleia como também a nomeação das sucessivas administrações da CP, REFER e Museu Nacional Ferroviário.

Esta parte mina tudo o resto, depois os resultados são muitos e variados, raramente bons... :maufeitio:


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

NetEnforcer

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 2720
  • Karma:
    +1/-0
Re: CP 0500 FIAT (Foguete)
« Responder #7 em: 28 de Janeiro, 2015, 10:29:38 »
Adorei ler um pouco sobre a nossa história ferroviária!

Foi sempre um transporte que gostei...andei a minha infancia toda na linha do vouga ou no Intercidades com aquela locomotiva toda laranja a diesel.

Depois apanhei já as modernas e a viagem Lisboa <-> Aveiro foi sempre feita por Intercidades...com um conforto brutal. O problema é o que referes: horários inadequados, a meu ver.
Porque é barato, confortável, etc. Eu agora em Lisboa só viajo no suburbano para o trabalho.
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: CP 0500 FIAT (Foguete)
« Responder #8 em: 29 de Janeiro, 2015, 13:59:54 »
Adorei ler um pouco sobre a nossa história ferroviária!

Foi sempre um transporte que gostei...andei a minha infancia toda na linha do vouga ou no Intercidades com aquela locomotiva toda laranja a diesel.

Depois apanhei já as modernas e a viagem Lisboa <-> Aveiro foi sempre feita por Intercidades...com um conforto brutal. O problema é o que referes: horários inadequados, a meu ver.
Porque é barato, confortável, etc. Eu agora em Lisboa só viajo no suburbano para o trabalho.

Tambem andast no vouguinha? So pode vir dai a parvalheira comum,... um gajo andava tanto de lado pra lado dentro dakilo que os neuronios trocaram-se todos de ordem...  :yeah:

Intercidades pra mim foi na altura de cumprir serviço militar, estarreja ou aveiro ate Sta. Apolonia. Um gajo podia dormir a vontade que sabia que nao "perdia" a estaçao... Podia perder o ferri mas a estaçao nao. :D

NetEnforcer

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 2720
  • Karma:
    +1/-0
Re: CP 0500 FIAT (Foguete)
« Responder #9 em: 29 de Janeiro, 2015, 14:18:59 »
Tambem andast no vouguinha? So pode vir dai a parvalheira comum,... um gajo andava tanto de lado pra lado dentro dakilo que os neuronios trocaram-se todos de ordem...  :yeah:

Intercidades pra mim foi na altura de cumprir serviço militar, estarreja ou aveiro ate Sta. Apolonia. Um gajo podia dormir a vontade que sabia que nao "perdia" a estaçao... Podia perder o ferri mas a estaçao nao. :D

LOL!

Apanhei muitas vezes para Águeda ou então apanhar em Esgueira (bom, acho que era mais Solposto que Esgueira lol) para sair em Aveiro, só porque sim  :yeah:

Eu antes entrava no Oriente, mas depois de descobrir que em Sta apolónia, entra pouca gente e podes ir tranquilo da vida em vez de andares à porrada no cais de embarque para arranjar um lugar e sitio para a mala, etc....tem sido esse o meu ponto de partida....e chegada  :sombrero:
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: CP 0500 FIAT (Foguete)
« Responder #10 em: 29 de Janeiro, 2015, 14:48:07 »
Eu acho que a CP podia inovar um pouco e ter net nos comboios...os autocarros da Rede Expressos têm todos e dá imenso jeito para trabalhar enquanto se viaja!

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: CP 0500 FIAT (Foguete)
« Responder #11 em: 29 de Janeiro, 2015, 15:25:24 »
Eu acho que a CP podia inovar um pouco e ter net nos comboios...os autocarros da Rede Expressos têm todos e dá imenso jeito para trabalhar enquanto se viaja!
Os Alfa já têm! Os InterCidades é que ainda não...

Giugiaro

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1421
  • Karma:
    +0/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://www.freewebs.com/giugiaro
Re: CP 0500 FIAT (Foguete)
« Responder #12 em: 29 de Janeiro, 2015, 15:33:24 »
Os Alfa já têm! Os InterCidades é que ainda não...

Têm os IC da Beira Baixa e uma única carruagem de 2ª Classe, que até já foi ao Pocinho e Valença.

IR 950 - Moledo by valeriodossantos, on Flickr
Work in progress................(...)

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: CP 0500 FIAT (Foguete)
« Responder #13 em: 29 de Janeiro, 2015, 15:53:02 »
Têm que expandir a aplicação da net a todos os comboios...dá imenso jeito!  :t_up:

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: CP 0500 FIAT (Foguete)
« Responder #14 em: 29 de Janeiro, 2015, 20:55:03 »
Ja que me deram a fama das cantorias, aqui fica a minha dedicatoria:
Olha o Foguete