Autor Tópico: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente  (Lida 3773 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #15 em: 06 de Maio, 2018, 13:16:28 »
Pequeno update aqui:

O problema do relantim instável (ora andava muito alto, ora andava tão baixo que ia a baixo) ficou resolvido. Havia alguma sujidade entre a cambota e o sensor de posição da cambota que entretanto limpei. Aparentemente agora está a funcionar bem nesse aspeto.

Em frio a rotação anda nos 1.1000~1200 rpm, quando aquece fica ligeira mente abaixo das 1000 rpm.

O que ainda não está resolvido é a perda de potencia quando o motor aquece. Estou inclinado para o sensor de autodetonação, porque lembrei-me que quando comprei o carro isto às vezes acontecia, mas dava erro na centralina (sem acender luz).

Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #16 em: 07 de Maio, 2018, 08:47:09 »
Sendo que estamos a falar dum 16v, faz-me lembrar a minha francesa. que embora nao apresente os mesmos sintomas que o teu, tem comportamentos diferentes a frio e a quente.
Entretanto surgiu-me a hipotese de estar muito ligeiramente fora de ponto ou qq coisa haver com variador de fase (nao sei se é o caso) Mas essencialmente fica a ideia de dar um pouco mais de atençao a parte mecanica em vez da parte eletrica.  :t_up:

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #17 em: 07 de Maio, 2018, 13:14:25 »
Isto tem variador de fase? Tinha ideia que não
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #18 em: 07 de Maio, 2018, 14:00:41 »
Isto tem variador de fase? Tinha ideia que não

Nao sei. Falei no caso do meu!!!
Mas com ou sem variador de fase o mais importante é o ponto. ;)

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #19 em: 07 de Maio, 2018, 18:15:51 »
Entretanto fiquei preocupado porque estive a ler outro tópico (julgo que neste forum(EDIT: sim foi neste forum, aqui) em que falavam num Punto com um borbulhar na sofagem de vez em quando e problema de gases... O problema era da junta da cabeça.

Ora.. de vez em quando também oiço esse borbulhar e todos os anos vejo-me arrasca para passar na inspeção por causa dos gases. Às tantas é o mesmo problema e ando aqui há 3 anos com a junta da cabeça com problemas  :blink:

É pá.. eu vou ter de trocar a correia de distribuição em breve, que está a ficar com mau aspeto... e por falta de dinheiro para a troca já tive de encostar o carro e começar andar 100% de mota uns tempos... ter de tratar também agora da junta não vinha nada a calhar. Só se eu trocar as correias agora e vou andando mais uns tempos assim. Vou andando atento aos sinais, aos níveis etc.. como tenho feito até agora...

Esclareçam-me uma coisa: Trocar a junta da cabeça implica sempre ter de retificar a cabeça? Já me disseram que sim, já me disseram que não. Se não tivesse de retificar acho que fazia isto tudo em casa (as correias já estou a planear fazer em casa)

EDIT: Bem, posso sempre fazer em casa na mesma. Só não sei onde mandar retificar
« Última modificação: 07 de Maio, 2018, 18:30:00 por MrOverclock »
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #20 em: 08 de Maio, 2018, 08:40:03 »
Ora, pode ser, pode ser a junta da colaça que foi as couves. Mas nao deixa de ser algo estranho estar assim a tanto tempo como referes sem outro tipo de problemas.
Adiante, o que sugiro para despistar essa hipotese seria ligar o motor e deixar que aqueça sem a tampa do deposito de expansao. Enquanto aquece estara tento ao deposito a ver se aparecem bolhas de ar.  Se aparecer das duas uma, ou esta mal sangrado ou tem mesmo problema de junta.
A poderar tambem:
Perde agua? A agua apresenta oleo ou gordura (sem ser do anticongelante)? Os tubos de agua ganham pressao muito rapidamente quando o tampao do deposito de expansao esta apertado?

Quanto ao retificar eu julgo que depende do estado da cabeça e do bloco quando se limpa a junta. Se as superficies estiverem degradadas sera aconselhavel retificar.
Paar retificar falas com um torneiro ou em ultimo recurso com um mecanico que te aconselhe alguem que faça isso. ;)

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #21 em: 10 de Maio, 2018, 00:27:34 »
Perde agua? A agua apresenta oleo ou gordura (sem ser do anticongelante)? Os tubos de agua ganham pressao muito rapidamente quando o tampao do deposito de expansao esta apertado?

Não perde água, ainda ontem verifiquei, embora ande a evitar andar com ele, por causa da correia, mas desde a ultima vez que atestei devo ter feito uns 2 ou 3 mil km e está no nível. E tive de atestar porque ao tentar purgar o ar perdi alguma água
Não parece ter óleo ou gordura
Nunca reparei se os tubos ganham pressão, mas há tempos verifiquei se o vaso de expansão ganhava pressão e não ganhava (sem a tampa, metia lá a mão e acelerava)

Também não perde óleo, já fiz mais de 10.000 km e ainda não é preciso atestar o nível (o carro tem 240.000 km)
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #22 em: 10 de Maio, 2018, 09:09:12 »
Entao o borbulhar que ouves nao pode ser ar no circuito de agua.
E da maneira que descreves sem perder agua nem oleo custa-me a crer que seja junta...  :dry:
A nao ser que esteja a perder compressao entre dois cilindros,... ja mediste a compressao?  :dry:

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #23 em: 10 de Maio, 2018, 14:10:23 »
Não, nem tenho como medir, só indo a uma oficina
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #24 em: 11 de Maio, 2018, 08:28:26 »
Não, nem tenho como medir, só indo a uma oficina
Eu faria isso com o carro quente... Nao devem levar nenhuma fortuna por isso.  :unsure:


MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #25 em: 19 de Junho, 2018, 01:02:17 »
Novidades deste caso:

Nem tudo está relacionado com o caso, mas vou descrever na mesma o que entretanto foi feito:

Torquei correias (todas), bomba de água e tensor.
Troquei velas.
Troquei liquido de refrigeração.

Ao voltar a montar a parte plástica do coletor de admissão reparei que os vedantes (em borracha) não me pareciam estar em muito bom estado. No entanto montei na mesma. Ao meter a trabalhar a rotação estava um bocado alta e no motor ouvia-se um barulho que parecia uma fuga de ar vinda exatamente entre os coletores. Toca a desmontar e a usar cola de juntas(não sei se é bem assim que se chama, é usado para vedar a bomba de água que não traz juntas) para vedar o coletor de plástico à parte do coletor em metal. Agora já não se ouve nenhuma fuga de ar e o relantim está +- normal, embora se oiçam umas falhas de vez em quando.

Fui com ele à inspeção. Tudo OK excepto os gases! CO elevado. Ora, segundo sei CO elevado indica ar a mais para a gasolina injetada. Terei mais uma fuga? Devo trocar a junta entre o coletor e o bloco? Ou será que não se perdia nada se usasse o mesmo que usei para vedar a bomba de água e o resto do coletor?

O motor fora do ponto pode causar estes sintomas?

Entretanto o borbulhar de ar na sofagem desapareceu. O tubo de retorno para o reservatório de água estava entupido e qualquer ar que houvesse no sistema nunca ia acabar por sair totalmente, então era mesmo ar que lá andava. Agora até se vê a água a circular no depósito. Já não se ouve borbulhar, a água continua limpa e não está a desaparecer.
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #26 em: 19 de Junho, 2018, 09:14:10 »
Arranja uma lata daquelas de spray de lavar os travoes. das umas borrifadelas rapidas na zona dos componentes de aspiraçao do ar apos a borboleta. se o carro começar a querer acelarar ou acelarar mesmo tens nessa zona uma entrada de ar.

Eu optaria por meter juntas novas na vez do silicone ou cola de juntas como chamas. Um descuido e la vai o silicone pra dentro do motor,... nao me parece algo aconselhavel  :t_up:

Motor fora de ponto pode causar muita coisa mas n posso garantir que CO elevado seja uma delas.

O tubo de retorno entupido nunca me passou pla cabeça, efetivamente se o ar nao sair vai continuar la dentro e engana qualquer um...
Ainda bem que dai esta resolvido!!!  :t_up:

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #27 em: 19 de Junho, 2018, 23:04:00 »
Arranja uma lata daquelas de spray de lavar os travoes. das umas borrifadelas rapidas na zona dos componentes de aspiraçao do ar apos a borboleta. se o carro começar a querer acelarar ou acelarar mesmo tens nessa zona uma entrada de ar.


Como é que eu não me lembrei disto?!  :dry:
No fim de semana vou tentar algo deste género
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Bravo 182 1.2 16v Perde potencia a quente
« Responder #28 em: 20 de Junho, 2018, 09:58:29 »
Vai dando novidades.  :t_up: