Autor Tópico: Fiat Panda 1.3 (Volante a tremer com o carro parado)  (Lida 1683 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

igorpestana

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Panda 1.3 (Volante a tremer com o carro parado)
« em: 10 de Março, 2019, 23:57:08 »
Boas,
Há uns tempos publiquei aqui sobre um problema no meu Fiat Panda 1.3 MJT (versão 169) de ter imensas dificuldades a ligar após 1/2 dias de utilizaçao, mas há uns 2 meses que nunca mais aconteceu...No entanto, há algo estranho com o volante, que treme sobretudo quando está frio (acabadinho de ligar), chegando a ser incomodativo...Já foram trocados os 3 apoios, e não há sinais de anomalias em velas, injetores, etc...Aliás, após a troca dos apoios parece que a vibração no volante piorou e passei a sentir o barulho do motor muito mais intensamente no interior do veículo...Any ideia?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Panda 1.3 (Volante a tremer com o carro parado)
« Responder #1 em: 11 de Março, 2019, 08:56:58 »
Bom dia!!!
Ja e tempo de abrir um DB pto Panda!!!  :t_up:
Essa tremideira no voltante nao vira do sistema da direçao assistida? Ha uns modelos que trazem um motor como auxiliar a direçao. E ao que parece volta e meia dao uns sitomas do genero...

igorpestana

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Panda 1.3 (Volante a tremer com o carro parado)
« Responder #2 em: 12 de Março, 2019, 20:58:52 »
Bom dia!!!
Ja e tempo de abrir um DB pto Panda!!!  :t_up:
Essa tremideira no voltante nao vira do sistema da direçao assistida? Ha uns modelos que trazem um motor como auxiliar a direçao. E ao que parece volta e meia dao uns sitomas do genero...
Sinceramente não sei..E hoje também reparei que o carro em si treme-se todo, não apenas o volante...Mesmo após uma viagem de cerca de 35 KM (ou seja, com o motor quente), eu saí do carro (enquanto esperava cerca de 1 minuto antes de o desligar), e vi que até a matrícula à frente tremia...Apenas em andamento é que não se sente o "trator"...
« Última modificação: 12 de Março, 2019, 21:00:51 por igorpestana »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Panda 1.3 (Volante a tremer com o carro parado)
« Responder #3 em: 13 de Março, 2019, 08:45:57 »
Problemas de direçao nao fazem o carro tremer com ele parado.
Se, com o motor em funcionamento e o carro parado, colocar o pe na embraiagem e essa tremideira no carro todo continuar so pode ser originada pelo motor. Se ja foi verificado velas, injetores e apoios, eu iria medir a compressao do motor...

igorpestana

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Panda 1.3 (Volante a tremer com o carro parado)
« Responder #4 em: 13 de Março, 2019, 20:31:33 »
Problemas de direçao nao fazem o carro tremer com ele parado.
Se, com o motor em funcionamento e o carro parado, colocar o pe na embraiagem e essa tremideira no carro todo continuar so pode ser originada pelo motor. Se ja foi verificado velas, injetores e apoios, eu iria medir a compressao do motor...
Até seria uma hipótese...Porém, com o carro em andamento não noto que ele tenha pouca força (tem a adequeada a um 1.3 70 CV, creio eu)...E também a nível de consumos anda nos 4 e tal L/100Km, o que também considero normal...Secalhar é mesmo normal deste motor, tremer assim um pouco, mas não sei, precisava que alguém com o mesmo carro me dissesse se acontece o mesmo ou não...Até porque no stand é isso que me dizem: "Ah, não sabemos se isto é normal neste carro. Teríamos de comparar com outro"...Fico sem palavras...

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Panda 1.3 (Volante a tremer com o carro parado)
« Responder #5 em: 14 de Março, 2019, 08:44:56 »
Da maneira que iniciou o topico eu deduzi que nao fizesse essa tremideira antes. Se o motor for um 3 cilindros acredito que trema um pouco sim... mas julgo ser um de 4...  :dry:

igorpestana

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Panda 1.3 (Volante a tremer com o carro parado)
« Responder #6 em: 14 de Março, 2019, 18:26:56 »
Da maneira que iniciou o topico eu deduzi que nao fizesse essa tremideira antes. Se o motor for um 3 cilindros acredito que trema um pouco sim... mas julgo ser um de 4...  :dry:
Peço desculpa por ter induzido a erro. É que realmente os apoios foram repostos estes dias, e antes o volante tremia mais quando estava frio, e a quente não tremia tanto...O carro precisava de apoios (não sei se de todos, mas o certo é que mudaram todos), porque ao fazer marcha-atrás tremia mais que um trator (agora já não), e por vezes quando eu desenvolvia da primeira para a segunda ele dava um soquete ao soltar o pé do acelerador para baixar a embreagem..O certo é que agora, depois de colocados os apoios, tenho sentido o carro a tremer mais e o barulho do motor muito mais intenso, não só quando parado, mas sobretudo se for a 100/100 Km/h...A caixa de velocidades também ficou mais rija, parece que lhe falta óleo (não sei se coincidência ou não)...O motor em si também parece que treme ainda mais...Até tentei gravar com o telemóvel, mas não fica legível...E sim, o motor é de 4 cilindros, o que é ainda mais estranho...Com menos de 170.000 Km, parece que é um carro de 300 mil ou mais...Não sei se isto do motor é normal ou não, mas sinceramente, eu considero que não...Mas não tenho qualquer termo de comparação, nem entendo nada de mecânica, fica muito complicado...Facto é que, de todos os carros que conduzi (incluindo veículos dos anos 90 e outros de inicios de 2000), tanto a diesel como a gasolina, nenhum treme desta maneira (ou nem treme sequer)...Não sei se estou a me preocupar com algo "desnecessário", mas o que é certo é que temo pela vida útil do Fiat, e também por possíveis problemas que possam ser gerados a partir deste (se for mesmo um problema)...Enfim, isto até se torna massacrante para quem lê, por isso peço desculpa, mas nem sei o que faça xD Mas obrigado pelas respostas!!!

-P.S.: Afinal de contas, não são os mecânicos que se devem preocupar com os carros...São os proprietários!

-P.S.2: Faltam cerca de 2 meses para acabar a garantia de 1 ano do stand (o carro foi comprado o ano passado com 155.000 Km)...Tou a ver que vai sobrar para mim depois...Ainda por cima nada fizeram em relação ao problema do inverno de o carro não pegar. Apesar de nunca mais ter acontecido, receio que volte a acontecer e os custos sobrem para mim. Vídeo que gravei há uns 3 meses:


-P.S.3: Apesar de não acreditar em nada disso, se há coisa que parece não faltar neste carro é bruxedo!!!
« Última modificação: 15 de Março, 2019, 10:25:37 por igorpestana »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Panda 1.3 (Volante a tremer com o carro parado)
« Responder #7 em: 15 de Março, 2019, 08:44:48 »
1º ponto
Se o carro tem garantia e de recorrer a garantia. Da forma que descreve o problema parece-me exagerada essa vibraçao.
Fazer uma observaçao por escrito nesse sentido para evitar fugirem com o rabo a seringa mais tarde. Se a coisa complicar depois da garantia terminar existe esse documento que prova o comportamento do carro antes do termino da garantia.

Muito rapidamente,... os apoios teram sido os indicados? Nao seram de outro material mais duro e a vibraçao do motor ser transmitida para a carroçaria?
Como estara a embraiagem? As mudanças mais "duras" e a tremideira pode ser sintoma de embraiagem com desgaste acentuado ou empeno.
So lamento e que esta (no seu caso) um proprietario a querer estimar o carro mas (ao que parece) outros procuram nele uma fonte de rendimento... Desculpe o desabafo...

igorpestana

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Panda 1.3 (Volante a tremer com o carro parado)
« Responder #8 em: 15 de Março, 2019, 08:53:23 »
1º ponto
Se o carro tem garantia e de recorrer a garantia. Da forma que descreve o problema parece-me exagerada essa vibraçao.
Fazer uma observaçao por escrito nesse sentido para evitar fugirem com o rabo a seringa mais tarde. Se a coisa complicar depois da garantia terminar existe esse documento que prova o comportamento do carro antes do termino da garantia.

Muito rapidamente,... os apoios teram sido os indicados? Nao seram de outro material mais duro e a vibraçao do motor ser transmitida para a carroçaria?
Como estara a embraiagem? As mudanças mais "duras" e a tremideira pode ser sintoma de embraiagem com desgaste acentuado ou empeno.
So lamento e que esta (no seu caso) um proprietario a querer estimar o carro mas (ao que parece) outros procuram nele uma fonte de rendimento... Desculpe o desabafo...
Bom dia, muito obrigado. Esse documento eu assino com eles, ou na DECO ou algo do tipo?
Relativamente à embreagem, é dura, mas está assim desde a aquisição do carro, no entanto, ultimamente lá de vez enquando até faz um barulhinho, faz lembrar uma mola emperrada (porém não é sempre)...E sim, também suspeitei que os apoios nem fossem os indicados (ou que fossem "rafeiros", dado que não paguei por eles, por estar em garantia)...mas se eu falar com eles, concerteza dizem-me que não é esse o caso...Infelizmente não tenho tempo nem paciência de ir lá todos os dias/semanas, mas a quantidade de problemas que vão aparecendo, é incrível...Quer-me parecer que quem usava este carro antes não tinha cuidado nenhum, até por alguns riscos salientes no seu interior...no stand parece que só se preocuparam em vender, sem analisar profundamente a situação do carro ... É a minha mais sincera opinião...
E não tem que pedir desculpa nenhuma, porque a realidade parece ser mesmo essa! Obrigado mais uma vez
« Última modificação: 15 de Março, 2019, 09:19:13 por igorpestana »

igorpestana

  • Novato

  • Offline
  • *
  • 12
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Panda 1.3 (Volante a tremer com o carro parado)
« Responder #9 em: 17 de Março, 2019, 13:00:46 »
Entretanto já descobri o problema do barulho no motor, que mais parece um trator...
Aparentemente é a tampa do motor que está fixada incorretamente, porque eu faço um pouco de pressão para baixo, e o barulho não tem nada a ver...O facto de tremer um pouco o volante e o carro em si, vou considerar que é normal...Primeiro, porque é Fiat, segundo, porque não parece haver nenhuma anomalia quanto a isso...Também já estou cansado de procurar uma resposta para tal vibração que, apesar de não muito significante, é um pouco incomodativa  :wacko:
« Última modificação: 17 de Março, 2019, 13:01:53 por igorpestana »

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Panda 1.3 (Volante a tremer com o carro parado)
« Responder #10 em: 18 de Março, 2019, 08:50:03 »
Bom dia, muito obrigado. Esse documento eu assino com eles, ou na DECO ou algo do tipo?
Relativamente à embreagem, é dura, mas está assim desde a aquisição do carro, no entanto, ultimamente lá de vez enquando até faz um barulhinho, faz lembrar uma mola emperrada (porém não é sempre)...E sim, também suspeitei que os apoios nem fossem os indicados (ou que fossem "rafeiros", dado que não paguei por eles, por estar em garantia)...mas se eu falar com eles, concerteza dizem-me que não é esse o caso...Infelizmente não tenho tempo nem paciência de ir lá todos os dias/semanas, mas a quantidade de problemas que vão aparecendo, é incrível...Quer-me parecer que quem usava este carro antes não tinha cuidado nenhum, até por alguns riscos salientes no seu interior...no stand parece que só se preocuparam em vender, sem analisar profundamente a situação do carro ... É a minha mais sincera opinião...
E não tem que pedir desculpa nenhuma, porque a realidade parece ser mesmo essa! Obrigado mais uma vez

Infelizmente a falta de brio leva a que alguns stands/vendedores se aproveitem da situaçao em beneficio proprio.  :smash:
Se a questao do barulho esta descoberte, otimo e ainda bem que e algo tao simples como uma tampa mal encaixada.
Em relaçao a vibraçao e pana nao ouvir por aqui o comentario de possiveis proprietarios. Mas se nao encontra a resposta aqui tente obter a resposta junto de quem tem um ou consultar uma ou mais garagens diferentes e ouvir o dizem.
Qt ao documento que referi tera de ser um documento assinado pelo menos por eles onde se declare que o que se considera fora do normal. (O ser normal ou nao tera de ser uma entidade competente a declara-lo. Assunto para o caso de complicaçoes futuras)
Sem meter advogados ao barulho nao dara para fazer muito mais. A meter advogados ao barulho alem de caro duvido que alguem assine alguma coisa...  :dry:
Se tiver como consulte a deco, concerteza saberam dar uma resposta mais esclarecedora.
O importante era que se num curto prazo apos o termino da garantia conseguisse provar o que o problema ja existia antes e ter salvaguardada algumas despesas que podem ser avultadas.