Autor Tópico: Autódromo Do Estoril  (Lida 15188 vezes)

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PeteCunha

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Autódromo Do Estoril
« Responder #30 em: 15 de Dezembro, 2007, 10:20:40 »
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Sabem quando é que teremos fórmula 1 em portugal?



Dia 30 de Fevereiro de um ano impensável....
qdo houver autodromo no algarve, é capaz de lá haver formula 1... nao me admiro mto!

Tiffosi

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Autódromo Do Estoril
« Responder #31 em: 15 de Dezembro, 2007, 14:32:52 »
Está a ser construído para ter homologação, veremos





Tiffosi

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Autódromo Do Estoril
« Responder #32 em: 15 de Dezembro, 2007, 16:18:24 »
Autódromo do Estoril está "condenado"

De acordo com a edição de ontem do Diário Económico será a vertente imobiliária o principal motivo de interesse para os privados concorrerem à privatização do Autódromo do Estoril.

Segundo a publicação nacional e como já foi tornado público, o próprio caderno de encargos abre a porta para que, a partir de 31 de Dezembro de 2012, o vencedor da privatização do Circuito do Estoril possa vender o próprio imóvel afecto à exploração do complexo motorizado, uma vez que apenas exige que ele seja mantido na posse do futuro gestor privado até essa data. Mais, a Parpública disponibilizou aos concorrentes um estudo da situação imobiliária do Circuito do Estoril com extractos relevantes dos planos de ordenamento, condicionantes e possibilidades de uso.

Os novos donos do circuito terão a obrigação de conservar as homologações oficiais existentes até 2012, mas apenas serão obrigados a ceder o Autódromo, durante um máximo de 12 dias por ano, para a realização de eventos que sejam considerados de relevante interesse turístico pelas autoridades públicas. Segundo a Parpública, no triénio 2004-2006 as actividades desportivas e não desportivas na pista portuguesa chegaram à taxa de 81% de ocupação.
 
 
Fonte: Sport Motores, por Sérgio Fonseca
 
 





Tiffosi

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Autódromo Do Estoril
« Responder #33 em: 20 de Dezembro, 2007, 17:59:32 »
Ninguém quer o Autódromo do Estoril    

Prazo para apresentação de propostas à Parpública expirou esta quarta-feira  

O processo de aquisição das participações detidas pela Parpública, gestora do capital das empresas exclusivamente pertença do Estado, no capital social da CE-Circuito Estoril, empresa que detém o Autódromo do Estoril, encerrou esta quarta-feira sem que tenham surgido propostas para o efeito, anunciou a holdind estatal, o que obrigará à colocação em marcha "de outras hipóteses de rentabilização daquele activo, nomeadamente a concessão da sua exploração". Na prática, ninguém se perfilou como candidato à compra de uma infraestrutura desportiva que já recebeu algumas das principais provas mundiais de desportos motorizados de duas e quatro rodas.

As propostas tinham de ser entregues na sede da holding pública até às 17h00 desta quarta-feira, estando agendado para o mesmo dia o acto público da abertura e admissão das mesmas, no âmbito de um processo que visava a alienação de 12.260.000 acções, com valor nominal de 5 euros cada, representativas de 100 por cento do capital social da CE-Circuito Estoril. O valor de referência para os concorrentes seria de 2,86 euros, o que permitiria um encaixe de 35 milhões de euros.

Os eventuais compradores teriam a obrigação de continuação da exploração do autódromo pelo menos até 2012, manutenção, até essa data, das actuais homologações oficiais e proibição de venda do imóvel afecto à exploração da infra-estrutura até 31 de Dezembro do mesmo ano. E ainda a cedência do autódromo, durante um máximo de 12 dias por ano, para a realização de eventos considerados de relevante interesse turístico pelas autoridades públicas com a tutela desta área.

Recorde-se que o Autódromo Fernanda Pires da Silva passou para as mãos do Estado em meados de 1997 no âmbito de um acordo celebrado entre o Governo e o Grão-Pará que colocou um ponto final num longo (12 anos) diferendo relacionado, entre outros aspectos, com dívidas e processos em tribunal. O Estado ficou, na altura, com 51 por cento do autódromo, mas receberia os restantes 49 por cento, em 2002, como pagamento de dívidas do grupo Grão-Pará à Caixa Geral de Depósitos.
 
Fonte: LusoMotores





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Autódromo Do Estoril
« Responder #34 em: 19 de Fevereiro, 2008, 17:37:08 »
Autódromo do Estoril ganha apoios locais  

O Autódromo do Estoril foi esta semana novamente notícia na imprensa nacional, pois António Capucho anunciou que a Câmara Municipal de Cascais e a Parpública estão a estudar a concessão do complexo motorizado à autarquia.

António Capucho disse ao jornal Correio da Manhã que a Câmara Municipal de Cascais fervilha de ideias quanto ao futuro do recinto, considerando, no entanto, que as mesmas dependerão do tempo da concessão. Igualmente, Capucho concluiu que a concorrência é sempre benéfica e portanto não teme que a construção do Autódromo Internacional do Algarve vá prejudicar os planos para o circuito da Costa do Estoril.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Turismo da Costa do Estoril, Duarte Nobre Guedes, mostrou-se também muito optimista com o desfecho das negociações e adiantou que aguarda investir, durante o maior período de tempo possível, no aumento da visibilidade de uma das maiores "âncoras" turísticas da região, apostando agora num projecto estratégico, que, segundo o próprio, faz falta há anos.

Duarte Nobre Guedes também referiu à mesma fonte que os eventos realizados no Autódromo do Estoril são alvo de 250 horas de cobertura televisiva internacional e motivam 65 a 70 mil dormidas na Costa do Estoril, o que "obriga" as autoridades locais a não deixar esquecer o histórico circuito nacional que já foi palco do Campeonato do Mundo de Fórmula 1.

O plano a ser definido pela autarquia e outras entidades visará o aumento da notoriedade e da rentabilidade do equipamento, incluindo um "upgrade" da própria infra-estutura e a continuidade na realização de provas de caracter internacional.
 
16/02/2008  

Fonte: Sport Motores, por Sérgio Fonseca
 





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Autódromo Do Estoril
« Responder #35 em: 12 de Março, 2008, 18:37:08 »
Autódromo Estoril continua caro para Cascais

A "novela" em redor do Circuito do Estoril não terminou e promete não terminar em breve. A Câmara de Cascais recebeu na pretérita semana uma nova proposta da Parpública para exploração da concessão do Autódromo do Estoril. Porém, esta não é, novamente, do agrado da autarquia, conforme afirmou ontem o presidente da mesma António Capucho à agência Lusa.

A história repete-se. Sete meses depois da empresa gestora do complexo automobilistico ter pedido 35 milhões de Euros pela participação total no capital social da CE-Circuito Estoril, a Câmara de Cascais, pela voz do seu presidente, acusa esta entidade de continuar a pedir muito dinheiro por tão pouco tempo de concessão. Numa altura em que o novo Autódromo Internacional do Algarve ameaça com concorrência, a autarquia quer tomar conta dos destinos da infra-estrutura do circuito o mais depressa possível, mas só o fará se pagar um preço de acordo com as suas reais possibilidades.

Recorde-se que em Dezembro de 2007, a Parpública não recebeu qualquer proposta para a compra do Circuito do Estoril. Segundo o concurso público lançado em Novembro, a "holding" estatal exigia, pelo menos até Dezembro de 2012, a continuação da exploração da infra-estrutura pela CE e pedia 35 milhões de Euros pelas 12.260.000 acções.
 
Fonte: Sport Motores, por Sérgio Fonseca  
 





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« Responder #36 em: 16 de Abril, 2008, 18:56:46 »
Partidos querem manter Autódromo do Estoril  

Na passada 4ª Feira, dia 10 de Abril, todos os partidos, à excepção de "Os Verdes", defenderam que o Autódromo do Estoril, que a Parpública colocou à venda, deve ser mantido como pista de desportos motorizados.

A Assembleia da República discutiu a petição, lançada a título próprio pelo vereador do Desporto da autarquia de Cascais, João Sande e Castro, pedindo a suspensão da venda do Autódromo do Estoril. Tal como se esperava, os partidos PS, PSD, BE, PCP e CDS foram unânimes na ideia de que o Circuito do Estoril deve continuar a funcionar como recinto para desportos motorizados, independentemente do modelo de gestão, público ou privado. O único que não se pronunciou a favor foi naturalmente "Os Verdes".

Ao contrário do que tem pregado a Câmara de Cascais, o PSD defendeu uma privatização total da infra-estrutura, enquanto que PS não tomou uma posição muito definida e o CDS deixou várias hipóteses em aberto. Claramente contra qualquer privatização e a favor de uma participação 100% do Estado estiveram, sem surpresa, os comunistas e os bloquistas.

Recorde-se que o ano passado, a Parpública exigiu 35 milhões de euros pela participação totalitária que detém no capital social da CE - Circuito do Estoril, proprietária do equipamento, um valor que a Câmara de Cascais sempre recusou oferecer e que também não cativou nenhuma entidade privada. Uma segunda oferta já foi feita à Câmara de Cascais, mas foi igualmente rejeitada, sendo os valores em causa a razão para nova nega.
 
Fonte: Sport Motores, por Sérgio Fonseca
 
 





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Autódromo Do Estoril
« Responder #37 em: 30 de Janeiro, 2009, 18:20:00 »
Estoril "acusa" Algarve de favoritismo governamental

Na sessão de participação pública sobre os planos pormenor da Câmara Municipal de Cascais, o presidente António Capucho fez saber que acredita que o Autódromo Internacional do Algarve tem sido sobrevalorizado pelo Governo em relação ao Autódromo do Estoril e defendeu que há mercado para ambos.

"Não podemos ignorar que temos uma forte concorrência, mas é estranhíssimo que cada vez que um membro do Governo fale de automobilismo seja referido o do Algarve, que é de privados, e nunca o do Estoril, que é 100 por cento público", afirmou o autarca, que, para além de ter também elogiado o AIA e suas instalações, referiu ainda a clara preferência por falar na infra-estrutura algarvia é notória no discurso de vários responsáveis governamentais, "desde a Economia ao Desporto".

António Capucho foi ainda mais longe, declarando que provavelmente existiria mercado para um Autódromo também no Norte de Portugal. "Há mercado para o Autódromo do Estoril, para o de Faro e eventualmente para outro no Norte", defendeu corajosamente o líder municipal de Cascais, elogiando igualmente a taxa de ocupação do Circuito do Estoril.

Fonte: Sport Motores





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Autódromo do Estoril
« Responder #38 em: 23 de Novembro, 2009, 16:48:20 »
Estado e Câmara em acordo quanto à venda


Empresa que gere o Autódromo do Estoril vai investir 3,5 milhões de euros na construção de novos equipamentos mostrando-se disponível para vender a estrutura

A empresa que gere o Autódromo do Estoril vai investir 3,5 milhões de euros na construção de novos equipamentos mostrando-se disponível para vender a estrutura, intenção aceite pela Câmara de Cascais, desde que mantenha as actuais funções.

Depois de no ano passado terem falhado todas as tentativas de acordo entre o executivo de Cascais e a "holding" estatal sobre a exploração do CE - Circuito do Estoril, a Parpública, entidade que gere o Autódromo do Estoril, informou hoje à agência Lusa que vai avançar com a construção de um "kartódromo" e uma pista de condução defensiva com o objectivo de "rentabilizar as valências do equipamento".

Em informação cedida à Lusa, a Parpública, empresa tutelada pelo Governo, revelou que, neste momento, "decorre a primeira fase de um processo de obras para actualizar e ajustar o Autódromo do Estoril a novas oportunidades e desafios de negócio no sector", num investimento de 3,5 milhões de euros.

Questionada sobre a venda desta infra-estrutura com mais de 40 anos, fonte da empresa esclareceu: "se e quando houver alguma proposta ou possibilidade de venda, o Estado analisará o que tiver que analisar tendo em conta o interesse público, pelo que quaisquer possibilidades de alienação que, eventualmente, venham a surgir, irão continuar a ser exploradas".

Confrontado com esta informação, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, António Capucho, disse à Lusa não ter qualquer conhecimento sobre o projecto da empresa, reconhecendo, no entanto, a necessidade de requalificação do Autódromo do Estoril, um espaço que considera ser uma "âncora turística muito importante e que importa valorizar".

Quanto à intenção mostrada pela Parpública em vender aquela estrutura, António Capucho respondeu: "nada contra, na certeza de que defenderemos a actual valência e não qualquer outra finalidade especulativa de natureza imobiliária".

António Capucho esclareceu ainda que a autarquia de Cascais não terá qualquer participação financeira na obra prevista pela Parpública, pelo que o investimento será 100 por cento do Estado.

Em Julho de 2007, a Parpública exigiu 35 milhões de euros pela participação totalitária que detém no capital social da CE - Circuito do Estoril, proprietária do equipamento, um valor que a autarquia sempre recusou oferecer.

Questionado sobre a influência do Autódromo do Algarve no do Estoril, o presidente da Câmara de Cascais afirmou, no início deste ano, que o Autódromo do Algarve tem sido sobrevalorizado pelo Governo, opinião que reforçou hoje, alegando que "basta comparar os apoios de que cada um beneficia".

Fonte: AutoPortal





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Autódromo Do Estoril
« Responder #39 em: 20 de Julho, 2015, 17:03:31 »

Câmara de Cascais aprova compra do Autódromo do Estoril




Valor não chega aos 5 milhões de euros

A Câmara de Cascais aprovou esta segunda-feira, a compra do Autódromo do Estoril pelo município por quase cinco milhões de euros, para potenciar a atividade económica local, atrair mais turistas e criar emprego.

Na proposta, aprovada pela maioria PSD/CDS-PP com os votos contra da oposição (PS, CDU e movimento independente Ser Cascais) em reunião de câmara, a autarquia considera que a "atratividade do Autódromo do Estoril [gerido pelo Estado desde 2002] foi-se perdendo ao longo dos anos, seja pela falta de investimento, seja pela incapacidade de garantir as principais provas internacionais".

A Câmara de Cascais adianta que tem vindo a receber propostas de interessados em desenvolver "os mais diversos investimentos naquele equipamento, todos eles potenciadores da atividade económica, aumentando a capacidade de atração turística, sendo desta forma geradores de riqueza e de emprego".

Para o espaço (comprado por 4,921 milhões de euros), a autarquia admite a possibilidade de instalar um kartódromo e um autódromo virtual e incluí-lo num museu dedicado ao motor que integre oficinas especializadas em veículos clássicos e contemporâneos.

Além disso, acrescenta a proposta, é ainda possível instalar uma pista dedicada ao ensino, formação e capacitação em segurança rodoviária e testes de segurança, bem como criar um centro de investigação de desenvolvimento da indústria automóvel e das suas formas de interação com as cidades e o ambiente.

A autarquia informa ainda que tem já um entendimento com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, bem como com a Federação Motociclismo Portugal, para obter os seus contributos na futura programação e dimensão desportiva do autódromo.

A Câmara de Cascais considera ainda que o Autódromo do Estoril será "um potencial centro de excelência para a dinamização de testes para as principais equipas de motociclismo e automobilismo", adiantando que há já várias personalidades dispostas a "fazer a ponte" com instituições internacionais para a captação de provas internacionais.

Para o PS, as intenções previstas pela câmara para potenciar o equipamento "não passam de uma série de sonhos que vai implicar investimentos significativos que não estão avaliados".

De acordo com a CDU, a autarquia pretende "embrulhar um ‘flop' que há dezenas de anos atormenta o município" e o negócio pertence à classe dos “negócios cristalinamente escuros".

Já para a vereadora Isabel Magalhães, do movimento independente Ser Cascais, o investimento "em cima da mesa poderá rondar os 10 milhões de euros", um valor "excessivo face a outras situações mais urgentes do concelho".

O vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, admitiu que os valores poderão ainda variar até 2,5 milhões de euros e que a autarquia tem mais dois meses para confirmá-los.

"O grande objetivo é tentar, de uma vez por todas, que o autódromo volte a ter a vida que teve no passado", frisou.

O Autódromo do Estoril foi inaugurado em junho de 1972, como um equipamento que se queria de referência para o turismo em Cascais.

Teve o início do seu período mais dinâmico em 1982 com a inclusão deste circuito no Campeonato FIA F2, o que acabou por, em 1984, abrir as portas ao automobilismo internacional, com o Campeonato do Mundo de Fórmula 1, competição que recebeu até 1996.

Pelo local passaram as mais importantes provas internacionais do automobilismo como o Campeonato de Superturismo de Espanha, o Campeonato do Mundo de FIA GT, o European Le Mans Series, o Campeonato de Espanha de GT e de Fórmula 3.

Também no motociclismo, o Autódromo do Estoril recebeu os campeonatos nacionais de diversos países, bem como as provas internacionais referência na modalidade, incluído o Moto GP e o Campeonato do Mundo de SuperBikes.

Fonte: Auto Portal





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Re: Autódromo Do Estoril
« Responder #40 em: 21 de Julho, 2015, 00:49:59 »
É uma estrutura que estava a entrar em rápida decadência e merece ser revitalizada, sem dúvida. Gera movimento e receitas se as coisas forem bem feitas e só nos resta esperar que sejam!
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