Autor Tópico: Fiat Punto Evo 1.3 MJet 95cv - Consumo excessivo de óleo  (Lida 10996 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Miguel Costa

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Fiat Punto Evo 1.3 MJet 95cv - Consumo excessivo de óleo
« em: 10 de Outubro, 2018, 23:05:19 »
Olá a todos,

À cerca de 11 meses adquiri um Fiat Punto Evo 1.3 Multijet de 95cv com cerca de 122.000 km. Após o adquirir levei-o a uma Bosch Car Service onde me trocaram o óleo e os filtros, entre outras peças de desgaste. Acontece que passados 6.000km o motor do carro ficou seco, completamente sem óleo. Levei-o à oficina mais perto e disseram-me que era normal este consumo excessivo de óleo nos carros a gasóleo. Não achei a explicação muito convincente, mas como se tratava do meu primeiro carro acabei por confiar. O mecânico lá colocou óleo no motor e segui viagem. Esta semana, passados 4.000 km desde a situação anterior, o motor do carro voltou a ficar sem óleo. Desta vez, levei-o a uma Bosch Car Service onde me disseram que este consumo de óleo era absurdo e que de certeza que o carro teria algum problema. No dia seguinte informaram-me que o turbo estava com folga, o que levava à perda de óleo. No entanto, disseram-me também que sendo o consumo de óleo tão elevado, o problema poderia residir não só no turbo (não coberto pela garantia), mas no próprio motor (coberto pela garantia) também. Como a garantia, que acaba no próximo mês, só cobre motor e caixa de velocidades, estou um bocado preocupado... Tenho medo de encontrar problemas no motor, relacionados com perda de óleo, após o fim da garantia, tendo de acarretar com todos os custos de reparação, quando na realidade o carro já saiu defeituoso do stand (JOCAR - JCRI Lda., em Braga). Assim sendo, queria-vos perguntar se estes motores têm histórico de avaria de algum componente que leve a estas perdas de óleo?

Os melhores cumprimentos :)
« Última modificação: 11 de Outubro, 2018, 21:04:35 por Miguel Costa »

Vitor_MSA

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 138
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto Evo 1.3 MJet 95cv - Consumo excessivo de óleo
« Responder #1 em: 10 de Outubro, 2018, 23:31:32 »
Eu tenho um Punto EVO 1.4 a gasolina de 2010 já com 146000 km e não consome uma gota de óleo.

É lógico que estás com perdas de óleo graves. Vai a um mecânico o quanto antes, visto a garantia estar a acabar.

Também estou em Braga e costumo levar o carro a um mecânico que trabalhou no antigo concessionário da FIAT (ANHAS) e agora trabalha na SDA. Sempre que tive problemas conseguiu reparar a coisa com um custo bem menor do que estar o carro na oficina. Ele conhece bem estes carros pois gosta bastante da marca.

As únicas ligeiras fugas que tive foi em dois vedantes.


Quanto à garantia não sei até que ponto o turbo não tem garantia. Não faz parte integrante do motor? Está escrito essas exceção nalguma documentação quando compraste o carro? Se fosse comigo apertava com os gajos e ameaça ires para um Centro Arbitral caso não resolvam o problema m
« Última modificação: 10 de Outubro, 2018, 23:56:57 por Vitor_MSA »
Fiat Punto EVO 1.4 77cv convertido para GPL

jorge punto

  • Giannini

  • Online
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto Evo 1.3 MJet 95cv - Consumo excessivo de óleo
« Responder #2 em: 10 de Outubro, 2018, 23:49:28 »
Carro comprado em Braga....possivelmente com alguma aldrabice, (comum nessa zona). Que garantia mais estúpida é essa? Um turbo não coberto pela garantia? Mais isso não é material de desgaste, aperta com esses gajos, eles vão andar a andar para acabar a garantia, esse cônsul de oleo é tudo menos normal!

Enviado do meu SM-T820 através do Tapatalk


Miguel Costa

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto Evo 1.3 MJet 95cv - Consumo excessivo de óleo
« Responder #3 em: 11 de Outubro, 2018, 21:00:05 »
A garantia do carro é-me fornecida pela Europ Assitance, sendo que o plano de garantia contratado pelo stand é o "Mobilidade" ( http://www.europ-assistance.pt/pt-pt/automovel/garantia-de-usados ). Neste plano, o turbo não é coberto, infelizmente. Hoje a Europ Assistance disse que ia enviar um perito à oficina para avaliar o estado do motor. Vou esperar pelo desenrolar da situação...

Relativamente ao stand, NUNCA volto lá a comprar um carro. Compro uma viatura, supostamente, com revisão feita e pronta a andar. Quando a levo à Bosch Car Service saio de lá com uma fatura de 600€, dos quais o Stand apenas assumiu 300€. Isto sem contar que o módulo Blue&Me também precisou de ser substituído. Gastei mais 450€, dos quais o stand não assumiu nem 1 cêntimo pois, segundo o vendedor, "não é importante para o carro andar". Enfim...

Vitor_MSA

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 138
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto Evo 1.3 MJet 95cv - Consumo excessivo de óleo
« Responder #4 em: 11 de Outubro, 2018, 21:13:13 »
A garantia do carro é-me fornecida pela Europ Assitance, sendo que o plano de garantia contratado pelo stand é o "Mobilidade" ( http://www.europ-assistance.pt/pt-pt/automovel/garantia-de-usados ). Neste plano, o turbo não é coberto, infelizmente. Hoje a Europ Assistance disse que ia enviar um perito à oficina para avaliar o estado do motor. Vou esperar pelo desenrolar da situação...

Relativamente ao stand, NUNCA volto lá a comprar um carro. Compro uma viatura, supostamente, com revisão feita e pronta a andar. Quando a levo à Bosch Car Service saio de lá com uma fatura de 600€, dos quais o Stand apenas assumiu 300€. Isto sem contar que o módulo Blue&Me também precisou de ser substituído. Gastei mais 450€, dos quais o stand não assumiu nem 1 cêntimo pois, segundo o vendedor, "não é importante para o carro andar". Enfim...
Se fosse comigo ou assumiam todos os custos das coisas que não funcionanavam ou devolvia o carro. Isso é que era bom comprar um carro e vir com defeitos!

Para mim continuo a afirmar que o turbo faz parte do motor. No link que mostraste em nenhum faz referências a turbos.


Enviado do meu A0001 através do Tapatalk

Fiat Punto EVO 1.4 77cv convertido para GPL

Miguel Costa

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto Evo 1.3 MJet 95cv - Consumo excessivo de óleo
« Responder #5 em: 11 de Outubro, 2018, 21:29:50 »
Também já tinha reparado nisso! Parece que o turbo só está coberto em garantias pagas por particulares e não por empresas http://www.europ-assistance.pt/pt-pt/automovel/protecao-mecanica .
De qualquer forma, não deixa de ser estranho como o turbo não é considerado parte do motor!

Na altura só não devolvi o carro pois já tinha pago o seguro para o poder levar à oficina a fazer um check-up. O carro não podia fazer o trajeto Braga-Guimarães sem seguro, e levá-lo a oficinas perto do stand estava completamente fora de questão. Nunca mais me apanham numa banhada assim...
« Última modificação: 11 de Outubro, 2018, 21:38:15 por Miguel Costa »

Vitor_MSA

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 138
  • Karma:
    +1/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto Evo 1.3 MJet 95cv - Consumo excessivo de óleo
« Responder #6 em: 11 de Outubro, 2018, 21:34:04 »
Também já tinha reparado nisso! Parece que o turbo só está coberto em garantias pagas por particulares e não por empresas http://www.europ-assistance.pt/pt-pt/automovel/protecao-mecanica .
De qualquer forma, não deixa de ser estranho como o turbo não é considerado parte do motor!
Sabes quando o perito vai estar na oficina? Se pudesses o melhor era também estares presente, para evitar maroscas....

Enviado do meu A0001 através do Tapatalk

Fiat Punto EVO 1.4 77cv convertido para GPL

Miguel Costa

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto Evo 1.3 MJet 95cv - Consumo excessivo de óleo
« Responder #7 em: 11 de Outubro, 2018, 21:49:48 »
Sabes quando o perito vai estar na oficina? Se pudesses o melhor era também estares presente, para evitar maroscas....

Enviado do meu A0001 através do Tapatalk

Isso seria o ideal. Hoje a Europ Assistance não me soube responder a essa pergunta, porque supostamente eles contratam uma entidade externa. De qualquer forma vou pedir à oficina para me contactar assim que o perito chegar.

jorge punto

  • Giannini

  • Online
  • *
  • 402
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Punto Evo 1.3 MJet 95cv - Consumo excessivo de óleo
« Responder #8 em: 11 de Outubro, 2018, 22:28:50 »
Também já tinha reparado nisso! Parece que o turbo só está coberto em garantias pagas por particulares e não por empresas http://www.europ-assistance.pt/pt-pt/automovel/protecao-mecanica .
De qualquer forma, não deixa de ser estranho como o turbo não é considerado parte do motor!

Na altura só não devolvi o carro pois já tinha pago o seguro para o poder levar à oficina a fazer um check-up. O carro não podia fazer o trajeto Braga-Guimarães sem seguro, e levá-lo a oficinas perto do stand estava completamente fora de questão. Nunca mais me apanham numa banhada assim...
Eu posso pagar um seguro e deita-lo a baixo  qualquer momento que a seguradora devolve o restante montante, de acordo com o tempo que faltar até finalizar o seguro, fica a dica.
« Última modificação: 11 de Outubro, 2018, 22:33:20 por jorge punto »

Miguel Costa

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto Evo 1.3 MJet 95cv - Consumo excessivo de óleo
« Responder #9 em: 11 de Outubro, 2018, 22:30:48 »
Eu passo pagar um seguro e deita-lo a baixo  qualquer momento que a seguradora devolve o restante montante, de acordo com o tempo que faltar até finalizar o seguro, fica a dica.

Não sabia disso! Obrigado pela dica  :)

Miguel Costa

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto Evo 1.3 MJet 95cv - Consumo excessivo de óleo
« Responder #10 em: 12 de Novembro, 2018, 21:04:39 »
Boas,

O core do turbo foi substituído mas, ainda assim, passados 1000km o perito da garantia confirmou que o consumo de óleo continua excessivo. A somar a isto, nos últimos dias tenho sentido um cheiro muito intenso a óleo quando estaciono o carro. A garantia vai avançar para o diagnóstico do motor. Alguém me sabe informar se estes motores (1.3 MultiJet 95cv) têm problemas comuns de consumo excessivo de óleo, ou, à partida, posso assumir que isto foi um mero azar? Estes motores são fiáveis, aguentam 300 000km sem grandes intervenções?

Os melhores cumprimentos  :)

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Punto Evo 1.3 MJet 95cv - Consumo excessivo de óleo
« Responder #11 em: 13 de Novembro, 2018, 09:13:44 »
Vou dizer aquilo que penso, se o carro tem a manutençao adequada julgo que sim desde que nao se ande a relar motores...
Sendo que se trata dum carro comprado em segunda ninguem sabe ao certo a nao ser o dono anterior do tratamento que lhe deu,...
Nao sei se sera o caso mas sempre que tive problemas graves com motores a oficina preferiu sempre trocar o motor que reparar.
Penso que seja uma questao de azar, so nao posso dizer se azar com o dono anterior ou com o material.  :t_up:

Miguel Costa

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto Evo 1.3 MJet 95cv - Consumo excessivo de óleo
« Responder #12 em: 15 de Novembro, 2018, 16:30:25 »
Um consumo de 0.6 litros por cada 1000 km é normal num 1.3 MultiJet 95 cv? Foi este o consumo do carro nos últimos 1000 km. O carro conta com cerca de 133 420 km
« Última modificação: 15 de Novembro, 2018, 19:08:54 por Miguel Costa »

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Fiat Punto Evo 1.3 MJet 95cv - Consumo excessivo de óleo
« Responder #13 em: 16 de Novembro, 2018, 09:05:13 »
Um consumo de 0.6 litros por cada 1000 km é normal num 1.3 MultiJet 95 cv? Foi este o consumo do carro nos últimos 1000 km. O carro conta com cerca de 133 420 km

Nao, julgo que nao.
Quando disse "penso que sim" foi em relação ao azar. ;)  :t_up:

Miguel Costa

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Re: Fiat Punto Evo 1.3 MJet 95cv - Consumo excessivo de óleo
« Responder #14 em: 07 de Dezembro, 2018, 00:29:32 »
Nao, julgo que nao.
Quando disse "penso que sim" foi em relação ao azar. ;)  :t_up:

A garantia (Europ Assistance) diz que valores abaixo de 1L/1000 km são aceitáveis e como tal o carro não tem nenhuma avaria. A verdade é que com este consumo, ao fim de 5600 km fico sem óleo. No manual do carro refere que o consumo máximo de óleo é de 400 gramas a cada 1000km, mas penso que esta informação não ajuda muito...