Autor Tópico: Ajudem me......  (Lida 2333 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Punto81

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ajudem me......
« em: 27 de Abril, 2018, 22:01:23 »
Tenho um Fiat Punto 1.2 8V de 2001 e a coisa de 2, 3 dias comecei a ouvir sempre que ligava o carro um borbolhar na parte da sofagem e pensei para mim que seria ar no circuito da agua, e foi a net pesquisar como tirar o tal dito ar, mas sem sucesso, depois fiz conversa com um colega meu que ouvia o tal borbolhar e ele lá comecou a tirar o ar no circuito, pegou numa garrafa de 1.5L de agua e encaxou no vaso de expansão e tirou a purga junta ao radiador a agua saiu sem ar, depois mandou me ligar o carro e tirou a purga da sofagem e começou a sair bolhas, as bolhas passaram, mas no vaso de expansão até o carro aquecer comecou tem aborbolhar dentro da garrafa e quando a ventoinha disparou a agua desapareceu e quando a ventoinha parou a agua ficou de nivel, vimos a tampa do oleo e vareta e não havia vestigios de agua, mas ele disse me que tinha a junta de cabeça queimada.

Hoje muito teimoso, fui a carro novamente, deixei o aquecer com a tampa do vaso de expansão tirada para ver de estava a fazer bolhas, não fazia bolhas, a ventonhia disparou começou a tirar agua fora e quando parou a agua ficou de nivel, mas não vi bolhas, nem fugas, nem do escape sai nada, o carro trabalha bem, faz consumos bons, levou a pouco tempo o kit de distribuição com bomba de agua, filtros novos, oleo e já não sei o que fazer, até ganhei medo de andar no carro e ficar pior.

 

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ajudem me......
« Responder #1 em: 28 de Abril, 2018, 16:21:18 »
Esse barulho na solfagem é ar. Primeiro verifica se tens alguma fuga de água, se não tiveres é a junta da cabeça com fuga de compressão para o circuito de água. Numa fase inicial notas esse barulho de ar com o carro frio e com ele quente se puxares muito, vai sair água pela tampa do radiador. Numa fase mais avançada vai começar a entrar água num cilindro e o escape vai mandar fumo branco e o carro começa a falhar. Se nunca levou uma junta, já muito durou ela.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
« Última modificação: 28 de Abril, 2018, 16:22:24 por pedro303 »

Punto81

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ajudem me......
« Responder #2 em: 28 de Abril, 2018, 22:10:40 »
Obrigado pela explicação, mas hoje estive a pesquisar, mas também posso fazer o teste a meter ar no vaso de espansão e tirar no lugar duma vela para se sai agua ou ar

SthFiat

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 9
  • Karma:
    +0/-0
Re: Ajudem me......
« Responder #3 em: 28 de Abril, 2018, 23:34:08 »
Boa noite, geralmente quando faz o que explicas na primeira frase, é a junta, mas ar no sistema claro que faz isso.O teste de Co2 se bem feito é muito bom e fiável.Esse dos cilindros também, mas com alguns problemas , o ideial é saber como o sistema está a funcionar, se a bomba está a fazer circular corretamente, se os tubos de retorno não estão com problema,se o circuito não foi afectado por andar com agua, como radiador com alguns circuitos entupidos...

Punto81

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ajudem me......
« Responder #4 em: 01 de Maio, 2018, 21:32:22 »
Boa Noite, já fiz o teste do co2 e afinal é mesmo a junta queimada, agora gostava de perguntar, depois do carro levar a junta cabeça nova e porque deram me um orçamento de 350 euros o fucionamento do carro ficou bom, é porque já ouvi disser que o carro não será o mesmo...

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Ajudem me......
« Responder #5 em: 02 de Maio, 2018, 23:22:40 »
Se o problema for esse e a reparação for bem feita o carro fica bom, convém saber se o que fez queimar a junta é só a "velhice"  :smash: :smash:


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Punto81

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ajudem me......
« Responder #6 em: 04 de Maio, 2018, 09:36:01 »
Bom Dia, ontem fui buscar o meu fiat a oficina e acho que tenho o problema resolvido para mais uns belos anos ou kms, e compartilho aqui o que o mecanico fez, ele também pós a bomba de agua nova, mas por conta dele, porque foi erro dele.

 Obrigado a todos pelas explicações que me deram aqui.

https://drive.google.com/open?id=1jeGzbmacBALkRh2a_2aF9nc9a1n2jsbp

Punto81

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 7
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ajudem me......
« Responder #7 em: 04 de Maio, 2018, 21:07:51 »
Hoje me disseram porque eu ter reparado o carro, que tinha fazer a rodagem e depois um riaperto....  Será?????

MrOverclock

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 89
  • Karma:
    +0/-0
Re: Ajudem me......
« Responder #8 em: 07 de Maio, 2018, 18:27:03 »
Estou a ficar assustado. Tenho um Bravo 1.2 16v de 2000 que deve ter um motor muito parecido a esse. Há já algum tempo que ando a ouvir um borbulhar na sofagem de vez em quando e sempre que vou à inspeção vejo-me sempre arrasca para que passe na leitura dos gases. Ás tantas é o mesmo problema que o deste caso.

No meu caso tenho a agravante de que quando o motor aquece o carro perde potência intermitentemente...

às tantas o motor no inverno não aquece em andamento porque alguém tirou de lá a valvula do termoestato mesmo para ele não aquecer e mascarar o problema da junta...  E eu a pensar que estava bloqueada aberta. Se calhar, quando comprei o carro há 4 anos, já sabiam que a junta não estava boa e fui enganado... Sendo assim o carro já fez quase 60.000 km com a junta estragada  :yeah: Ainda dizem que Fiat não é fiavel  :lol:
« Última modificação: 07 de Maio, 2018, 18:30:42 por MrOverclock »
Fiat Bravo 1.2 Sport

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Ajudem me......
« Responder #9 em: 08 de Maio, 2018, 08:51:42 »
Pois se calhar e disso.

Quanto ao reapertar,... Tambem ja ouvi dizer isso. Nao sei se depende dos motores mas sempre que foi trocada a dita nunca teve de fazer o reaperto. Tambem nunca tive problemas, terei tido sorte ou sera mesmo dependendo dos motres?... :unsure: