Autor Tópico: Um conselho  (Lida 4119 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Um conselho
« em: 24 de Outubro, 2002, 21:53:43 »
:mellow:Malta da tecnica ajudem-me a perceber uma coisa.
Depois do Luis me devolver o 128 resolvi testar uma coisa com ele.
o Luis disse que se sentiu inseguro a curvar com o bicho em velocidade mais generosa.Sente-se o centro de gravidade deslocar mais que no 127 o que é compreencivel pois o carro é maior.
Ao regressar a casa depois de vir de Almada entrei no desvio para o Barreiro que é uma curva de algum respeito a cerca de 70km/h o lado do pendura afundou na frente a carroçaria adornou mas em momento algum perdi aderencia ao piso ou cotrolo no veiculo sempre com o motor a dar impulso.
De repente acende-se luz da pressão do oleo que só apagou com o veiculo em reta.Pensei no obvio o nivel de oleo...
Mas não... O nivel tá mantido e não tornou a repetir a coisa.
O que acham? Sera bomba? Ou pode-se considerar normal devido á força centrifuga gerada?                      
128...É mais carro.My Webpage

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Um conselho
« Responder #1 em: 24 de Outubro, 2002, 21:58:46 »
pode ter a ver com o oleo se deslocar no carter, pode ter a ver com uma bomba de oleo cansada, isto é o que faz mais sentido, mas podem haver outras causas... mas como não sou mecanico... :| Pazzo .. que achas disto?!                      
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Erickson

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4446
  • Karma:
    +0/-0
Um conselho
« Responder #2 em: 24 de Outubro, 2002, 23:28:45 »
Acho k é da força centrífuga..  :unsure:                        
1996 Fiat Punto 55 SX

Pàzzo di gioia

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 347
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Um conselho
« Responder #3 em: 25 de Outubro, 2002, 11:24:27 »
O que se passa é o que o Eric diz.....a força centrifuga empurra-o para fora...mas além disso o nivel deve estar um pouco em baixo não? o teu carro mergulha muito....qual é a cor das molas que tens montadas? se não estou em erro existem três durezas diferentes...
O carter de oleo como é? existem 2 modelos...têm de existir os separadores dentro para evitar que o oleo em curvas se movimente rapidamente dentro do carter.....
Em principio não é nada com a bomba.....ela somente desferrou. O que um dia te pode vir a acontecer é moeres o carreto que liga a bomba de oleo e o distribuidor...é um pequeno carreto onde assenta o distribuidor...tem uma roda de passo helicoidal e um furo exteriado, onde de um lado encaixa o distribuidor e do outro lado a bomba de oleo.....é normal o da bomba de oleo passar-se.....podes começar a ver a luz acender de vez em quando....em marcha normal (o que é raro), ou após uma aceleração valente ela ficar acesa e não apagar mais.......Eu não tenho nenhum de momento, mas o dito carreto do lancia, tipo e unos serve lá....talvez um pequeno ajuste necessário......no caso do uno sei que vem agarrado ao distribuidor (para verem a sarna que era nos 128...)...Istó é só um aviso para que não se assustem caso venha a suceder......desmontar a bomba de oleo dá trabalho....

E para terminar...... se quiseres fazer "Rally" tens de ter a seguinte peça entre o carter e o motor   :D                        
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA

Bizarro

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 6952
  • Karma:
    +1/-0
Um conselho
« Responder #4 em: 25 de Outubro, 2002, 11:26:33 »
Penso que a força centrifuga nao e sufciente para a luz do oleo acender a nao ser que fosses mmmuuuuuiiiiiittttoooooooo depressa e mesmo assim....    ^_^  deve ser doutra coisa                        
small sports car...


Pàzzo di gioia

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 347
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Um conselho
« Responder #5 em: 25 de Outubro, 2002, 11:34:17 »
Ahh, vê tambem como está o teu oleo, pode ser que esteja muito diluido....compara a viscosidade com a de um oleo novo...
A gasolina costuma diluir o oléo, principalmente em carros com uma certa idade....devido a folgas no motor.... portanto verifica isso..                      
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA

iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Um conselho
« Responder #6 em: 25 de Outubro, 2002, 12:27:35 »
:)) Fiquei mais descansado ^_^
A viscosidade do oleo tá na forma ele ñ tem ainda 500 km o nivel tá situado entre o minimo e o maximo mais para o maximo o oleo que coloquei é o castrol gtx talvez não seja o indicado para este fiat...
Quanto ao rally... Não é usual eu fazer coisas destas mas uma vez de vez em quanto...
quanto as molas ñ sei a cor pois sou daltonico mas vou pedir a alguem que as veja.Embora eu até goste da suavidade que estas dão ao carro coisa que na carrinha eu ñ tenho apesar das suspenções novas que lá estão. ^_^
                       
128...É mais carro.My Webpage

fiat124sport

  • Visitante
Um conselho
« Responder #7 em: 26 de Outubro, 2002, 01:52:14 »
Amigos,

    Penso que o problema deva ser mesmo causado por acção da força centrífuga, ou por aeração.
    O carter de um carro de estrada muitas vezes tem um desenho que deixa algo a desejar, e pode numa curva com aceleração forte deixar o nível do óleo cair junto à admissão da bomba. Mas se a luz da pressão apaga imediatamente quando o motor pega e tens um bom nível de óleo, não tens que te preocupar.
    Aeração acontece quando o óleo chega ao veio do motor e ele está a girar a altos regimes, com o resultado que o veio espalha o óleo por todo o interior do bloco e pode baixar momentaneamente o nível no fundo do carter. Provável porque devias ter reduzido uma mudança pouco antes.
    Mas não tens de te preocupar, a não ser que queiras conduzir mais "à Luke"... Aí convém modificar o desenho do carter com divisórias internas e o tabuleiro que o Pazzo mostra, que serve para manter o óleo afastado do veio do motor.
    Portem-se mal mas cuidem dos vossos Fiats!

             Eddie Relvas

Gran Turismo

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2574
  • Karma:
    +0/-0
Um conselho
« Responder #8 em: 26 de Outubro, 2002, 11:35:29 »
Embora a mecânica do 132 2500 seja TOTALMENTE DIFERENTE, isso, por raras, vezes também me acontece em curvas com os pneus a chiar (só nestas e só nalgumas), mas apenas quando o nível de óleo se começa a proximar dos valores mínimos. Acrescentando o que já foi dito e redito, mantém um nível de óleo correcto e se a luz não aparecer noutras situações, não te rales com isso. Não tem importância.

AVANTI FIAT                      
"La 130 resterá sempre una gran signora."

1980 - 132 2500 Diesel
1973 - 132 Special 1800
1973 - 130 Coupé 3200
1973 - 130 Berlina 3200
1978 - 131 S 1600
1977 - 132 GLS 1800
1990 - Croma Turbo i.e.
1983 - Argenta VX
1982 - Argenta 2000 i.e.

iniciado

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 996
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Um conselho
« Responder #9 em: 27 de Outubro, 2002, 19:56:17 »
:D Obrigado pessoal!
A condução a luke não é o meu forte embora tambem a saiba fazer se preciso embora com algumas falhas.
Já agora só por via das duvidas...
Que marca de oleo utilizam nos vossos Fiats?
É que se conseguir tempo para ir á Figueira gostava de ir com o carro adequadamente lubrificado sem riscos. B)                        
128...É mais carro.My Webpage

Gran Turismo

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2574
  • Karma:
    +0/-0
Um conselho
« Responder #10 em: 27 de Outubro, 2002, 22:23:11 »
Se quiseres um óleo à prova de todas as faltas de pressão, usa o HPX da FL (FIAT Lubrificanti). Tem uma viscosidade elevada a quente e normal a frio. E aumenta a viscosidade com a temperatura. Diminui o consumo de óleo e a emissão de fumos. E, acima de tudo, garante k o motor ao ralenti no trânsito das cidades e com calor, nao diminua excessivamente a sua pressão de óleo. Tenho falado com alguns utilizadores que confirmam estas características e não há defeitos a apontar. O preço... pronto... cerca de €14 por dois litros.

Mais informações, é só pedir.

AVANTI FIAT                      
"La 130 resterá sempre una gran signora."

1980 - 132 2500 Diesel
1973 - 132 Special 1800
1973 - 130 Coupé 3200
1973 - 130 Berlina 3200
1978 - 131 S 1600
1977 - 132 GLS 1800
1990 - Croma Turbo i.e.
1983 - Argenta VX
1982 - Argenta 2000 i.e.

Erickson

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4446
  • Karma:
    +0/-0
Um conselho
« Responder #11 em: 28 de Outubro, 2002, 00:39:22 »
Humm...vocês falam mt bem desse óleo.. É mesmo esse k o 127 vai levar :rolleyes:                        
1996 Fiat Punto 55 SX

Pàzzo di gioia

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 347
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Um conselho
« Responder #12 em: 28 de Outubro, 2002, 15:34:13 »
Quanto a oléo....eu uso o VISCO 7000....Fully Sintetic!!!
É o substituto do Mobil 1 e eu uso-o porque há já alguns anos fui a um seminario na Mobil de onde sai realmente convencido. Em cerca de 15 mil km só tive a necessidade de acrescentar 1 litro de oleo, o que não deixa de ser muito bom, lembrando que nesse periodo está incluido o tempo de rodagem...lembrem-se que o tipo de motor dos 128, quer seja 1116, 1290 ou 1498 consomem cerca de 1 dl de oleo a cada 1000 km!!! é da praxe e é isso que a Fiat diz....portanto não fugi muito à regra.
Mas penso que a decisão quanto à marca depende de cada um, o necessário segundo o meu ponto de vista é usar um oleo completamente sintetico...porque se fizerem as contas até sai mais barato e....é claro....é mais seguro.. :rolleyes:

PS: se alguém já desmontou um motor que usa oleo sintetico e o comparar com outro que usa oleo mineral.....verá bem a diferença...                      
1973 - LA 128 COMMETTE IL PECCATO DI ABBANDONARE LA FÀBBRICA E DI INFRANGERE TUTTE LE NORME
2002 - LA 128 COMMETE EL PECCATO DI NON PIEGARSI AL SUO DESTINO E DI COMBATTERE PER LA SUA VITTA!!

MAI IL PECCATO È STATO PIU EMOZIONANTE!!!

PÁZZO DI GIOIA

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Um conselho
« Responder #13 em: 28 de Outubro, 2002, 20:47:14 »
sim fully sintetic é o caminho a tomar, o HPX se a memória não me falha é Fully sintetic  ^_^ o DZ levou 2 mudanças "normais" de oleo comigo.. uma com um oleo manhoso e outro com HPX, é de salientar que o HPX dá muito mais alma, e é muito menos consumido pelo motor, mesmo com folgas "extremas", como disse o Gran Turismo, aumenta a compressão e diminui o "fumo"  B) e alem de tudo o resto é barato :)                      
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Erickson

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 4446
  • Karma:
    +0/-0
Um conselho
« Responder #14 em: 05 de Novembro, 2002, 10:40:31 »
Citar
O preço... pronto... cerca de €14 por dois litros.

Eu paguei €15 por 2 litros e €9,54 pelo filtro de óleo do 127 <_<
No total €37,08 -_-                        
1996 Fiat Punto 55 SX