Autor Tópico: Ajuda para mudar rela Uno 60SX  (Lida 13314 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

pricarti

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 148
  • Karma:
    +0/-0
Ajuda para mudar rela Uno 60SX
« em: 20 de Maio, 2010, 11:12:28 »
Boas pessoal.
À cerca de 3 meses mudei a rela do motor do meu uno 60sx do lado da distribuição, mas agora a outra do lado da caixa está a verter água e tenho de a mudar.
Tenho de tirar a caixa de velocidades fora?
Queria perguntar aqui aos entendidos qual a melhor maneira de a mudar.
Abraço

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Ajuda para mudar rela Uno 60SX
« Responder #1 em: 20 de Maio, 2010, 11:19:18 »
acho que sim... nunca precisei de as mudar, mas reza a lenda que sim, conselho.... muda-as todas
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ajuda para mudar rela Uno 60SX
« Responder #2 em: 20 de Maio, 2010, 12:40:57 »
tens que tirar a caixa, embraiagem, e volante do motor
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

naso

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8755
  • Karma:
    +13/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: Ajuda para mudar rela Uno 60SX
« Responder #3 em: 20 de Maio, 2010, 22:27:33 »
É, vai dar algum trabalho, depois de a(s) trocares, não esquecer o belo do anticongelante :smash:


89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Uno55

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 159
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ajuda para mudar rela Uno 60SX
« Responder #4 em: 30 de Maio, 2010, 19:08:58 »
tens que tirar a caixa, embraiagem, e volante do motor
É, vai dar algum trabalho, depois de a(s) trocares, não esquecer o belo do anticongelante :smash:

 Exactamente isso. Tem atenção à qualidade das relas.Apesar de serem apenas "um bocado de chapa",tenho conhecimento de quem meteu umas chinesices  e nem dois anos duraram... E as de boa qualidade compras um conjunto por 3 ou 4 €€(até menos) por isso não vale a pena arriscar...

enzo767

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 1
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Ajuda para mudar rela Uno 60SX
« Responder #5 em: 13 de Setembro, 2010, 10:41:57 »
Não esquecendo que se mudas-te até agora só a rela do lado da distribuição e agora a que vais mudar do lado da caixa.
Convinha aproveitares e mudar todas pois quando se muda só uma ou outra vai aumentar pressão nas relas velhas e vão começar a furar todas, por isso quando se muda, muda-se tudo.
Falo por experiência própria...
A rela da caixa é sem duvida a pior, pois tem de se tirar caixa etc.. só para meter uma (rolha...) :)
45 i.e.
Charuto Italiano!!!

tozepingas

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 120
  • Karma:
    +0/-0
Re: Ajuda para mudar rela Uno 60SX
« Responder #6 em: 21 de Dezembro, 2010, 20:29:18 »
Convinha aproveitares e mudar todas pois quando se muda só uma ou outra vai aumentar pressão nas relas velhas e vão começar a furar todas,

Deixa cá ver então se eu percebi..

ora supondo uma pressão de 1bar no circuito(meramente ilustrativo) e um motor com 6 relas..
Relas originais-> sujeitas a 1 bar cada uma

muda-se uma, as restantes ficam sujeitas a 1,2 bar :d_naughty:
muda-se a segunda 1,4 bar :uikabom:
nem quero pensar quando mudar as 6...


 :tasla: , agora conta outra com o joãozinho..


Ora então vamos la ver, as pressão a que as relas se encontram sujeitas é proveniente da pressão a que se encontra o circuito de refrigeração do motor, pressão essa imposta pela bomba da agua.

obviamente que mudar relas não aumenta a pressão coisa nenhuma, o que acontece é que as relas ao fim de uma porrada de tempo furam(dependendo do que circula no circuito de refrigeração do carro). logo quando uma fura, é sinal que não deve faltar muito para as outras furarem, sendo uma coisa relativamente barata de se comprar, e possivelmente muito chata de se mudar..
É de aproveitar quando se tá com a "mão na massa" para mudar as que estão a jeito ..

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Ajuda para mudar rela Uno 60SX
« Responder #7 em: 21 de Dezembro, 2010, 22:42:58 »
toze, a pressão não vem do aumento de temeratura? e não é controlado pela tampa do radiador (a mola da tampa)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

tozepingas

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 120
  • Karma:
    +0/-0
Re: Ajuda para mudar rela Uno 60SX
« Responder #8 em: 22 de Dezembro, 2010, 11:29:18 »
toze, a pressão não vem do aumento de temeratura? e não é controlado pela tampa do radiador (a mola da tampa)

correcto.
 soma a pressão imposta pela bomba de agua, com a pressão que vai aumentando devido ao aumento de temperatura do liquido de refrigeração e, mais palmo menos palmo deves ter a pressão total a que o circuito está sujeito.

a que fará a maior contribuição para a pressão total do circuito, em condições normais de funcionamento sinceramente não sei..
mas a tampa do radiador só limita a pressão máxima, evitando danos maiores noutro lado... (o que em condições normais não deve acontecer)

certo é que mudar as relas não faz com que existam aumentos de pressão no circuito



(desde que metidas correctamente no lugar delas.. já estou a imaginar meia dúzia delas enfiadas nas tubagens  :d_naughty: 10 bar.... bota uma dump valve nisso... pxxxxx é do tunning) :charge:



(ao enzo767: espero que não tenhas levado a mal, pelo post, estou certo que te explicaste mal   ;) )

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: Ajuda para mudar rela Uno 60SX
« Responder #9 em: 22 de Dezembro, 2010, 11:35:31 »
o que o enzo quis explicar é que as outras vão sempre ficar mais fragilizadas..

Eu para me desenrrascar, á uns meses troquei 2 relas ao meu... uma que perdia e outra que estava com um aspecto já muito degradado... mas agora ando a rezar pa n irem as outras, a ver se chega aos 250 mil sem tirar o motor :blush:

Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Ajuda para mudar rela Uno 60SX
« Responder #10 em: 22 de Dezembro, 2010, 14:16:34 »
a bomba de agua num circuito fechado não cria pressão, para criar pressão teria que haver um bloqueio, tanto que no uno se tirares a tampa do radiador, e puzeres o carro a trabalhar, não ves a agua a subir, só quando começar a aquecer é que ves a agua a "expandir"
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

tozepingas

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 120
  • Karma:
    +0/-0
Re: Ajuda para mudar rela Uno 60SX
« Responder #11 em: 22 de Dezembro, 2010, 16:37:49 »
a bomba de agua num circuito fechado não cria pressão, para criar pressão teria que haver um bloqueio, tanto que no uno se tirares a tampa do radiador, e puzeres o carro a trabalhar, não ves a agua a subir, só quando começar a aquecer é que ves a agua a "expandir"

eheh tou a ver que hoje o almoço foi forte  :D  :buba:

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Ajuda para mudar rela Uno 60SX
« Responder #12 em: 22 de Dezembro, 2010, 17:18:08 »
foi cozido :D regado com meio jarrinho de tinto como manda a lei :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

tozepingas

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 120
  • Karma:
    +0/-0
Re: Ajuda para mudar rela Uno 60SX
« Responder #13 em: 22 de Dezembro, 2010, 20:52:28 »
foi cozido :D regado com meio jarrinho de tinto como manda a lei :)

olha olha.. bem bom :P

deixa la ver se me explico um bocadinho melhor o modo como estou a ver a coisa..

a bomba de agua num circuito fechado não cria pressão, para criar pressão teria que haver um bloqueio, tanto que no uno se tirares a tampa do radiador, e puzeres o carro a trabalhar, não ves a agua a subir, só quando começar a aquecer é que ves a agua a "expandir"

a bomba de agua é accionada por uma correia que há-de estar ligada a uma qualquer polie que roda solidaria com o movimento do motor
logo se um gajo carregar no acelerador.. o motor sobe de rotação -> a bomba roda mais -> desloca um maior caudal de agua ->mais pressão
(admitindo que a bomba não entra em cavitação)

ora esta agua desloca-se no circuito de refrigeração que creio ser consensual que varia de secção aqui e ali (onde a passagem do mesmo caudal de agua por diferentes secções origina diferentes pressões e velocidades "ver efeito de venturi" mas creio que a versão resumida da coisa é algo como: para o mesmo caudal onde o canal estreita, a velocidade aumenta e a pressão diminui, e onde alarga a velocidade diminui e a pressão aumenta ou será ao contrario?? :blink:)

agora creio que é suficientemente intuitivo pensar que, se num tubo em que passa 1 litro de agua num minuto..
se fizerem passar 100 litros no mesmo minuto (aumento de caudal) as pressões em jogo são maiores... não?

isto obviamente é extremar, mas creio que ilustra bem..

agora outro ponto relevante é a grandeza da pressão resultante desse incremento de caudal
o que terá mais influencia? isto ou a pressão gerada devido a "expansão" da agua com a temperatura?

considerando as condições normais de funcionamento de um carro (abaixo dos 100º) não se gera vapor logo não deverá ser assim tanta quanto isso..
a tampa do radiador creio que só actua quando se começa a formar vapor no circuito temperaturas na ordem do ponto de ebulição do liquido que se encontra no circuito de refrigeração(anticongelante deve ser acima dos 100)

qual delas será mais notória, sinceramente não faço puto.. mas que há contribuição dos 2 lados há..


se bem que deve haver por aí pessoal com melhores conhecimentos em hidrodinâmica que eu, que podem vir ai dizer que influencia mais a altitude a que o carro se encontra que eu sou bem capaz de aceitar...logo que justifiquem convincentemente  :d_naughty:
Onde andam os físicos quando um gajo precisa? :d_grin:


bem, no caso do uno, experimenta lá aumentar o caudal.. aka acelera :d_naughty:

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: Ajuda para mudar rela Uno 60SX
« Responder #14 em: 22 de Dezembro, 2010, 21:01:31 »
Eu não percebo nada disto, mas num circuito fechado, se temos x cm3 (centimetros cúbicos) de capacidade para x litros de água, por muita velocidade que se imprima à circulação da água, a pressão será sempre a mesma! O que pode influenciar será a temperatura, mas isso está previsto com os referidos pontos de fuga do vapor...

Resumindo o meu ponto de vista, se tens um circuito FECHADO com 5 litros de capacidade e metes lá 5 litros de água, qualquer que seja a variação de velocidade de circulação da água dentro do circuito, a pressão será sempre igual!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0