Autor Tópico: FIAT 850 (1965)  (Lida 24203 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
FIAT 850 (1965)
« em: 21 de Maio, 2012, 17:16:18 »
Marca: FIAT
Modelo: 850
Versão: Berlina Normal
Ano: 1965 (Dezembro)
Nº de anteriores Proprietários: 3
Data de Aquisição: 10/10/2007

CARACTERISTICAS DE ORIGEM
• Motor:
   - Tipo: 100G.000
   - Cilindrada: 843cc
   - Número de Cilindros: 4
   - Diâmetro x Curso: 65.00mm x 63.50mm
   - Taxa de Compressão: 8:1
   - Potência Máxima DIN: 34cv (5000rpm)
   - Binário Máximo DIN: 54.0Nm (3200rpm)
   - Alimentação: Carburador Holley (licença Weber) 30ICF1 com bomba de gasolina mecânica
• Travagem / Suspensão:
   - Dianteira: travões hidráulicos de tambor 185mm / rodas independentes com mola de folhas transversal, triângulos superiores e amortecedores hidráulicos telescópicos
   - Traseira: travões hidráulicos de tambor 185mm / rodas independentes com triângulos e molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos
• Rodas:
   - Jantes: 12" em ferro
   - Pneumáticos: 5,50 x 12"

Breve Historial
Registado na Direcção de Viação do Porto no final do ano de 1965, foi entregue pela agência FIAT de Vila Real em 08/01/1966 ao seu primeiro proprietário. Entre 66 e o final do ano 70 fez 50000km e terá por várias vezes cruzado o Marão dado que as revisões até então foram efectuadas no Porto e em Vila Real de uma forma intercalada, a maioria na FIAT PORTUGUESA SA (filial do Porto). Em Março de 1973 foi registado em Monção pelo seu segundo proprietário. De 1973 a 2007, ano em que começou esta aventura, mudou de proprietário apenas em 2006, passando para o nome de um sobrinho do 2º proprietário que um ano depois me vendeu o carro. E ai veio ele para Valongo.

Quando veio para a minha mão, em Outubro de 2007, embora circulasse sem problemas não tinha IPO e estava praticamente parado num barracão há cerca de meio ano (última IPO em 27/01/2006 com 110.754km). Tinha algumas coisas fora do original como farolins da frente, bancos da frente, consola com manómetros, grelha (opcional dos SEAT 850), alternador do Sport Coupé e coluna de direcção com encravamento que penso ser adaptada de 127, aparentemente apresentava relativa saúde de motor e chapa.

Durante algumas semanas dei umas voltinhas com ele e montei-lhe na altura umas jantes BWA 13".
Decidi então começar a desmontagem para restaurar de chapa e aos poucos começar a restaurar todo o resto, desmontei o carro até ao último parafuso, limpei e protegi as zonas mais afectadas pela corrosão, e claro descobri alguns cancros escondidos (nada que não se resolvesse). Entretanto surgiram outras ideias, comprei outro carro e apareceram outros projectos e este ficou encostado ao fundo da garagem, bem protegido.

Depois de quase 4 anos parado, amadureceram ideias, aprofundou-se conhecimento, juntou-se algum material e, após alguma espera por vaga no chapeiro finalmente começaram os trabalhos na carroçaria que já se encontram praticamente concluídos a nível de chapa.
Na sequência do que já estava a ser pensado para o carro (Projecto “850 Abarthizado”) e depois de alguns avanços e recuos em muitos pontos, pretendo de forma geral um restauro e melhoria estética e de performance com material da marca e preferencialmente da gama 850 e algumas peças Abarth para apimentar a casa das máquinas.
« Última modificação: 21 de Maio, 2012, 17:27:11 por Ricardo_850 »
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Re: FIAT 850 (1965)
« Responder #1 em: 21 de Maio, 2012, 17:23:33 »
As primeiras fotos que vi do carrito..
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Re: FIAT 850 (1965)
« Responder #2 em: 21 de Maio, 2012, 17:31:25 »
quando chegou a casa e já com as jantolas novas..
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Re: FIAT 850 (1965)
« Responder #3 em: 21 de Maio, 2012, 17:46:46 »
Havendo tempo vou actualizando até ao ponto atual.. para já ficam umas fotos do ponto de situação durante quase 4 anos (parado)..
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: FIAT 850 (1965)
« Responder #4 em: 21 de Maio, 2012, 18:17:54 »
:palmas: bom trabalho, quero ver isso a avançar :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: FIAT 850 (1965)
« Responder #5 em: 21 de Maio, 2012, 18:29:23 »
Adoro este carro  :wub: Muitos parabéns e força!!!  :t_up: Vai postando todas as novidades :) Vais pintar de que cor?

 :abarth: :fiat: :fiatistas: :uikabom: :tasla: :bompost:
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: FIAT 850 (1965)
« Responder #6 em: 21 de Maio, 2012, 18:41:47 »
A cor original, para além de linda é... original!

Eu não alterava!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

pedro127super

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 598
  • Karma:
    +0/-0
Re: FIAT 850 (1965)
« Responder #7 em: 21 de Maio, 2012, 20:51:13 »
Força nisso;) :t_up:
127"SUPER"
127"Sport"

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Re: FIAT 850 (1965)
« Responder #8 em: 21 de Maio, 2012, 20:59:26 »
Obrigado pessoal, isto com calma e alguma vontade vai-se fazendo..

Quanto à cor ainda não está bem definida, estava entre o branco (look OT) e o amarelo da época com uns toques Abarth no exterior.. A balança está a pender para o amarelo, foi sempre a cor que me cativou no 850..

Quanto ao castanho, esta não é a cor original do carro, e penso que nem era de catálogo.. A cor original era o bege (tipo café com leite)..
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Re: FIAT 850 (1965)
« Responder #9 em: 21 de Maio, 2012, 21:06:37 »
Cá estão mais algumas fotos do estado geral da carroçaria (dos cancros vah) antes do chapeiro lhe pegar..
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ricardo_850

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2577
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://classicparts.blogspot.com/
Re: FIAT 850 (1965)
« Responder #10 em: 21 de Maio, 2012, 21:11:54 »
mais.. :smash:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/ (peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

rui aleixo

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2253
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Re: FIAT 850 (1965)
« Responder #11 em: 21 de Maio, 2012, 21:16:42 »
desejo-te muitas felicidades para o restauro

pedrovsky

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3541
  • Karma:
    +2/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: FIAT 850 (1965)
« Responder #12 em: 21 de Maio, 2012, 22:27:28 »
Estava bem maduro! Também voto no amarelo!
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

Comandante

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1722
  • Karma:
    +1/-0
Re: FIAT 850 (1965)
« Responder #13 em: 21 de Maio, 2012, 22:33:40 »
Mais um Fiat 850 que vai ficar novo :P
Boa sorte e força com o restauro  :t_up:


kimo

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 3650
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Helder Silva - Vila das Aves
Re: FIAT 850 (1965)
« Responder #14 em: 21 de Maio, 2012, 23:30:48 »
o mais preocupante até é o da porta ... os outros são simples ....  cor para isso ? hum....