Autor Tópico: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX  (Lida 481786 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #15 em: 29 de Maio, 2014, 18:05:54 »
eu tenho de trocar a lâmpada do relógio também... mas vou ver se lhe chego pelo cinzeiro

Pelo cinzeiro, qual é o procedimento? Mais fácil ou mais atreito a partir alguma coisa?

(Aproveito para dizer, a quem interessar, que à hora de almoço passei na NORAUTO, onde o Óleo Shell Helix H7 10W40 está em promoção até 17 de Junho: 5 litros por 23,90 Euros. Infelizmente não havia filtros para o Uno. Não devo tê-los a tempo de no fim de semana me dedicar a isso... Fica para o outro sábado.)

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #16 em: 29 de Maio, 2014, 22:09:54 »
o relogio é facil

é tirar as tampinhas com jeitinho sem partir, tem 2 parafusos estrelas, e puxas e ja vês a lampada
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27580
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #17 em: 30 de Maio, 2014, 00:18:48 »
Tampinha do parafuso da escova traseira.

Portanto a escova traseira está apertada por uma porca 10 no centro do vidro.
Existe uma tampa de plástico que articula.
Eu até gosto mais dela arredondada, mas só já em 92 é que a peça veio arredondada.
É pois correcto um carro de 1990 a ter restangular.
É só um capricho  :laugh:
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27580
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #18 em: 30 de Maio, 2014, 00:21:08 »
o relogio é facil

é tirar as tampinhas com jeitinho sem partir, tem 2 parafusos estrelas, e puxas e ja vês a lampada

Exacto.
Não cair na tentação de as retirar com uma chave de fendas. Dá mas pode partir as patilhas.
Usar uma lâmina / navalhinha pelo lado a direito. Pode-se ajudar a proteger com um pano ao lado da zona a forçar.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #19 em: 30 de Maio, 2014, 00:40:10 »
Muito, muito obrigado a todos! Estou a beber os vossos conselhos e conto aplicá-los a todos, pouco a pouco.
GT Abarth, obrigado pelo esclarecimento e pelo capricho! Só com as pequenas coisas é que se lá chega.

Trabalhos de hoje:
1- descoberto e trocado o fusível dos faróis de nevoeiro e respectiva luz avisadora. Como eu temia, não resolveu o problema do conta-rotações nem do ventilador do radiador, que continuam sem funcionar.

2- Fui em busca do fio eléctrico do conta-rotações. Como tenho o diagrama do manual Haynes, foi fácil encontrar a extremidade que sai da bobine e está bem encaixado.
Que devo fazer a seguir? Tirar o quadrante para ver se desse lado está bem ligado? Isso é coisa para me demorar quanto tempo?

3- Ventilador do radiador: como suspeito da válvula, liguei o cabo que liga à válvula termostatica directamente à ventoinha. Se fosse da válvula, era suposto que tivesse funcionado, certo? Ou está a escapar-me qualquer coisa e é melhor tirar a válvula e testá-la?
Se eu estiver a pensar bem, é porque é do motor do ventilador, certo?

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27580
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #20 em: 30 de Maio, 2014, 00:46:16 »
Se retirares o quadrante (tem apenas 2 parafusos), aproveita e troca as lâmpadas todas.
Sendo novas terás uma iluminação melhor.

Por gozo, aponta uma lanterna ao contrário sem as lâmpadas, com os buracos para conheceres em pormenor o quadrante  :P
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #21 em: 30 de Maio, 2014, 09:17:47 »
Para testares a valvula da ventoinha (está junto ao fundo do radiador), tiras os 2 fios e encostas um no outro, a ventoinha tem que ligar ;)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #22 em: 30 de Maio, 2014, 09:24:14 »
Para testares a valvula da ventoinha (está junto ao fundo do radiador), tiras os 2 fios e encostas um no outro, a ventoinha tem que ligar ;)

Obrigado pela ajuda! Tiro os dois fios? Quais dois fios?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #23 em: 30 de Maio, 2014, 14:18:56 »
Obrigado pela ajuda! Tiro os dois fios? Quais dois fios?

Os dois fios que estao ligados na valvula da ventoinha.  ;)
Toma cuidado, ao encostar os fios se n ficarem a fazer bom contacto podem aquecer. Mas a partida e coisa rapida, mal encostas, se a valvula estiver avariada, o ventilador arranca logo.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #24 em: 30 de Maio, 2014, 15:25:34 »
Acho que não estou a perceber muito bem (ou então ontem à noite não vi com olhos de ver...).
Isso faria sentido se a válvula tivesse fios a entrar para o interruptor e fios que de lá saíssem em direcção ao ventilador. Mas não sei se é exactamente assim: do que me lembro, há uma ficha que liga à válvula e dela saem outros fios, que terminam numa ficha ligada ao ventilador. O que fiz foi ligar directamente a ficha que entra na válvula ao ventilador: se fosse da válvula, não teria aquele funcionado? Ou é mais complexo que isso e eu não estou a ver?

De todo o modo, estava a pensar testar o ventilador de forma artesanal, ligando dois fios (um para cada pólo) à bateria: isso deve resultar, ou é estúpido?

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #25 em: 30 de Maio, 2014, 16:07:26 »
Acho que não estou a perceber muito bem (ou então ontem à noite não vi com olhos de ver...).
Isso faria sentido se a válvula tivesse fios a entrar para o interruptor e fios que de lá saíssem em direcção ao ventilador. Mas não sei se é exactamente assim: do que me lembro, há uma ficha que liga à válvula e dela saem outros fios, que terminam numa ficha ligada ao ventilador. O que fiz foi ligar directamente a ficha que entra na válvula ao ventilador: se fosse da válvula, não teria aquele funcionado? Ou é mais complexo que isso e eu não estou a ver?

De todo o modo, estava a pensar testar o ventilador de forma artesanal, ligando dois fios (um para cada pólo) à bateria: isso deve resultar, ou é estúpido?

Entao da minha parte pára tudo.
Pelo que dizes pare ser uamvalvula que corta as duas linhas ao ventilador e que eu desconheço esse tipo de valvulas. se puderes mete foto pra que consiga avaliar a coia.

Se for isso e como tu dizes mas so se for isso. ;)

Neste momento tenho ate algum receio de ser uma valvula para 2 velocidades... Nao me irei pronunciar mt mais pq corro o risco de prejudicar ao tentar ajudar. E nao queremos isso pois nao? ;)

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #26 em: 31 de Maio, 2014, 01:20:02 »
Hoje tive muito pouco tempo para me dedicar ao Uno: de dia, só um salto à fiat para comprar filtro do óleo e outro à norauto para comprar uma bateria e umas lâmpadas de 1,2W.
Agora à noite, só troquei a bateria. Ainda me propus a fazer mais dois trabalhos, mas tive dificuldades inesperadas:
1- Luz do Relógio: foi fácil tirar as tampinhas e não parti nada (obrigado GT Abarth, Er.loves.fiat e pedro303!), mas quando cheguei a vias de facto não tinha comigo uma tesoura ou faca que tirasse a lâmpada nova de dentro do invólucro de plástico onde as vendem. Haverá obstáculo mais irritante? Amanhã termino o trabalho.

2- Painel de instrumentos: tirei os parafusos mas depois só o consegui puxar 1 ou 2 cms... Tive medo de forçar... Como se tira? Alguém me dá uma ajuda? Quero mesmo pôr o conta rotações a funcionar e substituir lâmpadas fundidas (como o led da reserva de gasolina...)

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #27 em: 31 de Maio, 2014, 11:35:43 »
a lampada puxa com jeitinho que ela sai  :) não metas na facas nem tesouras ainda das cabo do casquilho


quanto ao quadrante, tem cuidado ainda partes a bicha do conta kilometros, tenta meter a mão por baixo do tablier, agarras nela, vais notar um desengate na bicha de puxar para trás , provavelmente é por isso que ele não vem para frente, depois com muito jeito, tiras as fichas todas,

tem é mais atenção, é com as fichas do check painel, são mais lixadas de tirar, de resto é amor e carinho e fazes tudo, esses carros são autenticos brinquedos, saudades....
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #28 em: 01 de Junho, 2014, 01:23:22 »
Ora cá estou eu para contar mais novidades do Uno!
Hoje foi dia de poucos progressos: tive menos tempo do que contava.

1- Luz do relógio finalmente instalada:


Infelizmente não me tinha apercebido que a ideia era a lâmpada ser verde, por isso pedi-a emprestada aos botões do lado (temporariamente iluminados a branco, até chegar a lâmpada verde).

2- Mimos lubrificantes:




Não foi tarefa fácil. Depois de 5 anos sem óleo novo, o bujao estava mais preso do que alguma vez imaginei. Foi tarefa de uma hora para o mexer. O óleo que lá estava não devia chamar-se óleo mas graxa: pastoso até dizer basta! Quase em estado sólido...

Depois de mudado óleo e filtro, pareceu-me ter desaparecido o cheiro a queimado que tinha até aí.

3- Painel de instrumentos e conta-rotações:
Ainda não o consegui tirar. Irra...
quanto ao quadrante, tem cuidado ainda partes a bicha do conta kilometros, tenta meter a mão por baixo do tablier, agarras nela, vais notar um desengate na bicha de puxar para trás , provavelmente é por isso que ele não vem para frente, depois com muito jeito, tiras as fichas todas,

tem é mais atenção, é com as fichas do check painel, são mais lixadas de tirar, de resto é amor e carinho e fazes tudo, esses carros são autenticos brinquedos, saudades....

Mas como é que consigo chegar com a mão à bicha? Tentei durante 15 minutos e não há acesso. Ou isso, ou tenho as mãos muito gordas. Alguém me dá uma ajuda? É mesmo preciso desligar a bicha para tirar o painel? E se desligar do lado do capot? É possível?


4- Fuga de líquido de refrigeração.
Pois é, aquilo parece uma fonte! Pinga como gente grande.
Até ver, só consegui identificar por onde pinga: junto à distribuição. Isso é mau sinal, não é? Pode ser fuga da bomba... Mas também pinga com o motor desligado! Será que é uma mangueira ou um vedante? Como devo proceder para descobrir a fuga?

5- válvula da ventoinha:
Não consegui dedicar-me a ela. Talvez amanhã!

Abraços a todos

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7106
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Recuperação de um Fiat Uno 60 SX
« Responder #29 em: 01 de Junho, 2014, 14:03:24 »
Em relaçao a pingadeira, ate ja começo a ter medo de falar, mas deve ser a bomba de agua com o vedante nas lonas...
Em relaçao ao oleo, tendo em conta o estado do que estava no motor, eu faria uma ou duas centenas de Kms e trocava o oleo novamente. O que meteste agora vai lavar mta da "graxa" que ainda ficou, e se nao for retirada vai andar misturada com o oleo.