Autor Tópico: Lancia Thema 2.0 Turbo ie 1986  (Lida 14938 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Lancia Thema 2.0 Turbo ie 1986
« em: 22 de Fevereiro, 2015, 21:33:21 »
Boas a todos!!!
Venho fazer a apresentaçao do culpado da minha doença.
O moço nao aparenta la muita saude e por isso decidi abrir o topico nos restauros.
Desde ja aviso que este sera um topico digno de varias pas de ouro (toca a fazer stock para que nunca falte o merecido premio).
O motivo de estar a abrir este topico foi que ja que tive de desbravar a caverna das teias de aranha para aceder ao interior e abrir o capot para tentar perceber a dilema do Luke, aproveitei para tirar umas fotos do bicho, num vah a malta julgar que falo num thema de 86 so pra justificar o nick. :D

Passemos a apresentaçao do bicho em concreto.
Este menino foi adquirido em 2ª mao pelo meu pai quando procurava um "carro de representaçao". Visitar clientes de pick a cair aos bocados ou 205 com varios tons de vermelho entre algumas amolgadelas ou ainda NKR 3500Kg num parecia uma imagem mt agradavel de ver,...  :P

Na altura que o fomos buscar fiquei com a iamgem gravada em memoria duma ultrapassagem que ele decidiu fazer, em que no num momento vejo uma nuvem de fumo preto (associada ao meu pensamento tipo ja mandou o motor pro,... galheiro) e poucos segundos depois ja so o via ao longe uns 5 ou 6 carros a minha frente. Na altura a minh'alma ficou parva!!!  :o. Quando finalamente ceguei a casa estava ele de volta do monstro e so me disse, este carro e mt nervoso!!!.  :sombrero:
Finalmente la chegou o dia de ele me deixar andar com o bicho, so me lembro dos seguintes conselhos, bla bla bla cuidado com acelarador, bla bla bla, cuidao com o acelarador e ainda o bla bla bla cuidado com acelarador,...
Obviamente como nao queria chegar com o carro danificado fui sempre muito cuidadoso ao pisar o pedal, so de sentir aqueles mini empurroes as 2500 rpm e ouvir a musica do turbo a pedir, CARRRRREEEEEGA em baixas ja me dava um gozo tremendo!!! Claro esta, fui sempre muito calmo, com receio de danificar o carro, ate um dia.  :d_naughty:

Bom pra quem a experiencia mais potente algum dia experimentada tinha sido o motor do seu 205 1.8 a disel com 60cv imagine-se a reaçao de sentir o empurrao dos 150cv (salvo erro)(inda nao aprofundei que motor ali esta ao certo). Colar ao banco foi a experiencia mais indescritivel que conheci, provavelmente ate hoje.  :d_grin:

Mas, ha sempre um mas,... o bicho nao tinha garagem e as condiçoes climatericas engarregaram-se de revelar a real compra...
Os defeitos de chaparia e problemas dos equipamentos eletricos traçaram o seu destino... De chaparia (pintura) levou um "tapa buracos". Na altura ficamos a saber que ja tinha levado uma frente nova e que o trabalho tinha sido tao mal executado que para disfarçar ha via locais com com cerca de 4 a 5 mm de espessura de massa de ferro. A reparaçao devida era avultada e o meu pai nao tinha grabetame pra investir no bicho. No entanto foi servindo ainda mais uns tempos enquanto eu la ia conseguindo desmontar e reparar os componentes eletricos que volta e meia falhavam. Serviu ate ao dia que o meu pai adquiriu o Sniper alemao (foi sempre o sonho do meu pai condizir um carro que se distinguia pela estrelinha no capot).
A partir dessa data comecei eu a andar mais com o carro e as diversas historias que nao vou agora aqui contar foram surgindo. A realidade e que o carro por falta de garagem começou cada vez mais a assustar nao pela performance mas pela imagem de potrefaçao!!! Entao, apesar de gostar mt de andar c ele, ate eu desisti. Comecei a temer pela vida dos transeuntes ao verm dois bichos feios, o de 4 rodas e o que o conduzia!!! :lol:

O ficou entao a volta de um ano ao tempo ate ao dia que estou a chegar a empresa e esta o meu pai ja com os garfos do empilhador em cima dele preparadinho para lhe reduzir a altura. Nao para melhorar a aerodinamica mas para o mandar para a sucata.
Nessa altura pedi-lhe que se n se importasse eu ficava-lhe com o carro. A resposta dele foi tipo, "arranja-lhe uma garagem o mais depressa possivel que eu preciso do espaço".  :D
Niiiice ia ter o meu aviaozinho... :d_naughty:

La arranjei forma de arrumar o entulho na garagem de casa de forma a que o bicho la pudesse ficar guardado, peguei no carro e inconcientemente pq o carro ainda nao tinha aquecido devidamente, dei-lhe a ultima gazada ate hoje, colei ao banco uma ultima vez, meti-o na garagem e disse-lhe: Agora ficas aqui, mas ainda vais voltar a provar asfalto. Entretanto comprei-lhe uma bateria porque volta e meia metia o motor a trabalhar, deixava-o aquecer ate a ventoinha ligar umas 3 ou 4 vezes, dava-lhe uma puxadela, duas puxadelas, mantinha-o um pouco ali a meio gas, voltava ao ralenti deixava a ventoinha ligar e deligar mais umas vezes e parava. Isto ate ao momento em que no motor se ouvia um barulho de rolamento bastante intenso (provavelmente bomba de agua ou esticador). Agora ja nao trabalha seguramente ha mais de 2 anos. quando for para o colocar a trabalhar sera rodado a mao primeiro e provavelmente depois de lhe verificar os rolamentos e bomba de agua.

Entretanto apareceu o Thema de 90 que era intensao ser doador para este, mas estava em tao bom estado em relaçao a este que acabou por ser ao contrario. E decidi ficar com os dois...
Chega de apresentaçao, passemos as fotos de ferrugem e terror. AVISO: imagens nao recondaveis a pessoas sensiveis!!!
Começamos soft com a chave:


E agora o terror e a penumbra:


















































E por fim:


Assim que o de 90 esteja como eu pretendo e a medida que o t€mpo assim permitir este vai começar a mimado,... muito trabalho pla frente. Prevejo um restauro e uma recuperaçao. Depois se vera no que vai dar!!!
Desculpem o susto, espero que nao tenham insonias!!!
 :lancia:  :fiatistas:

er.loves fiat

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5091
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Lancia Thema 2.0 Turbo ie 1986
« Responder #1 em: 22 de Fevereiro, 2015, 21:57:58 »
eiiiii la finalmente vejo o gajo! :d_grin:


nem está assim tao mal, mas nota-se que vou pintado e nao levou uma boa preparaçao


épa, ja vi coisas bem piores mesmo, que até se desfazem ao mexer :lol:

tens uma boa base, isso merece voltar
"Ser o melhor não é apenas um detalhe. São muitos."

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Lancia Thema 2.0 Turbo ie 1986
« Responder #2 em: 22 de Fevereiro, 2015, 23:48:45 »
Que histórico! Até eu fiquei com vontade de ajudar à recuperação! A decisão de só lhe pegar depois do mk2 ficar no ponto é irreversível?

AutoSueco.pt

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 715
  • Karma:
    +0/-0
Re: Lancia Thema 2.0 Turbo ie 1986
« Responder #3 em: 23 de Fevereiro, 2015, 02:06:53 »
Muito bom! Mais 1 monstro com vontade de voltar. Arranja agora espaço a volta para te mexeres :lancia:
91' Lancia Y10 LX ---- gone!
91' Fiat Uno 60 SX ---- sold!
76' Fiat 127 ---- waiting funds...
12' Fiat Panda 1.2 GPL
12´Fiat 500L 1.3 MJet

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Lancia Thema 2.0 Turbo ie 1986
« Responder #4 em: 23 de Fevereiro, 2015, 08:28:34 »
Que histórico! Até eu fiquei com vontade de ajudar à recuperação! A decisão de só lhe pegar depois do mk2 ficar no ponto é irreversível?

Pah,... como e que devo dizer?... E tudo uma questao de t€mpo...
A minha vida ja esta com varios projetos em vista e nao me posso "perder a cabeça" com os hobbies. O guito cai as pingas e eu prezo emter o que tenho em boas condiçoes. por isso o S2 e o que esta mais perto disso, logo mais facil. O S1 esta com a frente dum S2. Gostava de o colocar com a frente original mas ainda nao estudei a fundo lavoura que vou ter pra conseguir isso. Se os guarda lamas forem iguais em pricipio sera so trocar a armaçao da grelha e dos farois, que esta eu tenho a certeza que e preciso trocar...

Por este carro original como pretendo vai demorar se a minha vida continuar dentro dos parametros que imagino, mas sabes como e,... se fosse outro carro outro S2 por exemplo era para peças, como se trata dum S1 gostava de o colocar original.

Trata-se basicamente dum projeto a longo prazo. Para o qual dentro de algum tempo irei começar a comprar material para ele a medida que for encontrando o capital assim o permita. de interiores esta bom mas de chapa principalmente vai ter de levar uma revisao a fundo. Uma coisa que nao mencionei por esquecimento é que na uinao do pilar A com a embaladeira existe la uma cratera que nao consegui fotografar pq a porta nao abria o suficiente para a poder fotografar. Ja estava assim qd o parei, espero por estar em garagem coberta, e com a ajuda das teias dee aranja o buraco n se tenha alongado mt mais... :D

Qt a ajuda a recuperaçao,... apoio moral e honesto, indicaçoes sobre material que apareça a venda pro bicho e cenas desse genero sao sempre bem vindos. ;)

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Lancia Thema 2.0 Turbo ie 1986
« Responder #5 em: 23 de Fevereiro, 2015, 08:29:47 »
Muito bom! Mais 1 monstro com vontade de voltar. Arranja agora espaço a volta para te mexeres :lancia:

Num posso,... tenho medo das aranhas!!!  :lol:

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Lancia Thema 2.0 Turbo ie 1986
« Responder #6 em: 23 de Fevereiro, 2015, 08:33:08 »
eiiiii la finalmente vejo o gajo! :d_grin:


nem está assim tao mal, mas nota-se que vou pintado e nao levou uma boa preparaçao


épa, ja vi coisas bem piores mesmo, que até se desfazem ao mexer :lol:

tens uma boa base, isso merece voltar

Foi o que o pintor disse na altura, o trabalho foi mt aldrabaddo. E se queriamos que o carro ficasse em condiçoes ele teria de o levar a chapa pra perceber o que realmente tinha em maos e entao depois corrigir a aldrabice toda, mas isso iria ficar mais caro que o proprio carro.
E na altura ainda nao havia esta paixao pelo carro mt menos pla parte do meu pai...

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Lancia Thema 2.0 Turbo ie 1986
« Responder #7 em: 23 de Fevereiro, 2015, 08:36:01 »
Moderaçao:
Ontem tentei publicar este topico por duas vezes, tendo-me dado erro consecutivamente.
Hoje dou com ele publicado, espero nao ter criado nenhuma duplicaçao da coisa, vejam la isso sff.  :fiatistas:

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Lancia Thema 2.0 Turbo ie 1986
« Responder #8 em: 23 de Fevereiro, 2015, 08:37:10 »
Qt a ajuda a recuperaçao,... apoio moral e honesto, indicaçoes sobre material que apareça a venda pro bicho e cenas desse genero sao sempre bem vindos. ;)

Vou estar atento! Apoio moral e honesto, está garantido. Com utilidade é que é mais discutível... ;)

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re:
« Responder #9 em: 23 de Fevereiro, 2015, 09:08:19 »
Tenho lá a armação dos faróis (é diferente sim), faróis, piscas, e grelha para ti... Pensando melhor... Se não for eu, nunca tens faróis de jeito :p
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re:
« Responder #10 em: 23 de Fevereiro, 2015, 12:52:17 »
Tenho lá a armação dos faróis (é diferente sim), faróis, piscas, e grelha para ti... Pensando melhor... Se não for eu, nunca tens faróis de jeito :p

Essa foi forte!!!  :t_up:

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Lancia Thema 2.0 Turbo ie 1986
« Responder #11 em: 24 de Fevereiro, 2015, 14:43:13 »
:D

e se não pegares em ti... e não fores direitinho ao 8V e tirares aquela porcaria de madeira do sitio do radio... os faróis do S2 revertem ao fiel guardador :P
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

NetEnforcer

  • Moderação
  • Abarth

  • Offline
  • ****
  • 2720
  • Karma:
    +1/-0
Re: Lancia Thema 2.0 Turbo ie 1986
« Responder #12 em: 24 de Fevereiro, 2015, 17:08:55 »
:D

e se não pegares em ti... e não fores direitinho ao 8V e tirares aquela porcaria de madeira do sitio do radio... os faróis do S2 revertem ao fiel guardador :P

Concordo com ele!

Que raio era aquilo?  :sombrero:

Pá, força ai no restauro. Se te servir de consolo, se ganhar o euromilhões e não morrer de cirrose no dia seguinte, financio-te o restauro  :sombrero: :charge: :buba:
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

T S

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 3244
  • Karma:
    +1/-0
Re: Lancia Thema 2.0 Turbo ie 1986
« Responder #13 em: 24 de Fevereiro, 2015, 17:23:46 »
Uma boa dose de trabalho, € e tempo para isso voltar..
De qualquer das formas, pelo seu historial na tua familia e pelo gosto que lhe tens , merece sim voltar  :palmas:

Se ficar mais uns anitos aí não piorará muito mais, força com isso quando for para avançar  :t_up:
   Fiat Panda YOUNG

TwinThema

  • Maserati

  • Online
  • *
  • 7112
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Lancia Thema 2.0 Turbo ie 1986
« Responder #14 em: 24 de Fevereiro, 2015, 18:50:22 »
:D

e se não pegares em ti... e não fores direitinho ao 8V e tirares aquela porcaria de madeira do sitio do radio... os faróis do S2 revertem ao fiel guardador :P

Fica-te so plas 1ªs 5 palavras do refrao se faz favor...
1986 - Dora - nao sejas mau pra mim

Aquilo trazia ali um Sony com caixa de 10 cds localizada na mala. saquei tudo fora, colunas inclusive. Aquela madeira foi colocada para segurar o radio (ja vinha assim) mas a portinhola esta la, esta e aberta e nao se ve. :D


Concordo com ele!

Que raio era aquilo?  :sombrero:

Pá, força ai no restauro. Se te servir de consolo, se ganhar o euromilhões e não morrer de cirrose no dia seguinte, financio-te o restauro :sombrero: :charge: :buba:

Olha que isto fica no historial do forum!!! Depois poe-te a comprar tudo qt e cervejeira e adega cooperativa...  :lol:  :t_up: