Autor Tópico: Fiat Tipo Berlina  (Lida 24822 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

afonsopatrao

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1737
  • Karma:
    +2/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Tipo
« Responder #45 em: 02 de Março, 2016, 19:26:10 »
Obrigado pelo relato, GTAbarth. Eu, mesmo sem o ver ao vivo, tenho muito boa impressão do carro. E acho-o muito bonito.
Se ele surpreende ao vivo, ainda melhor.
Como pareceu a qualidade dos plásticos?
Pergunto isto porque a diferença do Palio para o Punto era estupidamente grande; fiquei a achar que os modelos que a FIAT projecta para fora da Europa têm bem menos cuidados que os europeus. Isso já não é assim?

Giugiaro

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1421
  • Karma:
    +0/-1
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • http://www.freewebs.com/giugiaro
Re: Fiat Tipo
« Responder #46 em: 03 de Março, 2016, 02:54:24 »
Também acho estranha a ideia de incutir as jantes de liga leve. Entende-se que as jantes de liga leve sejam mais bonitas por terem a sua cor natural, e reduzam (um bocadinho) o peso do veículo. No entanto, não deixa de ser verdade que as jantes não só são mais caras, como também são mais frágeis a empenos e danos. Basta um golpe bastante forte num buraco ou lomba, e o carro passa a andar com um liso jeitoso.


Para quem não sabe, na gíria ferroviária um liso é uma parte de uma roda que tenha ficado plana depois de uma travagem com patinagem. Esse liso depois provoca muitas vibrações e o característico som de "martelar" que alguns comboios mais velhos costumavam ter.
Recentemente um dos Alfa Pendular ganhou um liso por avaria do sistema ABS. A roda teve de ser retificada logo assim que o comboio parqueou em Contumil, pois são simplesmente desastrosas as vibrações que um liso, por mais pequeno que seja, provocam na estrutura do chassis e no conforto dos passageiros a 220km/h.
« Última modificação: 03 de Março, 2016, 02:55:31 por Giugiaro »
Work in progress................(...)

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Fiat Tipo
« Responder #47 em: 03 de Março, 2016, 03:55:50 »
Achei fixes os plásticos.
O topo do tablier muito boa aquela espuma / mousse por exemplo.

O forro do tejadilho é que continua fracote.
Quer dizer... ao pé dos Renaults é bem melhor, mas fica atrás dos VW.

Não conduzi.
Se o 1.6 120cv andar e curvar como o 500 X, é excelente.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat Tipo
« Responder #48 em: 04 de Março, 2016, 17:46:30 »

Ensaio Fiat Tipo 1.6 MJet:
Regresso em grande




O regresso do nome Tipo à gama Fiat não é inocente. Numa fase em que a marca italiana vai ‘repescando’ designações históricas, como o 500, nada como recuperar igualmente a denominação Tipo, que no passado se revestiu de grande sucesso para a marca de Turim. Aliás, o Fiat Tipo atrai igualmente uma aura de nostalgia, uma vez que quase toda a gente conhece alguém que teve um Tipo. Mais popular só mesmo o Uno.

A ideia de fazer renascer o nome Tipo é, assim, bem pensada. Mas um nome, só por si, nada seria se o automóvel em questão não estivesse à altura. E o Tipo está. Tanto mais que ostenta já no seu currículo com um triunfo europeu nos prémios Autobest.

Preenchendo uma lacuna existente no mercado europeu relativa a modelos de três volumes, o Tipo tem como principal rival o Citroën C-Elysée, veículo que ganhou grande notoriedade com uma base equilibrada e motores frugais e eficientes, propondo mais espaço para bagagens e no habitáculo. Por algum motivo se tornou um dos preferidos dos taxistas…

A premissa do Tipo é exatamente a mesma. Um modelo simples, com as mais recentes tecnologias essenciais no segmento, habitáculo espaçoso e mala com grande volumetria, ideal para as jovens famílias que procuram algo com estilo e, ao mesmo tempo, dinâmico.

Comece-se por aquele que é um dos predicados mais fortes do novo Fiat Tipo: o conceito de espaço a bordo. Com cerca de 4,5 metros de comprimento, o familiar italiano revela-se confortável e espaçoso, tanto à frente como atrás, sobretudo ao nível das pernas dos ocupantes atrás, mas também em termos da altura disponível, oferecendo quotas muito boas de espaço para os passageiros. A largura também está em muito bom nível, mesmo que um terceiro passageiro atrás adulto seja possível mas não recomendável para viagens muito longas. Em suma, uma pequena família pode ter no Tipo um companheiro bem à medida. De resto, o conforto dos bancos é um elemento bem-vindo.

O interior tem construção bastante correta, mostrando que a Fiat está no caminho certo a este nível, mesmo naquela que é uma proposta mais ‘acessível’ como é o caso do Tipo, sendo que em termos de materiais predominam os plásticos, embora deva ser salientada a qualidade dos mesmos (nas portas, por exemplo) e o rigor da construção num habitáculo que surge bem concebido. Na versão Lounge, a pele sintética confere de imediato um outro ambiente a bordo. Por outro lado, alguns detalhes poderiam ser revistos, embora sejam de somenos importância. Exemplos disso são a ausência de uma pega no interior da tampa da mala para a fechar (ter de tocar na parte exterior quando está suja pode não ser… atrativo) ou o punho da alavanca da caixa de velocidades, que num hábito Fiat continua a ser ‘gigante’. No cômputo geral, a vivência a bordo do Tipo é bastante interessante, naquele que é um bom modelo de conforto e de agradabilidade e uma prova que a Fiat sabe fazer bons interiores.

Um Tipo despachado

O motor 1.6 MJet de 120 cv é uma das surpresas no campo da condução, assentando que nem uma luva no carácter deste Tipo. A sua elasticidade é o atributo que mais sobressai quando se está ao volante, com imensa energia logo desde as 1400-1500 rpm, proporcionando acelerações e recuperações bastante rápidas. Neste segundo campo, permite até que se descure o recurso frequente à caixa de seis velocidades (com manuseamento e escalonamento corretos) para readquirir velocidade, tornando-se agradável de explorar, sobretudo se o regime do motor se mantiver acima das 1500 rpm. Abaixo desta fasquia sim, é melhor proceder a uma redução de caixa, mas o facto é que o Tipo parece ter sempre ‘pulmão’ suficiente para se mover com agilidade.


No entanto, tanta disponibilidade tem como contraponto alguma ‘sede’ excessiva de gasóleo, com uma média de consumo anunciada de 4,2 l/100 km que dificilmente será alcançada em utilização comum. Conte, mais facilmente, com uma média na casa dos seis litros (6,3 l/100 km foi a média do ensaio), talvez por falta de um sistema start-stop que ajude a baixar o consumo em cidade. Note-se, no entanto, a baixa quilometragem deste modelo ensaiado (cerca de 1700 km), com com o acumular de mais uns quantos quilómetros no futuro a poder vir a beneficiar ainda o campo dos consumos – baixando-os – e o das prestações – melhorando-as.

Em termos dinâmicos, outra surpresa: comportamento muito competente, com suspensão capaz de combinar conforto (graças ao seu curso mais amplo) com eficácia em curva, tirando também partido de direção muito bem calibrada. Em curvas descritas de forma mais rápida, nota-se algum rolamento da carroçaria, mas nada de seriamente grave, servindo essencialmente para mostrar onde estão os limites. Na cidade, possui modo City que incrementa o nível de assistência na direção para facilitar as manobras. Para um modelo de três volumes, Tipo chega a ser capaz de proporcionar diversão ao volante, pelo que é mais um ponto positivo.

Por fim, em termos de equipamento, a versão Lounge apresenta uma série de elementos bastante interessante, como o sistema Uconnect, que peca no entanto pelo ecrã muito pequeno, sensores de luminosidade e de chuva, ar condicionado, quatro vidros elétricos, espelhos reguláveis eletricamente e elevada conectividade multimédia graças ao já referido sistema Uconnect com Bluetooth e entradas USB.

VEREDICTO

A Fiat regressa em grande a um segmento em que até tem alguma tradição histórica, ao mesmo tempo que recupera o nome Tipo. Enquanto familiar competente, espaçoso, robusto e com prestações muito eficazes, este novo modelo não esconde no entanto uma ambição de tornar os modelos de três volumes de novo numa moda entre os Portugueses. E chega com os argumentos certos, assentando ainda num equilíbrio bem-sucedido entre o preço final (21.300 no caso da versão 1.6 MJet de 120 cv Lounge) e o equipamento proposto. Um regresso bem-vindo da Fiat!

Fonte: Auto Monitor, Pedro Junceiro






stilo03

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Fiatista desde 1971
Re: Fiat Tipo Berlina
« Responder #49 em: 05 de Março, 2016, 23:38:04 »
Carro despachado...Este 1600 .Gostei do motor,do equipamento (falta o leitor de Cds) mas pouco dos acabamentos.

RSAC

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1323
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Tipo Berlina
« Responder #50 em: 06 de Março, 2016, 13:10:58 »
Carro despachado...Este 1600 .Gostei do motor,do equipamento (falta o leitor de Cds) mas pouco dos acabamentos.

CD é coisa do passado. Hoje em dia felizmente praticamente qualquer um tem um computador em casa que permite copiar as músicas do CD para uma Pen USB.

Poupa-se nos custos e no peso.

stilo03

  • Recem chegado

  • Offline
  • *
  • 3
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Fiatista desde 1971
Re: Fiat Tipo Berlina
« Responder #51 em: 06 de Março, 2016, 14:56:46 »
LOL...só que tenho às centenas...Uma vez que me esqueci de fechar o carro, há uns anos, roubaram-me 50...
Cumprimentos

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Fiat Tipo Berlina
« Responder #52 em: 27 de Março, 2016, 00:02:21 »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

lmml

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 666
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Actualmente a Fiat faz Automóveis !!!
Re: Fiat Tipo Berlina
« Responder #53 em: 28 de Março, 2016, 12:32:47 »
Estive na brincadeira no simulador da Fiat e fiquei de boca aberta com o Tipo 5 portas e Carrinha. Que belos carros, principalmente o de 5 portas, que tem igualmente uma excelente bagageira de 440 litros, quase uma carrinha.
lmml
De volta à Fiat a 24/05/2021, embora de forma inesperada.
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27582
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Re: Fiat Tipo Berlina
« Responder #54 em: 28 de Março, 2016, 20:10:56 »
Tipo foi concebido para ser simples e prático, com a tradicional escola de aproveitamento de espaço.

Importante: focaram-se no essencial e apenas criaram versões de grande saída comercial.
Só motores simples e conhecidos, só mesmo o que pode vender bem.
(Falo do Planeta, não de Portugal)

Este carro com o símbolo que sabemos a com o nome Jetta, era campeão dos testes  :lol:
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

RSAC

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1323
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Tipo Berlina
« Responder #55 em: 28 de Março, 2016, 23:01:21 »


Rara

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7444
  • Karma:
    +12/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: Fiat Tipo Berlina
« Responder #56 em: 29 de Março, 2016, 07:39:07 »

Estive na brincadeira no simulador da Fiat e fiquei de boca aberta com o Tipo 5 portas e Carrinha. Que belos carros, principalmente o de 5 portas, que tem igualmente uma excelente bagageira de 440 litros, quase uma carrinha.

Metes-te a brincar com coisas sérias.... Heheh
Fiat Stilo MW 140
Fiat Punto GT
Fiat Punto 16V Mk2

lmml

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 666
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Actualmente a Fiat faz Automóveis !!!
Re: Fiat Tipo Berlina
« Responder #57 em: 29 de Março, 2016, 10:13:05 »
Metes-te a brincar com coisas sérias.... Heheh
Conforme já relatei várias vezes, acho que o Punto que tenho não foi uma unidade exemplar, estou escaldado, não me "apetece" ter outros Fiat, mas... todos os Fiat que tenho conduzido nos últimos 6 ou 7 anos, principalmente de há um ano para cá..., fazem ter a certeza que o meu Fiat Punto (188) de 11/2004 é uma "carroça".
Por curiosidade, na 5 feira andei com um Renault Grand Modus DCI (2008) dos meus pais. Quando peguei no meu Punto (do qual estou farto), mais uma vez gostei mais, apesar do Modus ser supostamente melhor, embora em algumas coisa seja mesmo.
lmml
De volta à Fiat a 24/05/2021, embora de forma inesperada.
Finalmente a Fiat tem híbridos... mas... até chegar à excelencia de alguns Japoneses... se calhar ainda vai demorar.

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat Tipo Berlina
« Responder #58 em: 01 de Abril, 2016, 18:10:19 »

Fiat Tipo 1.6 Multijet II 120 CV




‘Tipo’… Este Fiat tem tudo!

O título pode ser forçado, mas é uma evidência: até um adolescente com dificuldades em exprimir um vocabulário mais erudito conseguiria render-se ao novo familiar da Fiat


Ao início ainda desconfiámos se este novo Fiat Tipo seria mais bonito do que os concorrentes Citroën C-Elysée e Skoda Rapid. A frente é indiscutivelmente marcante, mas a traseira, com aquelas óticas em formato ‘boomerang’, não convenciam… Só que à medida que os olhares dos transeuntes ‘grudavam’ no novo familiar da marca italiana rapidamente percebemos que o nosso padrão estético é que estava errado!

Não sabemos se a atração magnética e o entusiasmo decorrente manifesta-se por ser novidade, ou antes pelos fãs da Fiat e do estilo italiano estarem há tanto tempo órfãos de uma oferta menos “emocional” (e acessível!) do que a gama 500. O último talvez tenha sido o Linea. Mas é indiscutível que o novo Tipo é um produto visualmente mais apelativo, com a vantagem de estar repleto de benefícios para quem viaja a bordo dele.


O mais recente três volumes da Fiat mede 4,54 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,49 m de altura, sendo maior do que os rivais enumerados. Perde apenas para o Citroën na distância entre eixos de 2,64 metros (menos 16 mm do que a proposta francesa), e para o Skoda na bagageira (520 litros contra 550 litros). A gama começa nos 15 300€, o que desde logo explica parte do seu encanto. Mas na versão que ensaiámos, equipada com o motor Diesel 1.6 Multijet II de 120 cv, sobe para 21 300€. Apesar de não ter de ser forçosamente deselegante e tacanho, este novo elemento da gama assumidamente mais racional da Fiat quer acima de tudo dar a conhecer-se pela funcionalidade. Por isso importa saber o que se leva a mais por este valor: em primeiro lugar, umas bonitas jantes de 17”


Depois, espaço para cinco ocupantes. Terceiro, uma bagageira surpreendente, onde nada tem de ficar de fora. E quarto, um recheado leque de equipamentos, no qual não faltam as entradas USB e AUX, o cruise control e o volante com comandos (os referentes ao controlo do volume e sintonização do rádio inteligentemente colocados atrás dos dois ‘braços’). E igualmente a iluminação automática dos faróis, o controlo de tração, o Bluetooth e um sistema de infoentretenimento (com direito a ecrã de 5”) que conta com algumas ‘apps’ e funcionalidades como o reconhecimento por voz. Sem esquecer que pode equipá-lo opcionalmente com uma câmara traseira de estacionamento e um novo sistema de navegação com a chancela da TomTom. O Fiat Tipo é um produto honesto, que não pretende ser mais do que aquilo que é, mas que acaba por surpreender pelo facto de proporcionar tudo o que se quer num automóvel sem entrar em grandes despesismos: espaço, conforto e bons consumos.


Os materiais são duros, mas assentam num tablier de desenho simples onde é notório o esforço efetuado na sua montagem. Está repleto de espaços de arrumação (à frente e atrás), e inclui um apoio de braços e suportes para copos. Dois adultos vão perfeitamente sentados nos lugares posteriores, e mesmo no lugar do meio não se viaja mal, devido à largura do banco e ao facto de o túnel central não ser intrusivo. O motor Diesel de 1.6 litros revela uma grande disponibilidade (o binário máximo de 320 Nm manifesta-se logo às 1750 rpm), e surpreende pelos consumos reduzidos. A caixa de seis velocidades é propositadamente longa para privilegiá-los, com as médias por nós registadas a variarem entre os 5,4 e os 5,9 litros.




Preço base 20 300€

Motor: 4 CIL, Diesel, inj. dir., common-rail, turbo, 1598 cm3
Potência: 120 cv
Binário: 320 NM / 1750 rpm
Transmissão: dianteira, manual de 6 vel.
Suspensão: Independente McPherson à frente, eixo de torção atrás
Travões: D/D
Peso: 1420 kg
Mala: 520 l
Vel. máx.: 199 km/h
Aceleração: 9,7s dos 0 aos 100 km/h
Consumo médio: 4,2 l/100 km
Emissões de C02: 110 g/km

Fonte: Auto Sport, por André Bettencourt Rodrigues

« Última modificação: 01 de Abril, 2016, 18:11:53 por Tiffosi »





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Fiat Tipo Berlina
« Responder #59 em: 01 de Abril, 2016, 19:48:01 »


Boa relação preço/desempenhos




O novo Fiat Tipo chega hoje ao mercado nacional. Quatro portas, elegante, espaçoso e funcional tem na boa relação preço/desempenhos um dos principais argumentos.

Características

15.300€

Fiat Tipo 1.4 95cv Easy

Motor: dianteiro transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina, injecção indirecta
Cilindrada: 1.368cc
Potência: 95cv às 6.000rpm
Binário: 127Nm às 4.500rpm
Velocidade máxima: 185km/h
Aceleração: 11,5 seg. 0-100km/h
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocid.
Consumo urbano: 7,7l/100km
Cons. extra-urbano: 4,6l/100km
Consumo médio: 5,7l/100km
Emissões CO2: 133g/km (Euro VI)

Outras versões:
Turbodiesel
- 1.3 Multijet 95cv Easy 18.300€
- 1.6 Multijet 120cv Easy 20.300€


A nova berlina de quatro portas Fiat Tipo chega esta sexta-feira à rede de concessionários da marca em Portugal. Elegante e funcional, apresenta como um dos principais argumentos a excelente relação preço/desempenhos, que lhe valeu a distinção internacional "Autobest 2016".

No mercado nacional, o Tipo está à venda a partir dos 15.300 euros e a oferta compreende um motor a gasolina (1.4 Fire 95cv) e dois turbodiesel Multijet II (1.3 95cv e 1.6 120cv). Todos são acoplados a tracção dianteira e a caixas manuais de cinco ou seis velocidades.

Desenhado em Itália pelo Centro de Estilo Fiat e desenvolvido e construído na Turquia, o novo Tipo está, para já, disponível apenas com a carroçaria berlina. No entanto, por altura do próximo Verão, serão lançadas mais duas variantes - a "hatchback" e a "station". Com elas chegará também a motorização 1.6 E.torQ com uma transmissão automática de seis velocidades.

Com dimensões compactas (4,54 metros de comprimento, 1,79m de largura e 1,49m de altura), e uma distância entre eixos de 2,64 metros, que beneficia o conforto a bordo, a berlina Tipo dispõe ainda de uma capacidade de 520 litros de carga, acima da média do segmento.

Esteticamente, o Fiat Tipo interpreta de forma elegante o estilo três volumes, com elementos como o capô esculpido e envolvente com uma saliência central que se prolonga em direcção ao tecto. Atrás, destaque para a assinatura luminosa dos farolins e para o "spoiler" integrado, que assegura boa aerodinâmica (Cx 0,29).

No interior, silencioso e de aspecto funcional e confortável, a marca privilegiou a habitabilidade. A capacidade é de cinco ocupantes, sendo que os bancos da frente foram projectados para adultos com altura até 1,88 metros e os de trás até 1,80 metros.

Disponível em três níveis de acabamento - "Easy", "Lounge" e "Opening Edition" - o Tipo conta com diversas soluções inteligentes que melhoram a vida a bordo, como o sistema UconnectTM, com ecrã táctil a cores de 5 polegadas, sistema mãos-livres Bluetooth, "streaming" áudio, leitura de mensagens e reconhecimento de voz, portas AUX e USB com integração de iPod, comandos no volante e, como opcional, câmara posterior de estacionamento e o novo sistema de navegação TomTom 3D Touch.

Em matéria de segurança, o sistema de controlo de estabilidade do Tipo dispõe de diversas funções, que actuam em condições próximas do limite, ajudando o condutor a recuperar o controlo da viatura.

Fonte: Jornal de Negócios, por Adriano Oliveira 27 Fevereiro 2016