As buzinas não vou mentir. São extremamente dificeis de arranjar ca em portugal. A 1a que tive foi-me oferecida por um engenheiro da EMEF, na altura mandei um mail a perguntar e passado uma semana fui lá buscar mas já não se consegue arranjar deste material. A Zollner veio do metro e é mais moderna e muito melhor. Arranjar uma destas implica entrar em contacto com a zollner na Alemanha e encomendar. So o corpo da corneta completo custa mais de 225 eur fora o sino que é tem á escolha 2 frequencias (660Hz ou 370Hz), mais uma vez veio de borla de um conhecido. Esta é sem duvida a parte mais dificil é arranjar as cornetas. Disseram-me pra experimentar de camião mas sinceramente nem se comparam. Pralém da construção bem mais fraca e de materiais piores, os diafragmas são em plastico pelo que nunca terão a pujança destas que tenho no carro com diafragamas em aço na Zollner em bronze na Sonabel. A Zollner é inteiramente em bronze com a excepção dos diafragmas. A sonabel é em aluminio com o sino em latao.
Quanto aos reservatorios de ar. Vieram todos da sucata. 1€ por KG, paguei cerca de 5 eur pelos 2 reservatorios da frente que sao extintores de CO2 todos em aluminio (não oxidam e aguentam 200Bar de pressão). O na mala é em aço não é tão bom mas é mais leve, aguenta apenas 26Bar mas de qualquer maneira nunca é carregado a mais de 10.
O compressor é um VIAIR 200P tive que encomendar de fora custou na ordem dos 150eur já a uns 3 anos praí. Na altura n me metia muito em compras no Ebay pk senão podia ter comprado melhor pelo mesmo preço.
As electrovalvulas são 2 motores de abrir a mala do carro electricas que fui buscar a um centro de abate tambem custaram tostoes e 2 torneiras de pressao para ar comprimido. Ficaram-me com a construção em cerca de 50eur ambas. Procurei por electrovalvulas solenoides mas numa casa da especialidade deram-me orçamento de 80 eur cada uma, por isso resolvi fabricar umas com peças do fiesta.
Ligações do ar todas feitas com racords de engate rapido, são excelentes e não deixam fugas de ar. As roscas tambem estão seladas com cola epoxida para impedir fugas de ar que foi um dos problemas que tive no inicio do projecto e que so quando instalei tudo no fiesta meti maos a obra a resolver.
Tudo somado não sei de valores. Isto é uma brincadeira que já venho a fazer á uns 3 anos desde que tinha o Tipo e que agora finalmente chegou a um estado de maturidade lol. E assim vai ficar pelo menos enquanto não me vier parar outra corneta as mãos sabe-se lá...